Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Nissan Tiida
Quais fatores influenciam a taxa de câmbio?  EmptyHoje à(s) 1:19 am por kleberson

» Nissan March vai virar SUV
Quais fatores influenciam a taxa de câmbio?  EmptyOntem à(s) 1:40 pm por kleberson

» Instalação de Piloto Automático
Quais fatores influenciam a taxa de câmbio?  EmptyOntem à(s) 12:17 am por Raulhs

» Bomba de combustível queimando
Quais fatores influenciam a taxa de câmbio?  EmptySex Abr 26, 2024 5:01 pm por ygoran

» Câmbio manual Sentra b16
Quais fatores influenciam a taxa de câmbio?  EmptySex Abr 26, 2024 4:17 pm por WilsonM

» Consumo exorbitante
Quais fatores influenciam a taxa de câmbio?  EmptySex Abr 26, 2024 2:51 pm por ygoran

» Cheiro na cabine ao acelerar forte
Quais fatores influenciam a taxa de câmbio?  EmptySex Abr 26, 2024 2:39 pm por ygoran

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Quais fatores influenciam a taxa de câmbio?  EmptySex Abr 26, 2024 2:29 pm por ygoran

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Quais fatores influenciam a taxa de câmbio?  EmptySex Abr 26, 2024 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

Inscreva-se!


Quais fatores influenciam a taxa de câmbio?

Ir para baixo

Quais fatores influenciam a taxa de câmbio?  Empty Quais fatores influenciam a taxa de câmbio?

Mensagem por WilsonM Seg Set 24, 2018 2:05 pm

Este é um material que um banco de investimento me mandou, achei interessante compartilhar com vocês.
A taxa de câmbio afeta a vida de todo mundo, um dos efeitos mais diretos é no preço dos combustíveis.
Acho que quem gosta de economia ou gosta de assuntos ligados ao mercado financeiros vai apreciar.




"De todos os temas da macroeconomia, é consenso entre economistas que a taxa de câmbio é o mais difícil. Os analistas teimam em fazer projeções e erram mesmo. Erram feio. Certa vez, calculei a taxa de erro médio do consenso de mercado versus o ocorrido nos últimos 7 anos e vejam: com uma antecedência de 1 ano, o mercado errou em média 45 centavos o resultado da taxa de câmbio. Com 6 meses de antecedência, o erro médio caiu para 0,25 centavos; e alcançou 0,10 centavos com antecedência de 3 meses — valor que, ainda assim, meus amigos, pode fazer muito estrago em um balanço de empresa. Mas quer saber? É superaceitável.

Tudo isso porque, em um regime de taxa de câmbio flutuante como o nosso, os determinantes da taxa de câmbio são muitos, e alguns deles são abstratos. Usualmente, os economistas entendem que três principais fatores são importantes para determinar o patamar da taxa de câmbio de um país, sobretudo os exportadores de commodities. São eles: os preços internacionais das commodities, o diferencial das taxas de juros locais e internacionais e o prêmio de risco do país.

Preços das commodities: há uma correlação inversa entre os preços das commodities – que são decididas no mercado internacional – e as taxas de câmbio de países exportadores desses produtos. A influência dos preços das commodities sobre os termos de troca desses países (relação entre o valor das importações e o valor das exportações) tende a alterar a atratividade dos ativos, impactando a moeda nacional via mudança no fluxo de capitais.

Diferencial das taxas de juros: quanto maior a diferença entre as taxas de juros dos países emergentes às economias maduras, maior será a atração de capital de curto prazo e menor a taxa de câmbio. Basicamente, o racional é que vale a pena correr mais riscos nos países emergentes quando o prêmio dos ganhos (os juros) é muito maior do que aplicar o dinheiro em um país com risco baixo e com baixíssimo retorno — aliás, é por isso que quando há um movimento de queda de taxa de juros no Brasil, combinado a aumento da taxa de juros dos EUA, ocorre o famoso “flight-to-quality”, ou fuga de capital para mercado de maior qualidade e maior segurança.

Risco-país: Diz respeito à possibilidade de mudanças no ambiente de negócios, seja político ou econômico, que impacte negativamente as condições de financiamento do país. Em outras palavras, aqui podemos jogar tudo! Tudo o que for incerteza política ou econômica faz com que aumente o risco-país; tenha, portanto, saída de capital afetando a taxa de câmbio — o inverso é verdadeiro. Vale mencionar que as economias emergentes podem ser impactadas por outras economias emergentes, por efeito contágio.

Em poucas palavras, a taxa de câmbio é definida por fatores locais e internacionais, com pesos que variam conforme a gravidade e incerteza da situação; fora que, no caso brasileiro, o Banco Central tem a prerrogativa de interferir no mercado quando achar que convém — mas deixemos esse tema, também complexo, para um outro momento. Ou seja, não podemos falar sempre que o cenário local é preponderante, como no momento atual, por exemplo. Muitas vezes, o cenário externo fala mais alto. Dessa forma, a taxa de câmbio pode ser resumida como uma variável de percepção de risco. Essa é uma das razões de ser tão volátil e tão difícil de prever. Mas vale opinar, né?
Fernanda Consorte
Estrategista de Câmbio"
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos