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Óleo para CVT (Troca)

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Mensagem por Diego barross87 Qua Nov 23, 2016 6:47 pm

Boa tarde pessoal! Estou querendo trocar o óleo do CVT e fiquei sabendo q o óleo da Mitsubishi lancer pade ser usado no sentra 2008 é sai bem mais barato! Isso procede? E Qual é o nome do oléo e como posso encontrar ?

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Mensagem por WilsonM Qua Nov 23, 2016 7:04 pm

sim, isso mesmo, é o fluido utilizado para o Lancer que usa o cãmbio igual ao do Sentra. Só vende em css, então vai ter de ir em uma Mitsubishi e pedir, até hoje ninguém teve problema em comprar, só a Mitsubishi não topa ela mesma fazer a troca no Sentra.

fica ligado também na troca de filtros (são 2), junta do carter e o-ring (anel de vedação).

Dá uma pesquisada no forum para ver direitinho como fazer, ok?
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Mensagem por Diego barross87 Qua Nov 23, 2016 8:24 pm

Eu preciso fazer a troca de óleo com o filtro ou posso fazer só de óleo mesmo?

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Mensagem por kbeloto Qua Nov 23, 2016 10:19 pm

Diego. Tem um tópico Diy. Faça vc mesmo. Leia.que tem toda informação. Senão ficam várias páginas repetidas aqui com a mesma informações
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Mensagem por PauloEduardo Qua Nov 23, 2016 10:22 pm

Sentra 2008 já venceu o óleo a muito tempo. Se não foi por quilometragem foi por tempo. Tá podre lá dentro. O melhor é fazer uma ou duas trocas parciais de fluido antes da troca definitiva junto com os filtros.

Volte umas três ou quatro páginas deste tópico que tem bastante informação sobre o assunto.
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Mensagem por BrunoFerri Qui Nov 24, 2016 8:11 am

PauloEduardo escreveu:Bruno

Entenda-se por troca parcial escoar o óleo velho belo bujão do cárter do câmbio e colocar óleo novo (mesma quantidade que saiu do velho) pelo tubo da vareta de medição, e só. Procedimento praticamente idêntico a uma troca de óleo de motor sem troca de filtro.

Já a troca de filtros do câmbio prevê além do escoamento do óleo velho a retirada da tampa do cárter do câmbio e do trocador de calor. Aí precisa-se de toda aquelas peças já mostradas aqui. Se pretende trocar o óleo mais de uma vez incluindo troca dos filtros deixe a troca destes por último.

Hmm... Vale a pena então fazer a troca do óleo parcial (a por esgotamento) e trocar apenas o filtro de cartucho?

Assim deixo a troca do filtro de tela, aquele do trocador de calor, em uma outra oportunidade. Não sinto muita firmeza no meu mecânico para abrir a junta de Carter e depois torquear os parafusos de forma correta.

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Mensagem por PauloEduardo Qui Nov 24, 2016 8:53 am

O filtro do trocador de calor é o de cartucho. O metálico é acessível pelo cárter. No seu caso o melhor então é não mexer em filtro nenhum ainda. Faça umas duas trocas parciais de óleo até achar um mecânico apto para fazer a troca completa com filtros.
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Mensagem por cmenusi Qui Nov 24, 2016 5:39 pm

Esta semana fiz troca parcial com abertura do cárter. Super tranquilo. Fiz em mecânico de confiança seguindo o passo a passo aqui do fórum e deu bem de boa.
Usei o Lubrax da Mit (R4 40,00 o litro) não alterou em nada o desempenho do câmbio ( na verdade parece que ficou mais macio, mas pode ser sugestionamento).
Vou fazer uns 5.000 km e fazer a segunda parcial e trocar os filtros, pois no dia não consegui aqui na cidade ( Interior SC).
Na retirada da tampa do cárter já tem acesso facinho do filtro metálico e o de cartucho me pareceu fácil de trocar tbm.
Não foi necessário substituir a junto do cárter, a mesma atendeu certinho.
Segue fotos da diferença do fluído usado e novo e dos imãs antes e depois da limpeza.

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Mensagem por WilsonM Qui Nov 24, 2016 5:51 pm

cara, vendo este monte de limalha nos imãs me deu um aperto no coração. No No No
no meu quando eu for fazer a troca nem vou querer olhar
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Mensagem por Alexandre Qui Nov 24, 2016 5:56 pm

Também fiquei surpreso com a quantidade de limalha! Se as cintas perdem tanto material, não ficam mais frágeis? Medo!!!

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Mensagem por andre fachini Qui Nov 24, 2016 5:59 pm

Caraio, muita limalha mesmo hein..poxa..dá medo de ver....tava nivel certo seu oleo, achei muita....mais do que o normal...
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Mensagem por PauloEduardo Qui Nov 24, 2016 10:03 pm

cmenusi, realmente a quantidade de limalha está exagerada. Indica grande desgaste nas polias e provavelmente na cinta também. Denuncia um fluído totalmente vencido e de ação lubrificante bastante reduzida.

