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Mensagem por thiagodbr Qua Jan 05, 2022 4:27 am

Ola, meu primeiro tópico aqui, agradeço a quem da comunidade puder ajudar.
Tenho um Sentra 2012 Manual, que embora eu o tenha buscado em 2013 na CCS comprei da minha mãe com 90.000km a cerca de 4 anos e hoje está com 98.000km, pois so o uso nos fins de semana e para viagens curtas.
Após encher o tanque com gasolina comum em um posto meio duvidoso, porém de bandeira Shell, senti o carro perder potencia, trepidar e a luz da injeção acendeu. Consegui voltar pra casa porem no próximo dia o carro nao ligava de jeito nenhum, dando sintomas de estar afogado, so consegui fazer pegar retirando a tampa de óleo do motor, o que na hora sujou o motor, alternador, etc, além de sair muita fumaça branca, porém o carro se comportou melhor.
Ao passar meu scanner recebi os códigos P0300, P0301, P0302, P0303 e P0304 e notei varias variações de rotação e som no motor. Apaguei os codigos de erro e botei um stp preto e fui "gastar" a gasolina, além de trocar o filtro de combustível e checar a bomba. Após isso senti melhoras aos poucos no comportamento do motor, e hoje, mesmo ainda nao reabastecendo, as vezes a luz de injeção acende e recebo o p0303, referente a misfire no cilindro 3, e o RPM fica em 650 com o carro neutro que acho muito baixo, o que me faz desconfiar do combustível estar obstruindo os bicos injetores, ou ser mesmo "batizado".
Ainda nao esgotei o combustível, mas irei botar etanol e depois uma podium ou vpower, e caso persista o erro (uma FIAT Toro do meu trabalho abasteceu no mesmo local e também teve problemas de injeção) irei checar as bobinas, as velas e os bicos, nenhum deles foi trocado até hoje, e sei que ao menos bobinas e velas devem ser trocados com 100.000km, e estou em 98.000km.

Até onde sei nada além das manutenções básicas (filtros, oleo, etc) foi trocado, incluindo bobinas, velas, correia poli v...porém a uns 5 anos a antiga dona do carro uma vez numa BR ao estacionar num posto disse que o carro não ligava mais e chamou um guincho (o seguro tinha acabado naquele mes e nao foi renovado) e pediu pra ele o levar na CCS, porém ele levou pra sua garagem própria e acusou que o volante do motor e a caixa de cambio estavam destruídas, e em um dia fez a troca de tudo (o que julgo ter sido um golpe) cobrando muito caro o "serviço". No mesmo dia da retirada do "serviço" o carro estava com vazamento de óleo do motor e foi para um mecânico de confiança, que constatou que o carter estava amassado, e fez o reparo com sucesso.

Alguem ja passou pelo mesmo problema e pode ajudar?
Caso sim, se puderem indicar um bom lugar para comprar velas, bobinas e talvez bicos (vi que no mercado livre existem muitas falsificações, sou de Balneario Camboriu-SC e aqui na CCS uma bobina ta 990$ e o jogo de vela 700$, além da mao de obra).
Alguem ja trocou em casa as velas do B16? Tenho receio de levar em algum tião para trocar as velas, pois o cabeçote é de aluminio e se nao me engano, somente autorizadas da nissan possuem a tabela pro gap e torque das velas, além de nem todos possuírem torquimetro pra isso.

Muito obrigado a quem responder.

thiagodbr

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P0300, P0301, P0302, P0303 e P0304 Sentra B16 Empty Injeção

Mensagem por carlos.orsi Seg Jan 10, 2022 4:42 pm

Boa tarde Thiago.
Tenho um Sentra SL 2012, ano passado ele começou a apresentar os problemas que vc descreve no inicio do post. Levei a um mecânico de confiança que tenho, foram limpos bicos e tal, porem pouco tempo depois continuou a apresentar o problema. No fim, que retornou para a mesma oficina e o mecânico colocou os bicos para teste na máquina... e adivinha o bico que apresentava o erro que aparecia no scanner (caseiro) era o mesmo bico que depois que "esquentava" começava a falhar na injeção. Foi realizado a troca do bico, limpeza dos demais já haviam sido realizados e o carro voltou ao normal.
Um detalhe, o carro chegava a falhar também, dava até "trancos" as vezes, me levando a pensar que poderia ser algo no câmbio, e por fim que não era.
Fique atento nestes detalhes, e leve em alguém de confiança. Faz 4 anos que estou com o carro, e foi a primeira vez que apresentou isso, o carro está agora com 175k rodados, na época estava com uns 160k.
Abraço

carlos.orsi

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P0300, P0301, P0302, P0303 e P0304 Sentra B16 Empty Re: P0300, P0301, P0302, P0303 e P0304 Sentra B16

