Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Nível do radiador - quente ou frio? EmptyHoje à(s) 2:29 pm por ygoran

» carro luxo Nissan Infiniti
Nível do radiador - quente ou frio? EmptyHoje à(s) 2:11 pm por Dagoberto

» novo Versa hibrido
Nível do radiador - quente ou frio? EmptyHoje à(s) 2:08 pm por Dagoberto

» Nissan hidrogenio
Nível do radiador - quente ou frio? EmptyHoje à(s) 2:07 pm por Dagoberto

» Nissan Leaf
Nível do radiador - quente ou frio? EmptyHoje à(s) 12:18 pm por Dagoberto

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Nível do radiador - quente ou frio? EmptyHoje à(s) 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

» Câmbio manual Sentra b16
Nível do radiador - quente ou frio? EmptyOntem à(s) 7:45 pm por Guilherme Souza Torelli

» Benvindos colegas! Apresente-se aqui!
Nível do radiador - quente ou frio? EmptyOntem à(s) 7:17 pm por Guilherme Souza Torelli

» Diagrama do chicote do som Versa
Nível do radiador - quente ou frio? EmptyOntem à(s) 3:11 pm por arai

Inscreva-se!


Nível do radiador - quente ou frio?

+8
Guih
nakay
pimenta59
ejamaro
leofvidal
PauloEduardo
WilsonM
icefly
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por icefly Qua Nov 04, 2015 10:45 am

Pessoal chequei o nível do sistema de arrefecimento do March 1.6 (HR16DE) e uns 5 minutos depois de desligar o motor vi que ele estava no meio caminho entre os níveis máximo e mínimo.
Meu carro tem 4 anos e 40 mil km.

No manual está previsto a 1ª troca com 80 mil km ou 8 anos Shocked acho muito longo esse prazo.

As dúvidas agora: é melhor verificar a quente ou a frio o nível? esse prazo não está muito longo? o fluído da Nissan é orgânico ou inorgânico?

Uma vez liguei na css  e eme passaram um valor entre R$ 35 - 40 pelo litro do aditivo genuíno da Nissan.

O nosso guru mrb em outro fórum comentou que pode usar o líquido de arrefecimento da Honda, que parece ser mais barato, quase R$ 20 o litro; se puder, para mim não seria problema pois em casa tem um Civic 1.6 que só usa peças originais.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por WilsonM Qua Nov 04, 2015 11:13 am

se der para ver a formulação e comparar, talvez dê para usar o da Honda sim.
Liquido de radiador tem dois componentes principais, etileno glicol e ácido hexoico.

Densidade e solubilidade do etilenoglicol são parecidos com água, daria até para imaginar que usar etilenoglicol puro seja possível. Só não dá para pensar em concentração inferior ao previsto pela Nissan.

acho normal que a troca seja feita com prazos longos, o etilenoglcol tem ponto de ebulição bem elevado, 197 graus celsius, e entra em combustão a coisa de 410 graus celsius, então ele é mais ou menos estável.

Trocar antes do prazo recomendável não fará mal ao carro, só ao bolso do dono.

em teoria, sempre me falaram para medir o nível com o carro frio, mas isso é mais sabedoria popular do que informação técnica.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12788
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por PauloEduardo Qua Nov 04, 2015 11:56 am

O problema do etilenoglicol é que a troca térmica não é tão eficiente quanto a da água. Por isso não é viável um sistema "full" ou com doses muito altas deste no líquido de arrefecimento.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por PauloEduardo Qua Nov 04, 2015 12:01 pm

Outro problema é que a troca nunca é 100%, pois uma boa quantidade de líquido fica presa dentro do motor por causa das válvulas fechadas. Daí teria que se trocar o líquido a quente, com o carro funcionando. Mas aí só com aquelas maquinetas movidas a água de torneira. Como adicionar o líquido pronto, Nissan ou Honda (ou que for) por uma máquina dessas?
Dizem que os motores Nissan tem um dreno do arrefecimento (fora o do radiador) mas nem sei se é verdade ou onde fica.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por icefly Qua Nov 04, 2015 12:14 pm

Lembrei de dar uma olhada no manual em pdf: a checagem é a frio, vou rechecar hoje e ver como está.

Só ficou a dúvida se o fluido da Nissan é orgânico ou inorgânico.

Conversando com o parente que tem o Civic e só usa peça e fluido originall, ele disse que o da Honda é orgânico e pra pronto uso; vende num galão de 3,8 litros por R$ 100.


Última edição por icefly25 em Dom Jan 08, 2017 10:56 am, editado 1 vez(es)
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por WilsonM Qua Nov 04, 2015 12:23 pm

eu aposto que o fluido original da Nissan é orgânico.
O produto sintético tem durabilidade menor.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12788
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por icefly Qua Nov 04, 2015 8:33 pm

Nível do radiador - quente ou frio? P_20151104_160400

Bom.... essa é a situação do meu motor HR16DE, abaixo da metade do mínimo - máximo.
Chequei antes da 1ª partida  do dia, carro com 40 mil km e 4 anos.

Se é pra trocar com 8 anos ou 80 mil km, terei de completar, tenho de comprar o fluido da Nissan, água destilada já tenho na garagem.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por PauloEduardo Qui Nov 05, 2015 10:52 am

Atenção com o fluído da Nissan ou Honda. Já vem diluídos na quantidade recomendada. Não podem ser misturados a água.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por WilsonM Qui Nov 05, 2015 11:04 am

é isso ai, PauloEduardo, eu nem estava entendendo o lance de ter água destilada para misturar.

A única razão para buscar uma concentração diferente, que eu me lembre, é no caso de alguém desejar fazer uma viagem pela Cordilheira dos Andes. Tenho um colega que me relatou que o fluido dele congelou numa parada durante viagem SP ao Santiago. Ele só percebeu porque isto acabou com o aquecimento de ar na cabine do carro dele. Mas o fluido descongelou rápido, bastou andar um pouco com o carro.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12788
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por icefly Qui Nov 05, 2015 11:22 am

Nível do radiador - quente ou frio? Fluido_de_arrefecimento_liquido_aditivo_para_rad Nível do radiador - quente ou frio? Fluido_de_arrefecimento_aditivo_radiador_nissan Nível do radiador - quente ou frio? Liquido_de_arrefecimento_honda_fit_pronto_para_u Nível do radiador - quente ou frio? Vffvci

Pois é: ontem de noite, pesquisei mais sobre o fluido Nissan e da Honda e vi que são de pronto uso, não precisa diluir; ia postar justamente sobre isso.

Dai fiquei em dúvida e fui de ler novo o manual; aquela redação no manual precisa ser melhorada, ficar um pouco mais clara  Evil or Very Mad

Algo do tipo "o fluido genuíno Nissan já é para pronto uso não precisar diluir; se usar um aditivo concentrado, diferente do genuíno, use as diluições abaixo".

Nível do radiador - quente ou frio? Screen_Hunter_53_Nov_04_10_51


Última edição por icefly25 em Dom Jan 08, 2017 10:57 am, editado 1 vez(es)
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por icefly Sex Nov 13, 2015 5:46 pm

Nível completado, devo ter colocado uns 400mL, mas não deixei topado no máximo.

Nível do radiador - quente ou frio? P_20151113_153524 - Nível do radiador - quente ou frio? P_20151113_153647

O mestre mrb me confirmou que o fluido da Honda é compatível com os Nissan, pode usar dele também.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por icefly Ter Jun 14, 2016 10:12 pm

Botei o nivel no máximo em novembro/2015 e agora em junho/2016 notei que desceu um pouco, completei de novo com 100 mL.

Estranho, pois não vejo sinal de vazamento, e não tem sinal de mistura com óleo do motor (num pior cenário) Suspect
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por leofvidal Ter Jul 12, 2016 12:27 pm

O meu foi completado no meio do ano de 2014, meses depois de retirar o carro, e agora encontra-se na metade. Não sei se aquela tampa com respiro associado ao nosso clima desértico do nordeste agrava a evaporação. Será que se alcança 197ºC no sistema de arrefecimento?
Na época que completei na CSS, pressurizaram o sistema e não encontraram vazamentos.
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por icefly Ter Jul 12, 2016 9:50 pm

100ºC chega tranquilo, medidos no app Torque.

Aqui em São Luis, que deve ser tão quente quanto sua cidade, em 4 anos tive de completar uma vez o nivel e entrou mais ou menos 400 mL.

Ai em menos de 6 meses depois, tive de meter cerca de 100 mL novamente; não tem vazamentos aparentes, mas estou monitorando uma vez por mês, para checar como se comporta.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por ejamaro Seg Jul 25, 2016 1:02 pm

Pessoal, deixa eu ver se entendi corretamente:

Nos radiadores de nossos Nissan não se usa água, somente aditivos próprios pra esse fim?

Que seria o fluido mencionado acima?

Ou seja, a cerca de 2 meses coloquei um fluido rosa que comprei no posto para completar.

Sendo assim, lendo os vossos conselhos, o melhor é levar o carro em alguma oficina, fazer a limpeza do sistema de arrefecimento e colocar o fluído acima?

Sendo que leva cerca de 7 LT? E não precisa de diluição?
ejamaro
ejamaro

Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/07/2016
Idade : 39
Localização : Embú das Artes - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por icefly Seg Jul 25, 2016 1:16 pm

Misturar fluidos de composição diferente não é legal; se seu fluido era original ainda, de cor azul, devia ter completado com o original vendido nas autorizadas.

Agora é limpar o sistema e usar um bom fluido, de pronto uso ou um concentrado que precisa diluir com com água destilada ou desmineralizada (não se usa água comum, de torneira o filtrada em radiador de carro).
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por ejamaro Seg Jul 25, 2016 1:22 pm

Obrigado! Vou mandar fazer a limpeza e colocar um dos dois indicados acima.

ejamaro
ejamaro

Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/07/2016
Idade : 39
Localização : Embú das Artes - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por pimenta59 Ter Jul 26, 2016 3:23 am

Tive que completar o do Sentroso da minha mãe segunda passada. Acabei usando o da NISSAN mesmo, apesar de MRB ter me dito por MP que poderia usar o da Honda. Foi exatamente 50 reais o litro (Disnove Nissan, Recife), que acabei levando pois só ia completar.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por icefly Qua Nov 16, 2016 8:44 am

Pela 3ª vez em 1 ano tive de completar o reservatório de expansão.
Pra deixar na marca do máximo tinha completado com uns 400mL ano passado, mais uns 100 mL na metade deste ano e ontem verificando, vi que baixou de novo Suspect devo ter metido mais 100mL.

Nível verificado com motor frio, desligado por mais de 24hs; abri pela 1ª vez a tampa do radiador e o nível tava normal, tá estranho isso.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por leofvidal Dom Nov 20, 2016 11:44 pm

Mesmo sabendo que o ponto de ebulição é bem elevado, me parece que em regiões quentes essa de descer um pouco o nível parece ser normal. Comigo acontece o mesmo.
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por pimenta59 Seg Nov 21, 2016 7:30 pm

Rapaz...completei o nível do meu em Julho. Deve ter entrado uns 200 ml. Vi o nível hoje, e baixou um pouco, acho que cabe uns 50~100 ml. Talvez seja normal mesmo.

São quantos litros entre o MIN e o MAX do reservatório do March?

Para ir do MAX para o MIN, antes, foram quatro anos. Como não tinha o fluido para completar mesmo (e o carro estava em garantia), nunca liguei.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por icefly Seg Nov 21, 2016 7:58 pm

Em comum, nós 3 moramos no Nordeste, em cidades quentes.

O reservatório de expansão não é 100% selado, tem aquele chanfro nele, acho que por ali que evapora; se tirar a tampa dele, dá pra perceber esse detalhe.

pimenta59 escreveu:Rapaz...completei o nível do meu em Julho. Deve ter entrado uns 200 ml. Vi o nível hoje, e baixou um pouco, acho que cabe uns 50~100 ml. Talvez seja normal mesmo.

São quantos litros entre o MIN e o MAX do reservatório do March?

Para ir do MAX para o MIN, antes, foram quatro anos. Como não tinha o fluido para completar mesmo (e o carro estava em garantia), nunca liguei.

Acho que se estivesse minimo, vai mais de 1 litro fácil.

No meu caso, em 4 anos, o nível baixou para entre as marcas de minimo e máximo (ou um pouco + perto do minimo), conforme a foto que postei na época que notei e completei a 1ª vez

Nível do radiador - quente ou frio? P_20151104_160400
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por nakay Dom Nov 27, 2016 12:27 am

Nível do radiador - quente ou frio? Arrefecimento%20cap-rad-termostatocap_zpspm0qsv8c

Acredito que seja "normal" baixar o nível nesse tipo de reservatório não selado, principalmente em regiões com umidade relativa do ar muito baixa.
Como a capacidade do reservatório (no nível máximo) é em torno de 0,7L, o volume entre o mínimo e máximo deve ser menor que esse valor...Mesmo que o nível estiver no mínimo, perto da capacidade total do sistema (6,7L) não vejo isso como nível crítico.
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por Guih Sáb Jan 07, 2017 12:34 am

Fala pessoal, percebi hoje que o nivel do radiador do march 1.0 estava um pouco abaixo do mínimo, só que antes estava perto disto. 
Como fiz a pouco mais de um ano atrás a Troca de fluido do radiador (STP antirust verde) no posto custou esse serviço R$ 200  Mad mais nunca faço lá. 

Vou alertar aqui porque o fretista ofereceu ara verificar o radiador e tal, logo arriou todo o fluido e completou, eu pensei que era normal e logo percebi que ele queria era mesmo empurrar ali no meu carro umas 12 garrafas de aditivo.

O fluido agora está com cor cinza e queria saber se devo ir completando com água desmineralizada ou se é melhor trocar todo fluído e o da Honda que parece mais barato.

Guih

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por icefly Sáb Jan 07, 2017 1:27 am

Deixa ver seu eu entendi: o novo fluido colocado era de uma cor, e agora está de outra, é isso?
Caso sim, troque tudo numa boa oficina, mande fazer limpeza completa e abasteça com um bom fluido, de boa marca; não deixe usar marcas desconhecidas, use STP, Delphi, AC Delco, Honda, Nissan, etc.

No site da STP, esse Antirust é sintético (link) e acho que o original da Nissan não é (link)... provavelmente houve mistura do fluido original antigo com esse novo STP, pois o sistema não foi todo esgotado, ai deu alguma reação e por isso a cor está diferente.

Posto não é melhor lugar pra fazer esse tipo de serviço, a não ser que confie na qualidade do serviço... os caras só querem vender, quanto mais produtos eles venderem, mais faturam.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do radiador - quente ou frio? Empty Re: Nível do radiador - quente ou frio?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos