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Mensagem por raulduelis 2/4/2020, 16:58

Boa tarde, pessoal! Tudo bem?

Tenho um Nissan Máxima 30J mecânico, ano 1995. Comprei o veículo andando, apenas com os amortecedores dianteiros e a embreagem patinando. Como ele estava com o parabrisa trincado, acabei encostando o carro para revisão até poder estar em condições de rodar.

Pois bem. Fiz a manutenção do carro e quando fui dar partida meus problemas começaram. O carro não dava lenta e o motor chegava apenas aos 3000 RPM. Após procurar muito, descobri que era um fio do conector do sensor MAF que estava rompido. Fiz a solda e o problema resolveu. Levei o carro para trocar o parabrisa, rodando normal e andando muito bem. Deixei o carro na loja e voltei para casa. No dia seguinte, a loja me ligou dizendo que o carro não pegava. Acabaram queimando o arranque, arcaram com os custos, mas mesmo assim tive que trazer o carro no guincho.

Com o carro já em minha casa, fui investigar o que havia ocorrido. Descobri que o módulo não estava muito bom, pois apresentava excesso nos bicos. Troquei o módulo, resolvi o problema de excesso, mas nada do carro funcionar. Troquei velas, fiz limpeza de bicos, troquei sensor de rotação, o próprio sensor MAF e nada. Com muito custo consegui fazer ele funcionar, com a lenta perfeita, redondinho, chegando à rotação máxima sem engasgos. Aparentemente normal. descobri que o motor estava pesado por conta do arranque, que não ficou bom e troquei ele inteiro.

O carro agora não pega de jeito nenhum. Sou de Campinas e não consegui encontrar ninguém que tenha aparelho para passar nesse carro. Já troquei tudo o que era possível, abri o chicote para ver se não havia nada rompido e nada. O carro simplesmente funciona quando quer. Já verifiquei até a bomba de combustível mas ela está em perfeito funcionamento.
Hoje, no dia deste tópico, verifiquei que ele está encharcando as velas. Mas não tenho ideia do que possa estar ocorrendo.

Se alguém tiver alguma ideia do que possa ser, ficarei muito grato em receber ajuda, pois tudo o que estava a meu alcance, eu fiz.

Agradeço pela atenção, desde já.
Grande Abraço!

raulduelis

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Mensagem por WilsonM 3/4/2020, 07:51

muito legal ver um Nissan com mais de 25 anos de vida.
imagino que seja um motor 3.0 litros aspirado, mas não tenho certeza, já que não conheço quase nada deste carro. Então tudo que vou comentar é apenas em teoria, ok?

já na época o carro devia contar com sistema de injeção multiponto. Então, acho que começaria a pensar nas bobinas e nas válvulas. Entendi que você trocou o módulo da injeção, então pode ser que seja necessário um ajuste na injeção, em relação a atraso ou avanço no ponto de ignição.

mas não deixe de nos ir contando sobre o carro, acho o assunto muito interessante, e esta é uma rara oportunidade de ver e aprender, é parte importante da cultura automotiva que a gente no Brasil deveria aprender a cultivar e preservar,

Ah, e se puder, acho que se tivesse fotos do carro, seria muito legal.
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Mensagem por limafabioh 27/4/2020, 21:39

Amigo, uma coisa bem simples que pode afetar vários sistemas e sensores, considerando que se trata de um diagnóstico bem difícil.
1- Verifique a malha de aterramento do sistema elétrico, cheque negativo com massa em vários pontos da carroceria, inclusive para o bloco do motor. Meça a queda de tensão entre esses pontos, com o carro ligado e com a maior carga elétrica possível
2 - Veja se o alternador está gerando uma tensão estável, o ideal era checar com um osciloscópio ou se está com "ripples" devido a baixa filtragem ou até alguma bobina interna em curto (ou quase). Lembre-se que se trata de um carro com 25 anos e materiais isolantes podem estar bem degradados.
3 - Verifique se a bateria está ok, se alguma placa pode estar em curto intermitente devido a vibração. Os relés principais podiam ser verificados tb, vai que algum não esteja acoplando direito ou com a bobina fraca devido ao tempo de uso.

Pela sua descrição, estou apostando mais em um problema elétrico geral que possa estar afetando vários sensores, velas, bicos, bobinas e que termine fazendo com que o carro não funcione (ou as vezes) e vc queira trocar tudo (olhando como se fosse problemas isolados ou localizados).
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Mensagem por Walmar Rodrigues 9/5/2020, 17:31

Boa tarde ,troque o sensor MAF e juntamente o sensor de velocidade que fica no câmbio ,e o sensor de detonação que fica entre os cabeçotes.
As velas verifique e sondas lambidas.

Walmar Rodrigues

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Mensagem por Samuel Coutinho 29/4/2022, 18:07

Boa tarde, quero agradecer ao fórum e ao "raulduelis"
O Maxima de meu pai estava com esse mesmo problema (morrer e não passar de 3mil RPM) e ninguém conseguia resolver. Chequei o sensor MAF e era mau contato. Deu certo! Muito obrigado!

Samuel Coutinho

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