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Nissan March ganha agilidade e eficiência com novo câmbio
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Nissan March ganha agilidade e eficiência com novo câmbio
Nissan March ganha agilidade e eficiência com novo câmbio CVT
O modelo obteve nota A nos testes de consumo e emissões realizados pelo InMetro
Em um mercado cada vez mais ávido pela comodidade do câmbio automático, a Nissan introduziu em junho deste ano o câmbio CVT (transmissão continuamente variável) nos modelos compactos da marca no Brasil, o hatchback March e o sedã compacto Versa. A marca já utilizava esse tipo de caixa em modelos maiores e mais sofisticados vendidos no país, como o sedã médio Sentra e Altima, ambos importados do México. Agora os compactos, que são fabricados no complexo industrial da marca em Resende, Estado do Rio de Janeiro, também receberam a transmissão. O sistema está à disposição nas versões SV e SL do March e nas SV, SL e Unique do sedã Versa equipadas com motor 1.6 16V flex, que rende até 111 cv e tem 15,1 kgfm de torque.
O uso do câmbio CVT, por sua racionalidade, está se tornando tradicional nas marcas japoneses. Toyota e Honda já o utilizam em carros mais sofisticados. A Nissan optou para introduzí-lo também em seus modelos de entrada no Brasil e batizou sua transmissão produzida pela Jacto, uma empresa do grupo, de XTronic CVT que tem como característica proporcionar o melhor desempenho com o menor consumo de combustível, uma vez que mantém a rotação do motor adequada e oferece bom torque em todas as condições de condução. A caixa utilizada nos modelos compactos, segundo a Nissan, é de última geração e possui o sistema Lock Up com Active Slip Control. De acordo com o fabricante, o CVT obtém acelerações com respostas mais vigorosas e sem alternâncias, pois o sistema segura a polia e a solta de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear e rápida. O câmbio CVT do March tem também a função denominada Overdrive. Um botão na lateral da alavanca do câmbio permite ao motorista alterar o regime de rotação do motor desativando o overdrive e jogando o propulsor para uma maior faixa de giro. Com isso o motorista consegue melhores respostas nas acelerações, mas com gasto de combustível maior.
A nova transmissão CVT melhorou o consumo do modelo, agora classificado com a nota A nos testes de consumo e emissões realizados pelo InMetro. O carro também recebeu o selo do Conpet para veículos leves, concedido aos veículos que participam do programa de etiquetagem que atingem grau máximo de eficiência energética. Com etanol, o March 1.6 16V percorreu 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l em rodovia. Com gasolina no tanque, a média foi de 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. O motor e câmbio CVT utilizados pelo March e Versa são os mesmos adotados pelo utilitário esportivo Kicks, a nova estrela da marca. Atualmente o Kicks é produzido no México, mas a partir de meados de 2017 também será produzido na fábrica de Resende.
O preço do carro com transmissão CVT ficou R$ 4.800 mais caras que com o câmbio manual. com isso, o March SV Xtronic CVT começa com R$ 54.090.
March tem desempenho vigoroso
O Nissan March é um compacto que sempre ofereceu prazer ao motorista. O carro é pequeno por fora e oferece espaço interno generoso, com boa posição para o motorista que sempre tem todos os controles à mão. Com a nova transmissão CVT, o March equipado com o competente motor 1.6 16V, que rende até 111 cv, não perde o ímpeto. O câmbio com transmissão continuamente variável geralmente deixa os carros meio "sonolentos" nas respostas aos comandos do acelerador. Sua programação sempre é feita com o objetivo de ser eficiente na queima de combustível. Com o March, possivelmente devido à sua relação peso/potência, essa letargia não é sentida. O carro arranca bem e está sempre bem disposto nas ultrapassagens, mantendo um bom padrão de consumo. O câmbio do March possibilita, por intermédio de um botão, o desligamento do overdrive, que dá mais ânimo ao conjunto propulsor, um recurso útil em algumas situações, como descidas de serras, para melhor uso do freio motor.
A Nissan nunca conseguiu deixar o March silencioso internamente. Com a adoção do CVT, o fabricante afirma que melhorou o isolamento acústico, o pára-brisas recebeu tratamento para reduzir ruídos e foram usados novos materiais fonoabsorventes no painel. Mesmo assim, as acelerações mais fortes invadem o habitáculo sem piedade. Ruído de vento também é perceptível, dando a impressão de que sempre há uma fresta de janela aberta.
De resto, o carro permaneceu ágil e gostoso de dirigir. Acelera com vontade e se porta bem em estradas sinuosas, o que reflete o acerto na suspensão. A adoção de direção elétrica também deixou o carro mais dócil nas manobras de estacionamento ou em locais com trânsito lento. Uma boa opção para quem está atrás de um veículo compacto com transmissão automática confiável.
Fonte: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/754166/nissan-march-ganha-agilidade-e-eficiencia-com-novo-cambio-cvt
Abraços,
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