Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Translate

Nosso Canal Youtube

CleverNT
Clique nos anúncios!
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Clever

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

+2
WilsonM
Pedro-Faro
6 participantes

Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Pedro-Faro Sex Abr 08, 2022 10:12 pm

Boa noite pessoal,

Faz algum tempo que não participo aqui no fórum, mas de uns 4 meses pra cá o meu Sentra (B16, 2.0 manual, atualmente com 98 mil km) tem apresentado alguns problemas que se tornaram bastante incômodos. Vou passar o histórico deles abaixo pra ver se alguém aqui já passou por algo parecido.

O primeiro é um problema intermitente na partida que reverbera no consumo. Ao abastecer, o carro morre de imediato quando ligo ele frio e, para pegar novamente, parece um Monza 86 a álcool, demorando horrores pra pegar. De quebra, quando ele pega, falha constantemente caso eu tente arrancar, o que me obriga a deixar o carro ligado e parado (às vezes com o acelerador a uns 1.500 a 2 mil rpm) até o motor esquentar. Quando o motor esquenta, o problema do funcionamento some, porém aparece outro revés: o consumo altíssimo. Quando esse problema não aparece, o consumo do meu Sentra fica sempre próximo ou um pouco acima dos 8 km/l. Mas, quando esse problema da partida aparece, o consumo salta para uns 5,5 km/l, número que talvez nem um Altima faça. Outro problema que tem aparecido, mas que não tem sido intermitente é de um discreto engasgo no funcionamento quando faço alguma retomada em rotações mais baixas, geralmente na segunda e na terceira marchas (mas já aconteceu uma vez na quarta também). Ah, e desde então aluz da injeção acendeu no painel para nunca mais apagar.

Aí a primeira pergunta que muitos aqui podem fazer é a que fiz logo no começo: será que é combustível? Para tirar a prova dos nove, abasteci rigorosamente num posto de confiança a cada tanque. E para minha surpresa, esse problema é quase na base do "sorteio". Num tanque ele pode apresentar esse problema, mas no seguinte não, mesmo abastecendo sempre no mesmo posto.

Nesse interim  de 4 meses, eu já levei a um mecânico de confiança e fiz uma revisão de funcionamento: limpou bicos, trocou velas pelas de especificação de fábrica, regulou as bobinas... enfim, fez o serviço completo. Por algumas semanas os problemas sumiram, mas foram retornando aos poucos. Creio que não tem como ser algo ligado ao funcionamento, já que essa parte foi completamente revisada e, se brincar, ainda está na garantia dada pela oficina. Meu pai sugeriu a hipótese de ser algo da bomba de combustível, pois me relatou que num Corolla que ele teve (ano 93/94, dos importados) ele passou por um problema parecido. Outra hipótese que ele também deu é de ser a sonda lambda com defeito.

Daí pergunto: alguém aqui já passou por algum desses problemas com seu Sentra? Qual foi a solução que vcs encontraram?
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Ir para o topo Ir para baixo

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por WilsonM Sab Abr 09, 2022 10:28 am

bom dia, como vai Pedro-Faro

primeira coisa, eu começaria verificando se o tanque de combustível está retendo um pouco de pressão, quando a gente vai abastecer e abre a tampa, por vezes a gente ouve um pequeno chiado que é devido a pressurização do tanque, que é necessária para o bom funcionamento da bomba de combustível.

Estando a bomba funcionando, o que é fácil de perceber porque se o motor não dá partida e voc~e forçar vai sentir o cheiro da gsolina pois isto acaba encharcando os bicos.

Prócimo candidato seria a MAF e a TBI.

O pior dos mundos seria algo ligado a falta de compressão nos cilindros ou problema na junta do cabeçote. Apenas teoria, mas se estando quente o motor funciona, significa que a dilatação está melhorando a compressão.
WilsonM
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

arai gosta desta mensagem

Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo  Empty Re: Falha intermitente no funcionamento e consumo altíssimo

Mensagem por Pedro-Faro Sab Abr 09, 2022 10:15 pm

WilsonM escreveu:bom dia, como vai Pedro-Faro

primeira coisa, eu começaria verificando se o tanque de combustível está retendo um pouco de pressão, quando a gente vai abastecer e abre a tampa, por vezes a gente ouve um pequeno chiado que é devido a pressurização do tanque, que é necessária para o bom funcionamento da bomba de combustível.

Estando a bomba funcionando, o que é fácil de perceber porque se o motor não dá partida e voc~e forçar vai sentir o cheiro da gsolina pois isto acaba encharcando os bicos.

Prócimo candidato seria a MAF e a TBI.

O pior dos mundos seria algo ligado a falta de compressão nos cilindros ou problema na junta do cabeçote. Apenas teoria, mas se estando quente o motor funciona, significa que a dilatação está melhorando a compressão.

Vou conferir estes itens... De fato, depois que meu pai relatou o que passou com o antigo Corolla dele, pensei em ver a pressão do combustível. De toda forma, vale conferir. Valeu pela dica!
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Mensagem por Pedro-Faro Seg Abr 11, 2022 6:12 pm

Hoje levei o Sentra ao mecânico. depois de ele passar o scanner e ver algumas partes do motor identificou que o problema é na sonda lambda.

Depois que dei uma pesquisada vi que faz sentido. Vou comprar uma e aguardar para ver o que dá
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Mensagem por Renato_Diniz Qui Abr 14, 2022 3:52 pm

O meu Sentra b16 estava só por deus tmb, o carro ficava dando cabeçada,tremendo,etc....luz da injeção acendia toda hora, estava horrível. Fiz de tudo, troquei vela,limpei os bicos,troquei até uma bobina sem necessidade,testei bomba de combustível, sensor maf, válvula do canister, até a vazão dos cilindros.... no 2° mecânico limpei os bicos de novo pois o anterior não tinha feito o serviço direito. Mas não mudou nada. No 3° mecânico,ele condenou 2 bicos. Comprei os 4 e o problema acabou. 2 mecânicos mexeram nos bicos e não viram que os mesmos estavam ruins.

Renato_Diniz

arai gosta desta mensagem

Mensagem por valcir_beraldo Qui Abr 14, 2022 4:34 pm

O meu antigo Versa começou a ter problema parecidos com esse. Também fiz limpeza, troca da sonda lambda, velas, etc. E o problema permanecia. Um mecânico de uma oficina Bosch identificou que o problema era devido ao "corpo da borboleta". Trata-se da peça onde fica a borboleta que controla a entrada de ar no motor. Nessa peça também está o mecanismo que controla a posição de borboleta, onde eu acredito que esteja o problema. Eventualmente, a borboleta não abre, afogando o motor.  

O preço de um corpo de borboleta novo para substituição em um carro antigo é proibitivo (maior que R$ 6000!). Por orientação do mecânico, comprei um condicionada pela internet por R$ 500. Após a substituição (R$ 200),  o carro ficou bom.  Pelo menos por uns dois meses, quando troquei por um novo.

Mas, atenção, a especificação de peça tem que ser exatamente igual à que está no veículo.  Tem que anotar todos os números que estão na parte de plástico preto do corpo. Tive que colocar um celular filmando atrás do motor para conseguir pegar essa especificação.

Boa sorte!

valcir_beraldo

Mensagem por Murilo Carvalho Qui Abr 14, 2022 5:07 pm

Pedro-Faro escreveu:Boa noite pessoal,

Faz algum tempo que não participo aqui no fórum, mas de uns 4 meses pra cá o meu Sentra (B16, 2.0 manual, atualmente com 98 mil km) tem apresentado alguns problemas que se tornaram bastante incômodos. Vou passar o histórico deles abaixo pra ver se alguém aqui já passou por algo parecido.

O primeiro é um problema intermitente na partida que reverbera no consumo. Ao abastecer, o carro morre de imediato quando ligo ele frio e, para pegar novamente, parece um Monza 86 a álcool, demorando horrores pra pegar. De quebra, quando ele pega, falha constantemente caso eu tente arrancar, o que me obriga a deixar o carro ligado e parado (às vezes com o acelerador a uns 1.500 a 2 mil rpm) até o motor esquentar. Quando o motor esquenta, o problema do funcionamento some, porém aparece outro revés: o consumo altíssimo. Quando esse problema não aparece, o consumo do meu Sentra fica sempre próximo ou um pouco acima dos 8 km/l. Mas, quando esse problema da partida aparece, o consumo salta para uns 5,5 km/l, número que talvez nem um Altima faça. Outro problema que tem aparecido, mas que não tem sido intermitente é de um discreto engasgo no funcionamento quando faço alguma retomada em rotações mais baixas, geralmente na segunda e na terceira marchas (mas já aconteceu uma vez na quarta também). Ah, e desde então aluz da injeção acendeu no painel para nunca mais apagar.

Aí a primeira pergunta que muitos aqui podem fazer é a que fiz logo no começo: será que é combustível? Para tirar a prova dos nove, abasteci rigorosamente num posto de confiança a cada tanque. E para minha surpresa, esse problema é quase na base do "sorteio". Num tanque ele pode apresentar esse problema, mas no seguinte não, mesmo abastecendo sempre no mesmo posto.

Nesse interim  de 4 meses, eu já levei a um mecânico de confiança e fiz uma revisão de funcionamento: limpou bicos, trocou velas pelas de especificação de fábrica, regulou as bobinas... enfim, fez o serviço completo. Por algumas semanas os problemas sumiram, mas foram retornando aos poucos. Creio que não tem como ser algo ligado ao funcionamento, já que essa parte foi completamente revisada e, se brincar, ainda está na garantia dada pela oficina. Meu pai sugeriu a hipótese de ser algo da bomba de combustível, pois me relatou que num Corolla que ele teve (ano 93/94, dos importados) ele passou por um problema parecido. Outra hipótese que ele também deu é de ser a sonda lambda com defeito.

Daí pergunto: alguém aqui já passou por algum desses problemas com seu Sentra? Qual foi a solução que vcs encontraram?
Pedro

Eu vou falar tudo que pode ser, mas a situação tem que ser investigada a fundo.

1) Combustível:

Alguns postos vendem combustível fora da especificação de boa fé. É isso mesmo de BOA FÉ! As vezes o sump da boca do tanque de combustível do posto está com rachadura, então quando chove entra água no tanque, e pior, o gerente e o dono NÃO sabem disso e vendem combustível contaminado. Por mais que eles drenem o tanque e retire a água que ficou no fundo (água tem densidade maior), sempre fica água diluída no restante do combustível e isso faz o carro funcionar mal.

Por esse motivo eu não gosto de abastecer o carro depois de chuvaradas fortes aqui no Rio.

2) Parte elétrica-eletrônica:

Qualquer problema nessa parte pode gerar aumento no consumo e às vezes perda de potência. Devem ser verificados:

- Módulo de injeção (ver se está funcionando sem erros)
- Bomba e filtro de combustível (ver o funcionamento e se não estão obstruídos)
- Corpo de Borboleta (se estiver carbonizado pode afetar o consumo)
- Suspiro de óleo do motor (ver se não está jogando borra no corpo de borboleta)
- Sonda lambda ou sensor de oxigênio (se estiver carbonizado pode aumentar o consumo)
- Canister (ver se não está obstruído)
- Sensor de rotação

Isso é o básico.

Eu tenho um Sentra 2.0 S 2016 MT, ele faz inacreditáveis 11 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Eu só uso gasolina aditivada, e um a cada 10 tanques uso Gasolina Pódium.
Murilo Carvalho
Murilo Carvalho

WilsonM, RaphaRod e arai gostam desta mensagem

Mensagem por Pedro-Faro Sab Maio 14, 2022 5:00 pm

Murilo Carvalho escreveu:
Pedro-Faro escreveu:Boa noite pessoal,

Pedro

Eu vou falar tudo que pode ser, mas a situação tem que ser investigada a fundo.

1) Combustível:

Alguns postos vendem combustível fora da especificação de boa fé. É isso mesmo de BOA FÉ! As vezes o sump da boca do tanque de combustível do posto está com rachadura, então quando chove entra água no tanque, e pior, o gerente e o dono NÃO sabem disso e vendem combustível contaminado. Por mais que eles drenem o tanque e retire a água que ficou no fundo (água tem densidade maior), sempre fica água diluída no restante do combustível e isso faz o carro funcionar mal.

Por esse motivo eu não gosto de abastecer o carro depois de chuvaradas fortes aqui no Rio.

2) Parte elétrica-eletrônica:

Qualquer problema nessa parte pode gerar aumento no consumo e às vezes perda de potência. Devem ser verificados:

- Módulo de injeção (ver se está funcionando sem erros)
- Bomba e filtro de combustível (ver o funcionamento e se não estão obstruídos)
- Corpo de Borboleta (se estiver carbonizado pode afetar o consumo)
- Suspiro de óleo do motor (ver se não está jogando borra no corpo de borboleta)
- Sonda lambda ou sensor de oxigênio (se estiver carbonizado pode aumentar o consumo)
- Canister (ver se não está obstruído)
- Sensor de rotação

Isso é o básico.

Eu tenho um Sentra 2.0 S 2016 MT, ele faz inacreditáveis 11 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Eu só uso gasolina aditivada, e um a cada 10 tanques uso Gasolina Pódium.

Murilo, de fato estou pensando em algo da elétrica, mais precisamente da sonda lambda, q o meu mecânico tem acreditado ser a chave do problema. Com isso vou ver se acho uma pra comprar, mas ainda tenho que saber se é a de entrada ou saída...
Pedro-Faro
Pedro-Faro

Mensagem por lenhador2001 Sab Maio 14, 2022 8:26 pm

"...mas ainda tenho que saber se é a de entrada ou saída"

Não sei se você está se referenciando à entrada do catalizador e saída do catalizador, mas a sonda que importa é a de entrada do catalizador. A outra só server para ver se o catalizador está funcionando.

lenhador2001

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

- Tópicos similares

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos