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Óleo para CVT (Troca)

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Óleo para CVT (Troca) - Página 40 Empty Comprei um Sentra SL 2012/13 e agora o que fazer em relação ao câmbio CVT?

Mensagem por Bruno Leonard Dom Dez 11, 2016 11:51 am

Bom dia a todos , é a primeira vez que participo de um fórum e quero aprender com vocês sobre o meu novo carro!

Vamos lá! O sentra 12/13 está com 90 mil km , não está fazendo nenhum barulho no cambio, o dono anterior sempre mantinha aditivo na água do radiador, ele não andava muito em estradas ruins e nem rebocava carretinha ou algo do tipo!

Ele também disse que pegou o carro com 30mil km fez todas as revisões corretamente mas nunca trocou o óleo do câmbio! Andei vendo vídeos sobre cambio cvt do sentra , e queria saber o que seria o ideal no meu caso em relação ao câmbio. O que devo fazer para saber a condição real do câmbio bem como o que seria o adequado a fazer nessa situação? Somente uma substituição do óleo velho já seria ideal, ou já está na hora de trocar os filtros do óleo também? Obrigado a todos !

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Mensagem por WilsonM Dom Dez 11, 2016 12:52 pm

parabéns pelo Sentra, Bruno.

Sempre digo a quem vem aqui, o Sentra B16 de 2012/13 é talvez o melhor de todos os Sentra já lançados no Brasil, não dá defeito de jeito nenhum, não teve recall de nada até hoje. Eu tenho um, o único senão até hoje é um barulho no banco do passageiro que não consigo tirar de jeito nenhum, e é problema compartilhado por mais gente, inclusive aqui do forum.

Quanto ao fluido do câmbio CVT, a troca em geral tem caráter preventivo, pois não existe política da Nissan para troca. Se for mexer nisto, troca tudo, fluido, os dois filtros, juntas e anéis. Não sabemos de nenhuma forma de aferir a qualidade do fluido que está no cãmbio, então temos casos de troca geralmente a partir dos 50.000 km. Dá uma boa lida nos tópicos sobre fluido CVT aqui do forum, o principal problema é que é impossível remover todo o fluido antigo, sempre mistura um pouco de fluido velho no fluido novo, e isto traz efeitos negativos na durabilidade do fluido, as trocas subsquentes acontecem geralmente a intervalos bem menores.

Procure uma boa oficina, especializada em automático. Nem adianta css, porque via de regra as autorizadas não fazem o serviço, só se o carro estivesse apresentando algum problema no câmbio, quando geralmente eles proporiam a troca do câmbio. Fica de olho no nível após a troca, pois já aconteceram problemas, inclusive de vazamento nas juntas, ou mesmo câmbio patinando por excesso de fluido.

O serviço em si não tem muito segredo, tem gente aqui no forum que consegue trocar até na garagem de casa.
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Óleo para CVT (Troca) - Página 40 Empty Câmbio cvt sentra 12/13

Mensagem por Bruno Leonard Dom Dez 11, 2016 2:47 pm

Obrigado pela resposta WilsonM ! Se vc tem o B16 como vcs chamam ( não conhecia essa sigla) Obrigado pela resposta WilsonM ! Se vc tem o B16 como vcs chamam ( não conhecia essa sigla ) e acham o carro uma boa escolha, fico feliz por ter escolhido a marca, achei um excelente custo benefício se comparado aos concorrentes! É um carro que pretendo ficar com ele uns 5 anos , portanto quero mantê-lo em dia! Pelo que eu estive lendo , fazer trocas sucessivas do fluido do câmbio é de certa forma eficaz, mas seriam necessárias várias trocas para se obter um fluido limpo,o que tornaria o serviço caro e isso não resolveria o fato de os filtros continuarem velhos e sujos por isso não seria o ideal a fazer num carro com 90mil km, é isso, correto?

