Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Sentra treme em marcha alta
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 EmptyHoje à(s) 11:45 am por cesarlc

» Update Multimedia Kicks 2019/20
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 EmptyHoje à(s) 11:16 am por Diego Zacche

» Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 EmptyHoje à(s) 10:27 am por FTG

» Nissan vende mais Mexico
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 EmptyOntem à(s) 1:33 am por salomao

» Militec câmbio cvt
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 EmptySáb maio 11, 2024 10:00 am por WilsonM

» Sentra acende iluminação do computador de bordo mas nao aparece caracteres.
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 EmptySáb maio 11, 2024 9:33 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 EmptySex maio 10, 2024 9:20 pm por Renato brito

» Bluetooth baixo - Nissan Versa 2017
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 EmptySex maio 10, 2024 7:34 pm por Matheus Dias

» Gasolina 35% etanol para veículos monocombustível.
B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 EmptySex maio 10, 2024 4:08 pm por cesarlc

Inscreva-se!


B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

+8
pimenta59
Macgyver
limafranco1
PauloEduardo
icefly
James T. Kirk
EduardoLima
RHSEU
12 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Macgyver Dom Ago 14, 2016 1:53 pm

Tem aditivo de polimeros de 6 meses e de 1 ano, e até 2 anos no caso do etilenoglicol.

Quanto ao ponto de ebulição eu acho que os 120 graus dos polimeros é mais que o suficiente, pois além dos 100 provavelmente ja terá queimado a junta do motor.

Um sistema em seu perfeito funcionamento, como vimos no Palio, do vídeo,  não precisa dessa proteção, de qualquer forma, como disse, as juntas abririam o bico antes, fervendo ou não.

Quanto ao ponto de congelamento,  como disse acima, ineficaz pra nós.


Última edição por RodrigoRJ em Seg Ago 15, 2016 4:47 pm, editado 1 vez(es)
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por PauloEduardo Dom Ago 14, 2016 2:03 pm

Rodrigo, o problema dos polímeros é o que o MRB colocou. Não expande o grau de congelamento do líquido a -33ºC e da ebulição a 150ºC.

Ok, a primeira função não faz muito sentido num país tropical como o nosso, mas a segunda é vital. E como os motores de hoje funcionam todos a praticamente 100ºC o sistema de arrefecimento conta apenas com a pressurização para que o líquido de arrefecimento não ferva. Na minha visão isso é péssimo. Além disso os aditivos mesmo à base de etilenoglicol já contém todos os elementos de proteção ao motor. Sinceramente, não vejo vantagem alguma em usar aditivos a base de polímeros. Muito pelo contrário.

Quanto aos produtos da Radiex não conheço mas presumo que não sejam ruins. E como produzem também aditivos a base de etilenoglicol não vejo motivos para condenar a marca.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por MRB Dom Ago 14, 2016 2:06 pm

Especificação do motor MR é 115graus.
Essa de 6 meses e 1 ano é para movimentar as oficinas que compraram a máquina de troca de líquido de arrefecimento lol!
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por PauloEduardo Dom Ago 14, 2016 2:11 pm

115ºC??? Cacetada!!!

Agora que não coloco estes aditivos à base de polímeros nem morto!!! Vai funcionar no limite!
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por MRB Dom Ago 14, 2016 2:14 pm

O sentra mesmo aciona o eletroventilador no máximo acima de 105 graus e só vai dar alerta vermelho nos 115graus.
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por WilsonM Seg Ago 15, 2016 12:06 pm

fui ver o site da Radiex, tem um aditivo deles que é biodegradável, heheheh
então vc põe no radiador e ele sozinho vai virar outro produto? Laughing Laughing Laughing
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12806
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por PauloEduardo Seg Ago 15, 2016 12:21 pm

MRB escreveu:O sentra mesmo aciona o eletroventilador no máximo acima de 105 graus e só vai dar alerta vermelho nos 115graus.

Pois, é, mas agora vem a questão: Com o aditivo a base de polímeros, somente a pressurização garante que a 115ºC o líquido de arrefecimento não ferva?
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por PauloEduardo Seg Ago 15, 2016 12:27 pm

WilsonM escreveu:fui ver o site da Radiex, tem um aditivo deles que é biodegradável, heheheh
então vc põe no radiador e ele sozinho vai virar outro produto? Laughing Laughing Laughing

Boa pergunta! Como é um produto a ser usado por um longo prazo não é como sabão por exemplo, usando por um momento apenas. Como será será sua biodegradabilidade? (que palavrão, kkk)
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Macgyver Seg Ago 15, 2016 5:11 pm

Não quero defender marca nenhuma, mas também não quero ficar refém das CCS. Vamos a questão:

Tardar o ponto de ebulição não significa baixar a temperatura. Um líquido de arrefecimento estando sob pressão e ou estar com um aditivo que tarde a ebulição a 150 graus ainda pode chegar a 130 graus (aditivo original Nissan), não ferver, e mesmo assim queimar a junta. Motivo diversos: falha na bomba d'água, falha na ventoinha, entupimento ou amassado no radiador etc...

Na verdade, o que mais me preocupa em um líquido de arrefecimento é o seu poder de evitar a corrosão em todo o sistema, inclusive motor, selos e lubrificar a bomba d'água. E isso sabemos que o original faz muito bem! O difícil é encontrar um a altura dele sem o preço de vinho Château Lafite 1787 que a CCS cobra.

A temperatura quem vai manter é o sistema, não ter vazamentos e estar tudo funcionando (bomba, radiador, ventoinha, circuito elétrico...).
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Macgyver Seg Ago 15, 2016 5:20 pm

WilsonM escreveu:fui ver o site da Radiex, tem um aditivo deles que é biodegradável, heheheh
então vc põe no radiador e ele sozinho vai virar outro produto? Laughing Laughing Laughing

Pode escoar no ralo. Acredito que é pelo fato de não ter etilenoglicol que é toxico.

Dá uma olhada em precauções com o meio ambiente da foto do original que contém etileno...

http://www.nissanclube.net.br/t217-b17-liquido-de-arrefecimento-baixando-demais#18336
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por WilsonM Seg Ago 15, 2016 5:40 pm

kkk agora entendi, RodrigoRJ. Quando eles anunciam degradável, imaginei que o produto se degradaria dentro do radiador.

Realmente o etilenoglicol é doce, e é muito comum o acidente com animais domésticos, e o MEG se ingerido mata. Alguns fabricantes costumam colocar algum aditivo amargo, para evitar este problema.

Não lembro com detalhes, mas tive conhecimento de um colega com Sentra 2008 que o antigo proprietário rodava só colocando água de torneira no radiador. Incrível, mas o motor continuava funcionando, sem queimar o cabeçote. De fato, isto me ensinou que a água pura é dos mais eficientes meios de fazer a troca térmica. E porque não usar somente água, então? Basicamente, porque em SP, por exemplo, a água deve ferver aí pelos 95 ou 97 graus (por causa da altitude), muito próximo da temperatura que o Sentra trabalha, de cerca de 90 graus. E como a temperatura não tem como ser uniforme em todos os pontos do sistema, em algum lugar a água ferveria, e iria começar a cavitar.

Quanto a alternativas de produtos, ouvi falar do líquido da Honda que é mais barato. E na dúvida, basta evitar as formulações que contenham polímeros.

Minha ressalva com os polímeros, de qual polímero se trata, qual a fórmula, e qual estudos foram conduzidos com o tal polímero
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12806
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por MRB Seg Ago 15, 2016 6:11 pm

Eu só queria entender, existe uma briga para os engenheiros no quesito esquentar e manter quente o sistema motor e câmbio o mais rápido possível e por outro lado existe fabricantes de líquido de arrefecimento brigando para esfriar o conjunto o mais rápido possível.
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por MRB Seg Ago 15, 2016 6:24 pm

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Rvfrz4
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Macgyver Seg Ago 15, 2016 6:51 pm

Esse fluido original é muito bom mesmo!

Uma observação: No frasco está etilenoglicol, na ficha técnica monoetilenoglicol.
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por MRB Seg Ago 15, 2016 7:08 pm

O nome pouco importa, olha o registro CAS
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por PauloEduardo Seg Ago 15, 2016 8:47 pm

WilsonM escreveu:kkk agora entendi, RodrigoRJ. Quando eles anunciam degradável, imaginei que o produto se degradaria dentro do radiador.

Realmente o etilenoglicol é doce, e é muito comum o acidente com animais domésticos, e o MEG se ingerido mata. Alguns fabricantes costumam colocar algum aditivo amargo, para evitar este problema.

Não lembro com detalhes, mas tive conhecimento de um colega com Sentra 2008 que o antigo proprietário rodava só colocando água de torneira no radiador. Incrível, mas o motor continuava funcionando, sem queimar o cabeçote. De fato, isto me ensinou que a água pura é dos mais eficientes meios de fazer a troca térmica. E porque não usar somente água, então? Basicamente, porque em SP, por exemplo, a água deve ferver aí pelos 95 ou 97 graus (por causa da altitude), muito próximo da temperatura que o Sentra trabalha, de cerca de 90 graus. E como a temperatura não tem como ser uniforme em todos os pontos do sistema, em algum lugar a água ferveria, e iria começar a cavitar.

Quanto a alternativas de produtos, ouvi falar do líquido da Honda que é mais barato. E na dúvida, basta evitar as formulações que contenham polímeros.

Minha ressalva com os polímeros, de qual polímero se trata, qual a fórmula, e qual estudos foram conduzidos com o tal polímero

Sei não. Não poluente é uma coisa e biodegradável é outra. Biodegradável no meu entender se decompõe no meio ambiente. Compartilho a preocupação do Wilson em questionar quando e onde o aditivo vai se decompor.

O etilenoglicol é conhecido pela baixa eficiência na troca térmica. Obviamente um sistema de arrefecimento com água pura ou mesmo com estes aditivos a base de polímeros será mais eficiente na troca térmica em si. Mas acredito que como os fabricantes recomendam o uso do etilenoglicol na proporção x eles obviamente dimensionaram os componentes do sistema de arrefecimento para tal.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por MRB Dom Ago 28, 2016 9:45 pm

MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por limafranco1 Seg Ago 29, 2016 9:07 am

Assisti o video agora, muito bom MRB.

No video é seu Tiida?
Abs
limafranco1
limafranco1

Mensagens : 451
Data de inscrição : 30/11/2015
Idade : 36
Localização : Osasco/SP

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por PauloEduardo Seg Ago 29, 2016 9:16 am

Muito bom mesmo. Só falta fazer o mesmo teste num outro carro só com água ou esses aditivos a base de polímeros. Meu palpite é que vai ferver.

Já o carro me pareceu um Gol G3 ou G4.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Macgyver Seg Ago 29, 2016 2:47 pm

https://youtu.be/x-Xcaz5Fyl8
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por WilsonM Seg Ago 29, 2016 3:04 pm

bom, mrb, se puser o líquido na panela do fogão não daria para monitorar a temperatura do líquido para testar? Razz Razz Razz Razz

e quão termo-estáveis seriam estes polímeros?
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12806
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Macgyver Seg Ago 29, 2016 3:13 pm

https://youtu.be/iR6DXtmpVxk
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por pimenta59 Seg Ago 29, 2016 3:52 pm

ADG tirou do ar o vídeo do teste de ebulição, porque o "polímero" começou a ferver. Aliás, ele só fez esse teatro todo, e agora faz propaganda de aditivo polímero Radiex porque a Radiex tava processando ele por dizer que esse troço era "água colorida". Enfim, para não levar no rabo, ele preferiu fazer isso. O próprio ADG não usa isso, só se o idiota do cliente pedir. Eu coloquei uma pergunta em um dos vídeos "Você põe isso na BMW?", lógico que ele não respondeu.

Retomando os fatos:
O ADITIVO À BASE DE POLÍMEROS FERVE MAIS CEDO E CONGELA MAIS CEDO QUE O ADITIVO NORMAL.

Alguém tem alguma dúvida enquanto a isso ainda?

Só por isso, na minha opinião, já é picaretagem a venda desse troço, haja visto que todo fabricante de carro manda usar de um tipo, porque eu vou trocar, se o outro produto não é superior e pode inclusive, causar danos sérios? Para mim, é safadeza do mesmo nível de meter óleo errado no carro em posto de gasolina.

Dito tudo isto, cada qual bota o que bem entender em seus carros, E NO MEU, nunca vai entrar essa merda.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por WilsonM Seg Ago 29, 2016 4:44 pm

ah, foi entre eles que rolou a treta, eu não sabia pimenta. Nunca dei muita atenção para nenhum dos dois.

eles até poderiam ganhar uns pontos comigo se comprovassem que o aditivo é melhor em termos de eficiência térmica, ou seja na troca de calor com o ar, e se mostrassem que o produto é estável, mesmo aquecido por longo uso. E, claro, sem ferver até uns 120, 130 graus.

Agora se for para trocar todo ano, como em um vídeo que acabei assistindo outro dia, aí pra consumidor é ruim, mas bom demais para fabricante e oficinas.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12806
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por MRB Seg Ago 29, 2016 5:12 pm

pimenta59 escreveu:ADG tirou do ar o vídeo do teste de ebulição, porque o "polímero" começou a ferver. Aliás, ele só fez esse teatro todo, e agora faz propaganda de aditivo polímero Radiex porque a Radiex tava processando ele por dizer que esse troço era "água colorida". Enfim, para não levar no rabo, ele preferiu fazer isso. O próprio ADG não usa isso, só se o idiota do cliente pedir. Eu coloquei uma pergunta em um dos vídeos "Você põe isso na BMW?", lógico que ele não respondeu.

Retomando os fatos:
O ADITIVO À BASE DE POLÍMEROS FERVE MAIS CEDO E CONGELA MAIS CEDO QUE O ADITIVO NORMAL.

Alguém tem alguma dúvida enquanto a isso ainda?

Só por isso, na minha opinião, já é picaretagem a venda desse troço, haja visto que todo fabricante de carro manda usar de um tipo, porque eu vou trocar, se o outro produto não é superior e pode inclusive, causar danos sérios? Para mim, é safadeza do mesmo nível de meter óleo errado no carro em posto de gasolina.

Dito tudo isto, cada qual bota o que bem entender em seus carros, E NO MEU, nunca vai entrar essa merda.

Pois é, aquele primeiro vídeo deletado foi a prova que o laboratório nunca tinha feito esse tipo de teste pois mostrou a fragilidade do produto. Logo correram para remover da internet e fazer um outro vídeo sem mostrar o líquido entrando em ebulição(jogando tudo para fora do frasco).
Fico pensando que crédito tem um laboratório desse?
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais? - Página 2 Empty Re: B17 - Líquido de arrefecimento baixando demais?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos