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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
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Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Minha recomendação é não retirar o trocador de calor.
absilva- Mensagens : 1234
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
@wilson
hoje testei e ficou em 97C, acompanhando a temperatura da agua do motor. Achei um possivel solucao que seria fazer um Bypass na agua que Alimenta o trocador (vem do motor) com um outro mini radiador de agua, assim a agua oferecida ao trocador chegaria mais fria que os 94C em media do motor, fazendo com o que o oleo ficasse na casa dos 85C
Um amigo que tem acesso a Mitsubishi comentou que os Lancer/ASX/Outlander a temperatura varia entre 80 e maximo 100C (temp trabalho), em casos EXTREMOS 105 e chegando aos 125 o scanner aponta problemas.
Meu historico
Em jan/21 - 115C
em jul/21 - 107C
em Jul/21 + Radiador Oleo = 95/97C usando em modo agressivo
Gostaria de chegar em 88C final, o bypass seria um caminho.
Ainda não gosto do fato de ter AGUA misturada com oleo, (veja foto do interior do trocador de calor).
hoje testei e ficou em 97C, acompanhando a temperatura da agua do motor. Achei um possivel solucao que seria fazer um Bypass na agua que Alimenta o trocador (vem do motor) com um outro mini radiador de agua, assim a agua oferecida ao trocador chegaria mais fria que os 94C em media do motor, fazendo com o que o oleo ficasse na casa dos 85C
Um amigo que tem acesso a Mitsubishi comentou que os Lancer/ASX/Outlander a temperatura varia entre 80 e maximo 100C (temp trabalho), em casos EXTREMOS 105 e chegando aos 125 o scanner aponta problemas.
Meu historico
Em jan/21 - 115C
em jul/21 - 107C
em Jul/21 + Radiador Oleo = 95/97C usando em modo agressivo
Gostaria de chegar em 88C final, o bypass seria um caminho.
Ainda não gosto do fato de ter AGUA misturada com oleo, (veja foto do interior do trocador de calor).
lenhador2001 escreveu:Winsley,
O trocador também serve para esquentar o óleo. Se vc não tiver a troca de calor entre o arrefecimento e o óleo, deve demorar muito para atingir a temperatura mínima de funcionamento. Vai andar sem lockup do conversor de torque e sem poder "forçar a marcha" por muito mais tempo, principalmente no inverno.
Não sei se é uma boa ideia.
winsley- Mensagens : 148
Data de inscrição : 17/05/2021
WilsonM gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Testes de HOJE
Ficou claro que o Trocador é uma peca de desgate, pois pode FURAR e vazar agua no cambio a qualquer momento.
Irei serrar em breve o original do carro e ver o desgate.
ainda assim uma nova peça em desenvolvimento para uso com o radiador de oleo.
Com o trocador original e SEM AGUA (foi feito Bypass). andou em transito comum e pesado chegando a 101C, depois paramos o teste pois em momento algum abaixou.
Com agua ficou na casa dos 100C (ainda em teste)
Ficou claro que o Trocador é uma peca de desgate, pois pode FURAR e vazar agua no cambio a qualquer momento.
Irei serrar em breve o original do carro e ver o desgate.
ainda assim uma nova peça em desenvolvimento para uso com o radiador de oleo.
Com o trocador original e SEM AGUA (foi feito Bypass). andou em transito comum e pesado chegando a 101C, depois paramos o teste pois em momento algum abaixou.
Com agua ficou na casa dos 100C (ainda em teste)
winsley- Mensagens : 148
Data de inscrição : 17/05/2021
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
muito quente, acho que deveria ficar abaixo disto.
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
@wilson
hoje durante o dia, 107C maximo, (trocador comum + agua), ainda sem o radiador de oleo
Nos testes com o radiador chegou em 97C
Estou desenvolvendo um novo trocador em aluminio que nao permitira que a agua vaze para o cambio (NUNCA)
hoje durante o dia, 107C maximo, (trocador comum + agua), ainda sem o radiador de oleo
Nos testes com o radiador chegou em 97C
Estou desenvolvendo um novo trocador em aluminio que nao permitira que a agua vaze para o cambio (NUNCA)
winsley- Mensagens : 148
Data de inscrição : 17/05/2021
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
@lenhador2001
O problema é que esta em 107C cidade e 112C Serra.
Inviavel manter isso pois acima de 120C o oleo gera Acido Sulfidrico.
Com o Radiador ligado já cheguei na cidade em 97C, ainda ALTO para o oleo.
O risco de abaixo de 90C e o tempo que levar para aquecer x Risco do oleo FRITAR constante, não há escolha, a temperatura TEM que abaixar.
O problema é que esta em 107C cidade e 112C Serra.
Inviavel manter isso pois acima de 120C o oleo gera Acido Sulfidrico.
Com o Radiador ligado já cheguei na cidade em 97C, ainda ALTO para o oleo.
O risco de abaixo de 90C e o tempo que levar para aquecer x Risco do oleo FRITAR constante, não há escolha, a temperatura TEM que abaixar.
lenhador2001 escreveu:Winsley,
O trocador também serve para esquentar o óleo. Se vc não tiver a troca de calor entre o arrefecimento e o óleo, deve demorar muito para atingir a temperatura mínima de funcionamento. Vai andar sem lockup do conversor de torque e sem poder "forçar a marcha" por muito mais tempo, principalmente no inverno.
Não sei se é uma boa ideia.
winsley- Mensagens : 148
Data de inscrição : 17/05/2021
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Ola pessoal, estou com o famoso problema de zunido no meu Sentra SL 11/12. Peguei ele com 100.000km e o antigo dono me entregou a nota fiscal da troca do óleo do câmbio. Fiz uma viagem de 1500km e nos primeiros kms já começou o zunido. Fiz a viagem sem forçar o carro e qnd cheguei fiz uma nova troca completa com troca dos filtros e óleo da Mitsubishi. Acreditem, o carro está com 108mil e já está fazendo barulho de novo em dias quentes quando utilizo o carro o dia todo. Queria resolver esse problema pra não ter q me desfazer do carro q é muito top.
Então pesquisando, fiquei sabendo do Radiador de Óleo do cruze que pode ser adaptado para resfriar melhor o câmbio. Nessas pesquisas, assistindo uns vídeos no YouTube (mãos ao auto) em um comentário um cara disse q fez a adaptação e o problema voltou, a solução para o zunido foi trocar o NS2 pelo NS3.
Outra dúvida é se essa adaptação não força a bomba de óleo do câmbio.
Monitorando o câmbio com o CVTz50, estou observando q meu câmbio só esquenta.. cheguei a registrar 117°C.. sendo q não faz 7milkm que troquei o óleo.
Desculpem minha ignorância, mas será q o fluído está passando no trocador de calor? A temperatura do motor está normal..
Desde já obrigado.
Então pesquisando, fiquei sabendo do Radiador de Óleo do cruze que pode ser adaptado para resfriar melhor o câmbio. Nessas pesquisas, assistindo uns vídeos no YouTube (mãos ao auto) em um comentário um cara disse q fez a adaptação e o problema voltou, a solução para o zunido foi trocar o NS2 pelo NS3.
Outra dúvida é se essa adaptação não força a bomba de óleo do câmbio.
Monitorando o câmbio com o CVTz50, estou observando q meu câmbio só esquenta.. cheguei a registrar 117°C.. sendo q não faz 7milkm que troquei o óleo.
Desculpem minha ignorância, mas será q o fluído está passando no trocador de calor? A temperatura do motor está normal..
Desde já obrigado.
EduardoHEsc- Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/02/2021
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
@EduardoHEsc
O cambio fica normal a 107C, em transito pesado 112C (estes dias aqui em SP 15C a 20C)
117 ja é meio preocupante.
A partir de 120C o oleo começa uma reação quimica que gera ácido sulfidrico, que apesar de sutil corroe metal e causa a perda de propriedade do oleo muito mais rápido.
A troca em si nao nao garante nada, tinha de saber se tinha limalha ao abrir o carter do cambio (fica preso no ima).
Leia e compare os dados do Cvtz50 em diversos dias, pois na minha busca a maioria das oficinas de cambio irá condenar rapidamente ao custo de R$ 10.000. (nem levei)
Prefiro ir tocando de leve no carro até resolver o radiador de oleo e a peça em desenvolvimento.
O meu radiador ainda nao subiu, o trocador de 4 bocas que encontrei no mercado nao tem qualidade e racha o tubo facilmente causando vazamento.
Estou desenvolvendo uma peça em aluminio que irá separar agua e oleo definitivamente, mas ainda procurando um bom torneiro que tope a empreitada.
O cambio fica normal a 107C, em transito pesado 112C (estes dias aqui em SP 15C a 20C)
117 ja é meio preocupante.
A partir de 120C o oleo começa uma reação quimica que gera ácido sulfidrico, que apesar de sutil corroe metal e causa a perda de propriedade do oleo muito mais rápido.
A troca em si nao nao garante nada, tinha de saber se tinha limalha ao abrir o carter do cambio (fica preso no ima).
Leia e compare os dados do Cvtz50 em diversos dias, pois na minha busca a maioria das oficinas de cambio irá condenar rapidamente ao custo de R$ 10.000. (nem levei)
Prefiro ir tocando de leve no carro até resolver o radiador de oleo e a peça em desenvolvimento.
O meu radiador ainda nao subiu, o trocador de 4 bocas que encontrei no mercado nao tem qualidade e racha o tubo facilmente causando vazamento.
Estou desenvolvendo uma peça em aluminio que irá separar agua e oleo definitivamente, mas ainda procurando um bom torneiro que tope a empreitada.
winsley- Mensagens : 148
Data de inscrição : 17/05/2021
EduardoHEsc gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
@winsley
Não existe esse trocador de calor de 4 vias genuíno que pode ser comprado em cc?
Vi uns vídeos do Teomave onde ele cita que essa é uma peça que precisa ser trocada com certa periodicidade.
Estou pensando em fazer a adaptação do radiador, só estou com medo de forçar a bomba de óleo que vai ter q fazer o óleo circular mais.
Não existe esse trocador de calor de 4 vias genuíno que pode ser comprado em cc?
Vi uns vídeos do Teomave onde ele cita que essa é uma peça que precisa ser trocada com certa periodicidade.
Estou pensando em fazer a adaptação do radiador, só estou com medo de forçar a bomba de óleo que vai ter q fazer o óleo circular mais.
EduardoHEsc- Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/02/2021
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Pode ser que você encontre na Mitsubishi. O Lancer tem o mesmo câmbio do Sentra.
lenhador2001- Mensagens : 428
Data de inscrição : 15/10/2015
EduardoHEsc gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
@winsley e pessoal, já viram esse trocador?
https://youtu.be/MkkggcP0G-8
https://youtu.be/MkkggcP0G-8
EduardoHEsc- Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/02/2021
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Bem lembrado, é o mesmo câmbio do Fluence também. Talvez tenha da Renault.
lenhador2001- Mensagens : 428
Data de inscrição : 15/10/2015
EduardoHEsc gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
entao o trocador do ASX nao serve é bem diferente, fui na Mitsubishi conferir de perto
Eu cheguei a contatar via ML esse vendedor do trocador laranja mas ele falhou em dizer COMO a agua nao mistura.
Prefiro a minha versão (em desenvolvimento).
Eu cheguei a contatar via ML esse vendedor do trocador laranja mas ele falhou em dizer COMO a agua nao mistura.
Prefiro a minha versão (em desenvolvimento).
winsley- Mensagens : 148
Data de inscrição : 17/05/2021
EduardoHEsc gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Liguei hoje nas 3 cc..
Segue os preços dos trocadores.
Nissan Sentra = 4500,00
Mitsubishi Lancer = 3500,00
Renout Fluence = 1400,00.
O jeito vai ser colocar um paralelo mesmo do ML pra fazer a adaptação do Radiador.
Tentei contato tmb com esse Casa do Trocador (trocador laranja) e o atendimento é péssimo.
Segue os preços dos trocadores.
Nissan Sentra = 4500,00
Mitsubishi Lancer = 3500,00
Renout Fluence = 1400,00.
O jeito vai ser colocar um paralelo mesmo do ML pra fazer a adaptação do Radiador.
Tentei contato tmb com esse Casa do Trocador (trocador laranja) e o atendimento é péssimo.
EduardoHEsc- Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/02/2021
winsley- Mensagens : 148
Data de inscrição : 17/05/2021
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Hoje achei um DOIDO que ira me ajudar na usinagem da peca em aluminio, EM BREVE Pronta.
winsley- Mensagens : 148
Data de inscrição : 17/05/2021
WilsonM e EduardoHEsc gostam desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Fala Galera,
Após o susto inicial do orçamento astronomico que detalhei aqui agora surgiu mais uma coisa no meu Sentra 2008 recém adquirido, cerca de um mês.
Ele em algumas ocasiões, principalmente em descida, começa com um zunido, de leve, não tenho perda de potencia, nem nada, mas esse barulho está me incomodando, porque andei pesquisando e pode ser indicio de pau no cambio né?
marinheiro de primeira viagem aqui, primeiro carro.
O antigo dono fez a troca em Janeiro do Oleo, que pelo que verifiquei na oficina trocou os filtros também. A quilometragem na troca foi de 94 e hoje está com 99.
Até tentei verificar em algum local pra ter um diagnóstico do cambio, mas para abrir e analisar ele galera aqui em BH, ta cobrando uma faixa de 3 mil reais, ai não vira.
Pontuei isso pra concessionária pra eles verificarem, vamos ver o que respondem.
Alguma sugestão de como proceder nesse caso, pra evitar ter problemas futuros com o cambio?
Após o susto inicial do orçamento astronomico que detalhei aqui agora surgiu mais uma coisa no meu Sentra 2008 recém adquirido, cerca de um mês.
Ele em algumas ocasiões, principalmente em descida, começa com um zunido, de leve, não tenho perda de potencia, nem nada, mas esse barulho está me incomodando, porque andei pesquisando e pode ser indicio de pau no cambio né?
marinheiro de primeira viagem aqui, primeiro carro.
O antigo dono fez a troca em Janeiro do Oleo, que pelo que verifiquei na oficina trocou os filtros também. A quilometragem na troca foi de 94 e hoje está com 99.
Até tentei verificar em algum local pra ter um diagnóstico do cambio, mas para abrir e analisar ele galera aqui em BH, ta cobrando uma faixa de 3 mil reais, ai não vira.
Pontuei isso pra concessionária pra eles verificarem, vamos ver o que respondem.
Alguma sugestão de como proceder nesse caso, pra evitar ter problemas futuros com o cambio?
Frank- Mensagens : 15
Data de inscrição : 10/08/2021
Localização : Belo Horizonte
WilsonM gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
olá!
nem todo zunido deve ser atribuído ao câmbio. O CVT só deveria zunir quando submetido a esforço e aquecimento do fluido, andando em descida não deveria ter carga sobre o câmbio, então eu descartaria o câmbio em primeiro momento.
nem todo zunido deve ser atribuído ao câmbio. O CVT só deveria zunir quando submetido a esforço e aquecimento do fluido, andando em descida não deveria ter carga sobre o câmbio, então eu descartaria o câmbio em primeiro momento.
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Compre o APP CVTZ-50 e o ELM327 e leia os parametros do seu cambio.
winsley- Mensagens : 148
Data de inscrição : 17/05/2021
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
WilsonM escreveu:olá!
nem todo zunido deve ser atribuído ao câmbio. O CVT só deveria zunir quando submetido a esforço e aquecimento do fluido, andando em descida não deveria ter carga sobre o câmbio, então eu descartaria o câmbio em primeiro momento.
levei na concessionária e falaram que não tinha nada de errado, apenas o nível um pouco abaixo, completaram cerca de 700ml, mas ainda sinto o leve assobio.
Daí levei numa especializada em câmbio e após dar algumas voltas e evidenciar o ruído, o mesmo afirmou que possivelmente é do cambio mesmo, mas que é característico do ano do carro, e que possivelmente era dos rolamentos do cvt, mas que teria que abrir pra dar certeza e isso custa cerca de 2,2 e em conversa com ele o mesmo não consegue me dar algo que consiga levar na concessionária pra que eles abram o cambio e verifique.
O negócio é seguir e contar com a sorte para que não dê pau hahahha.
Frank- Mensagens : 15
Data de inscrição : 10/08/2021
Localização : Belo Horizonte
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
winsley escreveu:Compre o APP CVTZ-50 e o ELM327 e leia os parametros do seu cambio.
Dei uma olhada no app e vi que tem bastante coisa nele, quais seriam os pontos a analisar, que evidencia um possível problema?
Frank- Mensagens : 15
Data de inscrição : 10/08/2021
Localização : Belo Horizonte
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
põe a lista de códigos de erro aqui no forum pra gente tentar ajudar.
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
WilsonM escreveu:põe a lista de códigos de erro aqui no forum pra gente tentar ajudar.
Acho que me Expressei mal Wilsson, quis dizer que vi o app funcionando em alguns vídeos e vi diversas funções, e daí queria saber qual seria ponto de atenção pra eu verificar quando comprar comprar e instalar o app para acompanhar os dados do cambio
Frank- Mensagens : 15
Data de inscrição : 10/08/2021
Localização : Belo Horizonte
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
ah, entendi agora.
bom, de início, você pode apenas plugar o leitor OBD2 e pedir uma verificação dos erros gravados na memória da ECU, isto costuma ser suficiente.
monitorar as outras variáveis, em especial as ligadas a injeção, é melhor usar um sistema profissional, com osciloscópio. No "olhometro" você pode tentar ver o funcionamento das sondas lambda pré e pós catalisador. A sonda pós catalisador deve ter leitura constante e uniforme, já a sonda pré-catalisador costuma flutuar mais, muitas vezes quando o carro está no etanol é a leitura desta sonda que costuma gravar erro na memória da ecu.
Se puder, acompanhe também a temperatura, de olho no acionamento da ventoinha, tente perceber se aciona o segundo estágio e se não demora muito pra temperatura voltar a faixa normal de operação, que deve ser aí por volta de 95 graus e 100 graus celsius.
bom, de início, você pode apenas plugar o leitor OBD2 e pedir uma verificação dos erros gravados na memória da ECU, isto costuma ser suficiente.
monitorar as outras variáveis, em especial as ligadas a injeção, é melhor usar um sistema profissional, com osciloscópio. No "olhometro" você pode tentar ver o funcionamento das sondas lambda pré e pós catalisador. A sonda pós catalisador deve ter leitura constante e uniforme, já a sonda pré-catalisador costuma flutuar mais, muitas vezes quando o carro está no etanol é a leitura desta sonda que costuma gravar erro na memória da ecu.
Se puder, acompanhe também a temperatura, de olho no acionamento da ventoinha, tente perceber se aciona o segundo estágio e se não demora muito pra temperatura voltar a faixa normal de operação, que deve ser aí por volta de 95 graus e 100 graus celsius.
Frank gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Olá pessoal! Comprei um sentra 2016 e algo estranho está ocorrendo com ele.... quando vou subir um morro mantenho uma aceleração baixa e o carro treme igual um carro manual quando está muito devagar com uma marcha alta... ele está com 35mil km.... alguém já passou por isso? Sabe o q pode ser
Bruno Faria- Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/09/2021
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