Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena? EmptyHoje à(s) 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

» Câmbio manual Sentra b16
Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena? EmptyOntem à(s) 7:45 pm por Guilherme Souza Torelli

» Benvindos colegas! Apresente-se aqui!
Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena? EmptyOntem à(s) 7:17 pm por Guilherme Souza Torelli

» Diagrama do chicote do som Versa
Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena? EmptyOntem à(s) 3:11 pm por arai

» Erro no sistema 4WD - Frontier Attack 2021
Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena? EmptyOntem à(s) 11:56 am por Alesson

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena? EmptyQua Abr 24, 2024 1:57 pm por waldir.bacaicoa

» O porta malas não trava
Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena? EmptyQua Abr 24, 2024 1:52 pm por WilsonM

» Consumo Sentra B17 (Novo Sentra)
Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena? EmptyQua Abr 24, 2024 8:08 am por andre fachini

» carros chineses e coreanos fazendo concorrencia Nissan
Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena? EmptyQua Abr 24, 2024 4:50 am por Dagoberto

Inscreva-se!


Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena?

4 participantes

Ir para baixo

Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena? Empty Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena?

Mensagem por heldermk Qui Set 30, 2021 7:23 pm

Pessoal,

Tenho um Kicks que está quase com 40.000Km...

De manutenção fora do normal, até agora a única coisa que fiz foi a troca dos amortecedores dianteiros, junto com o kit, bieletas e bucha da barra estabilizadora. Fiz isso porque estava com um bloc bloc me incomodando e não se identificava o que era. Nessa, foi verificado tudo e o mecânico disse que só conseguiu resolver isso de outros kicks com a troca do amortecedor...

Agora estou com um problema que ainda não identifiquei... Um ruído de rolamento das rodas, pneu ou câmbio... Passei no mecânico que fez um teste rápido e disse que parecia não ser os rolamentos, mas podia ser que fosse os pneus que estavam começando a escamar...

Aí nessa de investigar, fui checar o nível do óleo de câmbio. O funcionário que me atendeu disse que o nível estava certo e pegou um pouco do óleo para me mostrar... Realmente deu para ver que o óleo já estava escuro.. Deve ser por causa dos desgastes das peças.. Mas decidi não fazer nada porque nessa loja não tinha óleo 75w85...

Será que o câmbio vai dar uma revitalizada se eu trocar o óleo? Já descartei usar o Nissan, porque acho que nem as concessionárias tem... Uma delas me disse que usa o Elf Trans, que deve ser o 75w80. No lugar que estou acostumado trocar tem o Petronas Tutela 75w85 API GL4 que é a recomendada pelo manual na falta do Nissan...

Será que vale a pena trocar? Ou é besteira? Uso o carro muito em estrada (240 km todo final de semana e urbano 80km)...

Se alguém souber dar uma opinião, será válida...

Valeu!


heldermk

Mensagens : 28
Data de inscrição : 25/10/2017
Idade : 46
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena? Empty Re: Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena?

Mensagem por WilsonM Sex Out 01, 2021 9:36 am

acho meio precoce trocar o óleo de câmbio com km tão baixa, mas não acho que fará mal se trocar.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12788
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena? Empty Re: Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena?

Mensagem por absilva Sex Out 01, 2021 10:20 am

Confirmando o que o @WilsonM escreveu, trocar o fluído do câmbio manual com 40.000Km é muito precoce, ele pode passar dos 100.000Km sem nenhum problema.
Se o câmbio do carro fosse do tipo CVT, aí sim, poderia ter pequenas melhoras no desempenho com a troca.
Resumindo, não precisa mexer com isso agora.
absilva
absilva

Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena? Empty Re: Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena?

Mensagem por pkchu Sex Jan 14, 2022 11:17 am

Olá, meu amigo!

Em relação a sua dúvida, li em algum lugar que o óleo do cambio é trocado por tempo ou quilometragem. Alguns manuais divergem ou nada falam sobre o tempo de validade do fluido do câmbio. O fato é que hoje quase todos concordam que esse óleo tem validade, logo, não é para toda vida. Não por outro motivo, alguns fabricantes já passam a indicar a troca aos 48 meses ou 40mil km, o que ocorrer primeiro, especialmente nos casos do câmbio CVT. Nesse caso avalie também isso (o tempo)! E se for fazer a troca o recomendável é usar o óleo NISSAN, e não de outro marca (aliás, veja que é justamente isso que adverte a etiqueta abaixo do capô).
Espero ter ajudado.
Abraços

Tenho um Kicks que está quase com 40.000Km...

De manutenção fora do normal, até agora a única coisa que fiz foi a troca dos amortecedores dianteiros, junto com o kit, bieletas e bucha da barra estabilizadora. Fiz isso porque estava com um bloc bloc me incomodando e não se identificava o que era. Nessa, foi verificado tudo e o mecânico disse que só conseguiu resolver isso de outros kicks com a troca do amortecedor...

Agora estou com um problema que ainda não identifiquei... Um ruído de rolamento das rodas, pneu ou câmbio... Passei no mecânico que fez um teste rápido e disse que parecia não ser os rolamentos, mas podia ser que fosse os pneus que estavam começando a escamar...

Aí nessa de investigar, fui checar o nível do óleo de câmbio. O funcionário que me atendeu disse que o nível estava certo e pegou um pouco do óleo para me mostrar... Realmente deu para ver que o óleo já estava escuro.. Deve ser por causa dos desgastes das peças.. Mas decidi não fazer nada porque nessa loja não tinha óleo 75w85...

Será que o câmbio vai dar uma revitalizada se eu trocar o óleo? Já descartei usar o Nissan, porque acho que nem as concessionárias tem... Uma delas me disse que usa o Elf Trans, que deve ser o 75w80. No lugar que estou acostumado trocar tem o Petronas Tutela 75w85 API GL4 que é a recomendada pelo manual na falta do Nissan...

Será que vale a pena trocar? Ou é besteira? Uso o carro muito em estrada (240 km todo final de semana e urbano 80km)...

Se alguém souber dar uma opinião, será válida...

Valeu!

[/quote]

pkchu

Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena? Empty Re: Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena?

Mensagem por absilva Sex Jan 14, 2022 3:36 pm

@pkchu,
Trocar fluído de câmbio automático não CVT com 40.000Km não vai trazer ganho de performance dele.
Ao contrário do óleo do motor, esse fluído fica longe dos vapores de queima de combustível, trabalha em temperaturas bem mais baixas e não se contamina facilmente. A função dele é manter lubrificadas as engrenagens do câmbio reduzindo ao mínimo o atrito entre elas.
Já o fluído do CVT, que não tem engrenagens, esse requer atenção. Trata-se de um fluído especial, que garante atrito adequado(!) entre uma correia metálica e duas polias metálicas variáveis (controladas eletronicamente).
Esse fluído dura muito, mas ele se deteriora mais facilmente do que os outros fluídos não CVT.
Se ele estiver deteriorado e for trocado, ai sim o ganho de desempenho é perceptível.
absilva
absilva

Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

pkchu gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena? Empty Re: Troca do óleo do câmbio manual - 40.000 KM - Será que vale a pena?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos