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Mensagem por Astini Sáb Dez 05, 2020 5:38 pm

Bem, não sou especialista na área,mas não acho anormal que o compressor fique ligado o tempo todo.
Creio que esse comportamento dependa do projeto executado no sistema de ar condicionado de cada carro.
Já tive carros em que o compressor era acoplado  / desacoplado conforme a demanda,como também já tive outros carros em que o compressor ficava acoplado o tempo todo.
Os Honda e Toyota ( já tive quatro Hondas e dois Toyotas )realmente são assim.Acoplam e desacoplam  
Mas já tive Peugeot (206 e 2008 - esses da esposa ), Citröen (C4 Pallas ) , Volkswagen (Jetta ) , Renault ( Mégane ) e os Nissan ( estou no segundo Sentra )e todos esses mantém o compressor acionado (pelo menos até onde me lembro )
Astini
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Ar condicionado - Página 8 Empty Re: Ar condicionado

Mensagem por Marcoshugo Seg Dez 28, 2020 4:46 pm

Astini escreveu:Bem, não sou especialista na área,mas não acho anormal que o compressor fique ligado o tempo todo.
Creio que esse comportamento dependa do projeto executado no sistema de ar condicionado de cada carro.
Já tive carros em que o compressor era acoplado  / desacoplado conforme a demanda,como também já tive outros carros em que o compressor ficava acoplado o tempo todo.
Os Honda e Toyota ( já tive quatro Hondas e dois Toyotas )realmente são assim.Acoplam e desacoplam  
Mas já tive Peugeot (206 e 2008 - esses da esposa ), Citröen (C4 Pallas ) , Volkswagen (Jetta ) , Renault ( Mégane ) e os Nissan ( estou no segundo Sentra )e todos esses mantém o compressor acionado (pelo menos até onde me lembro )

Pois é, é essa a dúvida. Estranho que ate 2019 o compressor liga e desligava, depois de 2019 fica ligado direto???

Alguém com Sentra 2019 aí pode comentar??

Marcoshugo

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Mensagem por alexpsn Qui Jan 07, 2021 5:28 pm

Marcoshugo escreveu:
Astini escreveu:Bem, não sou especialista na área,mas não acho anormal que o compressor fique ligado o tempo todo.
Creio que esse comportamento dependa do projeto executado no sistema de ar condicionado de cada carro.
Já tive carros em que o compressor era acoplado  / desacoplado conforme a demanda,como também já tive outros carros em que o compressor ficava acoplado o tempo todo.
Os Honda e Toyota ( já tive quatro Hondas e dois Toyotas )realmente são assim.Acoplam e desacoplam  
Mas já tive Peugeot (206 e 2008 - esses da esposa ), Citröen (C4 Pallas ) , Volkswagen (Jetta ) , Renault ( Mégane ) e os Nissan ( estou no segundo Sentra )e todos esses mantém o compressor acionado (pelo menos até onde me lembro )

Pois é, é essa a dúvida. Estranho que ate 2019 o compressor liga e desligava, depois de 2019 fica ligado direto???

Alguém com Sentra 2019 aí pode comentar??
Marcos, boa tarde! Eu não tenho um 2019, mas acho que posso colaborar com o assunto. Alias, já aproveitarei para deixar meu relato para quem tiver problema parecido.

Adquiri a pouco tempo um 2016 e também notei que ficava ligado direto, porém eu estava achando a eficiência um pouco fraca pelo 'porte' do carro. Minha sogra tem uma Livina em que o compressor é no sistema liga/desliga e pra mim, o dela gelava muito mais.

Resolvi comprar um daqueles termômetros de culinária (Que tem uma haste metálica) para ver se não era só coisa da minha cabeça e foi ai que conclui que havia algo errado. No Livina da minha sogra, embaixo do Sol com uns 30 graus, saia cerca 10 graus no difusor com o carro parado. No meu Sentra andando saia uns 14 graus e parado chegou a bater 21 no difusor ou seja, só uma brisa fresca.

Inicialmente pensei que fosse o famoso problema do Eletroventilador, porém vi poucos casos relatados na versão 15/16 e por isso resolvi levar direto em uma loja especializada em Ar Condicionado.

O rapaz colocou na máquina e em 2 min já me falou o defeito, válvula torre. Sintomas parecidos com o problema do eletro, andando o carro resfria bem, parado não. Porém com uma diferença que eu não havia notado, mesmo parado, se aumentasse a rotação do motor, a temperatura começava a cair. (No caso, na loja com o aparelho, era notável a variação de pressão ao acelerar o veículo).

Trocamos a válvula e o problema foi resolvido, peguei o carro hoje e é notável a diferença, só espero que continue assim por anos...rsrs

Finalmente, voltando no seu assunto, perguntei para o técnico sobre o compressor e seu funcionamento. O mesmo explicou que realmente há os dois sistemas e que no caso do meu Sentra 15/16 era equipado com o compressor variável, onde o mesmo nunca desacopla com o ar ligado, ele apenas tem uma válvula (que acredito ser a própria válvula torre) que ajusta para comprimir mais ou menos para não congelar o evaporador. No caso daqueles que ficam ligando/desligando, são compressores de cilindrada fixa que quando ligados trabalham na capacidade máxima e após chegar próximos a temperatura de congelamento do evaporador, desligam, depois iniciam o ciclo novamente.

Basicamente, fazendo uma analogia com os ar-condicionados residenciais, alguns carros tem o ON/OFF e outros, no caso do nosso, os INVERTER.

Desculpem o textão, mas espero que sirva para contribuir com alguém que esteja com problemas ou dúvidas parecidas.

Até mais.

alexpsn

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absilva, cippiciani, Marcoshugo e VitorCezar gostam desta mensagem

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Mensagem por Araújo Sex Jan 22, 2021 3:19 pm

Boa tarde,

pessoal, sou novo aqui, o meu Sentra 2014, começou a perder a eficiência, quando levei para uma oficina. O cara completou o gás e no dia seguinte quando fui sair, o carro não gelou, só vento. Dois dias depois levei de volta e ele olhou e disse que seria o Evaporador. Ele disse que quando ligou o carro tava com um cheiro que indicava isso. Mas, ele fez o diagnóstico sem desmontar nada. Ai, estou para levar o carro para ele trocar essa peça. Será que é isso mesmo!!??

Araújo

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Mensagem por alexpsn Sex Jan 22, 2021 4:42 pm

Araújo escreveu:Boa tarde,

pessoal, sou novo aqui, o meu Sentra 2014, começou a perder a eficiência, quando levei para uma oficina. O cara completou o gás e no dia seguinte quando fui sair, o carro não gelou, só vento. Dois dias depois levei de volta e ele olhou e disse que seria o Evaporador. Ele disse que quando ligou o carro tava com um cheiro que indicava isso. Mas, ele fez o diagnóstico sem desmontar nada. Ai, estou para levar o carro para ele trocar essa peça. Será que é isso mesmo!!??

Araujo, boa tarde! O cara colocou pelo menos os manômetros? O evaporador fica atrás do painel, até onde sei, tem que desmontar todo o painel e deve custar uma pequena fortuna a mão de obra. Não sei se teria coragem de deixar desmontar sem ter certeza que é isso. Recomendo procurar uma segunda opinião. De preferência por na máquina, verificar as pressões, tentar um diagnóstico mais preciso.

alexpsn

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Mensagem por Araújo Sex Jan 22, 2021 5:12 pm

Alex,

quando levei a primeira vez, ele usou o manômetro e disse que teria que desmontar o painel que era vazamento e e eu falei pra ele se poderia completar o gás pra vê até onde ia, quanto tempo duraria pra perder a eficiência.....foi quando ele completou e ocorreu o que disse antes. Vou levar noutra oficina pra vê o que dizem.

Araújo

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Mensagem por alexpsn Sex Jan 22, 2021 11:41 pm

Araújo escreveu:Alex,

quando levei a primeira vez, ele usou o manômetro e disse que teria que desmontar o painel que era vazamento e e eu falei pra ele se poderia completar o gás pra vê até onde ia, quanto tempo duraria pra perder a eficiência.....foi quando ele completou e ocorreu o que disse antes. Vou levar noutra oficina pra vê o que dizem.

Entendi, já li alguns casos de vazamento no evaporador causando esse mau cheiro, ainda assim, é sempre bom ter uma opinião de outro técnico, colocar aquele reagente para ver se o vazamento não está em outro lugar e etc. Tomara que não seja mesmo o evaporador, desejo boa sorte e nos diga se conseguiu resolver depois. Abraço, T+

alexpsn

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Mensagem por rodrigo.tomaz Seg Jan 25, 2021 11:19 am

Pessoal, venho dar o relato do meu caso.

Comprei o Sentra 13/14 (B17) no final de 2019. Desde o início ele apresentava um problema: o ar-condicionado parava de funcionar em marcha lenta e as vezes tbm andando.

Troquei o gás, levei em dois lugares de ar condicionado, que chegaram a trocar sensores e condenar a condensadora. Como é muito caro, decidi enrolar.

Até que um dia, o carro começou a sumir água. Levei num mecânico que passou o aparelho apropriado e descobriu que a ventoinha (eletroventilador) estava com problema. Ele reparou, depois comprei um motor novo da ventoinha.

O PROBLEMA RESOLVEU!! Pelo que o mecânico explicou, a ventoinha não funcionava, o carro esquentava e para não ferver ele desligava o ar-condicionado. Fiquei nesse sofrimento quase um ano!

Procurei aqui no fórum algumas vezes sobre o problema: "ar condicionado desligando sozinho em marcha lenta", mas acabei não encontrando a solução.

Espero ajudar alguém. Abraços.

rodrigo.tomaz

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Mensagem por Marcoshugo Seg Jan 25, 2021 2:58 pm

alexpsn escreveu:
Marcoshugo escreveu:
Astini escreveu:Bem, não sou especialista na área,mas não acho anormal que o compressor fique ligado o tempo todo.
Creio que esse comportamento dependa do projeto executado no sistema de ar condicionado de cada carro.
Já tive carros em que o compressor era acoplado  / desacoplado conforme a demanda,como também já tive outros carros em que o compressor ficava acoplado o tempo todo.
Os Honda e Toyota ( já tive quatro Hondas e dois Toyotas )realmente são assim.Acoplam e desacoplam  
Mas já tive Peugeot (206 e 2008 - esses da esposa ), Citröen (C4 Pallas ) , Volkswagen (Jetta ) , Renault ( Mégane ) e os Nissan ( estou no segundo Sentra )e todos esses mantém o compressor acionado (pelo menos até onde me lembro )

Pois é, é essa a dúvida. Estranho que ate 2019 o compressor liga e desligava, depois de 2019 fica ligado direto???




Alguém com Sentra 2019 aí pode comentar??
Marcos, boa tarde! Eu não tenho um 2019, mas acho que posso colaborar com o assunto. Alias, já aproveitarei para deixar meu relato para quem tiver problema parecido.

Adquiri a pouco tempo um 2016 e também notei que ficava ligado direto, porém eu estava achando a eficiência um pouco fraca pelo 'porte' do carro. Minha sogra tem uma Livina em que o compressor é no sistema liga/desliga e pra mim, o dela gelava muito mais.

Resolvi comprar um daqueles termômetros de culinária (Que tem uma haste metálica) para ver se não era só coisa da minha cabeça e foi ai que conclui que havia algo errado. No Livina da minha sogra, embaixo do Sol com uns 30 graus, saia cerca 10 graus no difusor com o carro parado. No meu Sentra andando saia uns 14 graus e parado chegou a bater 21 no difusor ou seja, só uma brisa fresca.

Inicialmente pensei que fosse o famoso problema do Eletroventilador, porém vi poucos casos relatados na versão 15/16 e por isso resolvi levar direto em uma loja especializada em Ar Condicionado.

O rapaz colocou na máquina e em 2 min já me falou o defeito, válvula torre. Sintomas parecidos com o problema do eletro, andando o carro resfria bem, parado não. Porém com uma diferença que eu não havia notado, mesmo parado, se aumentasse a rotação do motor, a temperatura começava a cair. (No caso, na loja com o aparelho, era notável a variação de pressão ao acelerar o veículo).

Trocamos a válvula e o problema foi resolvido, peguei o carro hoje e é notável a diferença, só espero que continue assim por anos...rsrs

Finalmente, voltando no seu assunto, perguntei para o técnico sobre o compressor e seu funcionamento. O mesmo explicou que realmente há os dois sistemas e que no caso do meu Sentra 15/16 era equipado com o compressor variável, onde o mesmo nunca desacopla com o ar ligado, ele apenas tem uma válvula (que acredito ser a própria válvula torre) que ajusta para comprimir mais ou menos para não congelar o evaporador. No caso daqueles que ficam ligando/desligando, são compressores de cilindrada fixa que quando ligados trabalham na capacidade máxima e após chegar próximos a temperatura de congelamento do evaporador, desligam, depois iniciam o ciclo novamente.

Basicamente, fazendo uma analogia com os ar-condicionados residenciais, alguns carros tem o ON/OFF e outros, no caso do nosso, os INVERTER.

Desculpem o textão, mas espero que sirva para contribuir com alguém que esteja com problemas ou dúvidas parecidas.

Até mais.

Alex, obrigado pela resposta.

Depois que postei esse dúvida eu consegui comparar meu carro com outro Sentra 2019 e o comportamento "sempre ligado" do compressor foi o mesmo, ou seja, é uma opção de projeto da Nissan, não é nenhum problema.

Mas CUIDADO: De acordo com o técnico da Nissan e do setor de engenharia da Nissan, esse comportamento de compressor sempre ligado foi introduzido apenas no modelos 2019 em diante! Parece que seu carro está com o compressor ligado direto, o que, no seu ano/modelo, não é normal. Infelizmente algumas oficinas sem caráter fazem uma ligação direta do compressor ou simplesmente cortam a válvula torre. Isso deixa o compressor ligado indefinidamente. Resolve o problema no curto prazo, mas a médio/longo prazo destroem teu compressor! Fica o alerta...

Grande abraço!

Marcoshugo

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Ar condicionado - Página 8 Empty Re: Ar condicionado

Mensagem por Leandrocruz Sex Jan 29, 2021 2:55 pm

alexpsn escreveu:
Marcoshugo escreveu:
Astini escreveu:Bem, não sou especialista na área,mas não acho anormal que o compressor fique ligado o tempo todo.
Creio que esse comportamento dependa do projeto executado no sistema de ar condicionado de cada carro.
Já tive carros em que o compressor era acoplado  / desacoplado conforme a demanda,como também já tive outros carros em que o compressor ficava acoplado o tempo todo.
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Pois é, é essa a dúvida. Estranho que ate 2019 o compressor liga e desligava, depois de 2019 fica ligado direto???

Alguém com Sentra 2019 aí pode comentar??
Marcos, boa tarde! Eu não tenho um 2019, mas acho que posso colaborar com o assunto. Alias, já aproveitarei para deixar meu relato para quem tiver problema parecido.

Adquiri a pouco tempo um 2016 e também notei que ficava ligado direto, porém eu estava achando a eficiência um pouco fraca pelo 'porte' do carro. Minha sogra tem uma Livina em que o compressor é no sistema liga/desliga e pra mim, o dela gelava muito mais.

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Trocamos a válvula e o problema foi resolvido, peguei o carro hoje e é notável a diferença, só espero que continue assim por anos...rsrs

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Basicamente, fazendo uma analogia com os ar-condicionados residenciais, alguns carros tem o ON/OFF e outros, no caso do nosso, os INVERTER.

Desculpem o textão, mas espero que sirva para contribuir com alguém que esteja com problemas ou dúvidas parecidas.

Até mais.

Alex,

Vc é o Rio? Preciso de uma indicação de uma loja aqui que troque a válvula. Qto vc pagou nessa substituição?
Obrigado

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Mensagem por Leandrocruz Sex Jan 29, 2021 5:00 pm

WilsonM escreveu:pelo porta-luvas?
Só no B17 o filtro de ar condicionado é acessado pelo porta-luvas.

Já no B16 o filtro é acessado pelo lado do pedal do acelerador, só soltar as plas de plástico na lateral.

este sensor deve ficar perto do filtro de cabine não é?

Eu cansei de tirar o porta-luvas pra fazer essa troca até um dia q descobri q dá pra fazer sem retirar. Só se espremer um pouco mais e conseguimos retirar a tampa e trocar o filtro.

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Mensagem por alexpsn Dom Jan 31, 2021 8:03 pm

Leandrocruz escreveu:
alexpsn escreveu:
Marcoshugo escreveu:
Astini escreveu:Bem, não sou especialista na área,mas não acho anormal que o compressor fique ligado o tempo todo.
Creio que esse comportamento dependa do projeto executado no sistema de ar condicionado de cada carro.
Já tive carros em que o compressor era acoplado  / desacoplado conforme a demanda,como também já tive outros carros em que o compressor ficava acoplado o tempo todo.
Os Honda e Toyota ( já tive quatro Hondas e dois Toyotas )realmente são assim.Acoplam e desacoplam  
Mas já tive Peugeot (206 e 2008 - esses da esposa ), Citröen (C4 Pallas ) , Volkswagen (Jetta ) , Renault ( Mégane ) e os Nissan ( estou no segundo Sentra )e todos esses mantém o compressor acionado (pelo menos até onde me lembro )

Pois é, é essa a dúvida. Estranho que ate 2019 o compressor liga e desligava, depois de 2019 fica ligado direto???

Alguém com Sentra 2019 aí pode comentar??
Marcos, boa tarde! Eu não tenho um 2019, mas acho que posso colaborar com o assunto. Alias, já aproveitarei para deixar meu relato para quem tiver problema parecido.

Adquiri a pouco tempo um 2016 e também notei que ficava ligado direto, porém eu estava achando a eficiência um pouco fraca pelo 'porte' do carro. Minha sogra tem uma Livina em que o compressor é no sistema liga/desliga e pra mim, o dela gelava muito mais.

Resolvi comprar um daqueles termômetros de culinária (Que tem uma haste metálica) para ver se não era só coisa da minha cabeça e foi ai que conclui que havia algo errado. No Livina da minha sogra, embaixo do Sol com uns 30 graus, saia cerca 10 graus no difusor com o carro parado. No meu Sentra andando saia uns 14 graus e parado chegou a bater 21 no difusor ou seja, só uma brisa fresca.

Inicialmente pensei que fosse o famoso problema do Eletroventilador, porém vi poucos casos relatados na versão 15/16 e por isso resolvi levar direto em uma loja especializada em Ar Condicionado.

O rapaz colocou na máquina e em 2 min já me falou o defeito, válvula torre. Sintomas parecidos com o problema do eletro, andando o carro resfria bem, parado não. Porém com uma diferença que eu não havia notado, mesmo parado, se aumentasse a rotação do motor, a temperatura começava a cair. (No caso, na loja com o aparelho, era notável a variação de pressão ao acelerar o veículo).

Trocamos a válvula e o problema foi resolvido, peguei o carro hoje e é notável a diferença, só espero que continue assim por anos...rsrs

Finalmente, voltando no seu assunto, perguntei para o técnico sobre o compressor e seu funcionamento. O mesmo explicou que realmente há os dois sistemas e que no caso do meu Sentra 15/16 era equipado com o compressor variável, onde o mesmo nunca desacopla com o ar ligado, ele apenas tem uma válvula (que acredito ser a própria válvula torre) que ajusta para comprimir mais ou menos para não congelar o evaporador. No caso daqueles que ficam ligando/desligando, são compressores de cilindrada fixa que quando ligados trabalham na capacidade máxima e após chegar próximos a temperatura de congelamento do evaporador, desligam, depois iniciam o ciclo novamente.

Basicamente, fazendo uma analogia com os ar-condicionados residenciais, alguns carros tem o ON/OFF e outros, no caso do nosso, os INVERTER.

Desculpem o textão, mas espero que sirva para contribuir com alguém que esteja com problemas ou dúvidas parecidas.

Até mais.

Alex,

Vc é o Rio? Preciso de uma indicação de uma loja aqui que troque a válvula. Qto vc pagou nessa substituição?
Obrigado

Leandro, boa noite! Sou de Campinas, interior de SP. Infelizmente não vou saber te indicar. Mas acredito que tenham muitos membros do RJ aqui, logo aparece alguém para ajudar. O valor tbm nao sei dizer, pois a loja que comprei mandou trocar em garantia e não tive acesso a valores.

alexpsn

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Mensagem por alexpsn Sáb Set 18, 2021 3:26 pm

Pessoal, boa tarde! Voltando para trocar informações com vocês.

Esse mês o calor voltou a bater com força em minha cidade e hoje chegamos a 37 graus de temperatura ambiente. Eis que com essa temperatura eu achei que o ar condicionado deixou um pouco a desejar. Ele até refresca, deixa o interior do carro "suportável", mas não faz aquele "friozinho" que eu gostaria. Resolvi verificar com um termômetro daqueles de culinária e a temperatura no difusor com recirculação ligada, frio máximo e velocidade máxima, bateu por volta de 12/13 graus (Em dias mais frescos, +/- 25ºc e com velocidade de ventilação baixa, bate até 5ºc na saída). Olhando pela tabelas de temperatura de ar condicionado e até mesmo no manual de serviço, está perfeitamente dentro do esperado em relação a temperatura exterior, o que significa que se eu levar em algum lugar, podem dizer que está "normal".

Como já disse em posts passados, já troquei válvula torre e aparentemente o sistema está normal, não há vazamento e não tenho problema no eletroventilador, pois aciona normalmente o 2º estágio e não percebo variação de temperatura entre o carro parado ou em movimento.

Minha dúvida é, alguém com Sentra B17, preferível nos anos 15/16 consegue 'passar frio' em um dia de calor com esse carro ou é assim mesmo, no calorão, não dá conta? Como eu disse, está dentro do esperado em termos técnicos, porém já vi carro popular muito mais simples gelando mesmo no calorzão e pelo porte do Sentra, eu esperava um desempenho igual ou superior a esses. Alguém pode opinar? O meu deveria ser melhor ou estou exigindo muito do sistema?

alexpsn

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Mensagem por Antenor Souza Seg Set 20, 2021 8:58 am

alexpsn - não é incomum uma certa "ineficiência" dos sistemas veiculares em locais mais quentes - principalmente após passarem por manutenção - apesar do meu carro ser o B16, creio que só seria preocupante o interior do carro não "gelar" após uns 15 minutos - que é quando o sistema compensa a troca de calor com o ambiente externo, principalmente se o carro estava ao sol.

Antenor Souza

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Mensagem por Leandrocruz Qui Nov 25, 2021 4:02 pm

Pra ajudar nas pesquisas: troquei só a válvula torre do b17 2015. 400,00 da válvula e 500,00 de mão de obra.
Mas o técnico avisou antes q se o óleo estivesse sujo não seria aconselhável a troca da válvula. Troquei há 1 mês e já peguei por eqto o sol de 35 graus no rio e está gelando mto a ponto de ter q deixar nos 23 ou 24 graus no sol.

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Mensagem por DanilordRN Dom Fev 13, 2022 3:49 pm

Boa tarde pessoal, meu Sentra tá com problema no ar incomum , o ar está gelando muito, não regula a temperatura ou gela muito ou esquenta o carro exemplo posso por 20 graus ele funciona na potência máxima até 31.5 graus, ao colocar 32 ele esquenta , e esquenta muito, e após um tempo ligado em estrada ele começa a entupir ficar fraco a ventilação , alguém já teve este problema?

DanilordRN

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Mensagem por Adriana Schilive Seg Out 17, 2022 12:52 pm

Olá, sou proprietária de um Sentra SE 2013/2014 que está com 53.000km, li quase todos os relatos desse tópico, pois o problema no A.C. é bastante comum e também está me afetando, o meu ar está com vontade própria, liga quando ele tem vontade, que normalmente é diferente de quando tenho a necessidade, as vezes preciso ligar e desligar o carro para o ar ligar, em algumas vezes depois de uns 15 minutos liga. Gostaria de saber aqui no fórum indicação de empresas especializadas em ar em Curitiba ou Foz do Iguaçu que possa levar o auto.

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Ar condicionado - Página 8 Empty Re: Ar condicionado

Mensagem por WilsonM Seg Out 17, 2022 1:53 pm

oi @Adriana Schilive, de fato o ar condicionado é sempre motivo de discórdia entre carros e passageiros.

Esse negócio do ar ficar ligando e desligando deve estar relacionada a válvula que todo sistema de refrigeração possui, basicamente esta válvula contrao o fluxo do gás, o sistema previne o congelamento dos tubos do ar condicionado e também atua de forma a tentar reduzir o consumo de combustível.

Esta válvula pode ser verificada em qualquer oficina de ar condicionado, eu moro em SPaulo, então não conheço a região de Foz pra te indicar alguém, vamos aguardar para ver se algum dos nossos colegas consegue te ajudar.

No meu carro eu só aciono o ar condicionado no máximo com recirculação, eu acho que ao deixar meu carro ao sol, demora um pouco até chegar numa temperatura amena. Mas acho que é o melhor que um sistema de ar condicionado é capaz de proporcionar, medindo a temperatura do ar direto do que sai das "janelinha" costuma dar 8 graus ou abaixo, com a temperatura externa na faixa de 30 graus, deve levar alguns minutos até resfriar a cabine. Se o sistema de ar condicionado não desligar de vez em quando, vai congelar o duto do gás, e o sistema pára de funcionar.
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Mensagem por Antenor Souza Sex Out 21, 2022 9:37 am

Bom dia, Adriana - é isso que o Wilson passou mesmo - qq boa oficina de ar condicionado pode verificar - vc provavelmente está com falha na válvula-torre (fica dentro do compressor). O defeito dela faz com que o compressor pare quando os dutos congelam, depois que o calor da caixa do motor derrete o gelo ele liga de novo sozinho. Só torça pra conseguir uma válvula à parte, senão vai ter que comprar o compressor inteiro...

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Mensagem por Augustobarbosa Dom Out 23, 2022 3:02 pm

Boa tarde galera! Novo aqui no grupo.

Recentemente adquiri um B17 2014, e estou tendo uma certa luta com o ar condicionado desse carro.

A situação é a seguinte: hoje, por exemplo, está fazendo 32 graus aqui.. se eu tirar o carro da garagem e ir pra rua, o ar condicionado gela perfeitanente, inclusive parando no transito e tal. Porém se eu estaciono o carro no sol e ele fica quente, a eficiência do ar é de dar agonia, precisa andar cerca de 20min até voltar a ficar uma temperatura aceitável.. já levei para verificar a carga de gás, fizeram com essas máquinas bosch com balança e tal, mas o problema persiste, as pressões também estão ok. Alguém já passou por isso?

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Mensagem por Antenor Souza Seg Out 24, 2022 8:36 am

Augusto - acho que é normal - o meu B16 sempre fez isso, antes e depois de passar por manutenção. Aliás, já tive outros carros com este comportamento - é um pocuo demorado pro sistema compensar o ar quente que está dentro do carro pra depois gelar. Eu procuro sempre dar aquela "abridinha" nos vidros durante uns metros pra tirar um pouco do ar quente ao sair com o carro.

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Mensagem por WilsonM Seg Out 24, 2022 8:57 am

quem deixa o carro no sol é recomendável utilizar insulfilm, no vidro dianteiro é bom posicionar aqueles protetores solares, no vidro traseiro já tem a venda no mercado cortinas do tipo black-out.

E como o Antenor Souza comentou, depois de estacionar sob o sol, é bom fazer o ar circular com as janelas abertas.

Você pode também medir a eficiência do ar condicionado, com um termômetro digital meça a temperatura do ar que sai diretamente das janelinhas, deixando o carro na sombra, acredito que o ar sai numa temperatura abaixo de 10 graus celsius. Se a temperatura ambiente estiver a mais de 30 graus, dá para você ter uma noção de que leva alguns minutos para reduzir a temperatura na cabine.
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Mensagem por Ventura Sáb Dez 31, 2022 1:49 am

Alex Vital escreveu:Entendi, então será que se mudar meu alternador ajudaria nesse problema?
Vou dar uma olhada lá no DIY... Obrigado Wilson!
Se vc comprar um obd2 versão 1.5 original e baixar o programa pra Android cvtz50 vc consegue regular a lenta com o ar ligado. Meu carro ficava soluçando em baixa rotação, quase desligava o motor, isso é típico dos Sentras. No app tem a função 7 de cima para baixo "IDLE RPM ADJUST" para aumentar a rotação a medida que o ar condicionado pesa o motor, o meu ficou top. Esse app reseta códigos de erros do motor e do cvt além de monitorar o tempo para troca de fluido cvt, e resseta quando vc troca o óleo do cvt, tem muito scanner que não resseta o desgaste do óleo, mostra se o conversor de torque tem desgaste e está deslizando. Top não ando sem. E sobre o ar condicionado. Se abrir a tampinha de acesso e ouvir aquele barulho de refrigerante sendo aberto, pode trocar a válvula de acesso que tá perdendo gás. Não troca o alternador tá jogando dinheiro fora é só regulagem.
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Mensagem por rodolfonr2 Seg Jan 16, 2023 9:44 pm

Eu acho o ar condicionado desse carro espetacular! Tenho um B17 Unique
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Ar condicionado - Página 8 Empty Olá serve no b16 ? E só instalar e funciona por bluetooth ou tem que adquirir alguma adaptador? Grato

Mensagem por Edson Jun Seg Jan 23, 2023 11:12 pm

Ventura escreveu:
Alex Vital escreveu:Entendi, então será que se mudar meu alternador ajudaria nesse problema?
Vou dar uma olhada lá no DIY... Obrigado Wilson!
Se vc comprar um obd2 versão 1.5 original e baixar o programa pra Android cvtz50 vc consegue regular a lenta com o ar ligado. Meu carro ficava soluçando em baixa rotação, quase desligava o motor, isso é típico dos Sentras. No app tem a função 7 de cima para baixo "IDLE RPM ADJUST" para aumentar a rotação a medida que o ar condicionado pesa o motor, o meu ficou top. Esse app reseta códigos de erros do motor e do cvt além de monitorar o tempo para troca de fluido cvt, e resseta quando vc troca o óleo do cvt, tem muito scanner que não resseta o desgaste do óleo, mostra se o conversor de torque tem desgaste e está deslizando. Top não ando sem. E sobre o ar condicionado. Se abrir a tampinha de acesso e ouvir aquele barulho de refrigerante sendo aberto, pode trocar a válvula de acesso que tá perdendo gás. Não troca o alternador tá jogando dinheiro fora é só regulagem.
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