Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Câmbio manual Sentra b16
Sistema de arrefecimento - Página 6 EmptyOntem à(s) 7:45 pm por Guilherme Souza Torelli

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Sistema de arrefecimento - Página 6 EmptyOntem à(s) 7:28 pm por Guilherme Souza Torelli

» Benvindos colegas! Apresente-se aqui!
Sistema de arrefecimento - Página 6 EmptyOntem à(s) 7:17 pm por Guilherme Souza Torelli

» Diagrama do chicote do som Versa
Sistema de arrefecimento - Página 6 EmptyOntem à(s) 3:11 pm por arai

» Erro no sistema 4WD - Frontier Attack 2021
Sistema de arrefecimento - Página 6 EmptyOntem à(s) 11:56 am por Alesson

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Sistema de arrefecimento - Página 6 EmptyQua Abr 24, 2024 1:57 pm por waldir.bacaicoa

» O porta malas não trava
Sistema de arrefecimento - Página 6 EmptyQua Abr 24, 2024 1:52 pm por WilsonM

» Consumo Sentra B17 (Novo Sentra)
Sistema de arrefecimento - Página 6 EmptyQua Abr 24, 2024 8:08 am por andre fachini

» carros chineses e coreanos fazendo concorrencia Nissan
Sistema de arrefecimento - Página 6 EmptyQua Abr 24, 2024 4:50 am por Dagoberto

Inscreva-se!


Sistema de arrefecimento

+76
andre.pierry
Hender_RS
Bruno Sena
Carlos Berardinelli
limafabioh
J.Junior
Mágdiel Oliveira
Riconcio
Everton
rodrigossilva1
Rafaelspr
luuuuucas
TiagoAlves
Wilson de Assis
Frankalexandre
HumbertoROV
Marcio Souza
douglasreis2002
Bruno Meireles
Murilo Carvalho
Carlos Xasv
PabloJr
MondeoMan
dtyonline
MartinezAraujo
romanoscs
JeffRS
Leandro Bezerra
Fernando
Pedro Zzi
Elthon
Baco23
Augusto Diniz
Wally
JEAN CARLO
pfabio
Welington Fernando
sergio sentra
Bansi
Volnir
pimenta59
frksalles
CesinhaRJ
Lázaro Gomes
José Carlos
adaolinkin
Rene Cavalcanti
absilva
raphaelrrc93
LennoX_MS
allanstolt
PauloEduardo
FRDR (Fábio)
Bruno Levino
Catatau
nakay
lenhador2001
William
taguera
Alexandre
WilsonM
MRB
Marpers
limafranco1
mmalafaia
diegofersilva
zefelino
James T. Kirk
Akira Oshiro
kbeloto
Paul PAL
nickandrei
icefly
Luiz Marini
andre fachini
Tiago Machado
80 participantes

Página 6 de 17 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 11 ... 17  Seguinte

Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por James T. Kirk Ter Mar 15, 2016 4:44 am

Faça a limpeza pesada com água da torneira até a água começar a sair bem limpa, depois utilize algum produto do tipo "limpa radiador" para completar a limpeza pesada (retire o excesso do produto com água da torneira mesmo). Depois de limpo o sistema, faça a troca da água da torneira por água destilada/deionizada/desmineralizada e aditivo na proporção recomendada.
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por taguera Ter Mar 15, 2016 4:58 pm

James, vou fazer isso, acabei esquecendo de falar mas acho um desperdicio colocar agua desmineralizada pura pra limpar o sistema, podemos fazer isso com agua normal e despois esgotar o maximo que conseguir.

Bom vamos lá hoje terminei de compras as coisas:

3 litros de aditivo delphi (cada litro 21,00 no koga koga)
4 litros de agua desmineralizada (2,80 cada)

4 latinhas de cerva,1,95 cada na promoção (precisa gelar diferente do radiador) hahaha

Total: R$ 74,20 do arrefecimento do meu carro + 7,80 do liquido de arrefecimento do meu rim HAHAHAHA


Primeiramente vou esgotar a agua no dreno (mesmo que o Akira achou), vou deixar aberto e ligar a mangueira até sair agua limpa, depois completo de agua, ligo o carro e deixo agir até ventoinha armar 1 vez. Após "esfriar", esgoto denovo e faço o processo novamente com agua normal, só que dessa vez vou deixar armar 2 vezes, creio que nao vou precisar do terceiro processo e recomendo vocês nao usarem esses limpadores pesados, ainda mais quem nao tem o historico do carro. No meu carro anterior (gol) comprei esses limpa radiador da bardhal, limpou tanto que ferrou a bomba dagua.

Quero deixar claro que nao é que sou contra esses produtos, sou a favor sim mas em carro de procedência. Alias, se você soubesse a procedencia nem precisaria usar isso, correto? Ja estaria no aditivo correto.


Abraços.

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por taguera Ter Mar 15, 2016 5:01 pm

nakay escreveu:No caso de correções, num sistema relativamente "limpo", acredito que com duas ou três trocas parciais resolvam o problema...

Num outro carro fui negligente e quase não fiz manutenção preventiva no sistema de arrefecimento...quando vi, estava um "lamaçal". Neste caso, como fazer a lavagem/limpeza do sistema sem a utilização de água "torneiral"?


Neste caso Nakay é como o James explicou ai sim vale a pena esses "limpa radiador".

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por nakay Ter Mar 15, 2016 7:08 pm

James T. Kirk escreveu:Faça a limpeza pesada com água da torneira até a água começar a sair bem limpa, depois utilize algum produto do tipo "limpa radiador" para completar a limpeza pesada (retire o excesso do produto com água da torneira mesmo). Depois de limpo o sistema, faça a troca da água da torneira por água destilada/deionizada/desmineralizada e aditivo na proporção recomendada.

Então James, o problema é que fiz essa limpeza...em poucos dias fica sujo novamente. Não usei esses produtos "radiador flush", acho que na próxima usarei...ou vou procurar ajuda especializada nesse tipo de serviço.
Obrigado.
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por icefly Ter Mar 15, 2016 7:58 pm

Se só a água não está sendo suficiente pra limpar, então acho , que seria caso de usar o produto limpa radiador.

Se surgir vazamento após a limpeza, a culpa não é da limpeza, esses produtos limpam tudo mesmo, até as incrustações que podem estar "segurando" vazamentos.

Eu também faria com água normal, já a água definitiva seria a desmineralizada/destilada isso se for usar um aditivo concentrado (esses precisam ser diluídos).
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por Akira Oshiro Ter Mar 15, 2016 8:04 pm

No meu carro logo que comprei fui dar uma olhada no sistema de arrefecimento, para meu espanto estava com uma cor estranha a e um odor muito forte
Bom, acredito que só foi completado com água, foi ai que tive a brilhante ideia de colocar um flush da bardahl no radiado. Este flush ficou no sistema durante 7 dias, após este período abri a torneirinha e esgotei todo o liquido.
Lavei o radiador apenas com água e completei com mistura de 50/50.
O aditivo utilizado foi o Bardahl long life orgânico na cor rosa.
Rodei aproximadamente 4mil km, abri novamente a torneira, esgotei todo o liquido e novamente coloquei a mistura nova na mesma proporção 50/50.
Agora estou pensando se consegui tirar todo o flush do sistema ou se vou ter que esgotar novamente.
Duro de tudo é que a água paguei 6 reais o litro e 26 reias no aditivo concentrado.
Portanto não fica muito barato.

Akira Oshiro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 19/10/2015
Idade : 42
Localização : São João da Boa Vista

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por nakay Ter Mar 15, 2016 9:03 pm

Alguém já utilizou algum tipo de máquina para limpeza do sistema de arrefecimento muito contaminado?  Alguma coisa do tipo:
Sistema de arrefecimento - Página 6 Maacutequina%20limpeza%20arrefecimento_zps2snozvpd
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por icefly Qua Mar 16, 2016 4:41 am

WilsonM escreveu:na fórmula da embalagem do líquido da Nissan, eles afirmam que a composição do fluido é:

- etilenoglicol
- inibidores de corrosão e ferrugem
- coadjuantes

engraçado, não lista água como componente.