O que eu gostaria de saber então é o seguinte ! Moro no MS , acredito que aqui vai ser um pouco difícil de encontrar essas peças necessárias para o serviço completo de manutenção preventiva do cvt. Pela internet existe algum lugar de confiança onde poderia estar comprando todas as peças originais necessárias para o serviço , bem como qual o fluido correto que devo usar na atualidade e quantos litros devo comprar ? Quando vc disse que tem relatos de troca aos 50 mil km, vc quis dizer somente a troca do fluido ou a troca de tudo? Por que se for de tudo o meu sentra está bem atrasado quanto a manutenção do câmbio! Como vc já deve ter feito o serviço no seu carro , poderia me dizer quais peças devo comprar, e mais ou menos quanto vou ter que investir nesse serviço? Preciso ir fazendo os cálculos da onde vou tirar a grana pois fiquei liso com a compra do carro ! Desde já agradeço pela força !

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Mensagem por PauloEduardo Dom Dez 11, 2016 7:42 pm

Bruno, pela alta quilometragem o ideal é a troca dos filtros também. Para obter um fluido mais limpo você pode fazer uma ou duas trocas simples parciais (com uma ou duas semanas de intervalo) antes da troca total (fluído e os filtros). Pode comprar tudo na concessionária Mitsubishi mais próxima.

Leia este guia de troca para maiores detalhes: https://www.nissanclube.net.br/t52-troca-do-oleo-do-cvt-nissan-sentra-b16
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Mensagem por allanstolt Seg Dez 12, 2016 12:35 pm

WilsonM escreveu:parabéns pelo Sentra, Bruno.

Sempre digo a quem vem aqui, o Sentra B16 de 2012/13 é talvez o melhor de todos os Sentra já lançados no Brasil, não dá defeito de jeito nenhum, não teve recall de nada até hoje. Eu tenho um, o único senão até hoje é um barulho no banco do passageiro que não consigo tirar de jeito nenhum, e é problema compartilhado por mais gente, inclusive aqui do forum.

Quanto ao fluido do câmbio CVT, a troca em geral tem caráter preventivo, pois não existe política da Nissan para troca. Se for mexer nisto, troca tudo, fluido, os dois filtros, juntas e anéis. Não sabemos de nenhuma forma de aferir a qualidade do fluido que está no cãmbio, então temos casos de troca geralmente a partir dos 50.000 km. Dá uma boa lida nos tópicos sobre fluido CVT aqui do forum, o principal problema é que é impossível remover todo o fluido antigo, sempre mistura um pouco de fluido velho no fluido novo, e isto traz efeitos negativos na durabilidade do fluido, as trocas subsquentes acontecem geralmente a intervalos bem menores.

Procure uma boa oficina, especializada em automático. Nem adianta css, porque via de regra as autorizadas não fazem o serviço, só se o carro estivesse apresentando algum problema no câmbio, quando geralmente eles proporiam a troca do câmbio. Fica de olho no nível após a troca, pois já aconteceram problemas, inclusive de vazamento nas juntas, ou mesmo câmbio patinando por excesso de fluido.

O serviço em si não tem muito segredo, tem gente aqui no forum que consegue trocar até na garagem de casa.

Também tenho o mesmo problema do banco do passageiro. Parece que o banco tá frouxo e precisa de aperto. Pode me passar o link do tópico onde há esses relatos?
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Mensagem por WilsonM Seg Dez 12, 2016 12:46 pm

Allan, sobre o banco do passageiro, entra neste tópico
https://www.nissanclube.net.br/t145p25-barulho-irritante-no-banco-do-passageiro
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Mensagem por allanstolt Seg Dez 12, 2016 4:37 pm

Pessoal, me digam uma coisa, por favor: é essencial a troca do anel do trocador de calor quando feita a troca dos filtros mais junta do cárter?

O que acontece é o seguinte...estou com dificuldades de achar somente este item. Não tem nem na fábrica da mitsubishi e disseram, o vendedor da fábrica, que só importando do japão,o que demoraria, no mínimo, 30 dias. E não tenho esse tempo de espera disponível. Tenho que realizar a troca agora em Janeiro.

Procurei no ML e não encontrei.

Se alguém puder ajudar agradeço imensamente.
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Mensagem por WilsonM Seg Dez 12, 2016 5:03 pm

dizem que quando não tem remédio, remediado está. Se não tem o-ring do trocador de calor para trocar tem duas opções:

- nem mexe no filtro do trocador de calor
- tire o o filtro do trocador de calor com extremo carinho, para reaproveitar o o-ring

tempos atrás, a gente nem sabia desse filtro, e todo mundo trocava só o filtro do carter. Mas fica de olho nas limalhas dos imãs do carter, se estiver muito sujo pode ser que o filtro esteja comprometido, então é bom trocar o filtro.
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Mensagem por allanstolt Seg Dez 12, 2016 6:00 pm

Pois é. Achei um no ML

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-805703468-oring-trocador-de-calor-cvt-sentra-fluence-frete-gratis-_JM

O cara disse que comprou pro sentra dele e vieram 12. E está vendendo os que não usou. Como vou trocar em Salvador e já comprei os 2 filtros e a junta do carter na mitsubishi, só falta esse anel do trocador de calor. Vou comprar perto de ir pra Salvador e quando chegar lá levo pro Teobaldo avaliar se presta e se é necessária a troca. Caso contrário eu devolvo dentro dos 7 dias.

É o jeito...
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Mensagem por leonardo lucas Seg Dez 12, 2016 8:25 pm

estou curioso...o que provavelmente aconteceria,com o sistema cvt,se um proprietário de um b16,colocasse ns-3,através de troca parcial,ou seja,qual seria a resposta do cvt a mistura,do ns-3 com ns-2 ??

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Mensagem por andre fachini Ter Dez 13, 2016 11:17 am

Só testar e ver o que acontece ai vc nos conta..kkk.....sei lá sou meio arisco qto a usar oleo fora da especificação, ou talvez superior até ao ao antigo....mas ...prefiro esperar pra ver....
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Mensagem por WilsonM Ter Dez 13, 2016 12:07 pm

do NS-2 para o NS-3 existe diferença entre viscosidade e aditivação, apesar de não termos saber exatamente o que isto significa, não existe muita informação a respeito, provavelmente nem a Nissan tem estudos conclusivos a respeito da retrocompatibilidade.

pessoalmente, acho que deve funcionar, mas faz pouco sentido comprar o NS-3 na Nissan, que é absurdamente caro, enquanto a Mitsubishi continua vendendo o fluido para nós a um preço bem mai barato.
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Mensagem por Bruno Leonard Ter Dez 13, 2016 1:33 pm

Obrigado Paulo Eduardo pela sua resposta!
Li bastante sobre o assunto nos links que vc enviou, decidi em dentro de um mês após eu me recuperar da compra do carro, já começar os procedimentos, enquanto isso vou pesquisando as peças e onde existe a prestação de serviço adequada ! A css que está me vendendo o carro ofereceu 1 ano de garantia estendida para câmbio, motor, guincho e etc! Mas dai a garantia acaba e eu continuo correndo risco! Tô avaliando gastar uns quase dois mil,creio eu, e fazer as trocas dos fluidos e filtros dentro de um mês, no máximo 2 meses! Qual a opinião de vcs? O que fariam? Já ouviram relatos de alguém que comprou e trouxe essas peças nos EUA visto que lá a nissan vende muitas unidades da marca? Grato a todos !

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Mensagem por taguera Dom Dez 18, 2016 6:52 pm

Pessoal comecei minha aventura na minha garagem hehehe.

Estou deixando escorrer o oleo do cvt pelo bujao, vou deixar escorrendo durante 24 hs, vou fazer a primeira troca parcial.

Porem minha troca com o filtro de cartucho vou deixar para final de janeiro, pois na mit nao tinha o oring e quero trocar junto com o filtro que ja comprei, paguei 60 reais. Encomendei o oring por 20 reais e a importacao deve levar cerca de 30 dias, e o tempo q vou ficar o oleo novo parcial, Valvoline.

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Mensagem por taguera Dom Dez 18, 2016 6:55 pm

Esqueci de comentar, apesar da cor do oleo, nao reparei limalhas, por isso nao quero mexer no filtro do carter.

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Mensagem por andre fachini Dom Dez 18, 2016 8:17 pm

Não reparou limalhas pq elas ficam na tampa do carter se não retirou não irá ver mesmo..ficam presas nos imãs...não sai no óleo....


Só terá acesso as limalhas se tiver, que deverá ter um pouco pelo menos, soltando a tampa do carter....ai no caso troque o filtro já que está aberto....

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