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Rotações do Motor variando abruptamente em descida câmbio CVT.
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MAMAFE34
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VANDERLEY TONELLA
7 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Kicks
Página 1 de 1
Rotações do Motor variando abruptamente em descida câmbio CVT.
Tenho um KICKS SV - câmbio CVT - 2019/2020 - COM 5.000 km - fez a primeira revisão há 1 mês. Retorno a concessionária para troca de peça defeituosa na SUSPENSÃO e caixa de direção.
Ocorre que em descidas acentuadas, o TACÔMETRO ( conta giros) fica variando abruptamente, mais ou menos 500 RPM...´ponteiro para cima e para baixo, como se a marcha "patinasse" para encontrar qual a correta ( cambio automático). Depois parece estabilizar, mas volta a variar abruptamente nas descidas acentuadas, parece que o motor engasga, "segura e solta". Colocado combustível em postos diferentes, mesmo assim o "defeito" continua... o que pode ser? sensor? câmbio?
Ocorre que em descidas acentuadas, o TACÔMETRO ( conta giros) fica variando abruptamente, mais ou menos 500 RPM...´ponteiro para cima e para baixo, como se a marcha "patinasse" para encontrar qual a correta ( cambio automático). Depois parece estabilizar, mas volta a variar abruptamente nas descidas acentuadas, parece que o motor engasga, "segura e solta". Colocado combustível em postos diferentes, mesmo assim o "defeito" continua... o que pode ser? sensor? câmbio?
VANDERLEY TONELLA- Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/09/2020
Idade : 56
Localização : ITATIBA
Re: Rotações do Motor variando abruptamente em descida câmbio CVT.
Não é defeito algum. É uma característica dos câmbios CVTs. O câmbio CVT não possui "marchas". São 2 polias que ficam variando continuamente para sempre ficar na melhor relação de potência e torque para o motor de acordo com a situação.
O que você está sentindo é o câmbio tentando fazer o freio-motor na descida como se "reduzisse" uma marcha para segurar o carro. Sem isso o carro iria ganhar velocidades cada vez maiores na descida. Se mesmo assim a velocidade estiver aumentando além do desejado você pode acionar o botão sport do câmbio ou mesmo passar para posição L que o efeito de freio motor será maior ainda, ajudando a economizar os freios. O jeito é se acostumar.
Mesmo os câmbios automáticos tradicionais não tem um freio-motor tão eficiente quanto um câmbio manual. O ideal é que o câmbio automático possibilite a troca manual das marchas para que você mesmo possa reduzir uma marcha e assim aumentar o freio-motor.
O que você está sentindo é o câmbio tentando fazer o freio-motor na descida como se "reduzisse" uma marcha para segurar o carro. Sem isso o carro iria ganhar velocidades cada vez maiores na descida. Se mesmo assim a velocidade estiver aumentando além do desejado você pode acionar o botão sport do câmbio ou mesmo passar para posição L que o efeito de freio motor será maior ainda, ajudando a economizar os freios. O jeito é se acostumar.
Mesmo os câmbios automáticos tradicionais não tem um freio-motor tão eficiente quanto um câmbio manual. O ideal é que o câmbio automático possibilite a troca manual das marchas para que você mesmo possa reduzir uma marcha e assim aumentar o freio-motor.
Shorts- Mensagens : 334
Data de inscrição : 23/12/2017
Localização : Guarulhos/SP
VANDERLEY TONELLA gosta desta mensagem
Re: Rotações do Motor variando abruptamente em descida câmbio CVT.
Valeu pela dica! Não sabia disso, pensei que fosse defeito do sensor ou algum mal contato, já que o carro ficou algum tempo parado durante a pandemia! Foi que o mecânico da concessionaria me disse exatamente. Fiquei em dúvida. Muito obrigado!
VANDERLEY TONELLA- Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/09/2020
Idade : 56
Localização : ITATIBA
Re: Rotações do Motor variando abruptamente em descida câmbio CVT.
Boas novas.... Meu nissan kicks é 2016/17 com apena 35milkm rodados.
Sei q cambio cvt é somente polia, mas ele evolui como se fosse marcha correto e o conta giros se move na "mudança" tipo marcha.... Meu carro parece que não sai da terceira.... fica amarrando o motor parece carto manual, muito estranho.so faz a mudança que o alcança os 5mil a 6 mil giros. Levei o carro na ccs tropical em Manaus e lá disseram sua não tinha nada, paguei 240reais só p colocar o computador e ter essa resposta . E o carro continua desse jeito , parece q estou com um carro manual que nao troca marcha, alguém já passou por isso , oq seria? Falta de oleo no câmbio? Kit embreagem? Alguém poderia me ajudar?
Sei q cambio cvt é somente polia, mas ele evolui como se fosse marcha correto e o conta giros se move na "mudança" tipo marcha.... Meu carro parece que não sai da terceira.... fica amarrando o motor parece carto manual, muito estranho.so faz a mudança que o alcança os 5mil a 6 mil giros. Levei o carro na ccs tropical em Manaus e lá disseram sua não tinha nada, paguei 240reais só p colocar o computador e ter essa resposta . E o carro continua desse jeito , parece q estou com um carro manual que nao troca marcha, alguém já passou por isso , oq seria? Falta de oleo no câmbio? Kit embreagem? Alguém poderia me ajudar?
MAMAFE34- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/11/2020
Re: Rotações do Motor variando abruptamente em descida câmbio CVT.
A simulação de marchas do Kicks só ocorre quando se pressiona mais da metade do acelerador. Daí o câmbio entende que você quer mais desempenho, aumenta a rotação do motor e começa a simular as marchas. Caso contrário a rotação do motor varia muito pouco (aumenta mais em subidas).
Você está dirigindo o carro com a alavanca na posição "D"? Se dirigir na posição "L" a rotação do motor será bem maior e você sentirá esse desconforto como se estivesse num carro com câmbio manual pedindo para trocar de marcha. Se dirigir com a opção "sport" habilitada o carro responderá melhor mas também estará sempre com a rotação mais elevada.
Você está dirigindo o carro com a alavanca na posição "D"? Se dirigir na posição "L" a rotação do motor será bem maior e você sentirá esse desconforto como se estivesse num carro com câmbio manual pedindo para trocar de marcha. Se dirigir com a opção "sport" habilitada o carro responderá melhor mas também estará sempre com a rotação mais elevada.
Shorts- Mensagens : 334
Data de inscrição : 23/12/2017
Localização : Guarulhos/SP
Re: Rotações do Motor variando abruptamente em descida câmbio CVT.
Sempre a marcha em D..... ele só troca a evolução em 5 0u 6 mil giros.... parece que estou tendo q tirar racha para trocar de marcha..... não uso sport e nem o L p ladeiras. carronsempre em D e parece q o motor está amarrado....
MAMAFE34- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/11/2020
Re: Rotações do Motor variando abruptamente em descida câmbio CVT.
A simulação de marchas só funciona em alta rotação mesmo. Você já tem o carro faz tempo?
Shorts- Mensagens : 334
Data de inscrição : 23/12/2017
Localização : Guarulhos/SP
Re: Rotações do Motor variando abruptamente em descida câmbio CVT.
Amigo já dirigi 4 kicks . Só o meu tá assim
MAMAFE34- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/11/2020
Re: Rotações do Motor variando abruptamente em descida câmbio CVT.
MAMAFE34 escreveu:Amigo já dirigi 4 kicks . Só o meu tá assim
Amigo, resolveu seu problema?
O meu faz a mesma coisa, na descida fica segurando o carro em vez de deixar deslanchar.
Esta com 5000 km mas desde sempre faz isso, Agora que vou ter um tempo vou levar na css Fuji Cambuci no dia 23.
Não acho que isso é normal, pois tive um City 2016 CVT e não fazia isso. Meu irmão com Civic antigão não faz isso, nem amigos que tem carro com esse cambio. Você é o primeiro que vejo com problema semelhante.
É mais fácil acontecer em estrada ou via de trânsito rápido, desde que esteja com pouco movimento.
Acontece de 70 km por hora pra cima. Basta chegar na descida e tirar o pé do acelerador que começa a amarrar o carro. O meu fica oscilando 1500 ou 2000 RPM
E se não gostar de ficar ouvindo som igual eu, daí até escuta, vrumm... vrummm.... vrummm...
Fiz um vídeo e se achar posto aqui.
Debian- Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/12/2020
Hbhering gosta desta mensagem
Re: Rotações do Motor variando abruptamente em descida câmbio CVT.
Faz pouco tempo que adquiri o Kicks, meu primeiro carro CVT. De modo geral achei interessante o comportamento do câmbio. Tem momentos que fico um pouco perdido ainda sem saber a resposta que o câmbio vai dar para alguma solicitação minha, comparando com o automático que costumava dirigir. Mas acredito que seja questão de tempo para me adaptar.
Mas, entrei neste tópico pois meu carro tem a reação oposta ao descrito aqui. Qualquer descida que pego com ele a rotação do motor fica nuns 1000 rpm e ele vai ganhando velocidade, sem nenhum freio motor. Nos meus últimos dois carros (Chevrolet) quando entrava em uma descida ele ficava travado na marcha que estava, auxiliando com o motor a segurar a velocidade. Em algumas descidas mais fortes, se eu segurava bastante o carro no freio, eles chegavam a reduzir uma marcha. Gostava bastante desta solução. Mas, como comentei, agora o carro parece que está no ponto morto nas descidas.
Alguma sugestão do que fazer?
PS: No computador de bordo deixei todas as funções de controles eletrônicos do carro ativadas.
Mas, entrei neste tópico pois meu carro tem a reação oposta ao descrito aqui. Qualquer descida que pego com ele a rotação do motor fica nuns 1000 rpm e ele vai ganhando velocidade, sem nenhum freio motor. Nos meus últimos dois carros (Chevrolet) quando entrava em uma descida ele ficava travado na marcha que estava, auxiliando com o motor a segurar a velocidade. Em algumas descidas mais fortes, se eu segurava bastante o carro no freio, eles chegavam a reduzir uma marcha. Gostava bastante desta solução. Mas, como comentei, agora o carro parece que está no ponto morto nas descidas.
Alguma sugestão do que fazer?
PS: No computador de bordo deixei todas as funções de controles eletrônicos do carro ativadas.
Bacal- Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/05/2021
Resolveu esse problema?
VANDERLEY TONELLA escreveu:Tenho um KICKS SV - câmbio CVT - 2019/2020 - COM 5.000 km - fez a primeira revisão há 1 mês. Retorno a concessionária para troca de peça defeituosa na SUSPENSÃO e caixa de direção.
Ocorre que em descidas acentuadas, o TACÔMETRO ( conta giros) fica variando abruptamente, mais ou menos 500 RPM...´ponteiro para cima e para baixo, como se a marcha "patinasse" para encontrar qual a correta ( cambio automático). Depois parece estabilizar, mas volta a variar abruptamente nas descidas acentuadas, parece que o motor engasga, "segura e solta". Colocado combustível em postos diferentes, mesmo assim o "defeito" continua... o que pode ser? sensor? câmbio?
Tenho um Kicks 2021 com 2000 Km que sempre faz isso também.
O seu ainda está assim?
Hbhering- Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/03/2022
Resolveu esse problema?
Tenho um Kicks 2021 com 2000 Km que sempre faz isso também.
O seu ainda está assim?
Debian escreveu:MAMAFE34 escreveu:Amigo já dirigi 4 kicks . Só o meu tá assim
Amigo, resolveu seu problema?
O meu faz a mesma coisa, na descida fica segurando o carro em vez de deixar deslanchar.
Esta com 5000 km mas desde sempre faz isso, Agora que vou ter um tempo vou levar na css Fuji Cambuci no dia 23.
Não acho que isso é normal, pois tive um City 2016 CVT e não fazia isso. Meu irmão com Civic antigão não faz isso, nem amigos que tem carro com esse cambio. Você é o primeiro que vejo com problema semelhante.
É mais fácil acontecer em estrada ou via de trânsito rápido, desde que esteja com pouco movimento.
Acontece de 70 km por hora pra cima. Basta chegar na descida e tirar o pé do acelerador que começa a amarrar o carro. O meu fica oscilando 1500 ou 2000 RPM
E se não gostar de ficar ouvindo som igual eu, daí até escuta, vrumm... vrummm.... vrummm...
Fiz um vídeo e se achar posto aqui.
Hbhering- Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/03/2022
Modos do câmbio
Bacal escreveu:Faz pouco tempo que adquiri o Kicks, meu primeiro carro CVT. De modo geral achei interessante o comportamento do câmbio. Tem momentos que fico um pouco perdido ainda sem saber a resposta que o câmbio vai dar para alguma solicitação minha, comparando com o automático que costumava dirigir. Mas acredito que seja questão de tempo para me adaptar.
Mas, entrei neste tópico pois meu carro tem a reação oposta ao descrito aqui. Qualquer descida que pego com ele a rotação do motor fica nuns 1000 rpm e ele vai ganhando velocidade, sem nenhum freio motor. Nos meus últimos dois carros (Chevrolet) quando entrava em uma descida ele ficava travado na marcha que estava, auxiliando com o motor a segurar a velocidade. Em algumas descidas mais fortes, se eu segurava bastante o carro no freio, eles chegavam a reduzir uma marcha. Gostava bastante desta solução. Mas, como comentei, agora o carro parece que está no ponto morto nas descidas.
Alguma sugestão do que fazer?
PS: No computador de bordo deixei todas as funções de controles eletrônicos do carro ativadas.
Boa noite. Tenho um Kicks SV 2018 e estou com 43 mil km. Na questão da descida, é normal um câmbio de polias que não tem engrenagens fixas. O que você pode fazer é ir pegando a manha de em descidas menos acentuadas usar a função SPORT, pois ela deixa o câmbio preparado para subir giro com o aumento da velocidade. Por ser mais propenso a ganhar velocidade, ele vai freiar um pouco para ladeiras leves.
No caso de grandes ladeiras, descidas mais íngremes, você tem que usar o modo L do câmbio, função reduzida. Só assim você terá maior freio-motor. Com o tempo você pega o costume e as situações que melhor se encaixa. Eu faço isso que consigo andar bem com o carro, mais para viagens esse comportamento, ou movimentos lentos em ladeiras como acessos de edifício garagem. Também recomendo a função L para subir rampas íngremes, principalmente saindo de parado ou com baixa velocidade, já que o câmbio vai jogar o giro para cima.
Não só o CVT mas qualquer automático requer um novo comportamento e compreensão de uso, mesmo o conforto do "não precisar fazer nada além do acelerar" causa essas situações. Mesmo num automático de conversor de torque e marchas fixas, se você aplicar a ideia de seleção de marcha, ou uso do modo sport e reduzida, você vai ter o melhor do conforto, do freio-motor e desempenho.
Boa noite.
Giovanni V- Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/08/2018
WilsonM gosta desta mensagem
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