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Troca de óleo do câmbio
+2
Gork
davirj
6 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Kicks
Página 1 de 1
Troca de óleo do câmbio
Boa noite,
Tenho um kicks 16/17 com 143.000 km e nunca troquei o óleo do câmbio.
Tô com dúvidas em relação a qual óleo usar e qual forma de troca.
Em algumas auto centers eles fazem somente a troca do óleo sem trocar os filtros. Gostaria de saber se é necessário trocar os filtros ou é suficiente apenas trocar todo o óleo.
Quanto o tipo de óleo, vi que o original da nissan é o NS3 semissintético. Nas lojas que fiz cotação eles utilizam outras marcas que tem o óleo sintético. Alguém sabe dizer se tem problema usar o óleo somente sintético? Ou precisa ser o semissintético mesmo?
Obrigado
Tenho um kicks 16/17 com 143.000 km e nunca troquei o óleo do câmbio.
Tô com dúvidas em relação a qual óleo usar e qual forma de troca.
Em algumas auto centers eles fazem somente a troca do óleo sem trocar os filtros. Gostaria de saber se é necessário trocar os filtros ou é suficiente apenas trocar todo o óleo.
Quanto o tipo de óleo, vi que o original da nissan é o NS3 semissintético. Nas lojas que fiz cotação eles utilizam outras marcas que tem o óleo sintético. Alguém sabe dizer se tem problema usar o óleo somente sintético? Ou precisa ser o semissintético mesmo?
Obrigado
davirj- Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/08/2022
Re: Troca de óleo do câmbio
a recomendação é sempre usar o que o fabricante pede, mesmo que fora da garantia. Acredito que trocar os filtros seja algo melhor que não trocar.
Gork- Mensagens : 338
Data de inscrição : 15/12/2016
Idade : 49
Localização : SBC
davirj gosta desta mensagem
Re: Troca de óleo do câmbio
o ideal é utilizar o fluido original da Nissan.
De toda forma, em teoria, fluidos compatíveis com a especificação NS-3 podem ser utilizados.
E procure oficinas com pessoal técnico capacitado, já que dependendo do método aplicado na troca do fluido você pode obter resultados não satisfatórios.
De toda forma, em teoria, fluidos compatíveis com a especificação NS-3 podem ser utilizados.
E procure oficinas com pessoal técnico capacitado, já que dependendo do método aplicado na troca do fluido você pode obter resultados não satisfatórios.
davirj gosta desta mensagem
Re: Troca de óleo do câmbio
Pessoal saudações,
Como este é um tema bem debatido aqui no grupo, venho aqui relatar a experiência que tive com a primeira troca de óleo do câmbio CVT para o meu Kicks 2016/2017 (com 93.500Km), realizado em 17/11/2022 na Carbon Lubrificantes (Rua Conde de Leopoldina, 316, São Cristóvão, RJ):
- Troca total com máquina;
- Utilização de 9 litros de óleo Lubrax CVTF (no verso da garrafa consta que atende às especificações Nissan NS-1, NS-2, NS-3 e aos câmbios nipônicos Jatco e Aisin);
- Troca do filtro interno de metal (marca Wega);
- Troca do filtro externo de papel (marca Wega);
- Limpeza do cárter e dos dois imãs;
- Impermeabilização do cárter com silicone de alta temperatura;
- Análise via Scanner antes e após a troca (inclusive apagaram alguns avisos que existiam no módulo - ex: luz queimada, controle de rotação, etc);
- Valor R$ 1.390 (parcelado em até 10x).
Até agora o câmbio está respondendo de boa, sem trancos, boas acelerações, apesar do óleo não ser o original Nissan produzido pela Idemitisu. Contudo, é de boa qualidade e possui todas as especificações do óleo original, conforme explicado pelo técnico em lubrificantes Bernardo.
Atenciosamente.
Como este é um tema bem debatido aqui no grupo, venho aqui relatar a experiência que tive com a primeira troca de óleo do câmbio CVT para o meu Kicks 2016/2017 (com 93.500Km), realizado em 17/11/2022 na Carbon Lubrificantes (Rua Conde de Leopoldina, 316, São Cristóvão, RJ):
- Troca total com máquina;
- Utilização de 9 litros de óleo Lubrax CVTF (no verso da garrafa consta que atende às especificações Nissan NS-1, NS-2, NS-3 e aos câmbios nipônicos Jatco e Aisin);
- Troca do filtro interno de metal (marca Wega);
- Troca do filtro externo de papel (marca Wega);
- Limpeza do cárter e dos dois imãs;
- Impermeabilização do cárter com silicone de alta temperatura;
- Análise via Scanner antes e após a troca (inclusive apagaram alguns avisos que existiam no módulo - ex: luz queimada, controle de rotação, etc);
- Valor R$ 1.390 (parcelado em até 10x).
Até agora o câmbio está respondendo de boa, sem trancos, boas acelerações, apesar do óleo não ser o original Nissan produzido pela Idemitisu. Contudo, é de boa qualidade e possui todas as especificações do óleo original, conforme explicado pelo técnico em lubrificantes Bernardo.
Atenciosamente.
Maurício Cruz- Mensagens : 9
Data de inscrição : 30/12/2016
WilsonM, vrebolho, masramalho, renangnascimento e AlencarX gostam desta mensagem
Re: Troca de óleo do câmbio
Maurício Cruz escreveu:Pessoal saudações,
Como este é um tema bem debatido aqui no grupo, venho aqui relatar a experiência que tive com a primeira troca de óleo do câmbio CVT para o meu Kicks 2016/2017 (com 93.500Km), realizado em 17/11/2022 na Carbon Lubrificantes (Rua Conde de Leopoldina, 316, São Cristóvão, RJ):
- Troca total com máquina;
- Utilização de 9 litros de óleo Lubrax CVTF (no verso da garrafa consta que atende às especificações Nissan NS-1, NS-2, NS-3 e aos câmbios nipônicos Jatco e Aisin);
- Troca do filtro interno de metal (marca Wega);
- Troca do filtro externo de papel (marca Wega);
- Limpeza do cárter e dos dois imãs;
- Impermeabilização do cárter com silicone de alta temperatura;
- Análise via Scanner antes e após a troca (inclusive apagaram alguns avisos que existiam no módulo - ex: luz queimada, controle de rotação, etc);
- Valor R$ 1.390 (parcelado em até 10x).
Até agora o câmbio está respondendo de boa, sem trancos, boas acelerações, apesar do óleo não ser o original Nissan produzido pela Idemitisu. Contudo, é de boa qualidade e possui todas as especificações do óleo original, conforme explicado pelo técnico em lubrificantes Bernardo.
Atenciosamente.
Valor bom. Fiz os mesmos procedimentos e a única diferença foi a marca do óleo (utilizei o Motul que também afirma atender as especificações). Moro no interior do Paraná, então as opções são bem restritas em relação às cidades maiores.
Valor: R$ 1.690 sem parcelamentos (se parcelava, ficava mais caro).
ronaldocd- Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/10/2018
Solanvancos ao engatar CVT - precisa desmontar o CVT ou só uma peça externa ao CVT?
Bom dia.
Várias coisas para considerar.
O Kicks é um carro novo que chegou ao Brasil em 2015/2016, certo? Então, só agora os primeiros Kicks estão chegando na hora de trocar óleo do CVT e apresentando os primeiros problemas de solavanco no câmbio.
A Nissan do Brasil não fala nada. Ou seja, NÃO TEM HISTÓRICO CONFIÁVEL sobre nada da manutenção do CVT. Só opiniões e poucas experiências pessoais.
Uma consultora da Nissan Fuji, por telefone, disse que eles fazem uma verificação aos 100 mil km que leva de 24/48 hs. Na minha cabeça, devem desmontar o CVT.
Mas ela recomendou não abrir o CVT. Disse que depois de aberto a primeira vez (perder o lacre da fábrica), aí que começam a aparecer vários problemas no CVT.
Ela chegou a sugerir que outras peças podem provocar esses tranquinhos no engate e que não seria nada sobre o óleo, nem precisaria abrir o CVT.
Claro, opinião de consultora por telefone e que a Nissan nunca vai admitir.
Meu Kicks, desde 0km, sempre deu um tranquinho para engatar a ré. Agora, o tranquinho para a ré aumentou e começou para engatar D (drive) também. Mas bem pouco. Não treme nada ao rodar. Será desgaste normal do uso para 86mil km? Será desgaste antecipado de peça? Ou apenas nível de óleo ou viscosidade vencida do óleo? Será alguma peça que pode ser trocada sem ter que abrir o CVT?
Então, estou entre 2 opiniões diferentes:
1º) Fazer a troca de óleo, abrindo o CVT e ver se o problema melhora, mesmo correndo o risco de tirar o lacre da fábrica? Em oficina paralela mais barata.
2º) Ou parar o Kicks por 2 dias na Nissan para procurarem uma explicação para esses tranquinhos? Pode ser mesmo alguma peça fora do CVT?
Várias coisas para considerar.
O Kicks é um carro novo que chegou ao Brasil em 2015/2016, certo? Então, só agora os primeiros Kicks estão chegando na hora de trocar óleo do CVT e apresentando os primeiros problemas de solavanco no câmbio.
A Nissan do Brasil não fala nada. Ou seja, NÃO TEM HISTÓRICO CONFIÁVEL sobre nada da manutenção do CVT. Só opiniões e poucas experiências pessoais.
Uma consultora da Nissan Fuji, por telefone, disse que eles fazem uma verificação aos 100 mil km que leva de 24/48 hs. Na minha cabeça, devem desmontar o CVT.
Mas ela recomendou não abrir o CVT. Disse que depois de aberto a primeira vez (perder o lacre da fábrica), aí que começam a aparecer vários problemas no CVT.
Ela chegou a sugerir que outras peças podem provocar esses tranquinhos no engate e que não seria nada sobre o óleo, nem precisaria abrir o CVT.
Claro, opinião de consultora por telefone e que a Nissan nunca vai admitir.
Meu Kicks, desde 0km, sempre deu um tranquinho para engatar a ré. Agora, o tranquinho para a ré aumentou e começou para engatar D (drive) também. Mas bem pouco. Não treme nada ao rodar. Será desgaste normal do uso para 86mil km? Será desgaste antecipado de peça? Ou apenas nível de óleo ou viscosidade vencida do óleo? Será alguma peça que pode ser trocada sem ter que abrir o CVT?
Então, estou entre 2 opiniões diferentes:
1º) Fazer a troca de óleo, abrindo o CVT e ver se o problema melhora, mesmo correndo o risco de tirar o lacre da fábrica? Em oficina paralela mais barata.
2º) Ou parar o Kicks por 2 dias na Nissan para procurarem uma explicação para esses tranquinhos? Pode ser mesmo alguma peça fora do CVT?
LRSPBR- Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/01/2023
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