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Dicas para melhor proveito do câmbio cvt
3 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Kicks
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Dicas para melhor proveito do câmbio cvt
Boa noite, sou novo no fórum e também no mundo dos carros automáticos. Estou com um kicks 2022 cvt a 5 meses e estou querendo dicas de como tirar um melhor proveito do câmbio. Vi que aqui tem usuários que utilizam o cvt a 5 anos e podem contribuir muito e ajudar outros motoristas também.
-como promover uma boa economia de combustível?
-em subidas é melhor acelerar forte (o conta giros vai a 3000 rpm ou mais) ou deixar o pé mais suave? (assim ele perde embalo mas continua subindo suavemente a 2000rpm).
-na estrada para ultrapassar, preferem pisar fundo para ter o kick-down ou acionam o botão sport?
-aprendi que num cruzamento eu posso dar uma cutucada no acelerador antes de manter o pé constante nele para o carro fica mais esperto na saída (diminuir o delay).
-Uma dúvida que não achei resposta em lugar algum: dentro da minha cidade tem muitas descidas fortes, posso engatar o L e logo depois que voltar à reta engatar o D com o carro em movimento? Eu já testei ativar o sport mas o freio motor nesses casos fica fraco.
-quaisquer outras dicas serão muito bem vindas.
Muito obrigado
-como promover uma boa economia de combustível?
-em subidas é melhor acelerar forte (o conta giros vai a 3000 rpm ou mais) ou deixar o pé mais suave? (assim ele perde embalo mas continua subindo suavemente a 2000rpm).
-na estrada para ultrapassar, preferem pisar fundo para ter o kick-down ou acionam o botão sport?
-aprendi que num cruzamento eu posso dar uma cutucada no acelerador antes de manter o pé constante nele para o carro fica mais esperto na saída (diminuir o delay).
-Uma dúvida que não achei resposta em lugar algum: dentro da minha cidade tem muitas descidas fortes, posso engatar o L e logo depois que voltar à reta engatar o D com o carro em movimento? Eu já testei ativar o sport mas o freio motor nesses casos fica fraco.
-quaisquer outras dicas serão muito bem vindas.
Muito obrigado
brunohbelo- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/10/2021
CAIUBI gosta desta mensagem
Re: Dicas para melhor proveito do câmbio cvt
Também é meu primeiro carro com CVT então vou responder de acordo com minha sensibilidade até agora.
-em subidas é melhor acelerar forte (o conta giros vai a 3000 rpm ou mais) ou deixar o pé mais suave? (assim ele perde embalo mas continua subindo suavemente a 2000rpm).
Em ruas dentro da cidade, se você quiser subir mais embalado é melhor já acelerar um pouco antes da subida assim o câmbio "entende" que você quer mais desempenho. Se deixar para acelerar no meio da subida não vai surtir muito efeito.
-na estrada para ultrapassar, preferem pisar fundo para ter o kick-down ou acionam o botão sport?
Eu não costumo viajar mas se fosse fazer uma ultrapassagem acredito que o modo sport deixa o carro mais esperto, mas acho que se pressionar o acelerador um pouco mais da metade tem um efeito melhor do que pisar até o fundo.
-aprendi que num cruzamento eu posso dar uma cutucada no acelerador antes de manter o pé constante nele para o carro fica mais esperto na saída (diminuir o delay).
Sim, isso vale para cruzamentos, ultrapassagens e subidas. Acelerando 1 a 2 segundos antes você compensa do delay do câmbio.
-Uma dúvida que não achei resposta em lugar algum: dentro da minha cidade tem muitas descidas fortes, posso engatar o L e logo depois que voltar à reta engatar o D com o carro em movimento? Eu já testei ativar o sport mas o freio motor nesses casos fica fraco.
Sim, pode fazer isso tranquilamente. Utilizo bastante esse recurso para ter mais freio motor e utilizar menos o freio em descidas mais fortes. Ou até mesmo quando quer reduzir mais a velocidade sem usar os freios. Pode utilizar na estrada também, em descida de serra por exemplo. O modo sport aumenta um pouco o freio motor, mas quando precisar mais é só passar para o L. Assista o vídeo do Jorge da ComprecarTV sobre isso (começa nos 17 minutos).
-em subidas é melhor acelerar forte (o conta giros vai a 3000 rpm ou mais) ou deixar o pé mais suave? (assim ele perde embalo mas continua subindo suavemente a 2000rpm).
Em ruas dentro da cidade, se você quiser subir mais embalado é melhor já acelerar um pouco antes da subida assim o câmbio "entende" que você quer mais desempenho. Se deixar para acelerar no meio da subida não vai surtir muito efeito.
-na estrada para ultrapassar, preferem pisar fundo para ter o kick-down ou acionam o botão sport?
Eu não costumo viajar mas se fosse fazer uma ultrapassagem acredito que o modo sport deixa o carro mais esperto, mas acho que se pressionar o acelerador um pouco mais da metade tem um efeito melhor do que pisar até o fundo.
-aprendi que num cruzamento eu posso dar uma cutucada no acelerador antes de manter o pé constante nele para o carro fica mais esperto na saída (diminuir o delay).
Sim, isso vale para cruzamentos, ultrapassagens e subidas. Acelerando 1 a 2 segundos antes você compensa do delay do câmbio.
-Uma dúvida que não achei resposta em lugar algum: dentro da minha cidade tem muitas descidas fortes, posso engatar o L e logo depois que voltar à reta engatar o D com o carro em movimento? Eu já testei ativar o sport mas o freio motor nesses casos fica fraco.
Sim, pode fazer isso tranquilamente. Utilizo bastante esse recurso para ter mais freio motor e utilizar menos o freio em descidas mais fortes. Ou até mesmo quando quer reduzir mais a velocidade sem usar os freios. Pode utilizar na estrada também, em descida de serra por exemplo. O modo sport aumenta um pouco o freio motor, mas quando precisar mais é só passar para o L. Assista o vídeo do Jorge da ComprecarTV sobre isso (começa nos 17 minutos).
Shorts- Mensagens : 334
Data de inscrição : 23/12/2017
Localização : Guarulhos/SP
WilsonM, arai e brunohbelo gostam desta mensagem
Re: Dicas para melhor proveito do câmbio cvt
Quando sair da inércia já desenvolva bem a aceleração para chegar a velocidade desejada. RPM alto por curto período é melhor do que médio por longo período.brunohbelo escreveu:-como promover uma boa economia de combustível?
Depende do que você quer/precisa. Subir acelerando forte gasta mais combustível, independente do veículo. O embalo antes da subida sempre ajuda a equilibrar essa conta, até porque se o trânsito a frente estiver parado ou puder ter o risco de estar por má visibilidade acho que vale a pena a subida suave/com embalo.brunohbelo escreveu:-em subidas é melhor acelerar forte (o conta giros vai a 3000 rpm ou mais) ou deixar o pé mais suave? (assim ele perde embalo mas continua subindo suavemente a 2000rpm).
Prefiro pisar fundo. O kick-down pode demorar até 0,5s pro carro responder ao que vc precisa, mas acho que é tempo suficiente pra fazer ultrapassagem e ao final dela não irá te "segurar". Já o botão sport deixa a resposta instantânea, mas se parar de acelerar ele te segura, não deixa ir no embalo. Realmente não vejo diferença significativa em questão de desempenho no "sport" que justifique seu uso na estrada e aumento de segurança nas ultrapasssagens.brunohbelo escreveu:-na estrada para ultrapassar, preferem pisar fundo para ter o kick-down ou acionam o botão sport?
Exato, o comportamento do carro não depende apenas de quanto vc pisa no acelerador, mas também da rapidez que pisa nele. É bom ir testando essas aceleradas em locais seguros pq tem muito haver com o primeiro item que falamos sobre economia e o terceiro sobre ultrapassagens.brunohbelo escreveu:-aprendi que num cruzamento eu posso dar uma cutucada no acelerador antes de manter o pé constante nele para o carro fica mais esperto na saída (diminuir o delay).
Se não me engano, o L é limitado a 40km/h, então se estiver a no máximo esta velocidade pode engatar ele sim, caso contrário não recomendo pois vai dar um baita tranco. Uso o L apenas em subidas/descidas MUUUUITO íngrimes e/ou com solo barroso/deslizante, ajuda a não "cantar pneu".brunohbelo escreveu:-Uma dúvida que não achei resposta em lugar algum: dentro da minha cidade tem muitas descidas fortes, posso engatar o L e logo depois que voltar à reta engatar o D com o carro em movimento? Eu já testei ativar o sport mas o freio motor nesses casos fica fraco.
luuuuucas- Mensagens : 197
Data de inscrição : 15/04/2019
Idade : 31
Localização : Curitiba/PR
arai e brunohbelo gostam desta mensagem
Re: Dicas para melhor proveito do câmbio cvt
Muito obrigado pelo retorno Shorts e Lucas, as dicas são excelentes.
A minha preocupação em usar o L em descidas pesadas/longas é porque na minha cidade a maioria das ruas são de paralelepípedo (o carro escorrega muito em tempo chuvoso), e o L garante um bom freio motor e aderência/segurança, no D o carro fica muito solto e eu sinto que acaba exigindo muito do sistema de freios. Quando eu tinha um carro manual eu deixava o carro descer de 3ª marcha tranquilamente e nem precisava pisar no freio. O vídeo disponibilizado acima diz que pode usar o L em qualquer velocidade, mas eu mesmo só utilizo nessas situações que disse acima, realmente não ultrapasso os 40 km/h.
A minha preocupação em usar o L em descidas pesadas/longas é porque na minha cidade a maioria das ruas são de paralelepípedo (o carro escorrega muito em tempo chuvoso), e o L garante um bom freio motor e aderência/segurança, no D o carro fica muito solto e eu sinto que acaba exigindo muito do sistema de freios. Quando eu tinha um carro manual eu deixava o carro descer de 3ª marcha tranquilamente e nem precisava pisar no freio. O vídeo disponibilizado acima diz que pode usar o L em qualquer velocidade, mas eu mesmo só utilizo nessas situações que disse acima, realmente não ultrapasso os 40 km/h.
brunohbelo- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/10/2021
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