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Mensagem por Rafas Qui Abr 21, 2016 8:08 am

Bom dia!
Estou com dificuldade de visualizar o nível do fluido de freio. Não é possível ver a marca do min ou Max.
A tampa pode ser removida? Há um aviso de remoção apenas em caso de troca...

Rafas

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Mensagem por icefly Qui Abr 21, 2016 9:58 am

Pode tirar a tampa sim.
Tem marcação de nível minimo e máximo no reservatório; acenda uma lanterna e assim dá pra ver melhor.

A inspeção dele é a cada 10 mil km ou 1 ano.
Se for o original ainda, o fluido tem de estar incolor; se estiver amarelo, já está contaminado e pedindo troca.
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Mensagem por nakay Qui Abr 21, 2016 2:41 pm

Rafas escreveu:Bom dia!
Estou com dificuldade de visualizar o nível do fluido de freio. Não é possível ver a marca do min ou Max.
A tampa pode ser removida? Há um aviso de remoção apenas em caso de troca...

O fluido de freio é higroscópico, e daí ficar checando (sempre) abrindo o reservatório poderá contaminar o fluído. No manual de manutenção é recomendado a troca aos 24 meses, independente da kilometragem.
Existe uma caneta teste para ver se o fluído está contaminado ou não...mesmo contaminado o freio é funcional, mas a recomendação é a troca, sob o risco de comprometer partes como o servofreio, cilindro mestre...
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Mensagem por leofvidal Sex Abr 22, 2016 12:34 am

Eitaaa, eu acho que esse meu fluido está meio escuro Evil or Very Mad
Fiz a revisão de 2 anos / 20mil km mês passado e não me recomendaram nada. Até pedi pra checar o probleminha que eu venho percebendo na embreagem (fica áspera com o motor quente + compressor do AC ligado). Disseram que fizeram a sangria pra ver se tinha ar no sistema, mas não resolveu. Falaram que eu deveria deixar o carro lá por uns 2 dias pale
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Mensagem por pimenta59 Sex Abr 22, 2016 3:21 am

O meu eu troquei na CSS, na minha última revisão lá. Como o meu não tem ABS, deve ser tranquilo trocar em qualquer oficina.
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Mensagem por Rafas Sex Abr 22, 2016 10:44 am

Pois é. Vou tentar com a lanterna. Deve ser pelo fato de ser incolor está dificultando. Estou perto da revisão dos 20 mil tb...

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Mensagem por icefly Sex Abr 22, 2016 10:57 am

Tem uma peneirinha dentro do cano do reservatório, tem de puxar ela com um dedo pra poder ver direito o fluido; tranquilo de puxar e recolocar.

Use um pedaço de papel toalha ou pano brancos ai pingue o fluido da peneira e analisa a cor; é um bom indicativo, mas por via das dúvidas checa com lanterna o interior do reservatório.
Dica: não deixa pingar em parte pintada, pois o fluido ataca a pintura, se cair fluido na pintura limpe imediatamente com um pano ou papel toalha e jogue água

Segundo o MRB: fluido novo x fluido degradado:

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O meu foi trocado com 4 anos e quase 40 mil km; estava um pouco amarelo ou dourado, parecido com essa cor.
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Mensagem por leofvidal Sex Abr 22, 2016 12:26 pm

Será que um fluido contaminado pode alterar algo na embreagem?
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Mensagem por pimenta59 Sáb Abr 23, 2016 2:00 am

Acho que pode desgastar o atuador de embreagem.
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Mensagem por nakay Dom Abr 24, 2016 1:13 pm

Pra quem não viu, tem um vídeo muito esclarecedor/didático do MRB sobre a troca e sangrias (freio-embreagem): https://nissanclube.forumeiros.com/t880-substituicao-fluido-de-freio-embreagem-nissan-tiida
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Mensagem por leofvidal Dom Abr 24, 2016 10:38 pm

Mais um excelente video do MRB.
Agora será que as concessionárias realizam esse procedimento? Se não me engano a troca do fluido passava de R$300.
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Mensagem por MRB Dom Abr 24, 2016 10:51 pm

Olha tenho minhas dúvidas depois de ver um tiida que pagou mais de 400reais para isso(fluído, sangria freio e embreagem) e nem trocaram fluído kkkk
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Mensagem por leofvidal Seg Abr 25, 2016 12:32 pm

Tava pensando aqui... Se fizeram a sangria do fluido de freio/embreagem e colocaram de volta no carro, o fluido já ficou mais contaminado.
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Mensagem por icefly Seg Abr 25, 2016 12:54 pm

leofvidal escreveu:Mais um excelente video do MRB.
Agora será que as concessionárias realizam esse procedimento? Se não me engano a troca do fluido passava de R$300.

Sim, mais ou menos nessa base de R$ 300.

Um belo dia descobri que a troca de fluido de freio não estava incluso nas revisões Rolling Eyes e vi o preço do fluido vencido na css, não tive dúvidas em comprar fluido de terceiros e fazer por fora mesmo.
Mas com a nova postagem do MRB falando que existe sangria de freio e também de embreagem já me deu um comichão pra fazer nova troca Laughing mas vou me segurar e esperar fazer 1 ano e sangrar tudo; quando fiz a troca, só sangrou pelas 4 rodas.
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Mensagem por pimenta59 Seg Abr 25, 2016 8:53 pm

Rapaz, a minha foi mais barata na CSS (Disnove Nissan - Recife). Na época, a revisão dos 3 anos (Maio/2015) mais a troca do fluido, saiu por 589 reais, foi na mesma revisão que trocaram as bandejas de suspensão em garantia.
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Mensagem por Glauzyones Esteves Dom maio 01, 2016 1:50 pm

Bom dia, pessoal !!!
ou novo no forum e gostaria de compartilhar uma Situação:
Meu March 1.6 ai fazer 4 ano em agosto e há umas 3 semanas troquei o fluido do freio, mas o freio até pega bem, mas quando paro em um sinal e fico com o pé no freio ele vai afundando ao poucos. já levei de volta e fizeram uns ajustes, melhorou bastante, mas ainda fica descende bem pouco. Fui em um mecânico de confiança ele falou que poderia ser uma peça que nao lembro o nome, ele disse também que não danifica o carro não, mas que eu ficasse um tempo porque às vezes volta ao normal, pode ser que com um tempo o liquido fique um pouco mais grosso e melhore. Isso é verdade ?

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Mensagem por pimenta59 Dom maio 01, 2016 2:04 pm

PITACO: Pode ser cilindro mestre de freio vazando ou ar no sistema
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Mensagem por icefly Dom maio 01, 2016 2:49 pm

O pedal do freio desce um pouco, por causa do servofreio e isso ocorre mais com o arcondicionado ligado; acho que um outro usuário (o MRB, o nosso guru em Nissan) explicou uma vez o porquê disso.

O meu vai fazer 5 anos e antes da 1ª troca do fluido fazia isso; depois que troquei o fluido e foi feita a sangria do sistema melhorou bastante, mas por exemplo, vou freando até chegar num sinal ai continuo com o pé no freio pro carro ficar parado ainda assim ele desce bem pouco.

Atualmente essa sensação do pedal descer é uns 10% do que era antes (antes da troca do fluido), mas ainda assim acontece.
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Mensagem por leofvidal Dom maio 01, 2016 10:16 pm

Isso acontece comigo e ainda não troquei o fluído.
Agora, essa ligação entre servo freio (fluido) e ar condicionado me interessa muito, pois até hoje busco uma relação entre compressor do AC ligado e embreagem áspera.
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Mensagem por Andre Soares Seg maio 02, 2016 12:17 am

Uma dúvida: Vocês tem ideia de qual a capacidade do fluido de freio/embreagem do sistema? To querendo substituir e comprar a quantidade correta.

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Mensagem por icefly Seg maio 02, 2016 10:19 am

Uma garrafa de 500mL basta; mas se usar o da Nissan que é vendido na css e tem 370mL, não sei dizer se só uma garrafa basta.

Vai ser necessário mais se o sistema estiver muito sujo, ai precisa fazer a limpeza mediante um enxague com fluido novo (tira o fluido velho, tira o reservatório [pra limpar, mas só se estiver muito sujo]; bota fluido novo, faz a sangria para tirar a sujeira de dentro, depois põe mais fluido novo, em definitivo).
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Mensagem por Andre Soares Seg maio 02, 2016 1:37 pm

Farei isso em breve, o fluído ta meio amarelado não tão ruim quanto da foto que você postou Ice mas um meio termo.

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Mensagem por icefly Seg maio 02, 2016 3:13 pm

Como já comentei, segundo o manual o fluido deve ser inspecionado a cada 10 mil ou 1 ano. se estiver degradado, começando a amarelar é que chegou a hora da troca.

Tem um ressalva no manual, quanto a uso severo, que é "Condução em ambientes com umidade elevada ou em áreas montanhosas", ai troca a cada 20 mil km ou 12 meses.
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Mensagem por leofvidal Qui Jun 16, 2016 12:23 pm

Alguém poderia fazer esse teste:

Com o carro ligado e AC ligado, espere o compressor "armar" e pise no freio, mantenha o freio acionado e desligue o AC (ou aguarde o compressor desarmar).

Pergunta: O pedal do freio desceu ao desligar o AC?
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Mensagem por userdefault Sex Jun 17, 2016 9:29 am

leofvidal escreveu:Alguém poderia fazer esse teste:

Com o carro ligado e AC ligado, espere o compressor "armar" e pise no freio, mantenha o freio acionado e desligue o AC (ou aguarde o compressor desarmar).

Pergunta: O pedal do freio desceu ao desligar o AC?

Se o pedal baixar existem duas variáveis:

- O pedal baixou pois o motor sentiu um peso extra devido o acoplamento do AR no sistema, quando existe a queda de rotação o fluxo de ar do motor que vai para o sistema de freio ( o HIDROVÁCUO ) baixa, logo você sente a baixa do pedal também. É uma teoria minha OK!!!

- Seu HIDROVÁCUO esta com algum problema.

Creio que seja a primeira opção.

É um palpite, por favor verifique o comportamento dos freios em todas as outras situações de trânsito do carro, caso o pedal baixar em tais casos, é melhor dar uma olhada, se for só no caso do AR fique tranquilo.

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