Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Últimos assuntos
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!


Dicas para preservar o câmbio CVT

Ir em baixo

Dicas para preservar o câmbio CVT Empty Dicas para preservar o câmbio CVT

Mensagem por WilsonM em Qua Nov 27, 2019 9:24 am

O câmbio de um carro é talvez um dos componentes mais caros de um carro, em particular de um CVT. E sendo um sistema praticamente lacrado, fechado, não há como inspecionar regularmente os componentes, o que só pode ser feito desmontando totalmente o sistema. Some-se a isto a imensa dificuldade de encontrar profissionais habilitados para diagnosticar e corrigir eventuais problemas.

1. Aguarde o fluido do CVT atingir a temperatura ideal de funcionamento.

O fluido do CVT precisa atingir a temperatura ideal de funcionamento, para poder extrair o máximo de eficiência, melhor viscosidade e níveis ótimos de lubrificação e proteção do câmbio. Não existe, no entanto, nenhum termômetro ou indicador nos painéis dos carros indicando a temperatura do fluido do CVT. Mas em geral, se usa os próprios sensores de temperatura do radiador, já que este mesmo sistema é utilizado para manter a temperatura tanto do motor quanto do câmbio. Porém fiquem atentos que o fluido do CVT pode demorar mais a atingir a temperatura ideal do que a temperatura do motor. Portanto, não significa que você deva ligar o motor do carro e aguardar 5 ou 10 minutos até o motor atingir seu estado ideal de funcionamento. Para aquecer o fluido do CVT, o melhor é andar com o carro, fazendo com que o fluido circule pelo sistema, tanto do conversosr de torque, quanto na cinta, polia, cinta, discos de composite.

Ao sair com o carro frio, procure maneirar no pedal do acelerador, se possível coloque o câmbio em "D", e dentro da medida do possível, deixe o carro trafegar sem usar o pedal do acelerador. Em trânsito, pelo menos tente manter o motor rodando a giros baixos, talvez até 1.500 rpm.


2. Um carro CVT não é carro de arrancada

Ao sair com o carro, numa semáforo, não é necessário que você imagine que está num grid de corrida, e nem você precisa tentar se tornar o logo o primeiro da fila a sair. Se estando parado no semáforo, você decide pisar até o fundo o pedal do acelerados, você irá fazer o conversor de torque girar alto, o fluido do CVT será forçado a fluir muito mais depressa, isto gera muito calor no sistema todo, vai degradar fortemente o fluido do CVT.


3. Fique atento ao sistema do radiador

Mantenha o sistema de resfriamento do motor em excelente condição, não deixe faltar fluido, não utilize água da torneira, complete o sistema sempre com fluido pronto para uso de alguma marca renomada, se possível original da Nissan, mas os fluidos da Honda e Toyota costumam funcionar também, e às vezes eles estão mais baratos que o fluido da Nissan.


4. Permita o cooldown do sistema

Em algumas situações, somos obrigados a exigir o máximo do motor e do câmbio. O radiador irá possibilitar alguma troca de calor, mas o efeito não é instantâneo. Então, se você foi obrigado a forçar o conjunto, tente logo em seguida dirigir de modo tranquilo, diminuindo a carga sobre o sistema. Assim o sistema irá resfriar o fluido.


5. Use o Cruise Control

Utilizando o cruise control do carro, vemos como o sistema se comporta de forma ideal. Utilize o cruise control para aprender quais as velocidades e faixas de giro ideal para o funcionamento do carro.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 10091
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 55
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Dicas para preservar o câmbio CVT Empty Re: Dicas para preservar o câmbio CVT

Mensagem por carlos.orsi em Qui Dez 12, 2019 7:42 am

Ótimas Dicas Wilson.
Semana passada fiz uma viagem longa com meu Sentra SL 2011, 150.000km, e o cambio entrou no modo de segurança, pois estava muito calor, e andando a velocidades relativamente altas nas estradonas do MS, média de 130km/h durante 3 horas, e percibi a mudança no zunido do câmbio. Após uma parada para abastecer, cerca de 30 minutos, o sistema resfriou e voltou a normalidade. Já agendei a troca do fluídos e dos filtros para semana que vem, vou gastar por volta de R$ 1.000,00. Acredito que isso nunca tenha sido feito no carro.

carlos.orsi

Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/09/2018
Idade : 36
Localização : Toledo/PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Dicas para preservar o câmbio CVT Empty Re: Dicas para preservar o câmbio CVT

Mensagem por MondeoMan em Qui Dez 12, 2019 9:13 am

Excelentes dicas!

De fato, a mais crítica é a do item 3, bem citada!

Nos câmbios CVT Nissan, existe o índice de deterioração do fluido, checável por scanner ou através do app CVTZ50 em conjunto com um scanner OBD2 v1.5, desse chineses mesmo.
http://cvtz50.info/en/

O índice de deterioração não deve ultrapassar 210000 pontos, sendo neste caso é recomendável a troca completa do fluido. Embora eu ache que não se deva deixar atingir nem a metade disso!

O índice é contado pela injeção por minuto de funcionamento que a temperatura do CVT esteja acima de 90ºC.

Nos carros Nissan CVT mais recentes, existe o radiador do fluido CVT, conectado com o fluido do radiador, servindo pra aquecer mais rapidamente o fluido do câmbio e ao mesmo tempo resfriá-lo fugindo de temperaturas acima de 90ºC.

Por isso que a válvula termostática do Sentra abre muito cedo, sendo relativamente fria em comparação a outros carros.
A temperatura padrão de funcionamento do motor do Sentra B17, em estrada, é 84ºC.
Outros carros que não precisam rodar "tão frio" tem uma temperatura maior, exemplo 92 a 94ºC, que permite maior economia de combustível.

A temperatura (e a contagem) acima de 90ºC é facilmente atingida ao se rodar em rotações altas continuamente, dirigindo agressivamente na cidade e por exemplo desligando o overdrive.
MondeoMan
MondeoMan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 46
Localização : São José do Rio Preto-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Dicas para preservar o câmbio CVT Empty Re: Dicas para preservar o câmbio CVT

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum