Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Nissan Tiida
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? EmptyHoje à(s) 1:19 am por kleberson

» Nissan March vai virar SUV
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? EmptyOntem à(s) 1:40 pm por kleberson

» Instalação de Piloto Automático
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? EmptyOntem à(s) 12:17 am por Raulhs

» Bomba de combustível queimando
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? EmptySex Abr 26, 2024 5:01 pm por ygoran

» Câmbio manual Sentra b16
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? EmptySex Abr 26, 2024 4:17 pm por WilsonM

» Consumo exorbitante
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? EmptySex Abr 26, 2024 2:51 pm por ygoran

» Cheiro na cabine ao acelerar forte
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? EmptySex Abr 26, 2024 2:39 pm por ygoran

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? EmptySex Abr 26, 2024 2:29 pm por ygoran

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? EmptySex Abr 26, 2024 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

Inscreva-se!


B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

+8
pimenta59
Macgyver
limafranco1
PauloEduardo
icefly
James T. Kirk
EduardoLima
RHSEU
12 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por RHSEU Sex Nov 27, 2015 6:49 pm

Olá, pessoal.

Tenho um B17 2013/2014.

A primeira revisão dele foi feita por tempo (um ano de uso, com cerca de 7k rodados). Um pouco antes dessa revisão, o fluido de arrefecimento estava um pouco abaixo da marca de mínimo quando frio; fui então à css e o nível foi completado.
A segunda revisão foi feita em julho desse ano por quilometragem (10k rodados) e o nível estava normal (acho que um pouco mais baixo do que quando o líquido foi completado).
Agora o carro está com mais ou menos 21k e o líquido está perto da marca de mínimo de novo, sempre com o motor frio. Será que é normal baixar assim ou está baixando demais?
Eu acho que está baixando muito e estou pensando em pedir para a concessionária fazer um teste de estanqueidade. O que vocês acham?
RHSEU
RHSEU

Mensagens : 41
Data de inscrição : 26/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por EduardoLima Qua Jul 20, 2016 10:53 am

Rodei 1 ano com o meu e o líquido estava lá no min, fiz a revisão no final de janeiro eles tinham completado o líquido e fui checar o liquido esses dias, já está chegando no mínimo de novo
EduardoLima
EduardoLima

Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por James T. Kirk Qua Jul 20, 2016 11:04 am

Acho que está normal, pois baixar um pouco, ainda mais no prazo da revisão, é absolutamente.normal. Muitos acham que o nível não baixa, pois nunca olham e o pessoal da CSS acabam completando e a pessoa nem vê.
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por icefly Qua Jul 20, 2016 11:17 am

Mas baixar ao mínimo entre as revisões de 1 ano ou em 6 meses eu acho complicado e excessivo.

Tem sinal de vazamentos?
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por James T. Kirk Qua Jul 20, 2016 1:30 pm

Meu carro estava baixando muito o fluido de arrefecimento, a ponto de baixar uns 400ml em 5000km. Na última vez qie acertei o percentual de etilenoglicol, mexi na mangueira de retorno do reservatório de expansão e agora não está baixando nada, já rodei 5000km e não baixou nada.
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por James T. Kirk Qua Jul 20, 2016 1:34 pm

Não sei se foi o acerto a proporção de aditivo ou foi a questão de ter mexido na mangueira de retorno.
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Macgyver Dom Jul 24, 2016 3:05 pm

Aos 50k km meu reservatório marcava entre o min e o max, agora perto dos 60k ele etá perto do mín... Acho que se deve o fato do motor trabalhar em alta temperatura.

O fluido Nissan é o Motul na verdade:
https://www.motul.com/br/pt-BR/products/oils-lubricants?f%5Brange%5D=25


Koube
http://www.koube.com.br/portfolio-view/aditivo-para-radiador-sintetico-flex-e-diesel/

Quanto está custando o fluido original da Nissan na CCS?


Última edição por RodrigoRJ em Seg Ago 15, 2016 4:29 pm, editado 1 vez(es)
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por James T. Kirk Dom Jul 24, 2016 3:17 pm

Fluido "sintético" e kissuco é a mesma coisa. Fuja dessa enganação, coloque o original ou um orgânico AOT de marca renomada e não terá problemas.
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Macgyver Dom Jul 24, 2016 3:21 pm

Pelo que eu tenho acompanhado nos vídeos da High Torque, eles tem usado muito bem os produtos da Koube, sem reclamação.

https://www.motul.com/br/pt-BR/products/oils-lubricants/inugel-expert?f%5Bapplication%5D=147&f%5Brange%5D=25

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680732493-fluido-para-radiador-motul-inugel-expert-pronto-para-uso-1-_JM

Acho que é esse o utilizado pela Nissan.


Última edição por RodrigoRJ em Dom Ago 14, 2016 11:51 am, editado 1 vez(es)
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por James T. Kirk Dom Jul 24, 2016 3:27 pm

Eu não arriscaria, ainda mais que o nosso motor trabalha em uma temperatura bem alta, como discutimos no outro tópico, e esses fluidos a base de polímeros não aumentam o ponto de ebulição, só protejem contra ferrugem e outras corrosões. Não arrisque seu motor com isso.

Use fluido orgânico AOT a base de etilenoglicol, que é o indicado pela montadora.

O Motul indicado é esse aqui: http://metalhorse.com.br/fluido-para-radiador-motul-inugel-optimal-organico-1l.html
http://www.dubstore.com.br/mobile/Manutencao/Fluidos/fluido-motul-inugel-optimal-para-radiador-%7C-5-litros___357888-SIT.html


Última edição por James T. Kirk em Dom Jul 24, 2016 3:37 pm, editado 1 vez(es)
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Macgyver Dom Jul 24, 2016 3:33 pm

Sim, quero chegar a um entendimento. Vamos lá:

Genericamente a diferença é a capacidade de polimerizar cadeias de etilenoglicol. Polimerização é o agrupamento repetitivo em sequências da mesma molécula ou grupo molecular. O etilenoglicol é um nome genérico e a polimerização da substância pode ocorrer em 1 ou mais ligações. O monoetilenoglicol possui apenas um átomo capaz de estabelecer novas ligações.

Alguns técnicos automotivos chamam essa polimerização de borra do radiador, que é branca e tem aspecto de borracha semelhante a gordura do leite.

Ambos podem ser utilizados no radiador de um motor (desde que não misturadas entre sí) e possuem comportamentos semelhantes, só que o monoetilenoglicol, por polimerizar com maior dificuldade é mais durável.

Antigamente o etileno era mais comumente utilizado e vinha em coloração verde e durava de 1 a 3 anos. Atualmente o mono é mais utilizado, vem em coloração magenta e dura de 3 a 5 anos.

Apesar de funcionalmente (temperatura e anti-corrosão) terem o mesmo funcionamento e de terem estruturas moleculares muitos semelhantes, elas não são exatamente a mesma substância.
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Macgyver Dom Jul 24, 2016 3:39 pm

James T. Kirk escreveu:
Use fluido orgânico AOT a base de etilenoglicol, que é o indicado pela montadora.

Para utilizar este também será necessário drenar todo o sistema, para completar, somente servirá o original Nissan, para não misturar as químicas e formar borra.
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por PauloEduardo Dom Jul 24, 2016 3:41 pm

Um bom fluido sempre a base de etilenoglicol é o indicado. No meu coloquei semanas atrás o da Total Glacelf amarelo. Muito provavelmente é o usado pela Renault no Fluence. Polímeros no meu carro nem pensar.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por James T. Kirk Dom Jul 24, 2016 3:41 pm

Vou colocar um post antigo aqui que explica bem essa questão:

Edt. Não vou colocar pois é muito grande e vai desvirtuar o tópico, mas está no tópico fixo sobre o Sistema de arrefecimento, que recomendo a leitura integral.


Última edição por James T. Kirk em Dom Jul 24, 2016 3:59 pm, editado 2 vez(es)
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por James T. Kirk Dom Jul 24, 2016 3:55 pm

RodrigoRJ escreveu:
James T. Kirk escreveu:
Use fluido orgânico AOT a base de etilenoglicol, que é o indicado pela montadora.

Para utilizar este também será necessário drenar todo o sistema, para completar, somente servirá o original Nissan, para não misturar as químicas e formar borra.
Claro que nunca é bom misturar fluidos, ainda que sejam da mesma base, mas a borra só ocorre na mistura de bases diferentes, ou seja, mais um motivo para manter o orgânico AOT a base de etilenoglicol, que é o original do carro.
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Macgyver Dom Jul 24, 2016 4:00 pm

Vou sim, obrigado!
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por PauloEduardo Dom Jul 24, 2016 4:11 pm

RodrigoRJ escreveu:
James T. Kirk escreveu:
Use fluido orgânico AOT a base de etilenoglicol, que é o indicado pela montadora.

Para utilizar este também será necessário drenar todo o sistema, para completar, somente servirá o original Nissan, para não misturar as químicas e formar borra.

Sim. No meu, por exemplo fiz por máquina onde o antigo líquido foi drenado por água pura da torneira. Depois substituída por água desmineralizada e fluido na proporção indicada.

Muito embora o antigo líquido era Delphi orgânico de cor rosa, também a base de etilenoglicol.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Macgyver Qui Ago 11, 2016 10:15 pm

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? 15rb67o

Como podemos ver, a composição usada pela Nissan é o ETILENOGLICOL.
Pesquisei em alguns sites e a dica é não misturar com o MONOETILENOGLICOL.

"...E ai está a grande diferença entre o etilenoglicol e monoetilenoglicol usado como aditivo de radiador. O monoetilenoglicol faz menos ligações que o etilenoglicol, ele tem um tempo de duração maior. Normalmente o aditivo de radiador a base de etilenoglicol duram de 1 a 3 anos, já os de monoetilenoglicol de 3 a 5 anos.

Vale lembrar que, como são substancias distintas, o etilenoglicol e monoetilenoglicol não podem ser misturados, por isso, nunca misture um aditivo de radiador com bases diferentes em seu veículo. Isso pode ocasionar bolhas, sujeira e modificações nas propriedades químicas."
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por MRB Qui Ago 11, 2016 11:15 pm

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? A29cau


-Nome químico ou nome genérico: Monoetileno Glicol
-Sinônimo: 1,2-etanodiol; monoetileno glicol, etilenoglicol.
-Registro no Chemical Abstract Service (No CAS): 107-21-1
-Ingredientes que contribuam para o perigo: Etilenoglicol (mono)
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por MRB Qui Ago 11, 2016 11:26 pm

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? 4v1sac
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por pimenta59 Sex Ago 12, 2016 12:38 am

Traduzindo: são a mesma coisa?
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Macgyver Sex Ago 12, 2016 3:01 pm

No site da Motul, indicou o INUGEL EXPERT para arrefecimento:

https://www.motul.com/br/pt-BR/products/recommendation

https://www.motul.com/br/pt-BR/products/oils-lubricants/inugel-expert?f%5Bapplication%5D=147&f%5Brange%5D=25

Mas se você olhar a ficha técnica, não fala Nissan.

Já o INUGEL OPTIMAL, na ficha técnica cita NIssan.
https://www.motul.com/br/pt-BR/products/oils-lubricants/inugel-optimal?f%5Bapplication%5D=147&f%5Brange%5D=25

Deixa qualquer um confuso!
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Macgyver Sex Ago 12, 2016 4:15 pm

Escrevi para a Motul e me responderam.

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? 2q2mfb8
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Macgyver Dom Ago 14, 2016 12:09 pm

Bem pessoal, estudando um pouco mais, vi que há muita desinformação nesse meio, que achar é uma coisa, ler é outra e testar pode ser ainda outra coisa. Então vamos lá....

Não levava muita fé nos produtos da Radiex, mas assistindo o PDO do dia 03/08/16 mudei de ideia. Sou um cara de mente aberta e que procura a todo instante estar aprendendo, e não me firmar somente naquilo que já aprendi.

https://youtu.be/kq09KQDEwIA

Hoje eu usaria, sem dúvida, os Fluidos de Arrefecimento de "POLÍMERO" da Radiex. São muito mais baratos que o original Nissan e de outras marcas conhecidas também, como a Motul. Inclusive vi (vídeo acima) que o produto protege o sistema mesmo após o prazo de vencimento do mesmo.

Vou escrever para eles para que me indiquem qual usar no Sentra corretamente e posto aqui depois.

Aprendi também que o Etilenoglicol é mais para lugares frios, o pessoal que é do RJ pra cima esquece, isso aqui é um inferno o ano todo (em todos os sentidos!). Não precisamos do Etilenoglicol, ainda mais por ser altamente tóxico.

O Polímero ganha também no quesito melhor condutor térmico.

http://www.radiex.com.br/arrefecimento
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por MRB Dom Ago 14, 2016 1:27 pm

É uma piada trocar líquido de arrefecimento a cada 6 meses.
Boa sorte para quem for usar, o barato que pode sair caro.

O principal componente no líquido de arrefecimento é o etilenoglicol HO-CH2CH2-OH. Quando adicionado 50% de etilenoglicol à água, faz com que a temperatura de congelamento seja inferior a -33º C e a de ebulição superior a 150º C.
A proteção é tanto de congelamento como de fervura.

O base polímeros fica com proteção de fervura apenas na base da pressão do sistema.
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos