Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Nissan Tiida
Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  EmptyHoje à(s) 1:19 am por kleberson

» Nissan March vai virar SUV
Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  EmptyOntem à(s) 1:40 pm por kleberson

» Instalação de Piloto Automático
Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  EmptyOntem à(s) 12:17 am por Raulhs

» Bomba de combustível queimando
Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  EmptySex Abr 26, 2024 5:01 pm por ygoran

» Câmbio manual Sentra b16
Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  EmptySex Abr 26, 2024 4:17 pm por WilsonM

» Consumo exorbitante
Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  EmptySex Abr 26, 2024 2:51 pm por ygoran

» Cheiro na cabine ao acelerar forte
Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  EmptySex Abr 26, 2024 2:39 pm por ygoran

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  EmptySex Abr 26, 2024 2:29 pm por ygoran

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  EmptySex Abr 26, 2024 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

Inscreva-se!


Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

+3
Renato_Diniz
WilsonM
Pedro-Faro
7 participantes

Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Pedro-Faro Sex Abr 08, 2022 10:12 pm

Boa noite pessoal,

Faz algum tempo que não participo aqui no fórum, mas de uns 4 meses pra cá o meu Sentra (B16, 2.0 manual, atualmente com 98 mil km) tem apresentado alguns problemas que se tornaram bastante incômodos. Vou passar o histórico deles abaixo pra ver se alguém aqui já passou por algo parecido.

O primeiro é um problema intermitente na partida que reverbera no consumo. Ao abastecer, o carro morre de imediato quando ligo ele frio e, para pegar novamente, parece um Monza 86 a álcool, demorando horrores pra pegar. De quebra, quando ele pega, falha constantemente caso eu tente arrancar, o que me obriga a deixar o carro ligado e parado (às vezes com o acelerador a uns 1.500 a 2 mil rpm) até o motor esquentar. Quando o motor esquenta, o problema do funcionamento some, porém aparece outro revés: o consumo altíssimo. Quando esse problema não aparece, o consumo do meu Sentra fica sempre próximo ou um pouco acima dos 8 km/l. Mas, quando esse problema da partida aparece, o consumo salta para uns 5,5 km/l, número que talvez nem um Altima faça. Outro problema que tem aparecido, mas que não tem sido intermitente é de um discreto engasgo no funcionamento quando faço alguma retomada em rotações mais baixas, geralmente na segunda e na terceira marchas (mas já aconteceu uma vez na quarta também). Ah, e desde então aluz da injeção acendeu no painel para nunca mais apagar.

Aí a primeira pergunta que muitos aqui podem fazer é a que fiz logo no começo: será que é combustível? Para tirar a prova dos nove, abasteci rigorosamente num posto de confiança a cada tanque. E para minha surpresa, esse problema é quase na base do "sorteio". Num tanque ele pode apresentar esse problema, mas no seguinte não, mesmo abastecendo sempre no mesmo posto.

Nesse interim  de 4 meses, eu já levei a um mecânico de confiança e fiz uma revisão de funcionamento: limpou bicos, trocou velas pelas de especificação de fábrica, regulou as bobinas... enfim, fez o serviço completo. Por algumas semanas os problemas sumiram, mas foram retornando aos poucos. Creio que não tem como ser algo ligado ao funcionamento, já que essa parte foi completamente revisada e, se brincar, ainda está na garantia dada pela oficina. Meu pai sugeriu a hipótese de ser algo da bomba de combustível, pois me relatou que num Corolla que ele teve (ano 93/94, dos importados) ele passou por um problema parecido. Outra hipótese que ele também deu é de ser a sonda lambda com defeito.

Daí pergunto: alguém aqui já passou por algum desses problemas com seu Sentra? Qual foi a solução que vcs encontraram?
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/09/2020
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por WilsonM Sáb Abr 09, 2022 10:28 am

bom dia, como vai Pedro-Faro

primeira coisa, eu começaria verificando se o tanque de combustível está retendo um pouco de pressão, quando a gente vai abastecer e abre a tampa, por vezes a gente ouve um pequeno chiado que é devido a pressurização do tanque, que é necessária para o bom funcionamento da bomba de combustível.

Estando a bomba funcionando, o que é fácil de perceber porque se o motor não dá partida e voc~e forçar vai sentir o cheiro da gsolina pois isto acaba encharcando os bicos.

Prócimo candidato seria a MAF e a TBI.

O pior dos mundos seria algo ligado a falta de compressão nos cilindros ou problema na junta do cabeçote. Apenas teoria, mas se estando quente o motor funciona, significa que a dilatação está melhorando a compressão.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

arai gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Pedro-Faro Sáb Abr 09, 2022 10:15 pm

WilsonM escreveu:bom dia, como vai Pedro-Faro

primeira coisa, eu começaria verificando se o tanque de combustível está retendo um pouco de pressão, quando a gente vai abastecer e abre a tampa, por vezes a gente ouve um pequeno chiado que é devido a pressurização do tanque, que é necessária para o bom funcionamento da bomba de combustível.

Estando a bomba funcionando, o que é fácil de perceber porque se o motor não dá partida e voc~e forçar vai sentir o cheiro da gsolina pois isto acaba encharcando os bicos.

Prócimo candidato seria a MAF e a TBI.