Segue o pdf do liquido da Nissan (link), código BRPRT20078 ou BRPRT20079; e no site da STP (link); ai recomenda usar água pura pra enxague do sistema, antes de usar o aditivo definitivo.
E diz que é verde, mas pra mim parece azul  Suspect

Sistema de arrefecimento - Página 6 P_20151113_153524-Sistema de arrefecimento - Página 6 P_20151113_153647

Detalhes:

DESCRIÇÃO E APLICAÇÃO
• Fluido a base de monoetilenoglicol para sistemas de arrefecimento;
• O Fluido para arrefecimento Nissan Long Life Coolant possui aditivos para
funcionamento ideal do sistema de arrefecimento. Contem aditivos como antiespumante e
antiferrugem;
• É o Fluido usado pela montadora durante o primeiro enchimento do sistema de
arrefecimento;
• Recomendamos na troca do fluido, drenando o fluido usado e completando com água pura.
Drenar novamente toda a água e completar o sistema com fluido puro, sem adição, produto
pronto para uso.

BENEFÍCIOS
- Proteção extra para componentes metálicos do sistema;
- Evita fervura, evaporação e congelamento do fluido;
- Lubrifica a bomba-d’água e a válvula termostática;
- Preserva e evita ressecamento de mangueiras e borrachas do sistema;
- Excelente proteção contra cavitação;
- Evita problemas causados por superaquecimento, como queima de juntas, fusão, cabeçotes
danificados, garantindo maior proteção a todos os componentes do sistema.

CARACTERÍSTICAS TÍPICAS
Estado físico: Líquido translucido
Cor: Verde
Odor: Característico.
pH tal qual: 7,5 – 11,5
Densidade (20°C): 1,040 – 1,080 g/ml
Solubilidade: Solúvel em água
Ponto de ebulição: >155°C
Ponto de congelamento: -25 ± 5°C

PROPRIEDADES FISICO-QUÍMICAS
Estado físico: Líquido.
Cor: Verde
Odor: Específico do produto
Ponto de fusão: <. – 18 ºC
Ponto de ebulição (1013 mbar): >155 °C
Ponto de fulgor: > 100 °C
Temperatura de decomposição: N.D.
Temperatura de Ignição: > 200 ºC
Limites de inflamabilidade: Inferior: 3% - Superior: 15% (v/v)
Densidade (20°C): 1,000 - 1,130 g/cm3

Densidade relativa dos vapores (ar=1): N.D.
Solubilidade em água: Solúvel
Solubilidade em outros solventes: Miscível em muitos solventes orgânicos.
Vapor pH: 7,00 – 9,00
Viscosidade: (20ºC) 20 – 30 mm2/s
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por James T. Kirk Qua Mar 16, 2016 5:12 am

nakay escreveu:
James T. Kirk escreveu:Faça a limpeza pesada com água da torneira até a água começar a sair bem limpa, depois utilize algum produto do tipo "limpa radiador" para completar a limpeza pesada (retire o excesso do produto com água da torneira mesmo). Depois de limpo o sistema, faça a troca da água da torneira por água destilada/deionizada/desmineralizada e aditivo na proporção recomendada.

Então James, o problema é que fiz essa limpeza...em poucos dias fica sujo novamente. Não usei esses produtos "radiador flush", acho que na próxima usarei...ou vou procurar ajuda especializada nesse tipo de serviço.
Obrigado.
Parece que só usando um " limpa radiador" mesmo. Mesmo limpando tudo, ainda fica ferrugem/sugeira no sistema que, com o tempo, acaba se soltando novamente. Após a limpeza, o sistema deve ser monitorado, pois pode ser que surja vazamentos, pois o sistema já está comprometido e, como bem frisou o colega icefly25, não será culpa do aditivo e sim da falta de manutenção do sistema de arrefecimento.
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por PauloEduardo Qua Mar 16, 2016 7:43 am

O fluído Nissan é orgânico ou inorgânico? E como esvaziar toda a água (que foi usada na limpeza) do sistema antes de aplicá-lo?
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por James T. Kirk Qua Mar 16, 2016 8:10 am

Ao meu ver, fluido inorgânico é o mesmo que fluido sintético, logo, como o fluido da Nissan é a base de etilenoglicol, ele é orgânico, tecnologia OAT (Organic Acid Technology), pois tem longa duração.
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por PauloEduardo Qua Mar 16, 2016 12:04 pm

Organic Acid Technology - Bom, o próprio nome já diz tudo.

Mas a questão do esvaziamento total permanece. Com água residual no sistema, aplicar qualquer tipo de aditivo já diluído fica complicado pois a água que permanece irá diluir o aditivo ainda mais.

Por isso, na época que fiz a troca optei pelo Delphi Rosa, que segundo consta é bem cotado no mercado.

Na próxima talvez coloque o próprio STP, já que é o mesmo do original Nissan, que por sua vez poderia comprar também e deixar só para completar quando necessário.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por taguera Qua Mar 16, 2016 1:20 pm

Pessoal surgiu uma duvida ontem .

Fiz o procedimento de um ciclo pq nao deu tempo ainda de fazer tudo.

Quando fiquei esperando armar a ventoinha eu vi que o sentra tem 2 ventoinhas e a que armou foi a do lado esquerdo (motorista) e a do lado direito nao mexeu.

Pensei que ela era do ar condicionado, até liguei ele e tbm armou a ventoinha da esquerda.

O que pode ser?

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por James T. Kirk Qua Mar 16, 2016 7:28 pm

PauloEduardo escreveu:Organic Acid Technology - Bom, o próprio nome já diz tudo.

Mas a questão do esvaziamento total permanece. Com água residual no sistema, aplicar qualquer tipo de aditivo já diluído fica complicado pois a água que permanece irá diluir o aditivo ainda mais.

Por isso, na época que fiz a troca optei pelo Delphi Rosa, que segundo consta é bem cotado no mercado.

Na próxima talvez coloque o próprio STP, já que é o mesmo do original Nissan, que por sua vez poderia comprar também e deixar só para completar quando necessário.
PauloEduardo, infelizmente não posso ajudar nessa, mesmo porque meu carro é um pouco diferente do Sentra, no caso do sistema de arrefecimento. Nos carros que o sistema está limpo, eu faria o seguinte: comprar uns 20L de água desmineralizada ou deionizada ou destilada; retirar a maior parte do fluido velho, pela mangueira ou pelo reservatório de expansão; completar com a água pura; ligar o carro, andar com ele até que o fluido se dilua com a água; repetir esse procedimento até que só tenha água 100% pura no sistema; por fim, retirar mais ou menos a metade da água e completar com fluido concentrado de boa qualidade. Medir com um termodensímetro para verificar se está na proporção correta, após o fluido concentrado ter se misturado completamente com a água.
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por PauloEduardo Qua Mar 16, 2016 10:32 pm

Foi mais ou menos o que fiz. Só não medi com termodenímetro porque a oficina não tinha. Foi colocado 50%/50% água/aditivo.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por Catatau Qui Mar 17, 2016 7:51 pm

alguém conhece esse??? vende na autozone, preço acessível

Sistema de arrefecimento - Página 6 Antifreeze_longlife5050_250x410-4%20%281%29

Catatau

Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por James T. Kirk Sáb Mar 19, 2016 7:53 am

taguera escreveu:Pessoal surgiu uma duvida ontem .

Fiz o procedimento de um ciclo pq nao deu tempo ainda de fazer tudo.

Quando fiquei esperando armar a ventoinha eu vi que o sentra tem 2 ventoinhas e a que armou foi a do lado esquerdo (motorista) e a do lado direito nao mexeu.

Pensei que ela era do ar condicionado, até liguei ele e tbm armou a ventoinha da esquerda.

O que pode ser?
Creio que o segundo eletroventilador seja o referente ao segundo estágio de ventilação do radiador, que só deve acionar em certos momentos quando a central verificar a necessidade de seu acionamento. O MRB vai saber responder melhor.

PS: fiz a medição do fluido com o termodensímetr, agora pela manhã, e agora estou certo de que a proporção de aditivo está em 35%. Fazia 21º de temperatura no momento da aferição.
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por MRB Sáb Mar 19, 2016 9:36 am

Essa questão de eletroventilador, o sentra é complexo. (Só 5 relés para controlar kkkk)

Porque tem diversos estágios e ainda variam conforme pressão do gás do ar condicionado somado ainda a velocidade do carro.
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por PauloEduardo Sáb Mar 19, 2016 10:48 am

Rapaz, que carro complicado!!! Razz
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por taguera Seg Mar 21, 2016 9:33 am

James T. Kirk escreveu:
taguera escreveu:Pessoal surgiu uma duvida ontem .

Fiz o procedimento de um ciclo pq nao deu tempo ainda de fazer tudo.

Quando fiquei esperando armar a ventoinha eu vi que o sentra tem 2 ventoinhas e a que armou foi a do lado esquerdo (motorista) e a do lado direito nao mexeu.

Pensei que ela era do ar condicionado, até liguei ele e tbm armou a ventoinha da esquerda.

O que pode ser?
Creio que o segundo eletroventilador seja o referente ao segundo estágio de ventilação do radiador, que só deve acionar em certos momentos quando a central verificar a necessidade de seu acionamento. O MRB vai saber responder melhor.

PS: fiz a medição do fluido com o termodensímetr, agora pela manhã, e agora estou certo de que a proporção de aditivo está em 35%. Fazia 21º de temperatura no momento da aferição.



Obrigado James, fico mais tranquilo, pensei que era algum problema... hahahaha

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por taguera Seg Mar 21, 2016 9:34 am

MRB escreveu:Essa questão de eletroventilador, o sentra é complexo.  (Só 5 relés para controlar kkkk)

Porque tem diversos estágios e ainda variam conforme pressão do gás do ar condicionado somado ainda a velocidade do carro.


Melhor eu nem entender, se ta no termometro uma temperatura boa e o eletroventilado ta funcionando (pelo menos um) entao ta certo... hahahaha

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por MRB Seg Mar 21, 2016 5:20 pm

Próximo sentra que aparecer eu faço um vídeo disso mostrando o funcionamento no scanner.
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por Alexandre Ter Mar 22, 2016 9:17 am

Boa ideia MRB, pelo menos assim poderemos mostrar aos atendentes das CCS pra ver se conseguem fazer o ajuste. Aproveita e coloca o do ajuste da lenta com o carro ligado e em D. Na última vez não conseguiram e me disseram que usam o Consult 3, que não disponibiliza esta função.

Alexandre

Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por James T. Kirk Sex Mar 25, 2016 6:51 am

Vi um vídeo no YT, não vou citar o nome do Youtuber, onde ele afirma que a troca térmica do fluido sintético, que tem em sua composição quase 100% de água é bem superior ao aditivo a base de etilenoglicol.

Ele faz um esperimento aonde é medido o tempo que demora para desarmar o eletroventilador com água pura e com aditivo a base de etilenoglicol no mesmo carro.

No caso da água, o eletroventilador desarma com 35s, já com etilenoglicol desarma com 45s e, por conta dessa diferença de tempo, ele afirma que o aditivo sintético, a base de polímeros, é mais eficiente, pois tem muito mais água em sua composição.

Aparentemente, tudo leva a crer que a eficiência em trocar calor da água é bem superior a água com etilenoglicol, mas até que ponto isso é bom para o motor? Será que o motor resfriando mais rápido não estará perdendo eficiência? Será que um motor que foi concebido para trabalhar com 50% de etilenoglicol não irá consumir mais combustível resfriando mais rápido?

Tenho minhas dúvidas se essa "eficiência" em diminuir o calor de um motor que "gosta" de trabalhar quente é boa mesmo e é por isso que não invento, coloco aditivo a base de etilenoglicol, que é o recomendado pelo fabricante do motor e bola pra frente.
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por WilsonM Sex Mar 25, 2016 12:34 pm

Acho que o etilenoglicol é importante pois eleva a temperatura de ebulição. Sem EG até em cidades como SP o liquido poderia ferver.. Com o EG a temperatura de ebulição na proporção de 50% vai a mais de 120 graus Celsius.

A agua e mais eficiente na troca termica, mas o EG é importante, possibilita ao motor funcionar em qqr altitude, ou em locais Onde faz Frio abaixo de zero.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12788
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 6 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 17 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 11 ... 17  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos