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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 26 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por PauloEduardo Sex Jun 23, 2017 8:43 pm

elizianecosta escreveu:Gente meio confusa agora.
Qual melhor óleo para câmbio CVT do Sentra ?

Eliziane, para o CVT do Sentra o óleo correto é o Nissan NS-2 ou NS-3 ou de outra marca que indique explicitamente a compatibilidade com estes dois em suas especificações técnicas. Todos aqueles indicados pelo Wilson tem uma linha específica para tal.
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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 26 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por PauloEduardo Sex Jun 23, 2017 9:28 pm

MarcFer escreveu:

Interessante essa questão.

Vejam só o que discutem aqui:  http://www.ozhonda.com/forum/archive/index.php/t-45691.html

Aparentemente é possível sim o CVT funcionar com óleo para AT.
A Honda usava óleo para AT em sua caixa CVT (pelo que entendi).  Agora estão usando óleo específico para CVT, pois o comum lhe trouxe problemas.
Interessante verificar outras experiências pelo mundo afora.  Não é só por aqui que batem cabeça quando o assunto é CVT.
Já estou pensando também que este óleo não é tão crítico assim.  Trocam parcialmente óleo AT por CVT e tudo bem?
Penso que a caixa do meu xará Marcelo não foi destruída com essa alteração de produto, mas concordo com os demais em trocar o mais rápido possível para um óleo específico para CVT.  A manutenção da caixa é cara demais para correr qualquer risco.


Olha, o CVT até funciona com óleo ATF convencional mas na base da fricção, não aderência (que é o princípio básico do oleo CVT). Isto significa que vai funcionar na base de um desgaste terrível e pouca eficiência. Além disso não sabemos qual o modelo de transmissão CVT usado pelo Fit (Jazz) australiano. Se for igual a daqui pelo menos no Brasil o Fit CVT jamais usou o ATF convencional.

Para complicar, ATF significa "Automatic Transmission Fluid", ou seja, tecnicamente um fluido CVT é um fluido ATF embora se use o termo mais como referência ao óleo tradicional. Isto pode gerar ainda mais confusão.

Mas o fluido numa transmissão CVT é critico sim. Extremamente crítico. Tanto que o antes de este assunto vir à tona o assunto anterior girava em torno da eficiência óleo Lubrax CVTF. Um óleo específico para CVT novo no mercado que inicialmente causou boa impressão mas que nos últimos tempos começa a ter sua eficiência questionada por alguns.

A transmissão do xará Marcelo não será destruída de imediato na condição atual mas terá sua vida útil drasticamente reduzida e certamente apresentará zunido fácil ao ser submetida a um esforço maior.
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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 26 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por PauloEduardo Sex Jun 23, 2017 9:47 pm

Marcelo Rodrigues escreveu:

Com certeza Marcelo, pelo sim pelo não, pela falta de conhecimento ao que pode acontecer a longo prazo já deixei agendado para Segunda próxima a troca do óleo, conversei na oficina e pediram para deixar o carro lá. Mesmo assim vou de original Nissan, pago a diferença no preço do óleo e boa... Andei exatos 2k com este óleo do Tiida, confesso que nao senti diferença exceto este "tec" já discutido antes, fora isso me parece super normal. Mas como este é o meu primeiro CVT não tenho conhecimento de causa para palpitar muito. Pessoal agradeço de verdade a ajuda. Quando desenrolar posto aqui se houve alguma diferença.

Bom, eles aplicarão o NS-3 desta vez, não?

Mas saiba que o carro ainda anda aparentemente bem pela total falta de conhecimento dos caras, que certamente fizeram uma troca parcial simples achando isso o suficiente.

Um câmbio automático não é igual a um motor. Quando simplesmente se retira o bujão do cárter não se consegue escoar todo o óleo. Uma boa quantidade de óleo velho permanece dentro de vários componentes internos como conversor de torque, corpo de válvulas, etc. O Sentra, por exemplo, suporta 8L de fluido no CVT. Mas escoando pelo bujão só se consegue retirar cerca de 4L. Ou seja, a metade do óleo velho fica lá. E é esta metade de óleo velho que faz o carro andar razoavelmente bem. Por isso é que quem deseja trocar o óleo da transmissão de uma maneira efetiva manda fazer 3 ou 4 trocas sucessivas. Ainda assim um resquício de óleo velho fica.

Mas como certamente os caras farão nova troca parcial de 4L (novamente achando o suficiente) isto significa que 25% de óleo ATF convencional permanecerá, diminuindo a eficiência da transmissão. Mas vida que segue. Felizmente o CVT é muito robusto. Vai ter sua vida útil reduzida mas até pifar você certamente não estará mais com o carro.

Já o Tiida usa transmissão automática convencional de 4 marchas. Então este era o óleo indicado.

Me causa arrepios só de pensar na quantidade de Sentras por aí andando com o óleo errado no CVT. Verdadeiras bombas-relógio.


Última edição por PauloEduardo em Sáb Jun 24, 2017 10:25 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por LucioNeto Sáb Jun 24, 2017 10:07 am

Bom dia galera.. sobre o "tec" ao engatar a ré, fui no mecanico e ele disse que nao é no cambio.. o barulho vem do eixo.. (ufa!)..
Sobre o oleo do cambio, fiquei tentado com a promoção do valvoline no mercado livre que o amigo compartilhou algums posts acima. Sai $292,00 o total de 9 litros. Achei aqui na minha cidade o elf ns-3 por 60 reais o litro.. sairia 8 litros $480 reais... agora to no dilema... o que os amigos sugerem?

LucioNeto

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Mensagem por PauloEduardo Sáb Jun 24, 2017 10:41 am

Sinceramente, apesar de ter encomendado o Valvoline (só estou esperando chegar) se achasse a R$60 o litro iria de ELF. Sai de fábrica no Fluence. Eu mesmo usei-o na primeira parcial que fiz anos atrás. Rodei 40.000km e não tenho queixa alguma.

Já o Valvoline é meio que um tiro no escuro pois é novo no mercado nacional apesar de ser antigo lá fora. Estou confiante pela força da marca e usando como referência os ótimos óleos que fazem para o motor. Mas não deixa de ser uma aposta.

PauloEduardo
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Mensagem por LucioNeto Sáb Jun 24, 2017 1:42 pm

Tambem to tendencioso a ir de elf... ate porquê vou fazer a troca completapela máquina de sucção, com filtros novos e limpeza do carter... melhor pagar um pouco mais caro e ter certeza do que estou fazendo.. e quem sabe talvez na proxima troca, o valvoline, depois que já tiver sido bastante usado por aqui, (uns 4 anos se considerar outra troca com 40 mil) .

LucioNeto

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Mensagem por andre fachini Sáb Jun 24, 2017 3:08 pm

Eu hj se ainda tivesse Nissan , e o Sentra no caso , ou colocaria o original ou o da Elf que é muito bom.....isso sendo completa a troca....caso seja parciais, ai faria com o valvoline mesmo....
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Mensagem por WilsonM Sáb Jun 24, 2017 3:25 pm

não sei que resultado tem se misturar dois fluidos diferentes, mas como o Valvoline está relativamente barato, talvez dê pra fazer um flush com ele (2 trocas) e na última troca entrar com o ELF ou o Nissan NS-3.

Será que fica bom?
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Mensagem por andre fachini Sáb Jun 24, 2017 3:26 pm

è isso que falo, sendo total por sucção só o elf, sendo parciais, o valvoline...magino sanar esta questão.
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Mensagem por dbarros Sáb Jun 24, 2017 3:48 pm

LucioNeto escreveu:Bom dia galera.. sobre o "tec" ao engatar a ré,  fui no mecanico e ele disse que nao é no cambio.. o barulho vem do eixo.. (ufa!)..
Sobre o oleo do cambio, fiquei tentado com a promoção do valvoline no mercado livre que o amigo compartilhou algums posts acima. Sai $292,00 o total de 9 litros. Achei aqui na minha cidade o elf ns-3 por 60 reais o litro.. sairia 8 litros $480 reais... agora to no dilema... o que os amigos sugerem?

O barulho vem do eixo.. e.. é normal?

Que cidade? ELF nao achei na internet por menos de R100 o litro Shocked

Por essa diferença acho que iria de ELF What a Face
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Mensagem por allanstolt Sáb Jun 24, 2017 4:35 pm

Boa tarde, pessoal.

Li umas páginas atrás alguns relatos que estão sendo reticentes quanto ao lubrax da mit.

Já chegaram a uma conclusão? Não seria o mais recomendável atualmente? A durabilidade não é tão grande?

Obrigado!
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Mensagem por absilva Sáb Jun 24, 2017 5:47 pm

Na minha opinião, pelo que está custando, está valendo o uso no Sentra B16 do fluído vendido pela Mitsubishi (Lubrax CVTF J4). Eu mesmo estou usando e até agora não tive problemas.
Em Fevereiro/2017 foi feita uma troca parcial do fluído CVT da ASX de meu filho. Nessa troca foi usado esse mesmo Lubrax (vendido à granel) e também até aqui nenhum problema.
Talvez na próxima troca eu experimente o Valvoline (que está custando cerca de R$ 45,00 o litro no distribuidor de Fortaleza).
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Mensagem por dbarros Ter Jun 27, 2017 1:50 pm

Hoje pela manha tive que passar na oficina, porque estava pingando oleo pelo bujao.. o infeliz que fez a troca pra mim nessas casas de óleo não trocou a arruela... enfim..
Conversando com o mecanico que conheço la, ele comentou uma coisa que me deixou encucado... ele esses dias trocou o fluido cvt de um fluence lá e disse que no fluence parece que vai mais fluido que no sentra e que o trocador de calor é diferente... acabei esquecendo de perguntar o ano/modelo do fluence...

Sentra e fluence não compartilham o mesmo motor/cambio?
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Mensagem por lenhador2001 Ter Jun 27, 2017 2:31 pm

Sim compartilham, mas no Fluence tem o trocador de calor externo para o fluído do CVT, no Sentra não.

O câmbio em si é o mesmo.

Martin

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Mensagem por anderson.pf Ter Jun 27, 2017 3:16 pm

Boa tarde pessoal, vou fazer a minha primeira troca parcial com essa compra...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775551252-8-valvoline-cvt-fluido-oleo-cmbio-automatic-946ml-sentra-_JM#D[S:HOME,L:RECOMITEM-CORE-UNO-HISTORYITEMS,V:1]

**Procede a compra?
** Os filtros também já comprei.

Hoje o carro está com 96 Mil km, e vai ser a primeira troca parcial, quantos KM + ou - devo rodar ainda para fazer a segunda troca? Sendo que na segunda pretendo trocar os filtros e limpar o cárter ou talvez os filtros e cárter deixar para uma terceira troca?

Qual é a opinião da galera ai?

Obrigado.

anderson.pf

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Mensagem por PauloEduardo Ter Jun 27, 2017 3:57 pm

Faça uma primeira troca parcial e avalie o óleo velho que sair. Se estiver muito preto e queimado talvez seja melhor duas parciais com troca dos filtros numa terceira.

Uns quinze dias entre as trocas é um bom período de tempo.
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Mensagem por anderson.pf Ter Jun 27, 2017 4:18 pm

PauloEduardo escreveu:Faça uma primeira troca parcial e avalie o óleo velho que sair. Se estiver muito preto e queimado talvez seja melhor duas parciais com troca dos filtros numa terceira.

Uns quinze dias entre as trocas é um bom período de tempo.

Obrigado pelo retorno Paulo.

Blz vou fazer isso, porem estava planejando rodar uns mil KM, entre uma parcial e outra, não achei que precisava ser tão rápido, mas então acho que já vou comprar mais óleo....

Obrigado e Abraços.

anderson.pf

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Mensagem por JJheck Ter Jun 27, 2017 11:43 pm

Tanta discussão sobre Zunido. Afinal qual a peça do câmbio que causa isso? Ou melhor o que causa isso é uma peça? Alguém já teve um câmbio quebrado por causa de zunido?
Imagino que esse som não vem da correia cvt. Ela teria de estar patinando para fazer esse som. Se ela fosse patinar, o câmbio traria muitos solavancos e trancos na aceleração. Daria para sentir ao andar com o carro.
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Mensagem por PauloEduardo Qua Jun 28, 2017 9:32 am

Não sou especialista e não posso afirmar com certeza mas acredito que o ruído venha da correia sim. Geralmente ele aparece quando o óleo perde suas propriedades de aderência em alta temperatura e a correia passa a ter contato direto com as polias. Ferro com ferro mesmo. Daí o ruído. Fico a imaginar o terrível desgaste que isto causa.

Nunca soube de quebra total mas de danos. No antigo fórum um proprietário teve que trocar um jogo de polias que arranharam e produziam o zunido de forma constante.
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Mensagem por WilsonM Qua Jun 28, 2017 9:48 am

eu acho que o ruido pode vir do conversor de torque, se o líquido do CVT aquecer demais, ele acaba borbulhando, misturando com ar, e ao passar pelas hélices acaba gerando o zumbido. É um fenômeno de cavitação. Claro que se o líquido ferver, acaba gerando efeitos nas polias/correias do cvt também
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Mensagem por Sentra Hoonigan Qua Jun 28, 2017 12:59 pm

teve um relato no youtube no canal da Allficina em SP que estourou a correia do cvt
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Mensagem por Marcelo Rodrigues Qua Jun 28, 2017 2:54 pm

[quote="PauloEduardo"]
Marcelo Rodrigues escreveu:

Com certeza Marcelo, pelo sim pelo não, pela falta de conhecimento ao que pode acontecer a longo prazo já deixei agendado para Segunda próxima a troca do óleo, conversei na oficina e pediram para deixar o carro lá. Mesmo assim vou de original Nissan, pago a diferença no preço do óleo e boa... Andei exatos 2k com este óleo do Tiida, confesso que nao senti diferença exceto este "tec" já discutido antes, fora isso me parece super normal. Mas como este é o meu primeiro CVT não tenho conhecimento de causa para palpitar muito. Pessoal agradeço de verdade a ajuda. Quando desenrolar posto aqui se houve alguma diferença.

Óleo trocado, agora sim tem óleo de CVT no cambio, foi comprado o FEBI. De arrancada já senti uma diferença, antes na redução da velocidade dava um ligeiro tranco, bem discreto, desta vez não senti. Quero ver nos próximos quilômetros como se comporta. A troca foi feita utilizando 8 litros e feito com a maquina.
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Mensagem por absilva Qua Jun 28, 2017 5:30 pm

Ótimo, Marcelo. Não esqueça de compatilhar as suas impressões com esse óleo aqui no fórum.
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Mensagem por andre fachini Qui Jun 29, 2017 9:07 am

Nossa oleo Febi deve ser otimo...relate mesmo suas impressoes, force ele pra ver zunidos etc..caso haja algum.
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Mensagem por Marcelo Rodrigues Qui Jun 29, 2017 9:39 am

andre fachini escreveu:Nossa oleo Febi deve ser otimo...relate mesmo suas impressoes, force ele pra ver zunidos etc..caso haja algum.

Opa, pode deixar. Este fim de semana eu trabalho, mas no próximo vou dar um pulo na praia e na subida da serra eu vejo como ele vai se comportar.
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