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Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
pimenta59 escreveu:Isso é a instantânea? A minha instantânea no cutoff trava em 30km/l...
Isso é uma média (average), só com a parte que interessava...por isso dizem que 97,3% das estatísticas são forjadas. As duas fotos tem diferença de menos de 30 segundos. Foi só pra constatar o corte de combustível e tinha que ser no limite máximo do marcador...tenho várias fotos com AVG 21km/l, 27k/l, 36km/l, 66km/l usando combustível E70. Por isso o tópico consumo de combustível é tão controverso e cheio de polêmicas...ninguém está mentido, só constatando...kkk
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Jamais observei valores superiores a 30 km/L. Já peguei descidas longas e sempre dirijo com o instantâneo ativo no mostrador.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Valores máximos no pc de bordo para o consumo:
* instantâneo = 30 kmL
* AVG = parece que vai até 99,9 kmL
Voltei a mexer com calma no Torque + plugin Nissan, dá pra pegar a temperatura do óleo, no meu ficou o máximo entre 95º - 102ºC.
* instantâneo = 30 kmL
* AVG = parece que vai até 99,9 kmL
Voltei a mexer com calma no Torque + plugin Nissan, dá pra pegar a temperatura do óleo, no meu ficou o máximo entre 95º - 102ºC.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Estranho no instantâneo morrer em 30 km/L e na média mostrar maior. Matematicamente impossível, mas... quanto ao valor médio ainda não testei.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Leofvidal, o instantâneo não morre nos 30 Kpl, o que limita é o marcador do march...matematicamente é possível: só depende da amostra e foi o que fiz.
A minha amostra foi (só) na desaceleração (freio motor): é só zerar o seu AVG em movimento no início da serra (descida/declive) e registrar no fim ou filmar o percurso...o máximo que consegui foi o que registrei 99,9 Kpl que é o limite do marcador(AVG). Teoricamente o consumo é zero (medido na tomada OBD) e daí com um declive acentuado e longo não gastaríamos nem uma "gota" de combustível...
Dá uma olhada no gráfico (torque pro) e veja o consumo instantâneo (em vários momentos acima de 30 Kpl):
A minha amostra foi (só) na desaceleração (freio motor): é só zerar o seu AVG em movimento no início da serra (descida/declive) e registrar no fim ou filmar o percurso...o máximo que consegui foi o que registrei 99,9 Kpl que é o limite do marcador(AVG). Teoricamente o consumo é zero (medido na tomada OBD) e daí com um declive acentuado e longo não gastaríamos nem uma "gota" de combustível...
Dá uma olhada no gráfico (torque pro) e veja o consumo instantâneo (em vários momentos acima de 30 Kpl):
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
icefly25 escreveu:
Voltei a mexer com calma no Torque + plugin Nissan, dá pra pegar a temperatura do óleo, no meu ficou o máximo entre 95º - 102ºC.
Dá uma olhada nesse gráfico Viscosidade x Temperatura:
Última edição por nakay em Sáb Jul 02, 2016 9:45 am, editado 1 vez(es)
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Na prática, realmente é possível ter um consumo instantâneo maior que os 30 km/L, mas não sei porque a Nissan truncar essa informação no painel. Como tem dois ODO, sinto falta de outro AVG pra pequenas rotas.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
nakay escreveu:icefly25 escreveu:
Voltei a mexer com calma no Torque + plugin Nissan, dá pra pegar a temperatura do óleo, no meu ficou o máximo entre 95º - 102ºC.
Dá uma olhada nesse gráfico Viscosidade x Temperatura:
Interessante isso.
Com a leitura da temp de óleo, saquei o porque da Nissan mandar trocar em metade do tempo (6 meses ou 5 mil km) o óleo se o trajeto for inferior a 6 km.
Em menos de 6km o motor não chega no regime ideal de temperatura; meus trajetos hoje em dia estão batendo cravado 6km e ao longo de 15-20 min eu vou monitorando as temperaturas do liquido de arrefecimento (vermelho) e do óleo (azul); só na metade do percurso começa a aumentar.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
icefly25 escreveu:
...Com a leitura da temp de óleo, saquei o porque da Nissan mandar trocar em metade do tempo (6 meses ou 5 mil km) o óleo se o trajeto for inferior a 6 km.
Em menos de 6km o motor não chega no regime ideal de temperatura; meus trajetos hoje em dia estão batendo cravado 6km e...
Não consigo entender isso...mesmo que andar mais, é necessário passar por esta "fase fria".
Mudei o gráfico acima Viscosidade x Temperatura para alguns óleos usados nos marchs/nissans...analisando, a primeira partida, com uma temperatura ambiente em torno de 25°C, a viscosidade está, em torno de, 10 vezes a maior que a ideal. Daí, dessa análise superficial, o ideal, é escolhermos o óleo de menor viscosidade nessa fase fria, onde os "especialistas" dizem que é onde ocorre 90% do desgaste do motor.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
é mesmo, nakay.
aliás, eu sempre achei que o óleo se deteriorasse por conta do aquecimento, se o carro nem aquecer direito nem haveria tanto dano ao óleo.
Será que manter o óleo aquecido na temperatura ideal por períodos mais longos ajuda a preservar ou reconstituir o óleo?
aliás, eu sempre achei que o óleo se deteriorasse por conta do aquecimento, se o carro nem aquecer direito nem haveria tanto dano ao óleo.
Será que manter o óleo aquecido na temperatura ideal por períodos mais longos ajuda a preservar ou reconstituir o óleo?
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Minha preocupação não é relacionada à viscosidade na fase fria ou quente.
A questão dos 6km é, menos que isso já cai no uso severo porque o óleo não chega na temperatura ideal de serviço, obrigando trocas a cada 6 meses ou 5 mil km, contra 1 ano ou 10 mil km do uso normal.
Trajetos mais curtos = trocas de óleo mais cedo
Trajetos mais longos = trocas mais prolongadas
Na verdade eu nem espero 1 ano ou 10 mil km, eu troco em 9 meses ou 7,5 mil km, mas se continuar a fazendo percurso curto, menor que 6 km vou ter de minuir para 6 meses ou 5 mil km.
A questão dos 6km é, menos que isso já cai no uso severo porque o óleo não chega na temperatura ideal de serviço, obrigando trocas a cada 6 meses ou 5 mil km, contra 1 ano ou 10 mil km do uso normal.
Trajetos mais curtos = trocas de óleo mais cedo
Trajetos mais longos = trocas mais prolongadas
Na verdade eu nem espero 1 ano ou 10 mil km, eu troco em 9 meses ou 7,5 mil km, mas se continuar a fazendo percurso curto, menor que 6 km vou ter de minuir para 6 meses ou 5 mil km.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Eu já troco com 5.000 km ou 6 meses o que chegar primeiro e filtro toda troca..afinal pouco mais de 100,00 tudo ..melhor prevenir que remediar..mas é claro que se roda pouco e trajetos curtos seu oleo estraga primeiro, tendo em vista como base o oleo de cozinha...se vc fritar por varias hrs seguidas muito mesmo com mesmo oleo vc frita bem...se fritar um pouco apaga fogo e depois liga denovo e este oleo já esfriou e ai sucessivamente com menos de 1/5 da mesma qtidade de fritura perderá o poder de esquentar e fazer a fritura direito e estragar a fritada ou enxarcar ..kkk..desculpe a comparação...mas quem já teve ou tem bar, cozinha ou restaurante sabe do que falo..kkk
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
kkkk essa comparação é boa....
sabe lá em casa eu que piloto o fogão. Fritura por imersão é meio raro fazer, mas quando faço eu re-uso o óleo algumas vezes sim, só fico de olho no tal do "ponto de fumaça", quando o óleo começa a queimar.
mas a dúvida permanece quanto ao óleo de motor , formulando a pergunta de outra forma.
Suponha dois motoristas, que usam o carro de manhã para ir ao trabalho, e outra vez à tarde para voltar para casa. Em 6 meses, ambos vão dar as mesmas 360 partidas no motor passando pela "fase fria" o mesmo número de vezes, ainda que o primeiro carro percorra 100 km/dia, e o segundo carro apenas 10km/dia.
ou no exemplo do restaurante, duas cubas. A primeira liga-se 10 vezes e desliga-se antes de chegar a 100 graus. A segunda liga-se 10 vezes também, mas fica uns minutos a 100 graus. Qual das duas cubas, no final do dia vai ter o óleo mais prejudicado?
dito de outra forma, não é o número de vezes na fase fria que parece causar o dano ao óleo de motor.
E realmente, óleo de motor é muito barato, mais conveniente é trocar mesmo o mais frequente possível.
sabe lá em casa eu que piloto o fogão. Fritura por imersão é meio raro fazer, mas quando faço eu re-uso o óleo algumas vezes sim, só fico de olho no tal do "ponto de fumaça", quando o óleo começa a queimar.
mas a dúvida permanece quanto ao óleo de motor , formulando a pergunta de outra forma.
Suponha dois motoristas, que usam o carro de manhã para ir ao trabalho, e outra vez à tarde para voltar para casa. Em 6 meses, ambos vão dar as mesmas 360 partidas no motor passando pela "fase fria" o mesmo número de vezes, ainda que o primeiro carro percorra 100 km/dia, e o segundo carro apenas 10km/dia.
ou no exemplo do restaurante, duas cubas. A primeira liga-se 10 vezes e desliga-se antes de chegar a 100 graus. A segunda liga-se 10 vezes também, mas fica uns minutos a 100 graus. Qual das duas cubas, no final do dia vai ter o óleo mais prejudicado?
dito de outra forma, não é o número de vezes na fase fria que parece causar o dano ao óleo de motor.
E realmente, óleo de motor é muito barato, mais conveniente é trocar mesmo o mais frequente possível.
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
WilsonM escreveu:é mesmo, nakay.
aliás, eu sempre achei que o óleo se deteriorasse por conta do aquecimento, se o carro nem aquecer direito nem haveria tanto dano ao óleo.
Será que manter o óleo aquecido na temperatura ideal por períodos mais longos ajuda a preservar ou reconstituir o óleo?
A confusão é que está no manual: "a utilização em trechos curtos é considerado uso severo" -isso não tem sentido (é o mesmo que dizer que não usar, estraga mais rápido).
Em teoria, o que "estraga" o óleo é sua contaminação seja por umidade, sujeira, poeira e principalmente por partículas metálicas desprendidas pela alta viscosidade na fase fria...é só ver a cor do óleo (que é confundida com queima do óleo).
Penso que, com os sintéticos e motores atuais, a fase quente tem pouco efeito na deterioração química do óleo devido a sua grande estabilidade...
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
O óleo também entra em contato com combustível, gasolina ou etanol, e não esqueçam que na gasolina tem etanol (27,5%) e no etanol tem água (acho que uns 7%), isso vai degradando a qualidade do óleo ao longo dos kms e tempo; pra melhor dar conta disso, surgiram os óleos ILSAC GF5, que prometem menos desgaste.
Se eu cair no uso severo pretendo seguir a recomendação da Nissan e de praticamente todas as montadoras de trocar na metade do tempo e km.
Não esqueçam do caso VW com motor EA111 (1.0 e 1.6) que a VW esqueceu de testar em regime severo e mandava trocar oleo com 7,5 mil km ou 15 mil km em uso severo e normal; soma isso com um projeto ruim que faz criar borra no motor, tá criado o BO.
Se eu cair no uso severo pretendo seguir a recomendação da Nissan e de praticamente todas as montadoras de trocar na metade do tempo e km.
Não esqueçam do caso VW com motor EA111 (1.0 e 1.6) que a VW esqueceu de testar em regime severo e mandava trocar oleo com 7,5 mil km ou 15 mil km em uso severo e normal; soma isso com um projeto ruim que faz criar borra no motor, tá criado o BO.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
ice, acho que pode ser por aí.
como o óleo contamina, quanto mais tempo em temperatura ideal funcionar o motor, maiores as chances de volatizar/queimar os componentes indesejados do óleo.
como o óleo contamina, quanto mais tempo em temperatura ideal funcionar o motor, maiores as chances de volatizar/queimar os componentes indesejados do óleo.
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Entendi Icefly,
Só estou questionando a justificativa para a "severidade" da Nissan...a quilometragem, a troca antecipada está correta.
Entendi que as trocas devem ser feitas diretamente relacionadas aos níveis de contaminantes (sólidos, líquidos, gasosos) independente da fonte...como não temos como fazer uma análise físico-química, ficamos atrelados à kilometragem ou tempo indicado pelo fabricante.
Veja no caso do micra canadense, com melhor eficiência energética na combustão (dupla injeção direta) e consequente menor contaminação é indicada a troca do óleo com 8 mil Km...qual a razão disso?
Com relação ao óleo, a gráfico é com valores reais de óleo 5W-30 SN ISALC GF-5...se fosse só com esse parâmetro, escolheria o "vermelho" (viscosidade menor na fase fria).
Só estou questionando a justificativa para a "severidade" da Nissan...a quilometragem, a troca antecipada está correta.
Entendi que as trocas devem ser feitas diretamente relacionadas aos níveis de contaminantes (sólidos, líquidos, gasosos) independente da fonte...como não temos como fazer uma análise físico-química, ficamos atrelados à kilometragem ou tempo indicado pelo fabricante.
Veja no caso do micra canadense, com melhor eficiência energética na combustão (dupla injeção direta) e consequente menor contaminação é indicada a troca do óleo com 8 mil Km...qual a razão disso?
Com relação ao óleo, a gráfico é com valores reais de óleo 5W-30 SN ISALC GF-5...se fosse só com esse parâmetro, escolheria o "vermelho" (viscosidade menor na fase fria).
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
8 mil km = 5 mil milhas
Essa troca pra eles é regime normal ou severo?
Essa troca pra eles é regime normal ou severo?
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Essa é a recomendação (regime normal) do manual. O óleo é o mesmo 5W-30, apenas 3,5 litros (?) com a troca do filtro.
Eu diria que lá, o regime normal, deve ser considerado severo: em determinadas épocas chega a -30°C, daí (acho) que a troca é explicada em uma menor Km que os nossos. A polêmica é a mesma...alguns trocam com 5 mil Km, outros só na recomendação nissan.
http://micra-forum.com/showthread.php/334-Micra-Oil-Change-(easy-DIY-How-to-oil-filter-part-numbers)
Eu diria que lá, o regime normal, deve ser considerado severo: em determinadas épocas chega a -30°C, daí (acho) que a troca é explicada em uma menor Km que os nossos. A polêmica é a mesma...alguns trocam com 5 mil Km, outros só na recomendação nissan.
http://micra-forum.com/showthread.php/334-Micra-Oil-Change-(easy-DIY-How-to-oil-filter-part-numbers)
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Andei monitorando vários parâmetros com o "Graphing" nativo do torque pro. São funcionais para pesquisa momentânea, ruins para pesquisa de um período maior. O tipo "surface plot" fica travando, o "scatter chart nem consegui usar..
Baixei/comprei o plugin "Realtime Charts"... pra quem gosta de gráficos, vai se divertir -é possível misturar tudo, ajustar a escala, compactar, expandir, armazenar sem ter que fazer prints. Tudo é armazenado e depois é só analisar ponto a ponto ou compactado.
Um exemplo:
- percurso de 11,5 Km (início 4h 34min 41s - témino 5h 02min 00s) monitorando a evolução da temperatura do óleo motor e temperatura do líquido de arrefecimento:
é possível expandir e recuperar ponto a ponto (segundo/décimos)...
Baixei/comprei o plugin "Realtime Charts"... pra quem gosta de gráficos, vai se divertir -é possível misturar tudo, ajustar a escala, compactar, expandir, armazenar sem ter que fazer prints. Tudo é armazenado e depois é só analisar ponto a ponto ou compactado.
Um exemplo:
- percurso de 11,5 Km (início 4h 34min 41s - témino 5h 02min 00s) monitorando a evolução da temperatura do óleo motor e temperatura do líquido de arrefecimento:
é possível expandir e recuperar ponto a ponto (segundo/décimos)...
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Rodando com um pouco de Podium no tanque e um resto de aditivada que ainda tinha no tanque, a central realmente identifica uma gasolina melhor: o valor do LTFT foi pra -19,5 e estabilizou em -18,8 após alguns km; antes só com aditivada fica em -16,4.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
andando de domingo em São Paulo, dia muito tranquilo na cidade, um percurso de 33 km, o carro deu média de 11,2 km/l. Apesar de muitos semáforos durante o percurso, trânsito muito baixo, e percorri parte do percurso na marginal Pinheiros.
O LTFT insiste em ficar abaixo de -20%, quando dei a partida até estava em 19,5%, mas foi andar um pouco e estabilizou em -20,3%.
Esta temperatura de 16 graus também achei estranha, o dia estava bem mais quente do que isso.
Por fim, tem uma opção de mandar os dados no e-mail, escolhi o CSV, veio, só que um monte de dados que eu não entendi nada
O LTFT insiste em ficar abaixo de -20%, quando dei a partida até estava em 19,5%, mas foi andar um pouco e estabilizou em -20,3%.
Esta temperatura de 16 graus também achei estranha, o dia estava bem mais quente do que isso.
Por fim, tem uma opção de mandar os dados no e-mail, escolhi o CSV, veio, só que um monte de dados que eu não entendi nada
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Wilson no seu perfil, a gasolina tá setada só como gasolina ou como e20?
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
boa dica, vou conferir. Eu imaginava que o sistema se ajustaria sozinho, pois podemos usar qualquer proporção de álcool, mas provavelmente o firmware não é capaz de perceber a proporção exata.
No arquivo CSV que o torque me gerou, tem um monte de linhas que nem esta,
qual o significado destes números?
Sun Aug 14 16:24:43 GMT-03:00 2016,14-Aug-2016 16:25:32.787,-46.79934012,-23.53152932,0.25,13.0,718.0,238.3,-7.58542967,-1.68491948,6.32009411,0.04000419,
No arquivo CSV que o torque me gerou, tem um monte de linhas que nem esta,
qual o significado destes números?
Sun Aug 14 16:24:43 GMT-03:00 2016,14-Aug-2016 16:25:32.787,-46.79934012,-23.53152932,0.25,13.0,718.0,238.3,-7.58542967,-1.68491948,6.32009411,0.04000419,
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Desconfio que o seu está setado para gasolina e não como e20.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
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