O pior dos mundos seria algo ligado a falta de compressão nos cilindros ou problema na junta do cabeçote. Apenas teoria, mas se estando quente o motor funciona, significa que a dilatação está melhorando a compressão.

Vou conferir estes itens... De fato, depois que meu pai relatou o que passou com o antigo Corolla dele, pensei em ver a pressão do combustível. De toda forma, vale conferir. Valeu pela dica!
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/09/2020
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Pedro-Faro Seg Abr 11, 2022 6:12 pm

Hoje levei o Sentra ao mecânico. depois de ele passar o scanner e ver algumas partes do motor identificou que o problema é na sonda lambda.

Depois que dei uma pesquisada vi que faz sentido. Vou comprar uma e aguardar para ver o que dá
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/09/2020
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Renato_Diniz Qui Abr 14, 2022 3:52 pm

O meu Sentra b16 estava só por deus tmb, o carro ficava dando cabeçada,tremendo,etc....luz da injeção acendia toda hora, estava horrível. Fiz de tudo, troquei vela,limpei os bicos,troquei até uma bobina sem necessidade,testei bomba de combustível, sensor maf, válvula do canister, até a vazão dos cilindros.... no 2° mecânico limpei os bicos de novo pois o anterior não tinha feito o serviço direito. Mas não mudou nada. No 3° mecânico,ele condenou 2 bicos. Comprei os 4 e o problema acabou. 2 mecânicos mexeram nos bicos e não viram que os mesmos estavam ruins.

Renato_Diniz

Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/05/2021
Idade : 45
Localização : Osasco

arai gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por valcir_beraldo Qui Abr 14, 2022 4:34 pm

O meu antigo Versa começou a ter problema parecidos com esse. Também fiz limpeza, troca da sonda lambda, velas, etc. E o problema permanecia. Um mecânico de uma oficina Bosch identificou que o problema era devido ao "corpo da borboleta". Trata-se da peça onde fica a borboleta que controla a entrada de ar no motor. Nessa peça também está o mecanismo que controla a posição de borboleta, onde eu acredito que esteja o problema. Eventualmente, a borboleta não abre, afogando o motor.  

O preço de um corpo de borboleta novo para substituição em um carro antigo é proibitivo (maior que R$ 6000!). Por orientação do mecânico, comprei um condicionada pela internet por R$ 500. Após a substituição (R$ 200),  o carro ficou bom.  Pelo menos por uns dois meses, quando troquei por um novo.

Mas, atenção, a especificação de peça tem que ser exatamente igual à que está no veículo.  Tem que anotar todos os números que estão na parte de plástico preto do corpo. Tive que colocar um celular filmando atrás do motor para conseguir pegar essa especificação.

Boa sorte!

valcir_beraldo

Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/10/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Murilo Carvalho Qui Abr 14, 2022 5:07 pm

Pedro-Faro escreveu:Boa noite pessoal,

Faz algum tempo que não participo aqui no fórum, mas de uns 4 meses pra cá o meu Sentra (B16, 2.0 manual, atualmente com 98 mil km) tem apresentado alguns problemas que se tornaram bastante incômodos. Vou passar o histórico deles abaixo pra ver se alguém aqui já passou por algo parecido.

O primeiro é um problema intermitente na partida que reverbera no consumo. Ao abastecer, o carro morre de imediato quando ligo ele frio e, para pegar novamente, parece um Monza 86 a álcool, demorando horrores pra pegar. De quebra, quando ele pega, falha constantemente caso eu tente arrancar, o que me obriga a deixar o carro ligado e parado (às vezes com o acelerador a uns 1.500 a 2 mil rpm) até o motor esquentar. Quando o motor esquenta, o problema do funcionamento some, porém aparece outro revés: o consumo altíssimo. Quando esse problema não aparece, o consumo do meu Sentra fica sempre próximo ou um pouco acima dos 8 km/l. Mas, quando esse problema da partida aparece, o consumo salta para uns 5,5 km/l, número que talvez nem um Altima faça. Outro problema que tem aparecido, mas que não tem sido intermitente é de um discreto engasgo no funcionamento quando faço alguma retomada em rotações mais baixas, geralmente na segunda e na terceira marchas (mas já aconteceu uma vez na quarta também). Ah, e desde então aluz da injeção acendeu no painel para nunca mais apagar.

Aí a primeira pergunta que muitos aqui podem fazer é a que fiz logo no começo: será que é combustível? Para tirar a prova dos nove, abasteci rigorosamente num posto de confiança a cada tanque. E para minha surpresa, esse problema é quase na base do "sorteio". Num tanque ele pode apresentar esse problema, mas no seguinte não, mesmo abastecendo sempre no mesmo posto.

Nesse interim  de 4 meses, eu já levei a um mecânico de confiança e fiz uma revisão de funcionamento: limpou bicos, trocou velas pelas de especificação de fábrica, regulou as bobinas... enfim, fez o serviço completo. Por algumas semanas os problemas sumiram, mas foram retornando aos poucos. Creio que não tem como ser algo ligado ao funcionamento, já que essa parte foi completamente revisada e, se brincar, ainda está na garantia dada pela oficina. Meu pai sugeriu a hipótese de ser algo da bomba de combustível, pois me relatou que num Corolla que ele teve (ano 93/94, dos importados) ele passou por um problema parecido. Outra hipótese que ele também deu é de ser a sonda lambda com defeito.

Daí pergunto: alguém aqui já passou por algum desses problemas com seu Sentra? Qual foi a solução que vcs encontraram?
Pedro

Eu vou falar tudo que pode ser, mas a situação tem que ser investigada a fundo.

1) Combustível:

Alguns postos vendem combustível fora da especificação de boa fé. É isso mesmo de BOA FÉ! As vezes o sump da boca do tanque de combustível do posto está com rachadura, então quando chove entra água no tanque, e pior, o gerente e o dono NÃO sabem disso e vendem combustível contaminado. Por mais que eles drenem o tanque e retire a água que ficou no fundo (água tem densidade maior), sempre fica água diluída no restante do combustível e isso faz o carro funcionar mal.

Por esse motivo eu não gosto de abastecer o carro depois de chuvaradas fortes aqui no Rio.

2) Parte elétrica-eletrônica:

Qualquer problema nessa parte pode gerar aumento no consumo e às vezes perda de potência. Devem ser verificados:

- Módulo de injeção (ver se está funcionando sem erros)
- Bomba e filtro de combustível (ver o funcionamento e se não estão obstruídos)
- Corpo de Borboleta (se estiver carbonizado pode afetar o consumo)
- Suspiro de óleo do motor (ver se não está jogando borra no corpo de borboleta)
- Sonda lambda ou sensor de oxigênio (se estiver carbonizado pode aumentar o consumo)
- Canister (ver se não está obstruído)
- Sensor de rotação

Isso é o básico.

Eu tenho um Sentra 2.0 S 2016 MT, ele faz inacreditáveis 11 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Eu só uso gasolina aditivada, e um a cada 10 tanques uso Gasolina Pódium.
Murilo Carvalho
Murilo Carvalho

Mensagens : 174
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro

WilsonM, RaphaRod, arai e lisandropessi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Pedro-Faro Sáb maio 14, 2022 5:00 pm

Murilo Carvalho escreveu:
Pedro-Faro escreveu:Boa noite pessoal,

Faz algum tempo que não participo aqui no fórum, mas de uns 4 meses pra cá o meu Sentra (B16, 2.0 manual, atualmente com 98 mil km) tem apresentado alguns problemas que se tornaram bastante incômodos. Vou passar o histórico deles abaixo pra ver se alguém aqui já passou por algo parecido.

O primeiro é um problema intermitente na partida que reverbera no consumo. Ao abastecer, o carro morre de imediato quando ligo ele frio e, para pegar novamente, parece um Monza 86 a álcool, demorando horrores pra pegar. De quebra, quando ele pega, falha constantemente caso eu tente arrancar, o que me obriga a deixar o carro ligado e parado (às vezes com o acelerador a uns 1.500 a 2 mil rpm) até o motor esquentar. Quando o motor esquenta, o problema do funcionamento some, porém aparece outro revés: o consumo altíssimo. Quando esse problema não aparece, o consumo do meu Sentra fica sempre próximo ou um pouco acima dos 8 km/l. Mas, quando esse problema da partida aparece, o consumo salta para uns 5,5 km/l, número que talvez nem um Altima faça. Outro problema que tem aparecido, mas que não tem sido intermitente é de um discreto engasgo no funcionamento quando faço alguma retomada em rotações mais baixas, geralmente na segunda e na terceira marchas (mas já aconteceu uma vez na quarta também). Ah, e desde então aluz da injeção acendeu no painel para nunca mais apagar.

Aí a primeira pergunta que muitos aqui podem fazer é a que fiz logo no começo: será que é combustível? Para tirar a prova dos nove, abasteci rigorosamente num posto de confiança a cada tanque. E para minha surpresa, esse problema é quase na base do "sorteio". Num tanque ele pode apresentar esse problema, mas no seguinte não, mesmo abastecendo sempre no mesmo posto.

Nesse interim  de 4 meses, eu já levei a um mecânico de confiança e fiz uma revisão de funcionamento: limpou bicos, trocou velas pelas de especificação de fábrica, regulou as bobinas... enfim, fez o serviço completo. Por algumas semanas os problemas sumiram, mas foram retornando aos poucos. Creio que não tem como ser algo ligado ao funcionamento, já que essa parte foi completamente revisada e, se brincar, ainda está na garantia dada pela oficina. Meu pai sugeriu a hipótese de ser algo da bomba de combustível, pois me relatou que num Corolla que ele teve (ano 93/94, dos importados) ele passou por um problema parecido. Outra hipótese que ele também deu é de ser a sonda lambda com defeito.

Daí pergunto: alguém aqui já passou por algum desses problemas com seu Sentra? Qual foi a solução que vcs encontraram?
Pedro

Eu vou falar tudo que pode ser, mas a situação tem que ser investigada a fundo.

1) Combustível:

Alguns postos vendem combustível fora da especificação de boa fé. É isso mesmo de BOA FÉ! As vezes o sump da boca do tanque de combustível do posto está com rachadura, então quando chove entra água no tanque, e pior, o gerente e o dono NÃO sabem disso e vendem combustível contaminado. Por mais que eles drenem o tanque e retire a água que ficou no fundo (água tem densidade maior), sempre fica água diluída no restante do combustível e isso faz o carro funcionar mal.

Por esse motivo eu não gosto de abastecer o carro depois de chuvaradas fortes aqui no Rio.

2) Parte elétrica-eletrônica:

Qualquer problema nessa parte pode gerar aumento no consumo e às vezes perda de potência. Devem ser verificados:

- Módulo de injeção (ver se está funcionando sem erros)
- Bomba e filtro de combustível (ver o funcionamento e se não estão obstruídos)
- Corpo de Borboleta (se estiver carbonizado pode afetar o consumo)
- Suspiro de óleo do motor (ver se não está jogando borra no corpo de borboleta)
- Sonda lambda ou sensor de oxigênio (se estiver carbonizado pode aumentar o consumo)
- Canister (ver se não está obstruído)
- Sensor de rotação

Isso é o básico.

Eu tenho um Sentra 2.0 S 2016 MT, ele faz inacreditáveis 11 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Eu só uso gasolina aditivada, e um a cada 10 tanques uso Gasolina Pódium.

Murilo, de fato estou pensando em algo da elétrica, mais precisamente da sonda lambda, q o meu mecânico tem acreditado ser a chave do problema. Com isso vou ver se acho uma pra comprar, mas ainda tenho que saber se é a de entrada ou saída...
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/09/2020
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por lenhador2001 Sáb maio 14, 2022 8:26 pm

"...mas ainda tenho que saber se é a de entrada ou saída"

Não sei se você está se referenciando à entrada do catalizador e saída do catalizador, mas a sonda que importa é a de entrada do catalizador. A outra só server para ver se o catalizador está funcionando.

lenhador2001

Mensagens : 430
Data de inscrição : 15/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Pedro-Faro Seg Jun 20, 2022 7:21 pm

Pessoal, atualizações do problema.

Comprei uma Sonda Lambda no MercadoLivre (de marca boa, Bosch) q teoricamente seria a correta para o Sentra.
Porém, ao levar ao mecânico, ele disse que não era o modelo específico do Sentra, e sim uma Sonda Lambda universal. Ainda assim, ele disse que, mediante uma adaptação, conseguiu fazer a troca.

Hoje fez uma semana da troca. Nos primeiros dias o engasgo aparentemente havia sumido e o consumo tinha voltado ao patamar normal (cerca de 8,7 km/l na cidade, com ar ligado). Aí abasteci, coloquei 200 reais de gasolina e, para a minha surpresa, os engasgos foram voltando. Inicialmente discretos, agora mais perceptíveis, e o consumo voltou a subir (olhei o computador de bordo hoje e está 7,7 km/l), ou seja, aumentou bastante, e tanto eu qt minha esposa seguimos dirigindo da mesma maneira. O foda é: se o problema continuar sendo na sonda, infelizmente terei que comprar outra, e aí vem o prejuízo...

Ao mesmo tempo estou pensando em outras possibilidades que possam ser além da sonda: de cara, estou pensando em refil da bomba de combustível, filtro de combustível e, numa hipótese bem mais remota, troca de óleo (ainda que o óleo esteja dentro da quilometragem e no nível, tendo passado umas 3 semanas do prazo de troca preconizado, que é de seis meses)
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/09/2020
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por absilva Seg Jun 20, 2022 9:33 pm

@Pedro-Faro,

Ano passado troquei a sonda pré-catalizador do meu Sentra.
Para minha surpresa, ela veio com alguns fios invertidos (era uma Bosch, código 226908W80A).
Antes de instalar, tive que recolocar os fios nas posições corretas, tendo como base a sonda original, pois se eu tivesse instalado ela do jeito que veio, certamente não teria funcionado corretamente.
Mas um bom scanner deteta o mau funcionamento dessa sonda.
Dê uma olhada no tópico abaixo, lá eu postei umas fotos das duas sondas (a original e a nova), onde dá pra ver a diferença entre elas.
Talvez ajude a resolver esse problema no seu carro.

https://www.nissanclube.net.br/t9016-por-favor-necessito-do-contato-de-um-especialista-em-modulo-de-injecao-do-sentra#70892
absilva
absilva

Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

WilsonM gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Pedro-Faro Qua Jun 22, 2022 8:31 am

absilva escreveu:@Pedro-Faro,

Ano passado troquei a sonda pré-catalizador do meu Sentra.
Para minha surpresa, ela veio com alguns fios invertidos (era uma Bosch, código 226908W80A).
Antes de instalar, tive que recolocar os fios nas posições corretas, tendo como base a sonda original, pois se eu tivesse instalado ela do jeito que veio, certamente não teria funcionado corretamente.
Mas um bom scanner deteta o mau funcionamento dessa sonda.
Dê uma olhada no tópico abaixo, lá eu postei umas fotos das duas sondas (a original e a nova), onde dá pra ver a diferença entre elas.
Talvez ajude a resolver esse problema no seu carro.

https://www.nissanclube.net.br/t9016-por-favor-necessito-do-contato-de-um-especialista-em-modulo-de-injecao-do-sentra#70892

absilva, fui hoje ao mecânico, ele passou o scanner e, pasme, não deu nada em nenhum dos parâmetros de funcionamento do motor. Inclusive a sonda estava funcionando corretamente dentro de todos os parâmetros.
Logo, estou indo por exclusão agora. Como a troca de óleo já passou do prazo por tempo (tem 8 meses, troquei em novembro, mas ainda tá 5 mil km abaixo do prazo de quilometragem), vou trocar. Aí vou trocar o filtro de combustível e o de ar também (o primeiro de certeza, o segundo caso esteja muito sujo). O mecânico sugeriu que o próximo tanque eu abastecesse com aditivada e assim o farei.
Se depois disso persistir esse engasgo e o consumo não melhorar, parto para o próximo passo, que acredito ser algo no sistema de alimentação, provavelmente bomba de combustível
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/09/2020
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por lenhador2001 Qua Jun 22, 2022 8:43 am

Alguém citou a mangueira da TBI ?

lenhador2001

Mensagens : 430
Data de inscrição : 15/10/2015

WilsonM gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Renato_Diniz Qua Jun 22, 2022 8:56 am

O meu só no terceiro mecânico ele viu que 2 bicos não estavam bons. Não equalizava legal. Troquei os 4 e nunca mais tive problema. Seu carro tá com dificuldade na partida? Com o tempo acende a luz da injeção? E com o tempo só vai piorando, dando cabeçada, trepidando, falhando a aceleração.... mas quando esquenta,melhora. O scanner não acusava problema na sonda. Troquei as velas , fiz teste de vazão no cabeçote e na bomba de combustível,veriquei as bobinas,sensor maf, tbi  e nada. Problema eram os bicos.

Ps: Nos 2 mecânicos anteriores limpei os bicos,equalizei,troquei reparo,mas no terceiro mecânico que ele viu que 2 bicos estavam ruins. Então o problema tmb eram os mecânicos ,kk

Renato_Diniz

Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/05/2021
Idade : 45
Localização : Osasco

WilsonM gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Pedro-Faro Qua Jun 22, 2022 5:19 pm

Renato_Diniz escreveu:O meu só no terceiro mecânico ele viu que 2 bicos não estavam bons. Não equalizava legal. Troquei os 4 e nunca mais tive problema. Seu carro tá com dificuldade na partida? Com o tempo acende a luz da injeção? E com o tempo só vai piorando, dando cabeçada, trepidando, falhando a aceleração.... mas quando esquenta,melhora. O scanner não acusava problema na sonda. Troquei as velas , fiz teste de vazão no cabeçote e na bomba de combustível,veriquei as bobinas,sensor maf, tbi  e nada. Problema eram os bicos.

Ps: Nos 2 mecânicos anteriores limpei os bicos,equalizei,troquei reparo,mas no terceiro mecânico que ele viu que 2 bicos estavam ruins. Então o problema tmb eram os mecânicos ,kk

Então Renato, o problema da partida sumiu tem algum tempo. A luz da injeção até antes da troca da sonda estava acesa ininterruptamente, porém desde que troquei a sonda não acendeu mais (ontem completou uma semana que troquei).
Como disse hoje mais cedo, fui ao mecânico e ele sugeriu trocar óleo e filtro de combustível. Já o fiz e n mudou nada. Próximo tanque vou colocar aditivada para ver se resolve. Se não resolver, vou ao mecânico verificar a pressão da bomba. Se não for isso vou verificar a injeção
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/09/2020
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

Renato_Diniz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Pedro-Faro Qua Jun 22, 2022 6:41 pm

E acho que a sorte não está muito do meu lado...

Depois de fazer o serviço da troca de óleo (que trocou óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro do ar-condicionado e fez higienização do ar-condicionado), essa merda de engasgo não parou. E, para completar, o ventilador endoidou. Travou na velocidade máxima, por mais que eu altere a velocidade ou mesmo desligue (não alterou a refrigeração, o ar continua gelando).

Na oficina que foi feita a troca de óleo eles lavaram as mãos alegando que a troca do filtro do ar-condicionado não mexeria nessa parte, mas acho estranho como esse problema apareceu uns 200m depois de eu sair da oficina que troquei o óleo e fiz esses outros serviços. Aí passei numa oficina de ar-condicionado e lá o cara olhou, olhou e concluiu que a resistência do carro que foi pro saco. Até cotei uns preços no MercadoLivre, felizmente não é muito caro (uns 120 a 150 reais). O problema é gastar isso depois de ter gasto quase 300 reais nos outros serviços.

E enquanto isso, o engasgo continua...
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/09/2020
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Renato_Diniz Qua Jun 22, 2022 6:50 pm

Pedro-Faro escreveu:E acho que a sorte não está muito do meu lado...

Depois de fazer o serviço da troca de óleo (que trocou óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro do ar-condicionado e fez higienização do ar-condicionado), essa merda de engasgo não parou. E, para completar, o ventilador endoidou. Travou na velocidade máxima, por mais que eu altere a velocidade ou mesmo desligue (não alterou a refrigeração, o ar continua gelando).

Na oficina que foi feita a troca de óleo eles lavaram as mãos alegando que a troca do filtro do ar-condicionado não mexeria nessa parte, mas acho estranho como esse problema apareceu uns 200m depois de eu sair da oficina que troquei o óleo e fiz esses outros serviços. Aí passei numa oficina de ar-condicionado e lá o cara olhou, olhou e concluiu que a resistência do carro que foi pro saco. Até cotei uns preços no MercadoLivre, felizmente não é muito caro (uns 120 a 150 reais). O problema é gastar isso depois de ter gasto quase 300 reais nos outros serviços.

E enquanto isso, o engasgo continua...



Quanto aos engasgos.....Já verificou os bicos? Estão equalizando direitinho? No meu caso só resolvi o problema trocando os bicos. Pega um bom mecânico e pede pra ele verificar!

Renato_Diniz

Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/05/2021
Idade : 45
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Pedro-Faro Qua Jun 22, 2022 10:49 pm

Renato_Diniz escreveu:
Pedro-Faro escreveu:E acho que a sorte não está muito do meu lado...

Depois de fazer o serviço da troca de óleo (que trocou óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro do ar-condicionado e fez higienização do ar-condicionado), essa merda de engasgo não parou. E, para completar, o ventilador endoidou. Travou na velocidade máxima, por mais que eu altere a velocidade ou mesmo desligue (não alterou a refrigeração, o ar continua gelando).

Na oficina que foi feita a troca de óleo eles lavaram as mãos alegando que a troca do filtro do ar-condicionado não mexeria nessa parte, mas acho estranho como esse problema apareceu uns 200m depois de eu sair da oficina que troquei o óleo e fiz esses outros serviços. Aí passei numa oficina de ar-condicionado e lá o cara olhou, olhou e concluiu que a resistência do carro que foi pro saco. Até cotei uns preços no MercadoLivre, felizmente não é muito caro (uns 120 a 150 reais). O problema é gastar isso depois de ter gasto quase 300 reais nos outros serviços.

E enquanto isso, o engasgo continua...



Quanto aos engasgos.....Já verificou os bicos? Estão equalizando direitinho? No meu caso só resolvi o problema trocando os bicos. Pega um bom mecânico e pede pra ele verificar!

Renato, fiz uma revisão de funcionamento no fim do ano passado. Trocou velas, calibrou as bobinas, limpou bicos (e verificou se eles estavam em ordem...), da parte de funcionamento, n tem mais como ser nd. Por isso estou acreditando mais na hipótese de ser algo da alimentação. Vou abastecer o próximo tanque com aditivada. Se nada mudar (e não é sendo pessimista, mas não acredito que é um simples abastecimento com aditivada q vai cessar esses engasgos) aí eu vou ao mecânico e vejo isso da bomba de combustível. Se não for a bomba, aí realmente jogo a toalha, pq n faço mais ideia do q pode ser
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/09/2020
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Renato_Diniz Qua Jun 22, 2022 10:55 pm

Pedro-Faro escreveu:
Renato_Diniz escreveu:
Pedro-Faro escreveu:E acho que a sorte não está muito do meu lado...

Depois de fazer o serviço da troca de óleo (que trocou óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro do ar-condicionado e fez higienização do ar-condicionado), essa merda de engasgo não parou. E, para completar, o ventilador endoidou. Travou na velocidade máxima, por mais que eu altere a velocidade ou mesmo desligue (não alterou a refrigeração, o ar continua gelando).

Na oficina que foi feita a troca de óleo eles lavaram as mãos alegando que a troca do filtro do ar-condicionado não mexeria nessa parte, mas acho estranho como esse problema apareceu uns 200m depois de eu sair da oficina que troquei o óleo e fiz esses outros serviços. Aí passei numa oficina de ar-condicionado e lá o cara olhou, olhou e concluiu que a resistência do carro que foi pro saco. Até cotei uns preços no MercadoLivre, felizmente não é muito caro (uns 120 a 150 reais). O problema é gastar isso depois de ter gasto quase 300 reais nos outros serviços.

E enquanto isso, o engasgo continua...



Quanto aos engasgos.....Já verificou os bicos? Estão equalizando direitinho? No meu caso só resolvi o problema trocando os bicos. Pega um bom mecânico e pede pra ele verificar!

Renato, fiz uma revisão de funcionamento no fim do ano passado. Trocou velas, calibrou as bobinas, limpou bicos (e verificou se eles estavam em ordem...), da parte de funcionamento, n tem mais como ser nd. Por isso estou acreditando mais na hipótese de ser algo da alimentação. Vou abastecer o próximo tanque com aditivada. Se nada mudar (e não é sendo pessimista, mas não acredito que é um simples abastecimento com aditivada q vai cessar esses engasgos) aí eu vou ao mecânico e vejo isso da bomba de combustível. Se não for a bomba, aí realmente jogo a toalha, pq n faço mais ideia do q pode ser



Tmb acredito que abastecer com aditivada não vai mudar nada. Vai lá e testa a vazão da bomba.... não é demorado. Já viu o tbi, tá ok ? E a mangueira grossa de ar do tbi.... não está furada/rasgada... está bem encaixada? O sensor maf já viu?

Renato_Diniz

Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/05/2021
Idade : 45
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Pedro-Faro Qui Jun 23, 2022 1:42 pm

Renato_Diniz escreveu:
Pedro-Faro escreveu:
Renato_Diniz escreveu:
Pedro-Faro escreveu:E acho que a sorte não está muito do meu lado...

Depois de fazer o serviço da troca de óleo (que trocou óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro do ar-condicionado e fez higienização do ar-condicionado), essa merda de engasgo não parou. E, para completar, o ventilador endoidou. Travou na velocidade máxima, por mais que eu altere a velocidade ou mesmo desligue (não alterou a refrigeração, o ar continua gelando).

Na oficina que foi feita a troca de óleo eles lavaram as mãos alegando que a troca do filtro do ar-condicionado não mexeria nessa parte, mas acho estranho como esse problema apareceu uns 200m depois de eu sair da oficina que troquei o óleo e fiz esses outros serviços. Aí passei numa oficina de ar-condicionado e lá o cara olhou, olhou e concluiu que a resistência do carro que foi pro saco. Até cotei uns preços no MercadoLivre, felizmente não é muito caro (uns 120 a 150 reais). O problema é gastar isso depois de ter gasto quase 300 reais nos outros serviços.

E enquanto isso, o engasgo continua...



Quanto aos engasgos.....Já verificou os bicos? Estão equalizando direitinho? No meu caso só resolvi o problema trocando os bicos. Pega um bom mecânico e pede pra ele verificar!

Renato, fiz uma revisão de funcionamento no fim do ano passado. Trocou velas, calibrou as bobinas, limpou bicos (e verificou se eles estavam em ordem...), da parte de funcionamento, n tem mais como ser nd. Por isso estou acreditando mais na hipótese de ser algo da alimentação. Vou abastecer o próximo tanque com aditivada. Se nada mudar (e não é sendo pessimista, mas não acredito que é um simples abastecimento com aditivada q vai cessar esses engasgos) aí eu vou ao mecânico e vejo isso da bomba de combustível. Se não for a bomba, aí realmente jogo a toalha, pq n faço mais ideia do q pode ser



Tmb acredito que abastecer com aditivada não vai mudar nada. Vai lá e testa a vazão da bomba.... não é demorado. Já viu o tbi, tá ok ? E a mangueira grossa de ar do tbi.... não está furada/rasgada... está bem encaixada? O sensor maf já viu?

Vou anotar esses pra olhar. A parte das mangueiras já conferi, n tem nada desencaixado nem rasgado. Mas MAF e TBI provavelmente serão os próximos passos depois da bomba de combustível.
Se depois de bomba, MAF e TBI n resolver, o q mais poderia ser?
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/09/2020
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Renato_Diniz Qui Jun 23, 2022 2:39 pm

Pedro-Faro escreveu:
Renato_Diniz escreveu:
Pedro-Faro escreveu:
Renato_Diniz escreveu:
Pedro-Faro escreveu:E acho que a sorte não está muito do meu lado...

Depois de fazer o serviço da troca de óleo (que trocou óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro do ar-condicionado e fez higienização do ar-condicionado), essa merda de engasgo não parou. E, para completar, o ventilador endoidou. Travou na velocidade máxima, por mais que eu altere a velocidade ou mesmo desligue (não alterou a refrigeração, o ar continua gelando).

Na oficina que foi feita a troca de óleo eles lavaram as mãos alegando que a troca do filtro do ar-condicionado não mexeria nessa parte, mas acho estranho como esse problema apareceu uns 200m depois de eu sair da oficina que troquei o óleo e fiz esses outros serviços. Aí passei numa oficina de ar-condicionado e lá o cara olhou, olhou e concluiu que a resistência do carro que foi pro saco. Até cotei uns preços no MercadoLivre, felizmente não é muito caro (uns 120 a 150 reais). O problema é gastar isso depois de ter gasto quase 300 reais nos outros serviços.

E enquanto isso, o engasgo continua...



Quanto aos engasgos.....Já verificou os bicos? Estão equalizando direitinho? No meu caso só resolvi o problema trocando os bicos. Pega um bom mecânico e pede pra ele verificar!

Renato, fiz uma revisão de funcionamento no fim do ano passado. Trocou velas, calibrou as bobinas, limpou bicos (e verificou se eles estavam em ordem...), da parte de funcionamento, n tem mais como ser nd. Por isso estou acreditando mais na hipótese de ser algo da alimentação. Vou abastecer o próximo tanque com aditivada. Se nada mudar (e não é sendo pessimista, mas não acredito que é um simples abastecimento com aditivada q vai cessar esses engasgos) aí eu vou ao mecânico e vejo isso da bomba de combustível. Se não for a bomba, aí realmente jogo a toalha, pq n faço mais ideia do q pode ser



Tmb acredito que abastecer com aditivada não vai mudar nada. Vai lá e testa a vazão da bomba.... não é demorado. Já viu o tbi, tá ok ? E a mangueira grossa de ar do tbi.... não está furada/rasgada... está bem encaixada? O sensor maf já viu?

Vou anotar esses pra olhar. A parte das mangueiras já conferi, n tem nada desencaixado nem rasgado. Mas MAF e TBI provavelmente serão os próximos passos depois da bomba de combustível.
Se depois de bomba, MAF e TBI n resolver, o q mais poderia ser?



Sensor do canister... é só tirar, e com um dedo vc tampa uma ponta,e a outra ponta vc assopra, se não conseguir o sensor está bom,mas se conseguir assopra mesmo tapando o outro lado,pode trocar. Fora isso se testar as bobinas e estiverem boas, ainda penso ser os bicos.

Renato_Diniz

Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/05/2021
Idade : 45
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Pedro-Faro Sex Jul 29, 2022 6:08 pm

Pessoal, o drama enfim teve um fim. Vamos aos capítulos finais da odisseia. (inclusive com fotos)

Após o mecânico sugerir que eu abastecesse com aditivada uns 2 tanques, assim o fiz. O resultado, claro, foi nulo. Não mudou consumo, não diminuiu o engasgo... enfim, não alterou nada. Pra não dizer que fui injusto, abasteci mais 2 tanques com aditivada (aproveitei a recente queda no preço dos combustíveis pra isso, inclusive). Nenhuma mudança. Inclusive o consumo continuava me incomodando: oscilou entre 7,3 km/l e 7,5 km/l indicados no computador de bordo. Acho pouco pra um carro que, logo quando comprei, chegou a fazer quase 9 km/l na cidade.

Levei ao mecânico novamente e lá ele passou outra vez o scanner, olhou algumas peças e detectou que estava havendo uma fuga de centelha em uma das bobinas (que, quando fiz a revisão de funcionamento, não foram trocadas porque eles disseram que estavam boas. Guardem essa informação!). Perguntei se, pelas bobinas serem individuais, compensava trocar só uma caso fosse necessário. Ele disse que sim, porém que o trabalho para trocar uma só não compensava, por ter que remover coletor de admissão e corpo de borboleta, etc etc etc.

Daí meu pai me sugeriu levar numa auto-elétrica que que um amigo dele, muito assíduo com a manutenção do próprio carro (que é sentimental por vida, um Peugeot 408), recomendou.
Lá eles já explicaram que seria trabalhoso para abrir e olhar as bobinas, mas que testariam elas individualmente. Eles inclusive recomendaram que, independente de como estivessem, era melhor trocar as quatro.

Quando eles acessaram as bobinas, veio a surpresa que me fez querer socar o ex-dono do carro. Eram bobinas de 3 marcas diferentes: uma ainda original do carro, duas de uma marca que nem sei qual é (porque simplesmente não está impressa na peça) e uma da marca Gauss. Após testarem o relatório foi: a original estava com a centelha OK, a Gauss estava cansada e as outras duas geravam centelhas insuficientes. Daí matou-se a charada.

Comprei um jogo de 4 bobinas NGK (uma paulada de quase 900 reais, isso porque paguei 2 à vista e as outras 2 eu parcelei, mais 180 da mão de obra).

Impressões após a troca:
- Não rodei taaaanto (cerca de 35 km até a hora que parei para postar), mas nessa quilometragem, não houve um engasgo sequer, o que me animou. Até então, com o que havia feito, eles haviam diminuído consideravelmente, mas não cessado.
- Notei que o carro está deslanchando com mais facilidade e me pareceu mais solto e mais disposto em retomadas. Nas marchas mais baixas (principalmente de segunda para terceira e de terceira para quarta), a retomada é mais viva e, como dito, sem engasgos.
- Não consegui aferir consumo - e para fazer com precisão, só no próximo tanque, que é já, uma vez que o atual está só com duas barras - mas os mecânicos da auto-elétrica asseguraram que haverá uma diferença positiva no consumo. Se voltar ao patamar de antes, já estarei mais que satisfeito.

Como bônus, seguem as imagens das bobinas

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Whatsa10

Esta bobina é a que os mecânicos da auto-elétrica disseram ser a original. Achei estranho que o carro com mais de 100 mil km ainda estivesse com uma das bobinas originais...

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Whatsa11

A bobina da Gauss, que estava cansada e já não estava gerando tão bem

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Whatsa12


As bobinas de terceira, quarta ou quinta linha que sequer tem marca (ou ao menos não identifiquei) e que, segundo o mecânico, estavam gerando centelha insuficiente e criando o engasgo e o aumento no consumo

Agora é rodar por um tempo e ver se, enfim, exorcizei esse fantasma!

E aí, deixo aos amigos o questionamento: lembram que lááááááá em cima eu disse "guardem essa informação"? Pois bem, se os mecânicos da primeira oficina a priori disseram que as bobinas estavam OK, por que raios só agora que foram falar em fuga de centelha e etc? Preguiça? Desconhecimento? Falta de tempo para retirar o coletor e o corpo de borboleta e olhar novamente as bobinas? Enfim, acho que nessa eles comeram mosca.
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/09/2020
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

WilsonM e absilva gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por absilva Sex Jul 29, 2022 10:43 pm

Essas 2 bobinas da última foto me parece que elas são vendidas com o nome de Euro (são genéricas).
Acessar as bobinas do Sentra não é tão fácil, precisa desmontar o coletor de admissão e TBI. Creio que isso é um desestímulo para os mecânicos. E nem todos tem como testar pra ver se elas estão com algum defeito.
Mas que bom que a troca delas resolveu o problema.
absilva
absilva

Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

WilsonM gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Pedro-Faro Sex Jul 29, 2022 11:21 pm

absilva escreveu:Essas 2 bobinas da última foto me parece que elas são vendidas com o nome de Euro (são genéricas).
Acessar as bobinas do Sentra não é tão fácil, precisa desmontar o coletor de admissão e TBI. Creio que isso é um desestímulo para os mecânicos. E nem todos tem como testar pra ver se elas estão com algum defeito.
Mas que bom que a troca delas resolveu o problema.

O pior é q qd comprei o Sentra, morreria sem saber q o ex-dono fez um serviço tão porco. Mas ao menos agora sei q a parte de ignição e funcionamento está toda em ordem
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/09/2020
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

WilsonM gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos