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Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Na verdade 700 está OK. O que não está OK são os 900 Rpm em Neutro, o que pode indicar problema na marcha lenta (regulagem, entrada falsa de ar ou algo parecido).
Pode não ter nada a ver com a falha, mas está errado.
Martin
Pode não ter nada a ver com a falha, mas está errado.
Martin
lenhador2001- Mensagens : 432
Data de inscrição : 15/10/2015
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Entendo, Martin.
Qual seria a rotação ideal em neutro?
Grande abraço!
Qual seria a rotação ideal em neutro?
Grande abraço!
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Os mesmos 700 Rpms.
lenhador2001- Mensagens : 432
Data de inscrição : 15/10/2015
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Beleza. Muito obrigado!lenhador2001 escreveu:Os mesmos 700 Rpms.
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Olá galera, bom dia!
Ontem fui buscar o Sentra na oficina já sabendo do orçamento que o mecânico havia feito. Ele me passou um orçamento que passava dos 4 mil reais para fazer praticamente toda a suspensão. Segundo ele, os trancos que aparecem na marcha lenta e em alguns momentos com o carro parado são decorrentes das molas estarem girando um pouco em relação aos amortecedores (essas de fato eu preciso encapar).
Seria possível mesmo a suspensão fazer tudo isso? Sinceramente falando, sei que preciso encapar as molas, mas não sei se esse movimento geraria tais trancos.
De qualquer forma, vou a outras oficinas e pedirei também para verificar as buchas do agregado. Vai ver que...
De qualquer forma, deixarei aqui o feedback quando resolver.
Ontem fui buscar o Sentra na oficina já sabendo do orçamento que o mecânico havia feito. Ele me passou um orçamento que passava dos 4 mil reais para fazer praticamente toda a suspensão. Segundo ele, os trancos que aparecem na marcha lenta e em alguns momentos com o carro parado são decorrentes das molas estarem girando um pouco em relação aos amortecedores (essas de fato eu preciso encapar).
Seria possível mesmo a suspensão fazer tudo isso? Sinceramente falando, sei que preciso encapar as molas, mas não sei se esse movimento geraria tais trancos.
De qualquer forma, vou a outras oficinas e pedirei também para verificar as buchas do agregado. Vai ver que...
De qualquer forma, deixarei aqui o feedback quando resolver.
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
bom, jordan, já vi uma vez o coxim do câmbio transmitir vibração ao carro, mas da suspensão pra mim ainda seria a primeira vez. Como no seu caso parece meio intermitente, deixa sempre uma ponta de dúvida.
mas vai trocar todo o sistema de suspensão? Ou apenas amortecedores, molas e coxins? Aí se fosse mexer com as buchas eu ia até aproveitar e por as buchas em PU.
mas vai trocar todo o sistema de suspensão? Ou apenas amortecedores, molas e coxins? Aí se fosse mexer com as buchas eu ia até aproveitar e por as buchas em PU.
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
O mecânico me deu um orçamento para que fosse feita a troca dos amortecedores, bieletas, batentes, e o encapamento de molas. Os meu amortecedores dianteiros são COFAP e os coxins são novos. Os traseiros me parecem ainda originais. No entanto, com exceção as molas que as vezes fazem barulho, a suspensão é justinha, não bate nada.
Eu pensei nas buchas pois sinto nos trancos como se o agregado "chacoalhasse". Pensei na possibilidade de usar em PU para durar mais. Vi até algumas reforçadas a venda no ML.
Independente de encapar as molas, daqui uns 20 ou 30 mil km eu terei de trocar os quatro amortecedores, creio. Principalmente pela idade dos traseiros.
Muito obrigado pelas dias, Wilson!
Grande abraço!
Eu pensei nas buchas pois sinto nos trancos como se o agregado "chacoalhasse". Pensei na possibilidade de usar em PU para durar mais. Vi até algumas reforçadas a venda no ML.
Independente de encapar as molas, daqui uns 20 ou 30 mil km eu terei de trocar os quatro amortecedores, creio. Principalmente pela idade dos traseiros.
Muito obrigado pelas dias, Wilson!
Grande abraço!
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
se está de Cofap deve ter sido trocado já, tem idéia de quanto tempo de uso?
mas se ia trocar os amortecedores mesmo, menos mal.
as buchas de PU pode comprar direto da AJ Buchas especiais, liga lá que de repente até rola um desconto, já que tem até colega aqui do fórum que já´trocou com eles, e o pessoal de lá até meio que conhece o nosso fórum.
mas se ia trocar os amortecedores mesmo, menos mal.
as buchas de PU pode comprar direto da AJ Buchas especiais, liga lá que de repente até rola um desconto, já que tem até colega aqui do fórum que já´trocou com eles, e o pessoal de lá até meio que conhece o nosso fórum.
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Jordan Kanduxo escreveu:Olá galera, bom dia!
Ontem fui buscar o Sentra na oficina já sabendo do orçamento que o mecânico havia feito. Ele me passou um orçamento que passava dos 4 mil reais para fazer praticamente toda a suspensão. Segundo ele, os trancos que aparecem na marcha lenta e em alguns momentos com o carro parado são decorrentes das molas estarem girando um pouco em relação aos amortecedores (essas de fato eu preciso encapar).
Seria possível mesmo a suspensão fazer tudo isso? Sinceramente falando, sei que preciso encapar as molas, mas não sei se esse movimento geraria tais trancos.
De qualquer forma, vou a outras oficinas e pedirei também para verificar as buchas do agregado. Vai ver que...
De qualquer forma, deixarei aqui o feedback quando resolver.
Olha, não entendi o que seu mecânico quis dizer ao certo mas nunca na minha vida vi suspensão dar tranco com o carro parado. Seu carro deve estar sofrendo de algum complexo de Low-Rider, he he.
Brincadeiras à parte, molas precisando de encapamento geram ruídos ao trafegar tanto em ruas mais acidentadas quanto ao virar a direção. Molas dando tranco com o carro parado em marcha lenta acho improvável. Mas se for realmente o caso verifique os rolamentos de peso. Podem estar travados. Ainda assim acho o orçamento muito alto. O cara certamente quer trocar tudo. O que está ruim e o que ainda está bom. Sinceramente, levaria o carro em algum outro lugar para um segundo diagnóstico.
Quanto aos Cofaps, estou com eles a uns 30k rodados e até agora é só alegria. São mais suaves, seguram bem o carro e estão em estado de zero. Sei que são alvo de críticas mas para mim estão ok.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
WilsonM escreveu:se está de Cofap deve ter sido trocado já, tem idéia de quanto tempo de uso?
mas se ia trocar os amortecedores mesmo, menos mal.
as buchas de PU pode comprar direto da AJ Buchas especiais, liga lá que de repente até rola um desconto, já que tem até colega aqui do fórum que já´trocou com eles, e o pessoal de lá até meio que conhece o nosso fórum.
Pois é, Wilson. Na realidade eu fui descobrir que os dianteiros eram COFAP quando subi o carro no elevador para trocar o coxim inferior do câmbio. São Turbo Gás, inclusive. Nas notas que tenho do antigo dono não é falado absolutamente nada em relação aos amortecedores, somente da troca dos coxins dos mesmos, que de fato estão zero. Já os amortecedores traseiros creio eu que sejam os originais.
Caso de fato sejam as buchas do agregado, tentarei contato com a AJ sim.
Muito obrigado pelas dicas!
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
PauloEduardo escreveu:Jordan Kanduxo escreveu:Olá galera, bom dia!
Ontem fui buscar o Sentra na oficina já sabendo do orçamento que o mecânico havia feito. Ele me passou um orçamento que passava dos 4 mil reais para fazer praticamente toda a suspensão. Segundo ele, os trancos que aparecem na marcha lenta e em alguns momentos com o carro parado são decorrentes das molas estarem girando um pouco em relação aos amortecedores (essas de fato eu preciso encapar).
Seria possível mesmo a suspensão fazer tudo isso? Sinceramente falando, sei que preciso encapar as molas, mas não sei se esse movimento geraria tais trancos.
De qualquer forma, vou a outras oficinas e pedirei também para verificar as buchas do agregado. Vai ver que...
De qualquer forma, deixarei aqui o feedback quando resolver.
Olha, não entendi o que seu mecânico quis dizer ao certo mas nunca na minha vida vi suspensão dar tranco com o carro parado. Seu carro deve estar sofrendo de algum complexo de Low-Rider, he he.
Brincadeiras à parte, molas precisando de encapamento geram ruídos ao trafegar tanto em ruas mais acidentadas quanto ao virar a direção. Molas dando tranco com o carro parado em marcha lenta acho improvável. Mas se for realmente o caso verifique os rolamentos de peso. Podem estar travados. Ainda assim acho o orçamento muito alto. O cara certamente quer trocar tudo. O que está ruim e o que ainda está bom. Sinceramente, levaria o carro em algum outro lugar para um segundo diagnóstico.
Quanto aos Cofaps, estou com eles a uns 30k rodados e até agora é só alegria. São mais suaves, seguram bem o carro e estão em estado de zero. Sei que são alvo de críticas mas para mim estão ok.
Paulo, e o pior é que eu sempre frequento encontros de carros antigos e vira e mexe tem algum Low Rider por lá. Será que o Sentra pegou a doença? hahaha
Com relação aos trancos virem da suspensão, confesso, também vejo como um diagnóstico sem fundamento. Na realidade o orçamento passou de 4 mil reais, mas a parte de suspensão chegava em algo próximo a 3500, mesmo assim, muito caro. Para você ter uma ideia, o mecânico colocou como necessária a limpeza do TBI que fiz em casa há poucos dias e a troca do filtro de combustível que tem pouco mais de 1000 km rodados. Fora o escapamento que ele disse que o silencioso está podre... Foi algo bem super faturado. Sei que preciso fazer essa intervenção na suspensão, mas não um serviço desse tamanho.
Me perdoe a ignorância, mas o que seriam os rolamentos de peso?
Estou com mais duas oficinas em vista para levar o carro. Creio que na semana que vem dou uma corrida para ver isso certinho.
Todo mundo me diz que os COFAP são mais suaves que os originais. Eu geralmente uso Sachs ou Kayaba nos meus carros, mas gostei do comportamento dos COFAP. A frente é bastante firme.
Realmente esse fórum é muito bom. A galera interage bastante quando os problemas aparecem. Esse de fato é o espírito da coisa.
Muito obrigado pelas dicas!
Grande abraço!
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
"Me perdoe a ignorância, mas o que seriam os rolamentos de peso?"
São os rolamentos de apoio das molas da suspensão dianteira, permitindo que as rodas esterçam. Alguns também o conhecem como rolamento do coxim.
São os rolamentos de apoio das molas da suspensão dianteira, permitindo que as rodas esterçam. Alguns também o conhecem como rolamento do coxim.
absilva- Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Amigo Jordan, vejo que vc é de Sorocaba. Eu sou de São Paulo e o meu mecânico de confiança é de Cerquilho, aí pertinho! Foi ele que trocou pra mim todos os coxins do motor, as buchas da barra estabilizadora e as buchas do agregado, por PU. E de mão de obra, não chegou nem a R$ 300,00. Eu acompanhei o serviço e nem por R$ 1500,00 eu faria, tamanho o trabalho que dá. Sorocaba é meia hora de carro até lá. Vale a pena pensar...penso que vc levando as peças, irá economizar uma grana preta, rapaz. Esse cara sempre cuidou dos meus carros e eu sou um cara "chato" pra carro. Ou está tudo em ordem ou pra mim não serve. E ele sabe disso. Havendo interesse, me avise. Eu passo o contato dele pra vc e vc's se falam. Quando vou levar o carro lá, eu ligo daqui de SP, marco um horário e quando chego lá ele já está esperando para fazer o serviço. Moro em SP, mas vou todos os finais de semana para Cerquilho pois minha mulher e meu filho moram lá. Pensa aí...Abraço!
Última edição por Brates em Sáb Ago 12, 2017 8:56 am, editado 1 vez(es)
Brates- Mensagens : 232
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 51
Localização : São Paulo
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Esqueci de falar...estou aguardando chegar os terminais de direção e os pivôs da bandeja que um parente está trazendo dos EUA (chegarão dia 20/08) para levar lá e trocar tudo das bandejas. As buchas da bandeja, já comprei na AJ e substituirei por PU, tbm. Valeu.
Brates- Mensagens : 232
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 51
Localização : São Paulo
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
absilva escreveu:"Me perdoe a ignorância, mas o que seriam os rolamentos de peso?"
São os rolamentos de apoio das molas da suspensão dianteira, permitindo que as rodas esterçam. Alguns também o conhecem como rolamento do coxim.
Absilva, eu sempre os conheci como rolamentos dos coxins. Até onde sei eles estão OK, mas pedirei para verificar também.
Muito obrigado e um grande abraço!
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Olá Brates!Brates escreveu:Amigo Jordan, vejo que vc é de Sorocaba. Eu sou de São Paulo e o meu mecânico de confiança é de Cerquilho, aí pertinho! Foi ele que trocou pra mim todos os coxins do motor, as buchas da barra estabilizadora e as buchas do agregado, por PU. E de mão de obra, não chegou nem a R$ 300,00. Eu acompanhei o serviço e nem por R$ 1500,00 eu faria, tamanho o trabalho que dá. Sorocaba é meia hora de carro até lá. Vale a pena pensar...penso que vc levando as peças, irá economizar uma grana preta, rapaz. Esse cara sempre cuidou dos meus carros e eu sou um cara "chato" pra carro. Ou está tudo em ordem ou pra mim não serve. E ele sabe disso. Havendo interesse, me avise. Eu passo o contato dele pra vc e vc's se falam. Quando vou levar o carro lá, eu ligo daqui de SP, marco um horário e quando chego lá ele já está esperando para fazer o serviço. Moro em SP, mas vou todos os finais de semana para Cerquilho pois minha mulher e meu filho moram lá. Pensa aí...Abraço!
Cara, quando eu morava em uma cidade menor aqui do interior e já tinha carros importados sempre levava meus carros até SP para fazer serviços mecânicos. Quando mudei-me para Sorocaba, achei algumas oficinas que me passavam certa confiança. Após quatro anos morando aqui, confesso que está difícil encontrar um profissional honesto e com preço justo.
De qualquer forma, me interesso sim pelo contato do mecânico de Cerquilho, visto que ele está aqui do lado.
Muito obrigado pela indicação!
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Jordan, vou mandar o contato pra vc por MP, ok? A única coisa é que a responsabilidade pela qualidade das peças, é sua. Ele não queria mais mexer em suspenção, mas eu falei que eu precisava somente da mão de obra e que a responsabilidade pela qualidade e durabilidade das peças é minha. Muita gente levava peça porcaria para ele trocar e quando estouravam em pouquíssimo tempo, o culpavam. Diga que foi o Alexandre de SP que o indicou, apenas para que ele saiba de onde vc conseguiu o contato. Abraço!Jordan Kanduxo escreveu:Olá Brates!Brates escreveu:Amigo Jordan, vejo que vc é de Sorocaba. Eu sou de São Paulo e o meu mecânico de confiança é de Cerquilho, aí pertinho! Foi ele que trocou pra mim todos os coxins do motor, as buchas da barra estabilizadora e as buchas do agregado, por PU. E de mão de obra, não chegou nem a R$ 300,00. Eu acompanhei o serviço e nem por R$ 1500,00 eu faria, tamanho o trabalho que dá. Sorocaba é meia hora de carro até lá. Vale a pena pensar...penso que vc levando as peças, irá economizar uma grana preta, rapaz. Esse cara sempre cuidou dos meus carros e eu sou um cara "chato" pra carro. Ou está tudo em ordem ou pra mim não serve. E ele sabe disso. Havendo interesse, me avise. Eu passo o contato dele pra vc e vc's se falam. Quando vou levar o carro lá, eu ligo daqui de SP, marco um horário e quando chego lá ele já está esperando para fazer o serviço. Moro em SP, mas vou todos os finais de semana para Cerquilho pois minha mulher e meu filho moram lá. Pensa aí...Abraço!
Cara, quando eu morava em uma cidade menor aqui do interior e já tinha carros importados sempre levava meus carros até SP para fazer serviços mecânicos. Quando mudei-me para Sorocaba, achei algumas oficinas que me passavam certa confiança. Após quatro anos morando aqui, confesso que está difícil encontrar um profissional honesto e com preço justo.
De qualquer forma, me interesso sim pelo contato do mecânico de Cerquilho, visto que ele está aqui do lado.
Muito obrigado pela indicação!
Brates- Mensagens : 232
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 51
Localização : São Paulo
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Infelizmente muitos mecânicos adotaram essa postura em virtude da qualidade das peças que temos no Brasil. Mas quanto a isso, sem problemas. Eu sempre comprei as peças antes de levar o carro a oficina, então é tranquilo.Brates escreveu:Jordan, vou mandar o contato pra vc por MP, ok? A única coisa é que a responsabilidade pela qualidade das peças, é sua. Ele não queria mais mexer em suspenção, mas eu falei que eu precisava somente da mão de obra e que a responsabilidade pela qualidade e durabilidade das peças é minha. Muita gente levava peça porcaria para ele trocar e quando estouravam em pouquíssimo tempo, o culpavam. Diga que foi o Alexandre de SP que o indicou, apenas para que ele saiba de onde vc conseguiu o contato. Abraço!Jordan Kanduxo escreveu:Olá Brates!Brates escreveu:Amigo Jordan, vejo que vc é de Sorocaba. Eu sou de São Paulo e o meu mecânico de confiança é de Cerquilho, aí pertinho! Foi ele que trocou pra mim todos os coxins do motor, as buchas da barra estabilizadora e as buchas do agregado, por PU. E de mão de obra, não chegou nem a R$ 300,00. Eu acompanhei o serviço e nem por R$ 1500,00 eu faria, tamanho o trabalho que dá. Sorocaba é meia hora de carro até lá. Vale a pena pensar...penso que vc levando as peças, irá economizar uma grana preta, rapaz. Esse cara sempre cuidou dos meus carros e eu sou um cara "chato" pra carro. Ou está tudo em ordem ou pra mim não serve. E ele sabe disso. Havendo interesse, me avise. Eu passo o contato dele pra vc e vc's se falam. Quando vou levar o carro lá, eu ligo daqui de SP, marco um horário e quando chego lá ele já está esperando para fazer o serviço. Moro em SP, mas vou todos os finais de semana para Cerquilho pois minha mulher e meu filho moram lá. Pensa aí...Abraço!
Cara, quando eu morava em uma cidade menor aqui do interior e já tinha carros importados sempre levava meus carros até SP para fazer serviços mecânicos. Quando mudei-me para Sorocaba, achei algumas oficinas que me passavam certa confiança. Após quatro anos morando aqui, confesso que está difícil encontrar um profissional honesto e com preço justo.
De qualquer forma, me interesso sim pelo contato do mecânico de Cerquilho, visto que ele está aqui do lado.
Muito obrigado pela indicação!
Abrirei a MP e o contatarei. Muito obrigado, Alexandre! Grande abraço!
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
É Jordan...eu tbm penso como vc e sempre fiz da forma como vc faz. O mecânico não tem culpa se o cliente leva uma peça da pior qualidade. E, precisando de alguma coisa de SP, eu, toda semana, estou passando pela Castelo Branco e podemos nos encontrar por ali para entregar aquilo que vc precisar. Assim um ajuda o outro, economizamos e mantemos nossos carros sempre em dia. Grande abraço!
Brates- Mensagens : 232
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 51
Localização : São Paulo
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Brates escreveu:É Jordan...eu tbm penso como vc e sempre fiz da forma como vc faz. O mecânico não tem culpa se o cliente leva uma peça da pior qualidade. E, precisando de alguma coisa de SP, eu, toda semana, estou passando pela Castelo Branco e podemos nos encontrar por ali para entregar aquilo que vc precisar. Assim um ajuda o outro, economizamos e mantemos nossos carros sempre em dia. Grande abraço!
Muito obrigado, caro Alexandre! Esse realmente é o espírito da coisa, sempre precisamos ajudar uns aos outros. Precisando de algo aqui em Sorocaba, pode contar comigo também.
Grande abraço!
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Opa, valeu Jordan!
Brates- Mensagens : 232
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 51
Localização : São Paulo
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Boa noite Pessoal
O meu sentra 2012 ta atualmente com 126kkm, fiz a troca do óleo com 100kkm, mas de uns tempos pra ca, quando passo de 2 mil rpm ele faz o barulho de zunido igual ao lancer do video da primeira pagina, se ando até 2 mil rpm n faz barullho,na época da troca fiz 2 trocas parciais com óleo do lancer , olhando pela vareta o óleo ainda está claro, devo me preocupar, pretendo fazer outra troca com 150kkm
abs
O meu sentra 2012 ta atualmente com 126kkm, fiz a troca do óleo com 100kkm, mas de uns tempos pra ca, quando passo de 2 mil rpm ele faz o barulho de zunido igual ao lancer do video da primeira pagina, se ando até 2 mil rpm n faz barullho,na época da troca fiz 2 trocas parciais com óleo do lancer , olhando pela vareta o óleo ainda está claro, devo me preocupar, pretendo fazer outra troca com 150kkm
abs
fogaca- Mensagens : 55
Data de inscrição : 27/02/2016
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
não é pra zunir a 2.000 rpm, que [é regime normal de funcionamento do câmbio motor do Sentra.
uma das coisas mais comuns no zunido é o aumento de temperatura do fluido, trocou o filtro do radiador do CVT? Fica de olho também no sistema de arrefecimento do carro.
Pelo que tenho perguntado pra quem tem CVT, tem gente que troca até a cada 25.000 km, enquanto tem oficina falando que é necessário efetuar a troca a cada 40.000 km.
e realmente, tem muita gente com um pé atrás com os fluidos mais baratos.
uma das coisas mais comuns no zunido é o aumento de temperatura do fluido, trocou o filtro do radiador do CVT? Fica de olho também no sistema de arrefecimento do carro.
Pelo que tenho perguntado pra quem tem CVT, tem gente que troca até a cada 25.000 km, enquanto tem oficina falando que é necessário efetuar a troca a cada 40.000 km.
e realmente, tem muita gente com um pé atrás com os fluidos mais baratos.
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Trocando em miudos...se não fez troca fluido radiador e colocou produto de qualidade dentro, não adiantada fazer 1..2...3 trocas do oleo do cvt e colocar oleo caro, que como utiliza a agua do radiador pra resfriar o oleo, irá zunir da mesma maneira..então qdo fazer a troca do oleo do cvt, certo é tbm fazer limpeza e troca de toda agua do sistema de arrefecimento do seu Sentra.
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Concordo com o André, fiz isso e nunca tive problema de zunido, uso o fluido da MIT.
Alexandre- Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.
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