Mensagem por thiagodbr Sex Jan 21, 2022 7:35 pm

Obrigado pela resposta Carlos!
Fiz alguns testes, após esgotar a minha gasolina rodei com 10L de etanol e o carro se comportou bem, dando poucas vezes o erro p0303, então botei meio tanque de V-Power e STP preto e perto do fim do tanque novamente a luz de injeção e o carro trepidando em lenta. Agora vou testar com um tanque completo de etanol.
Desmontei a tampa do coletor e chequei as bobinas, todas as 4 com 2,69 na escala de resistência 20k ohms, acho que estão normais.
O coletor estava muito sujo, acho que devido ao carro afogar antes, apliquei um pouco de car 80 para fazer uma limpeza. O engate do primeiro bico injetor estava solto, o jeito foi botar um braçadeira pra "segurar" pois o engate de plastico nao firmava.
Não abri a flauta, isso é possivel? Se sim vou trocar os 4 bicos sozinho, so tenho receio de encharcar o motor com combustivel ao abrir.

Outra duvida, meu carro esta com 99.000km e nunca troquei as velas, é possivel trocar manualmente sem um torquimetro de estalo ou digital e sem a tabela de torque e gap da nissan?
Alguem recomenda algum site para compra de velas? Vi que tem muitas falsificações.
Obrigado

thiagodbr

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P0300, P0301, P0302, P0303 e P0304 Sentra B16 Empty Re: P0300, P0301, P0302, P0303 e P0304 Sentra B16

Mensagem por carlos.orsi Seg Jan 24, 2022 2:18 pm

thiagodbr escreveu:Obrigado pela resposta Carlos!
Fiz alguns testes, após esgotar a minha gasolina rodei com 10L de etanol e o carro se comportou bem, dando poucas vezes o erro p0303, então botei meio tanque de V-Power e STP preto e perto do fim do tanque novamente a luz de injeção e o carro trepidando em lenta. Agora vou testar com um tanque completo de etanol.
Desmontei a tampa do coletor e chequei as bobinas, todas as 4 com 2,69 na escala de resistência 20k ohms, acho que estão normais.
O coletor estava muito sujo, acho que devido ao carro afogar antes, apliquei um pouco de car 80 para fazer uma limpeza. O engate do primeiro bico injetor estava solto, o jeito foi botar um braçadeira pra "segurar" pois o engate de plastico nao firmava.
Não abri a flauta, isso é possivel? Se sim vou trocar os 4 bicos sozinho, so tenho receio de encharcar o motor com combustivel ao abrir.

Outra duvida, meu carro esta com 99.000km e nunca troquei as velas, é possivel trocar manualmente sem um torquimetro de estalo ou digital e sem a tabela de torque e gap da nissan?
Alguem recomenda algum site para compra de velas? Vi que tem muitas falsificações.
Obrigado

Boa tarde Thiago,
Essas informações técnicas não vou conseguir te ajudar, como disse tenho um mecânico de confiança e ele executa os serviços, acredito que nunca me logrou, pois todos os veículos que tive e ele mexeu sempre resolveram os problemas. Talvez o @wilson um dos mediadores consiga te dar essas respostas.

Abraço

carlos.orsi

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P0300, P0301, P0302, P0303 e P0304 Sentra B16 Empty Re: P0300, P0301, P0302, P0303 e P0304 Sentra B16

Mensagem por thiagodbr Seg Jan 31, 2022 5:27 am

Obrigado pela resposta Carlos.

So pra atualizar o tópico, removi o coletor de admissao e a tbi, fazendo a limpeza nos dois com car 80, o coletor estava muito sujo.
O chicote do primeiro bico injetor estava muito folgado, entao o apertei com uma braçadeira.
Conferi todas as bobinas, e todas com 2.69 de resistencia.
Nao troquei as velas, porem vou trocar em breve.

Após isso estou rodando somente com alcool e o P0303 parece ter sumido, o problema provavelmente foi devido a gasolina ruim

thiagodbr

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P0300, P0301, P0302, P0303 e P0304 Sentra B16 Empty Re: P0300, P0301, P0302, P0303 e P0304 Sentra B16

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