Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» vuelo de easyjet
Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador EmptyHoje à(s) 8:48 am por billyb7b

» Савети за избор кладионице
Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador EmptyHoje à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador EmptyOntem à(s) 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador EmptyOntem à(s) 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador EmptyOntem à(s) 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

» Eita cadê a vareta do óleo do câmbiio
Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador EmptySeg Mar 25, 2024 11:23 pm por Enoque da Silva Bezerra

» Camera Sentra SV B17 2014, ONDE EU ERREI??
Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador EmptySeg Mar 25, 2024 4:45 pm por guigow

Inscreva-se!


Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

5 participantes

Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por Jordan Kanduxo Ter Nov 28, 2017 10:29 am

Olá galera, bom dia!
Procurei algum tópico que falasse sobre isso mas não encontrei. Caso ele exista, podem fundi-lo com esse sem problemas.
Pois bem, de uns dias pra cá o meu Sentra (B16 2009 CVT) vem apresentando uma falha meio esquisita e o pior, de forma intermitente.
Por umas três ou quatro vezes eu estou dirigindo normal (o carro anda perfeitamente bem, sem falhas ou algo assim) e o pedal do acelerador simplesmente perde a ação. Nas primeiras vezes, observei que se eu afundasse o pé (o famoso kick down) ele voltava ao normal e a vida continuava, mas nas duas últimas ocasiões eu tive de parar o carro, desengatá-lo colocando no neutro e voltando ao Drive para que ele voltasse ao normal.
A última vez foi numa avenina a uns 60 km/h, e na faixa da esquerda. Passei apuro.
A primeira vez que essa falha apareceu foi antes do problema que tive com a ignição (bobina e velas), então desconsidero qualquer possibilidade que tenha sido em virtude da MO feita no carro. Andei vendo as conexões de sensores (pelo menos os visíveis), pedal do acelerador, sensor do pedal de freio e também a conexão do TBI. Aparentemente não tem nada de errado.
Vou experimentar fazer um check para ver se aparece algum código de erro e, caso ele apareça, também o participo aqui.
Algum amigo já passou por algum problema parecido? Posso andar dias e dias com o carro normal, mas do nada a falha pode aparecer.
Uma coisa que acontece com o Sentra de vez em quando é que se, por ventura, se desliga o carro engatado (por pura falta de atenção, aconteceu comigo uma vez e por umas duas vezes que meu pai andou com o carro também esqueceu) em alguma das partidas seguintes a luz "Service Engine Soon" acende e, ao resetar o CVT, ela apaga ou até apaga sozinha em algumas ocasiões.
Se alguém já passou por algo parecido, com certeza poderia me ajudar no diagnóstico inicial.
Grande abraço!
Jordan Kanduxo
Jordan Kanduxo

Mensagens : 147
Data de inscrição : 14/12/2016
Localização : Sorocaba/SP

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por WilsonM Ter Nov 28, 2017 10:57 am

acho que o pedal do acelerador do Sentra funciona através de um sistema tipo potenciômetro, e é nele que você pode começar a focar sua atenção.

uma possibilidade remota é que o o sistema BOS (brake override system) esteja causando este problema. Basicamente, todo carro Nissan utiliza esta programação, onde uma vez acionado o pedal do freio, o acelerador é desativado. Às vezes uma coisa besta como lâmpada de freio queimada pode dar erro na leitura do sistema, dá uma conferida também.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por Jordan Kanduxo Ter Nov 28, 2017 11:07 am

O pedal de acelerador do Sentra realmente é eletrônico. Geralmente esses pedais tem dois potenciômetros, um para um curso até "X" do pedal e outro desse ponto "X" em diante. De acordo com o que você pisa, a resistência do potenciômetro muda e, por sua vez, muda o nível de tensão da saída... O que me encuca é o fato do carro funcionar bem durante um bom tempo e do nada ficar assim.
Quanto ao sistema BOS (eu particularmente não sabia que o Sentra tinha), vou dar uma verificada. Além das lâmpadas traseiras existe algum outro componente que poderia fazer parte do diagnóstico como o sensor do pedal de freio?

Grande abraço!
Jordan Kanduxo
Jordan Kanduxo

Mensagens : 147
Data de inscrição : 14/12/2016
Localização : Sorocaba/SP

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por WilsonM Ter Nov 28, 2017 11:27 am

o BOS da Nissan surgiu nos modelos 2002, e em 2005 o sistema foi expandido para todos veículos da linha.

este fato de ser intermitente pode ser apenas coisa para limpeza com limpa-contatos :-)
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por Brates Ter Nov 28, 2017 2:02 pm

O problema é que os Sentras A/T e M/T são diferentes. O meu 2008, por exemplo, é manual, não possui o sistema BOS e tampouco apresenta problemas se alguma lâmpada de freio queimar ou deixar de funcionar por qualquer motivo. Já os A/T possuem o sistema BOS e se queimar alguma lâmpada interfere no funcionamento do câmbio. Interessante...

Brates

Mensagens : 232
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 51
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por icefly Ter Nov 28, 2017 2:40 pm

Mas o BOS acho que existe em carro manuais da Nissan, correto?
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por WilsonM Ter Nov 28, 2017 3:13 pm

é, icefly25 eu achava que valia para os câmbios manuais também o BOS.

o sistema é meio que mandatório nos USA, e la´quase ninguém usa câmbio manual, então eu fico na dúvida, tem motorista lá que nem sabe operar carro com embreagem. Já  o Brates conhece o Sentra como poucos, então vou na dele.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por Brates Ter Nov 28, 2017 3:51 pm

O meu é certeza que não possui. Já fiz o teste. Acelerando ele, piso no freio e o giro não cai. Agindo dessa forma, ao pisar no freio o acelerador deveria ser desabilitado, o giro do motor cair para o de marcha lenta e só retomar a aceleração ao tirar o pé do freio. E isso não acontece.

Brates

Mensagens : 232
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 51
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por WilsonM Ter Nov 28, 2017 5:14 pm

vc fez o teste, Brates? Eu não tive coragem, esse negócio de pé direito no acelerador e pé esquerdo no freio bugou meu cérebro :-)

o sistema brake overriding technology começou em carros alemães, BMW e Mercedes, se não me engano. A Nissan foi a primeira montadora japonesa a incorporar o sistema voluntariamente.

A agência norte-americana NHTSA tencionava até tornar obrigatório o sistema, acho que foi por volta de 2012 que houve um acidente fatal com um carro da Toyota que abriu a discussão. Não lembro direito, mas acho que foi um caso em que o pedal do acelerador ficou enroscado, causando o acidente.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por Brates Ter Nov 28, 2017 5:28 pm

Sim, Wilson. Eu fiz sim e é simples e de boa. Faça tbm. É só ir acelerando normal e dar uma pisadinha de leve no pedal do freio e segurar sem tirar o pé do pedal do acelerador. No meu caro, ele somente freia em função de eu mesmo ter pisado no freio, mas o carro continua acelerado querendo ganhar força. No caso do BOS, ao pisar no freio, ele somente freia, o giro cai para marcha lenta e ele só retoma a aceleração quando vc tira o pé do freio. O meu Sentra 2008 manual, não tem essa função. Abraço aí, amigo!

Brates

Mensagens : 232
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 51
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por WilsonM Ter Nov 28, 2017 5:45 pm

então, Brates, eu não lembro direito o motivo, mas para o sistema funcionar, precisa calcar fundo o pé no pedal do freio.

por isto que disse que nunca fiz o teste, sempre achei meio perigoso
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por Brates Ter Nov 28, 2017 6:25 pm

WilsonM escreveu:então, Brates, eu não lembro direito o motivo, mas para o sistema funcionar, precisa calcar fundo o pé no pedal do freio.

por isto que disse que nunca fiz o teste, sempre achei meio perigoso
Não, Wilson...fiz o teste de acordo com o vídeo do MRB. É só acionar o freio que o sistema BOS já atua. No canal dele no YOUTUBE tem o vídeo. Dê uma olhadinha lá pra vc ver.

Brates

Mensagens : 232
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 51
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por Jordan Kanduxo Ter Nov 28, 2017 8:28 pm

WilsonM escreveu:o BOS da Nissan surgiu nos modelos 2002, e em 2005 o sistema foi expandido para todos veículos da linha.

este fato de ser intermitente pode ser apenas coisa para limpeza com limpa-contatos :-)

Foi o que pensei. Lendo alguns fóruns gringos da Nissan, vi algumas pessoas falando em aterramento.
Há algum tempo atrás eu levei o carro a uma oficina e tiraram o coxim superior do câmbio para avaliar. Na desmontagem, foram remontados uns dois ou três aterramentos, vou conferir isso.
Além disso, vou tirar os conectores do pedal do acelerador e borrifar limpa contato.
Jordan Kanduxo
Jordan Kanduxo

Mensagens : 147
Data de inscrição : 14/12/2016
Localização : Sorocaba/SP

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por Jordan Kanduxo Ter Nov 28, 2017 8:30 pm

Excelentes todas essas informações! O lance da Toyota se não me engano deu um recall violento, principalmente nos EUA.
Obrigado a todos os amigos!
Jordan Kanduxo
Jordan Kanduxo

Mensagens : 147
Data de inscrição : 14/12/2016
Localização : Sorocaba/SP

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por raphaelrrc93 Qua Nov 29, 2017 1:37 am

da uma olhada no interruptor do pedal de freio tambem, joga um limpa contato nas conexoes dele ja que vai mexer ali.
hoje vi no grupo um caso de um focus que tava amarrando as vezes, retomadas, saidas de quebra mola etc, o cara levou a alguns mecanicos, falaram que era no sistema de injeção, etc no final das contas era so o interruptor de freio kkkkkk
raphaelrrc93
raphaelrrc93

Mensagens : 312
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 30
Localização : Ilha do Governador - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por Jordan Kanduxo Qua Nov 29, 2017 9:56 pm

Olá amigo Raphael!
Quando for jogar limpa contatos, vou fazer tanto no conector do pedal do acelerador como no sensor do pedal do freio também.
Hoje estive olhando as lâmpadas de freio e, como esperado, está tudo ok. Fiz o teste do BOS hoje e ao pisar no freio realmente é cortado o acelerador.
Quero ver se até o final de semana eu paro e faço tudo isso no Sentra. Hoje andei com o carro e ele estava absurdamente normal. Vai entender...

Grande abraço!
Jordan Kanduxo
Jordan Kanduxo

Mensagens : 147
Data de inscrição : 14/12/2016
Localização : Sorocaba/SP

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador Empty Re: Nissan Sentra B16 2009 - Falha intermitente no pedal do acelerador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos