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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 21 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por dbarros Qui Abr 27, 2017 8:42 am

Marcelo Rodrigues escreveu:Ola pessoal, aproveitando este tópico quero tirar uma duvida, não sei se alguém já passou ou viu algo assim.
O meu Sentra apresentou uma coisa estranha esses dias, quando coloquei em D para andar normalmente percebi que não entrava o conversor mas andava normal, somente a rotação estava alta 3000 4000 rpm, desliguei o carro e liguei novamente e voltou ao normal, conversor acoplando e rotação baixa em torno de 1500. Alguém já viu isso? Lembrando que óleo e filtros são novos

Chegou a reparar se estava com OD off ? As vezes voce apertou o botao menor do cambio colocando OD OFF e assim o giro fica alto.
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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 21 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por Marcelo Rodrigues Qui Abr 27, 2017 9:05 am


Pior que não apertei, e por sinal já dirigi usando o OD off e particularmente achei ruim, não curti..
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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 21 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por WilsonM Qui Abr 27, 2017 9:12 am

se voltou ao normal, devia ser uma falha eletrônica, coisas como o reset do CVT ajudam também nestes casos.
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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 21 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por Marcelo Rodrigues Qui Abr 27, 2017 10:05 am

WilsonM escreveu:se voltou ao normal, devia ser uma falha eletrônica, coisas como o reset do CVT ajudam também nestes casos.

Bem lembrado Wilson, tinha esquecido de fazer o reset, só fiz quando comprei o carro, vou fazer na hora do almoço hoje.
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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 21 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por Jorgivan Sáb Abr 29, 2017 10:10 am

mah1201 escreveu:Boa noite galera!
Tenho um Sentra 2.0s 2012 cvt com 61000km e de uns dias pra cá estou com uma dor de cabeça enorme.
Fui viajar domingo passado pela primeira vez com ele, e na bandeirantes após uns 80km rodados o carro perdeu aceleração na subida, estava no piloto automático em 110km/h e percebi que o cambio não reduziu subindo a rotação, permaneceu nos 2000rpm e a velocidade caiu, acelerei manualmente e mesmo tentando o kick down não reduziu.... Desliguei o piloto automático e nada aconteceu! Entrei no primeiro posto e verifiquei tudo possível inclusive nível de óleo do câmbio e tudo estava ok, em N ou P o giro subia normalmente. Apesar do câmbio sempre chiar, como todos os outros sempre me incomodou, mas como diziam ser normal nunca liguei. Aproveite pra almoçar,  e após 1h peguei estrada novamente e tudo voltou ao normal, até mais ou menos uns 30km até voltar o defeito. Parei e acionei o seguro. Após retornar da viagem com o carro reserva, fui olhar e ele estava normal novamente, aproveitei pra levar num amigo que tem uma oficina de câmbio automático, dei umas esticadas, acelerei bastante pra ver se voltava o defeito e nada, tudo normal. Lá ele passou o aparelho e deu como se fosse pedal ou TBI. E nada mais. Voltei pra casa acelerando novamente, judiando até um pouquinho e após alguns quilômetros apresentou o defeito novamente, fui até a css, passamos o aparelho e deu o mesmo defeito, resetamos e reprogramamos tudo.

Bom, sou Mecânico, mas assumo que de câmbio automático só sei o básico, não me aventuro muito por essa área.

Mas, pensando como o tal, se fosse esse defeito se pedal ou TBI não apresentaria a qualquer momento? Carro quente, frio, rápido, devagar, percurso longo ou curto?

De lá pra cá, andei na cidade e não deu defeito, peguei trechos curtos de estrada e nada.

Então resolvi pegar estrada por mais tempo, então após pegar castelo branco, rodoanel e chegar até o km60 da bandeirantes estava ok, até que começa novamente. Ou seja, quase 100km e 1h de viajem pra apresentar o defeito.

Alguém pode me ajudar? Pq senão vai começar o troca troca de peças desnecessário e custoso, troca pedal, TBI, sensor, Bla Bla Bla a hora que percebe gastou mais que fazer o cambio inteiro.


Também estou na mesma situação. Depois de percorrer uns 250km na rodovia, com rotação na faixa de uns 3000rpm, o piloto automático não conseguia manter a rotação em leves subidas e tinha grande dificuldade em acelerar, não passando dos 100~120 km/h. O piloto automático chegou a desligar algumas vezes. Percebi um zunido e lembrei dos relatos do câmbio aqui do fórum. Depois de uma parada para abastecer melhorou e sumiu no dia seguinte. Na volta pisei menos no acelerador, mantendo a rotação na faixa de 2500rpm, e depois de 300km quase não senti a perda de potência. Acredito que o óleo do câmbio não tenha sido trocado. Essa semana devo passar lá na TEOMAVE.

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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 21 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por mah1201 Sáb Abr 29, 2017 11:38 am

Jorgivan escreveu:
mah1201 escreveu:Boa noite galera!
Tenho um Sentra 2.0s 2012 cvt com 61000km e de uns dias pra cá estou com uma dor de cabeça enorme.
Fui viajar domingo passado pela primeira vez com ele, e na bandeirantes após uns 80km rodados o carro perdeu aceleração na subida, estava no piloto automático em 110km/h e percebi que o cambio não reduziu subindo a rotação, permaneceu nos 2000rpm e a velocidade caiu, acelerei manualmente e mesmo tentando o kick down não reduziu.... Desliguei o piloto automático e nada aconteceu! Entrei no primeiro posto e verifiquei tudo possível inclusive nível de óleo do câmbio e tudo estava ok, em N ou P o giro subia normalmente. Apesar do câmbio sempre chiar, como todos os outros sempre me incomodou, mas como diziam ser normal nunca liguei. Aproveite pra almoçar,  e após 1h peguei estrada novamente e tudo voltou ao normal, até mais ou menos uns 30km até voltar o defeito. Parei e acionei o seguro. Após retornar da viagem com o carro reserva, fui olhar e ele estava normal novamente, aproveitei pra levar num amigo que tem uma oficina de câmbio automático, dei umas esticadas, acelerei bastante pra ver se voltava o defeito e nada, tudo normal. Lá ele passou o aparelho e deu como se fosse pedal ou TBI. E nada mais. Voltei pra casa acelerando novamente, judiando até um pouquinho e após alguns quilômetros apresentou o defeito novamente, fui até a css, passamos o aparelho e deu o mesmo defeito, resetamos e reprogramamos tudo.

Bom, sou Mecânico, mas assumo que de câmbio automático só sei o básico, não me aventuro muito por essa área.

Mas, pensando como o tal, se fosse esse defeito se pedal ou TBI não apresentaria a qualquer momento? Carro quente, frio, rápido, devagar, percurso longo ou curto?

De lá pra cá, andei na cidade e não deu defeito, peguei trechos curtos de estrada e nada.

Então resolvi pegar estrada por mais tempo, então após pegar castelo branco, rodoanel e chegar até o km60 da bandeirantes estava ok, até que começa novamente. Ou seja, quase 100km e 1h de viajem pra apresentar o defeito.

Alguém pode me ajudar? Pq senão vai começar o troca troca de peças desnecessário e custoso, troca pedal, TBI, sensor, Bla Bla Bla a hora que percebe gastou mais que fazer o cambio inteiro.


Também estou na mesma situação. Depois de percorrer uns 250km na rodovia, com rotação na faixa de uns 3000rpm, o piloto automático não conseguia manter a rotação em leves subidas e tinha grande dificuldade em acelerar, não passando dos 100~120 km/h. O piloto automático chegou a desligar algumas vezes. Percebi um zunido e lembrei dos relatos do câmbio aqui do fórum. Depois de uma parada para abastecer melhorou e sumiu no dia seguinte. Na volta pisei menos no acelerador, mantendo a rotação na faixa de 2500rpm, e depois de 300km quase não senti a perda de potência. Acredito que o óleo do câmbio não tenha sido trocado. Essa semana devo passar lá na TEOMAVE.

Então, levei ele no Binho câmbio Técnico aqui de Barueri e num outro de confiança e ambos disseram que pode ser sim pedal. Enfim até agora não estou satisfeito com essas respostas deles é todos podem pra deixar o carro pra diagnóstico.

Vou deixar terça feira no segundo, pq tem outro Sentra lá e vai usar pra testes.

Mesmo assim, não estou confiante no diagnóstico, visto que pra dar o defeito tem que andar pois um percurso longo e duvido que farão.

Mas enfim, vamos ver no que vai dar.

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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 21 Empty CAMBIO CVT

Mensagem por JOSIAS JUNIOR Dom Abr 30, 2017 2:12 pm

Meu Sentra CVT 2009, quando estou aumentando a velocidade e chega em 3000 rpm ele reduz o torque e aumenta a velocidade muito lentamente e as vezes nem aumenta! fica dessa forma entre 3000 e 4000 rpm. As vezes nessa faixa ele fica normal mas na maioria das vezes fica como se fosse deslizando. Me ajudem, o que pode ser?

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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 21 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por icefly Dom Abr 30, 2017 2:44 pm

Qual a quilometragem?

Sugiro dar uma lida nos tópicos que tem sobre esse assunto, tem bastante material.
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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 21 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por JOSIAS JUNIOR Ter maio 02, 2017 10:19 pm

Está com 190.000 km.

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Mensagem por PauloEduardo Qua maio 03, 2017 7:23 am

Josias, os problemas relativos ao câmbio CVT deverão ser tratados neste tópico: http://www.nissanclube.net.br/t3-problema-no-cambio-cvt-zunido-perda-de-potencia-etc

E se o câmbio nunca teve o óleo e filtros trocados, deveria. Todos os detalhes estão aqui: http://www.nissanclube.net.br/t2722-oleo-para-cvt-troca
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Mensagem por leonardo lucas Sáb maio 06, 2017 9:39 pm

alguém pode confirmar...não sei se é no modo do câmbio "P" ou "N",ou talvez em ambos,que praticamente é reduzida ou zerada a lubrificação no câmbio,preciso saber se procede a informação,pois,tenho o hábito de ficar,no interior do carro,com o mesmo ligado,muito tempo, as vezes quase uma hora(lava-jato e em outros lugares),nessas posições do câmbio,e enfim,caso seja verídica a informação acima,pode ocasionar a longo prazo, algum problema para câmbio?? valeu!!

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Mensagem por PauloEduardo Dom maio 07, 2017 9:29 am

Não procede. Pode colocar nestas posições à vontade. O fluxo cessa em várias partes do câmbio responsáveis pela movimentação do carro apenas. Nas outras permanece.

E conforme pedido mais acima informo que estou trancando este tópico.
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Mensagem por jonywake Dom maio 07, 2017 1:26 pm

Boa tarde pessoal! estou querendo efetuar a troca do óleo do cvt do meu sentra, esta com 62000 km esta tudo normal mais a prevenção é tudo, sou de Pres.Prudente, temos uma CCV me deram 3 horas de MO mais não recebi ainda o valor das peças, tem uma oficina especializada em automático mais não senti firmeza pois a pessoal me passou um valor de R$ 1689,00, 2 dias para fazer o serviço e detalhe o que me deixou mais preocupado em vez da junta ele que ele não colocou no orçamento ia colocar cola... Gostaria se possível indicação de algum local para estar comprando as peças e óleo e a MO tenho um amigo que trabalha na CCV da hyndai que só meche com a linha automatica da marca e faria a troca do óleo.

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Mensagem por marvels Ter maio 09, 2017 8:42 am

jonywake escreveu:valor de R$ 1689,00

meu jesus.... que absurdo de caro. fiquei até com medo do carro novo que estou comprando com cambio cvt

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Mensagem por Julio Hegedus Qui maio 11, 2017 7:49 am

jonywake escreveu:Boa tarde pessoal! estou querendo efetuar a troca do óleo do cvt do meu sentra, esta com 62000 km esta tudo normal mais a prevenção é tudo, sou de Pres.Prudente, temos uma CCV me deram 3 horas de MO mais não recebi ainda o valor das peças, tem uma oficina especializada em automático mais não senti firmeza pois a pessoal me passou um valor de R$ 1689,00, 2 dias para fazer o serviço e detalhe o que me deixou mais preocupado em vez da junta ele que ele não colocou no orçamento ia colocar cola... Gostaria se possível indicação de algum local para estar comprando as peças e óleo e a MO tenho um amigo que trabalha na CCV da hyndai que só meche com a linha automatica da marca e faria a troca do óleo.

Olá, oque as vezes fazem é não trocar a junta, pois a original é metalica e é ótima além de nem sempre precisar trocar, dependendo muito do jeito que a tira. Nesse caso eles colocam mesmo somente a cola, mas "junto" com a junta.
O preço está realmente muito acima do cobrado geralmente por oficinas especializadas (fora das CSS) que gira em torno de R$1.000,00 (trocando os quase 8 litros de oleo, os 2 filtros e MO). Troquei do meu e paguei esse valor, e coloquei o oleo Havoline CVT Full Synthetic (embalagem azul), e ficou muito bom. O zunido que apresentava nas grandes subidas (como a serra de santos) desapareceu.
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Mensagem por Camilo7588 Qui maio 11, 2017 2:15 pm

mah1201 escreveu:Boa noite galera!
Tenho um Sentra 2.0s 2012 cvt com 61000km e de uns dias pra cá estou com uma dor de cabeça enorme.
Fui viajar domingo passado pela primeira vez com ele, e na bandeirantes após uns 80km rodados o carro perdeu aceleração na subida, estava no piloto automático em 110km/h e percebi que o cambio não reduziu subindo a rotação, permaneceu nos 2000rpm e a velocidade caiu, acelerei manualmente e mesmo tentando o kick down não reduziu.... Desliguei o piloto automático e nada aconteceu! Entrei no primeiro posto e verifiquei tudo possível inclusive nível de óleo do câmbio e tudo estava ok, em N ou P o giro subia normalmente. Apesar do câmbio sempre chiar, como todos os outros sempre me incomodou, mas como diziam ser normal nunca liguei. Aproveite pra almoçar,  e após 1h peguei estrada novamente e tudo voltou ao normal, até mais ou menos uns 30km até voltar o defeito. Parei e acionei o seguro. Após retornar da viagem com o carro reserva, fui olhar e ele estava normal novamente, aproveitei pra levar num amigo que tem uma oficina de câmbio automático, dei umas esticadas, acelerei bastante pra ver se voltava o defeito e nada, tudo normal. Lá ele passou o aparelho e deu como se fosse pedal ou TBI. E nada mais. Voltei pra casa acelerando novamente, judiando até um pouquinho e após alguns quilômetros apresentou o defeito novamente, fui até a css, passamos o aparelho e deu o mesmo defeito, resetamos e reprogramamos tudo.

Bom, sou Mecânico, mas assumo que de câmbio automático só sei o básico, não me aventuro muito por essa área.

Mas, pensando como o tal, se fosse esse defeito se pedal ou TBI não apresentaria a qualquer momento? Carro quente, frio, rápido, devagar, percurso longo ou curto?

De lá pra cá, andei na cidade e não deu defeito, peguei trechos curtos de estrada e nada.

Então resolvi pegar estrada por mais tempo, então após pegar castelo branco, rodoanel e chegar até o km60 da bandeirantes estava ok, até que começa novamente. Ou seja, quase 100km e 1h de viajem pra apresentar o defeito.

Alguém pode me ajudar? Pq senão vai começar o troca troca de peças desnecessário e custoso, troca pedal, TBI, sensor, Bla Bla Bla a hora que percebe gastou mais que fazer o cambio inteiro.

conseguiu descobrir qual era o problema ou qual foi a solução pelo menos? estou na mesma situação, meu carro está numa especializada em Automático, deixei para fazer o diagnostico, mas como o problema se da em alta rotação e após uma meia hora de funcionamento, tenho receio que a leitura não seja eficaz. Muito li sobre o aquecimento do óleo do CVT, que faz o carro entrar no modo de emergência "Fail Safe", onde para prevenir outros problemas o carro fica limitando as rotações

no meu caso, quando inicia o problema, percebe-se um zunido ao acelerar e depois há esse corte na rotação, começa limitando na casa das 3mil rotações e vai diminuindo, ontem que eu estava voltando de Florianópolis para Curitiba tive que encostar o carro na Serra, pois não tinha força para subir e estava praticamente parando. Depois de uns 20 min com o carro desligado, voltou a funcionar normalmente por mais uns 10km, pelo menos o suficiente para terminar a Serra.

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Mensagem por jonywake Qua maio 17, 2017 4:54 pm

Caro, Julio muito obrigado pelas informações fiz a compra do kit de troca de óleo com os 2 filtros, 8 litros de óleo mais a junta por R$700,00 via ML e já recebi voufazer com um amigo que trabalha na CCV Hyundai só estou aguardando o tempo livre dele. Muito agradecido mesmo pelas informações.

Julio Hegedus escreveu:
jonywake escreveu:Boa tarde pessoal! estou querendo efetuar a troca do óleo do cvt do meu sentra, esta com 62000 km esta tudo normal mais a prevenção é tudo, sou de Pres.Prudente, temos uma CCV me deram 3 horas de MO mais não recebi ainda o valor das peças, tem uma oficina especializada em automático mais não senti firmeza pois a pessoal me passou um valor de R$ 1689,00, 2 dias para fazer o serviço e detalhe o que me deixou mais preocupado em vez da junta ele que ele não colocou no orçamento ia colocar cola... Gostaria se possível indicação de algum local para estar comprando as peças e óleo e a MO tenho um amigo que trabalha na CCV da hyundai que só meche com a linha automatica da marca e faria a troca do óleo.

Olá, oque as vezes fazem é não trocar a junta, pois a original é metalica e é ótima além de nem sempre precisar trocar, dependendo muito do jeito que a tira. Nesse caso eles colocam mesmo somente a cola, mas "junto" com a junta.
O preço está realmente muito acima do cobrado geralmente por oficinas especializadas (fora das CSS) que gira em torno de R$1.000,00 (trocando os quase 8 litros de oleo, os 2 filtros e MO). Troquei do meu e paguei esse valor, e coloquei o oleo Havoline CVT Full Synthetic (embalagem azul), e ficou muito bom. O zunido que apresentava nas grandes subidas (como a serra de santos) desapareceu.

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Mensagem por rodrigobrovini Qua maio 17, 2017 5:38 pm

Jonywake, não troque a junta por essa do ML. A do ML é de papel e vai vazar. A junta original é metalica e pode ser reutilizada. Aconteceu comigo, só que o cara da oficina tb não sabia e jogou a minha junta fora, tive que comprar outra e na Nissan custa quase 800 reais, acabei comprando na Renault por 285,00

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Mensagem por leonardo lucas Sex maio 19, 2017 10:53 pm

curiosidade:o porta copos,fica junto ao câmbio,o que acontece,se virar um copo com líquido, em cima do câmbio?? já percebi, que tem umas frestas,que com certeza,o líquido vai passar...alguém sabe, se existe alguma proteção interna??

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Mensagem por WilsonM Sáb maio 20, 2017 9:39 am

kkk boa pergunta leonardo.
é pouco liquido que cairia, eu acho, não deve trazer muito problema não.

eu tenho usado o porta-copos, apesar de não gostar de comer e beber dentro do carro, neste verão acabou sendo necessário usar, congestionamentos terríveis e mesmo viagens curtas pedem que a gente se hidrate adequadamente. Não caiu nenhuma vez nenhuma gotinha.
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Mensagem por PauloEduardo Dom maio 21, 2017 12:30 pm

No B16? O câmbio não fica ali. Isso é coisa de Chevette, kkk. Fica lá na frente ao lado do motor. E fique tranquilo pois é bem vedado contra água senão qualquer chuva já o arruinaria. Se entornar água ali no porta copos acredito que ela simplesmente cairá na rua.


Última edição por PauloEduardo em Dom maio 21, 2017 9:46 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por kbeloto Dom maio 21, 2017 7:13 pm

Kkkkkk coisa de chevete é ótimo. O câmbio nem passa ali por baixo.
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Mensagem por leonardo lucas Seg maio 22, 2017 12:21 am

valeu!!! fico mais tranquilo,em saber que há uma proteção interna, no câmbio do meu chevetinho...kkkkk.

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Mensagem por Elder Seg maio 22, 2017 3:46 pm

Comprei meu sentra há 3 dias e acho que entrei numa fria, acabei confiando demais na palavra do antigo dono. Senti um cheiro de queimado quando parei o carro na garagem. Fui verificar o óleo do cvt e está com um leve cheiro de queimado. Levei em uma oficina de automáticos em Osasco, o dono andou comigo e disse que o barulho e falha na lenta poderia ser coxim do motor. Deixei o carro e ele me passou um orçamento com troca de dois coxins, um do motor e outro do câmbio. E disse que teria que fazer o câmbio e gastaria em torno de R$ 6.000,00. Vi aqui no forum que muitos problemas se resolvem com a troca do óleo e filtros o sentra é 2012 e está com 89k, acho que o antigo dono nunca trocou o óleo. Será que no meu caso a troca de óleo e filtros não resolverá o problema?

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Mensagem por WilsonM Seg maio 22, 2017 4:03 pm

talvez resolva sim, mas é meio loteria. Como o fluido do câmbio queimou, teria de fazer um flush, com umas três trocas sucessivas para tentar remover o máximo do fluido velho possível, o que acaba ficando bem caro.

na hora de trocar o filtro de cartucho é hora de ver os imãs, um motor bem tratado quase não tem limalhas. ´Bom fazer também o teste de stall, para ver se o conversor de torque está legal, no teste a rpm deve ficar aí pelos 2.500 giros.
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