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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
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Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Já pelo que andei pesquisando o duto do arrefecimento no trocador de calor tem a função principal de fazer o fluido chegar o mais rápido a temperatura de trabalho, e o corpo de alumínio do trocador tem o poder de resfriamento, até porque um duto de uns 8 ou 10mm não teria vazão suficiente para circular agua a ponto de resfriar o fluido do CVT, aí entra a questão dos kits gelo que instalavam com um radiador extra pra resfriar o fluido, nestes casos o trocador tem 4 mangueiras, entrada e saída do liquido de arrefecimento e entrada e saída do fluido do CVT até o radiador.
felipebm86- Mensagens : 28
Data de inscrição : 13/10/2017
Idade : 38
WilsonM gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Outra analogia seria imaginar que o óleo do motor tem a temperatura muito maior que a leitura do sistema de arrefecimento, claro que no motor existe a combustão, mas considerando o atrito que existe entre a cinta e as polias do CVT as coisas podem ficar bem quentes, rsrsrsr
Abraços!
Abraços!
felipebm86- Mensagens : 28
Data de inscrição : 13/10/2017
Idade : 38
WilsonM gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Comigo começa a zunir acima 110ºC mas não chega a essa temperatura com fluido novo, em estrada com subidas e frequentes ultrapassagens e em lugar com temperatura externa acima de 35ºC. Troco o fluido a cada 20.000km e já tenho o carro a uns 75.000. No inicio (com aproximadamente 25.000km) tive que trocar várias vezes, a cada 5.000km e trocando filtro tambem, para que parasse de zunir na estrada. Agora está perfeito.
O liquido de arrefecimento raramente passa de 90ºC
Monitorando com Torque Pro e o plugin especifico para Nissan
O liquido de arrefecimento raramente passa de 90ºC
Monitorando com Torque Pro e o plugin especifico para Nissan
spode- Mensagens : 17
Data de inscrição : 18/10/2016
Localização : Recife - PE
WilsonM gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Exatamente, a troca do fluido do câmbio eu já tenho como regara 1 vez por ano, intercalando uma troca com abertura do cárter e limpeza do filtro inferior e imas + troca do filtro do trocador de calor com uma troca parcial somente esgotando pelo bujão e completando, acho que vale apena ainda mais considerando que o custo fica uma média anual de 5lt de fluido de CVT por ano, compro o fluido na mit por R$ 40,00 o lt e o filtro do trocador na renault por R$ 80,00. Isso seria uma média R$ 240,00 extras por ano pra manter o fluido ao meu ver sempre saudável.
felipebm86- Mensagens : 28
Data de inscrição : 13/10/2017
Idade : 38
WilsonM gosta desta mensagem
Zunido no câmbio..
Olá pessoal, sou novo no grupo e novo proprietário de um Sentra SL 2011 com 100milkm. Estou com o carro a dois meses e rodando no bairro o carro se apresentou muito bem sem nenhum barulho. Fiz uma uma viagem de 500 kms e o carro começou a apresentar o zunido logo nos primeiros 100kms. Completei o percurso sem exigir muito do carro e tentando sempre manter as rotações mais baixas. Porém durante o percurso percebi que o barulho aumentou. O carro está respondendo bem, as vezes que precisei ultrapassar o carro foi normalmente.
Ao comprar o veículo o proprietário antigo me entregou uma nota fiscal onde foi realizado a troca do óleo, dos filtros e da junta do Carter com 99km. Antes de viajar verifiquei o nível do óleo e ao meu ver parece estar um pouco acima do nível.. o que está me intrigando é que o óleo está saindo com algumas bolhas. A vareta não apresenta nenhuma oxidação.
Estou muito preocupado com isso, mesmo com a troca recente do óleo e filtros o carro já está apresentando esse zunido e as bolhas. Estou com medo de ter q gastar 6mil pra abrir o câmbio, já que a troca de óleo já foi feita recentemente. E o maior problema.. preciso voltar para casa e onde estou não confio em nenhuma oficina para verificar o carro. O que vcs acham a respeito disso? Acham que uma nova troca pode resolver o problema? Qual outra causa para esse zunido além do óleo?
Ao comprar o veículo o proprietário antigo me entregou uma nota fiscal onde foi realizado a troca do óleo, dos filtros e da junta do Carter com 99km. Antes de viajar verifiquei o nível do óleo e ao meu ver parece estar um pouco acima do nível.. o que está me intrigando é que o óleo está saindo com algumas bolhas. A vareta não apresenta nenhuma oxidação.
Estou muito preocupado com isso, mesmo com a troca recente do óleo e filtros o carro já está apresentando esse zunido e as bolhas. Estou com medo de ter q gastar 6mil pra abrir o câmbio, já que a troca de óleo já foi feita recentemente. E o maior problema.. preciso voltar para casa e onde estou não confio em nenhuma oficina para verificar o carro. O que vcs acham a respeito disso? Acham que uma nova troca pode resolver o problema? Qual outra causa para esse zunido além do óleo?
EduardoHEsc- Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/02/2021
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Troque novamente e não deixe ficar acima do nível, aliás, em minha experiencia é melhor que fique um pouquinho abaixo do nível máximo.
Eu precisei trocar 4 vezes e na quinta troca troquei filtros. Viajei 1200km mes passado e zero zunido.
Eu precisei trocar 4 vezes e na quinta troca troquei filtros. Viajei 1200km mes passado e zero zunido.
spode- Mensagens : 17
Data de inscrição : 18/10/2016
Localização : Recife - PE
WilsonM e EduardoHEsc gostam desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
sim, faça uma nova troca de fluido, cuidado com a marca de fluido que for utilizar, por exemplo, temos casos de colegas que usaram o mesmo fluido da Mitsubishi (da petrobras creio eu) e o câmbio voltou a zunir muito rapidamente.
o zunido tem a ver com o fluido se aquecendo, ele forma bolhas de ar, quando passa pelo conversor de torque causa o barulho.
fluido capazes de suportar temperaturas mais altas sem ferver e diminuição de fluido antigo oxidado no sistema ajudam a resolver o problema do zunido.
o zunido tem a ver com o fluido se aquecendo, ele forma bolhas de ar, quando passa pelo conversor de torque causa o barulho.
fluido capazes de suportar temperaturas mais altas sem ferver e diminuição de fluido antigo oxidado no sistema ajudam a resolver o problema do zunido.
EduardoHEsc gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Obrigado pelo retorno pessoal. Tive que voltar da viagem mesmo com o zunido. Cagando de medo de entrar em modo de emergência, mas graças a Deus deu pra chegar. Amanhã já vou providenciar a troca.
Colega spode as 4 trocas foram parciais ou fez como a galera recomenda? 3 parciais e a última completa?
WilsonM obrigado pela dica, já estava certo em comprar o Lubrax na ccs da Mitsubishi.. aquele que vende a granel.. desse que vc está falando? Qual recomenda usar?
Mais uma vez obrigado a todos do grupo. Muitas informações importantes que só encontramos aqui.
Colega spode as 4 trocas foram parciais ou fez como a galera recomenda? 3 parciais e a última completa?
WilsonM obrigado pela dica, já estava certo em comprar o Lubrax na ccs da Mitsubishi.. aquele que vende a granel.. desse que vc está falando? Qual recomenda usar?
Mais uma vez obrigado a todos do grupo. Muitas informações importantes que só encontramos aqui.
EduardoHEsc- Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/02/2021
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
sim, esse fluido não tem bom histórico nos Sentra.
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Pessoal deu ruim aqui.. como relatei antes o câmbio do meu carro estava zunindo muito. Pensei em trocar o óleo da seguinte maneira: 2 trocas parciais com o MIT e a terceira completa (filtros) com o ELF Matic. Hoje fiz a primeira em casa mesmo, seguindo o passo a passo que tem aqui no grupo. O óleo velho estava muito queimado, escuro e com cheiro ruim. Após a troca, retirei o ar do sistema, passando o câmbio por todas as posições e fiz o reset (2minutos em N, 1 minuto em D, depois P e desliga). Fui rodar um pouco com o carro, subi bastante ruas íngremes por uns 40minutos e o zunido praticamente havia sumido.. quase chegando em casa o carro não quis mais acelerar.. não passa de 2mil rpms, a ré tmb ficou péssima, quase não consegui subir na rampa da garagem. Não acendeu nenhuma luz no painel.. alguém já passou por isso? O carro entrou em modo de segurança após a troca por algum motivo?
EduardoHEsc- Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/02/2021
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Davi Araujo escreveu:Boa tarde pessoal,
Falando sobre zumbido no câmbio. Até janeiro/20 eu ainda não tinha feito troca do óleo do câmbio, porém por um problema de bicos que vinha se arrastando a tempos, mandei meu carro pra Nismocar. Eles resolveram o problema em um dia e aproveitei e pedi que fosse realizada a troca do óleo do câmbio.
Meu carro vinha andando normal, sendo o único problema a luz 'service engine soon' acesa apontando falha no sensor de O2(Ainda quero ver melhor isso). Na Nismocar informaram que devia ser catalisador pq as sondas tb eram novas, porém eles não tinham fornecedor do catalisador. Ok, de lá pra cá o consumo melhoru e o carro vinha andando bem só com essa luz incomodando.
Em torno de julho/agosto o silencioso foi pro espaço e tive que troca-lo. Com o carro o no elevador, o mecânico viu um vazamento vindo do câmbio. Levei numa oficina aqui no RJ mesmo e o mecânico mostrou que tinha retentor ferrado.
Então foi trocado o retentor e feita mais uma troca de óleo do câmbio. Pouco depois disso, o carro começou a apresentar um zumbido, no entanto diferente dos que eu vejo relato. No meu caso na Ré, ele é baixo, porém em D, passando sei lá, dos 15km/h ele começa e fica alto até mais ou menos 40km/h. No início eu achava que ele parava dps dessa velocidade, mas recentemente andando em serras e estrada notei que acima dos 40km/h se a rotação estiver alta ele tb fica mais audível. Até então eu nunca tinha escutado nada demais vindo do câmbio nem dentro do carro.
Eu imaginava que era problema de rolamento, algo assim, pq ocorre justamente qdo as rodas giram, mas qdo levei na oficina o mecânico disse que tá vindo da caixa. Como eu já tinha um serviço de funilaria planejado pra essa semana, eu deixei o carro lá mas assim que pegar vou leva-lo na oficina.
Ah, o carro tem andado bem, tanto na cidade qto em rodovia, mas o barulho incomoda e preocupa.
Desculpem o texto grande, mas é só pra mostrar a sequência dos fatos.
Boa tarde amigo, tenho o mesmo problema quando acelero acima de 2.5 rpm ou 30000 ele parece um barulho nao muito alto que vem do lado esquerdo perto do motorista, parece que muito vento esta entrando no capo correto? Vou tentar gravar o barulho e comparamos se o mesmo.
Comprei o carro com 63.000 - todas revisoes feita na concessionaria ate 40.000, esta com 67.000km o carro e fiz algumas revisoes mas nao troquei o oleo do cvt ainda.
Tenho passado scanner OBD e alguns profissionais de mecanicos, sem nehum erro.
brunoss- Mensagens : 89
Data de inscrição : 04/11/2020
Idade : 37
Localização : ITU
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
EduardoHEsc escreveu:
Colega spode as 4 trocas foram parciais ou fez como a galera recomenda? 3 parciais e a última completa?
As quatro primeiras foram apenas escoando pelo carter. A última, com troca de filtros, foi abrindo o carter - necessário para trocar um dos filtros. É impossível drenar todo o óleo porque uma boa parte fica dentro do conversor de torque, então troquei várias vezes. Houve nitida melhora a cada troca, até que na quarta troca ficou "bom", quando parti para a troca de filtro e ultima troca.
Uma vez dirigindo em pleno sertão nordestino com temperatura externa (indicada pelo CB) de 40 graus, ignorei o zunido e continuei. Quem conhece o sertão pernambucano sabe que a estrada é uma autobahn, andar devagar é mais perigoso que rápido... Enfim, o carro entrou em modo de segurança e não passava de 50km/l nem com o cambio em L. Tive que parar para um cafezinho enquanto o cambio esfriava
spode- Mensagens : 17
Data de inscrição : 18/10/2016
Localização : Recife - PE
EduardoHEsc gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
felipebm86 escreveu:Olá amigos.
Alguém sabe dizer as temperaturas de trabalho do câmbio CVT?
No feriadão fiz uma viajem de aproximadamente 400km e fui monitorando a temperatura do câmbio, depois de aproximadamente 1h de viajem andando a uma média de 110~120km/h começou um leve zunido, depois de dar mais algumas forçadas chegou a 105º conforme print, na volta subindo a serra a temperatura alcançou 111º no app, alguém saberia dizer quais são os parâmetros ideais?
A propósito o app utilizado foi o CVTz50 demo, se alguém quiser e puder testar também pra tocar informações.
Segue print:
Cara eu comprei um OBD ELM ele fica dando um erro ELM327 MAC ADRESS is found in the list of ptentially fake adress: no CVTZ50 tenho a versao paga. no programa torque ele funciona normalmente;
Onde comprou o seu ?
brunoss- Mensagens : 89
Data de inscrição : 04/11/2020
Idade : 37
Localização : ITU
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Boa tarde. Meu Sentra 2015/2016 com 57 mil km rodados começou um barulho que aparece logo depois do carro rodar uns 30 minutos. Segue o áudio com o barulho com o câmbio no D e sem o barulho quando muda pro P.
https://drive.google.com/file/d/141Sj14synvuQyRpr3H5ru38btPIfZB6E/view?usp=sharing
Podem dar uma luz? Nunca troquei o óleo do câmbio, só revisões padrões na CSS.
https://drive.google.com/file/d/141Sj14synvuQyRpr3H5ru38btPIfZB6E/view?usp=sharing
Podem dar uma luz? Nunca troquei o óleo do câmbio, só revisões padrões na CSS.
kaallrose- Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/03/2020
Localização : Feira de Santana/BA
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
alguém já instalou o kit com o radiador externo de óleo para o cvt?
Encontrei alguns kits a venda em sites de importação chineses porém não encontrei nenhum relato de estarem utilizando e se deu resultado.
Outra dúvida, como posso testar um cambio cvt ? estou indo avaliar a compra de um nissan b16 2011, ja li bastante sobre o carro e o cambio mas tenho dúvidas sobre como testa-lo e como procurar os problemas mais comuns
Encontrei alguns kits a venda em sites de importação chineses porém não encontrei nenhum relato de estarem utilizando e se deu resultado.
Outra dúvida, como posso testar um cambio cvt ? estou indo avaliar a compra de um nissan b16 2011, ja li bastante sobre o carro e o cambio mas tenho dúvidas sobre como testa-lo e como procurar os problemas mais comuns
eyamamoto- Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/02/2021
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
o radiador externo do CVT não é fornecido no Brasil a muito tempo. Talvez você encontre algum em autorizada Mitsubishi, já o Lancer utiliza o mesmo câmbio CVT do Sentra. A Mitsubishi instalava o kit, mas me parece que para quem usa o carro em rotinas urbanas, sem necessidade de esforço extremo, o radiador não é necessário.
testar o CVT é meio complicado, o ideal seria abrir o câmbio, inspecionar o imã no carter do fluido do CVT, limpar as solenóides, inspecionar a cinta do CVT, talvez ver a condição do conversor de torque.
de forma geral, a preocupação com o CVT não é muito diferente de outros câmbios automáticos. Como coisas simples, ao colocar o carro em D o carro não deve dar "trancos", o engate deve ser imediato, ao colocar o carro em movimento tente observar o momento em que o conversor de torque acople (faz um barulho bem baixinho e característico). Especialmente quando o fluido já estiver quente, tente ouvir se não está saindo um zunido.
Com o carro no plano, engate em D e solte o pedal do freio, o carro deve começar a andar sozinho.
O câmbio CVT, na verdade, tem concepção muito mais simples que os cãmbios automáticos convencionais com suas engrenagens planetárias, então é menos propenso a problemas. De imediato, faça a troca do fluido do CVT, momento em que pode conferir o estado do fluido, troque o filtro do trocador de calor, e neste procedimento confira se tem muita limalha no imã que tem no carter. As limalhas vem da conta do CVT, muita limalha é ruim, porque a cinta pode estar se deteriorando.
testar o CVT é meio complicado, o ideal seria abrir o câmbio, inspecionar o imã no carter do fluido do CVT, limpar as solenóides, inspecionar a cinta do CVT, talvez ver a condição do conversor de torque.
de forma geral, a preocupação com o CVT não é muito diferente de outros câmbios automáticos. Como coisas simples, ao colocar o carro em D o carro não deve dar "trancos", o engate deve ser imediato, ao colocar o carro em movimento tente observar o momento em que o conversor de torque acople (faz um barulho bem baixinho e característico). Especialmente quando o fluido já estiver quente, tente ouvir se não está saindo um zunido.
Com o carro no plano, engate em D e solte o pedal do freio, o carro deve começar a andar sozinho.
O câmbio CVT, na verdade, tem concepção muito mais simples que os cãmbios automáticos convencionais com suas engrenagens planetárias, então é menos propenso a problemas. De imediato, faça a troca do fluido do CVT, momento em que pode conferir o estado do fluido, troque o filtro do trocador de calor, e neste procedimento confira se tem muita limalha no imã que tem no carter. As limalhas vem da conta do CVT, muita limalha é ruim, porque a cinta pode estar se deteriorando.
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
olha só que legal, a fonte de provavelmente grande parte dos problemas de zunido: problemas na bomba de óleo do cambio cvt
eyamamoto- Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/02/2021
GugaPaz e brunoss gostam desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Bom dia amigos, estou no RJ com problemas no câmbio CVT Sentra 2013, Toda vez que pego engarrafamento com câmbio no drive e o pé no freio, o carro trepida muito. O ponteiro do hodômetro oscila.
Alguém pode me ajudar, ou indicar oficina de CVT boa no rio de janeiro?
Desde já grato.
Alguém pode me ajudar, ou indicar oficina de CVT boa no rio de janeiro?
Desde já grato.
Márcio Brahim- Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/03/2021
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Olá, Márcio Brahim, eu acredito que a origem do problema esteja na TBI, providencie a limpeza, a maioria das oficinas consegue realizar o serviço, quem tem mais habilidade com mecânica consegue até fazer em casa.
E indo numa oficina mecânica, aproveite para pedir para passar o carro no scanner, para verificar se há outros erros e aferir a saúde geral do seu carro.
E indo numa oficina mecânica, aproveite para pedir para passar o carro no scanner, para verificar se há outros erros e aferir a saúde geral do seu carro.
Márcio Brahim gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Sentra 2016
Última edição por Daniel5679 em Sex Abr 02, 2021 7:15 am, editado 1 vez(es)
Daniel5679- Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/04/2021
Barulho Sentra 2016 a 80km/h
Olá pessoal! Tenham um bom dia! Será que alguém pode me ajudar? Tenho um Sentra SV 15/16 com 48000 KM e o mesmo começou a apresentar um ruído parecido com um zunido / ronco baixo( e uma leve trepidação) quando atinge a velocidade de 80 Km/h até 100 Km/h acima ou abaixo disto, o sintoma desaparece.
Alguém, poderia me ajudar o que pode ser?
Alguém, poderia me ajudar o que pode ser?
Daniel5679- Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/04/2021
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Boa tarde Daniel.
Às vezes o ruído pode estar vindo dos pneus mal balanceados. Dá uma conferida em alinhamento e balanceamento.
Às vezes o ruído pode estar vindo dos pneus mal balanceados. Dá uma conferida em alinhamento e balanceamento.
Rodrigo Forcato- Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/04/2021
WilsonM gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
e às vezes também pode ser alguma coisa no rolamento ou cubos das rodas.
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Daniel5679 escreveu:Olá pessoal! Tenham um bom dia! Será que alguém pode me ajudar? Tenho um Sentra SV 15/16 com 48000 KM e o mesmo começou a apresentar um ruído parecido com um zunido / ronco baixo( e uma leve trepidação) quando atinge a velocidade de 80 Km/h até 100 Km/h acima ou abaixo disto, o sintoma desaparece.
Alguém, poderia me ajudar o que pode ser?
Eu as vezes ouço esse barulho parece que é um vento de ar ou uma turbina entrando no capo do lado esquerdo , na posicao do motorista?
brunoss- Mensagens : 89
Data de inscrição : 04/11/2020
Idade : 37
Localização : ITU
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Boa tarde pessoal, me chamo Fábio e tenho um sentra B16 2008, estou com um problema relacionado com alguns sintomas como perda de potência, superaquecimento , e dois cod erro : P0845 e P0868. Entrei aqui pra ver se alguém já passou por esses problemas e conseguiu solucionar sem ter que reparar todo o câmbio como está sugerindo meu mecânico, custo R$ 7.500 .
Desde já agradeço. Vlw
Desde já agradeço. Vlw
Fabio André- Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/04/2021
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