Mas nos dê mais detalhes. Qual o ano do carro e a quilometragem? Este seu relato é de grande importância para nós no sentido de contestar seriamente a equivocada política de manutenção do CVT por parte da Nissan.
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Mensagem por kbeloto Qui Nov 24, 2016 10:06 pm

A primeira troca do meu foi com 70mil km. A segunda com 90 mil e nessa abri o carter e Não tinha nada de limalha. Zero. Limpinho. Achei estranho esse cheio de limalha. Estava zunindo? Qual o km? Entrou alguma vez em modo de segurança? Chegou a forçar o câmbio com zunido?
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Mensagem por PauloEduardo Qui Nov 24, 2016 10:11 pm

O meu sofreu uma troca parcial simples aos 60k rodados e agora uma completa com troca de filtros aos 100k rodados. A quantidade de limalha nos ímãs era mínima.
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Mensagem por cmenusi Sex Nov 25, 2016 9:21 am

PauloEduardo escreveu:cmenusi, realmente a quantidade de limalha está exagerada. Indica grande desgaste nas polias e provavelmente na cinta também. Denuncia um fluído totalmente vencido e de ação lubrificante bastante reduzida.

Mas nos dê mais detalhes. Qual o ano do carro e a quilometragem? Este seu relato é de grande importância para nós no sentido de contestar seriamente a equivocada política de manutenção do CVT por parte da Nissan.
Caríssimos:
O meu é um SL 2010, hoje tá com pouco mais de 92.000 km, sou segundo dono e peguei a pouco tempo.
O antigo dono, não tenho referências sobre trocas, mas pelo estados dos imãs, never done before ... Evil or Very Mad
O volume substituído foi +- 4,5L de fluído. Estava no nível. Não apresentava o famoso zunido nem modo de segurança... A limalha ao pegar com a mão parece mais uma lama do que material metálico. Pode ser fluído que perdeu parte de suas propriedades, ou não ...
Creio que os filtros devam estar bem debilitados (usando como base a qtde de limalha no imãs) mas infelizmente não consegui comprar aqui na cidade. A css não tem (já falo sobre esse povo "legal"). Não me atentei que a Mit pudesse ter, e nenhuma das outras lojas de filtros e lubrificantes tinha.
Minha intensão (como relatado anteriormente) é fazer +- 5.000km e refazer a troca, aí sim com os filtros.
quanto à CSS: Ligue pra ver sobre troca do fluído e contaram a seguinte história:

Código:
Olha rapaz, a Nissan não fala nada sobre troca, então deve ser vitalício. Mas se você quiser, a gente troca pra você. Quanto aos filtros a gente tira, lava e coloca de volta os mesmos.
.

Quanto a comportamento pós troca, digo que não teve alteração no mesmo. Continua com o mesmo desempenho linear característico do CVT (OBS1).
Ví vários relatando sobre a substituição da junta. Avaliamos a junta que estava e sinceramente não foi necessário sua substituição. Me pareceu de um material resistente que não é de fácil danificação, então acho que somente em casos extremos a mesma precisa ser substituída.
OBS1: (off topic): Há uns 15 dias fiz um test drive com o Kiks e ache um pouco estranho seu comportamento quanto a câmbio, pois o mesmo pareceu realizar "saltos" tal qual um automático comum (e não estou falando de kick down, mas de uso constante).
Espero ter ajudado sanar dúvidas.
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Mensagem por andre fachini Sex Nov 25, 2016 10:37 am

Mesma impressão tive com o HRV da honda...mas esta limalhas não são normais desta km não, certeza absoluta que esta km era original? Roeu muito as peças internas, muito atrito me parece , por oleo errado , talvez trocado antes, ou por km acima dos 92 indicados no hodometro...
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Mensagem por BrunoFerri Sex Nov 25, 2016 11:09 am

PauloEduardo escreveu:O filtro do trocador de calor é o de cartucho. O metálico é acessível pelo cárter. No seu caso o melhor então é não mexer em filtro nenhum ainda. Faça umas duas trocas parciais de óleo até achar um mecânico apto para fazer a troca completa com filtros.

Quanto tempo devo esperar entre as trocas? Eu tinha na minha cabeça algo em torno de 2meses... porém o meu mecânico comentou em 6 meses!

Vlw pela ajuda!
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Mensagem por PauloEduardo Sex Nov 25, 2016 12:15 pm

Bruno

Um intervalo de 15 a 30 dias está de bom tamanho.

cmenusi

Fique atento ao comportamento do CVT até a troca dos filtros. Um óleo novo remove impurezas que podem ir parar neles entupindo-os.

Quando ao comportamento do Kicks, nestes novos CVTs a Nissan implementou a função D-Step. Simula leve passagem de marcha mesmo.
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Mensagem por allanstolt Seg Nov 28, 2016 11:41 am

Uma dúvida: quem comprou o óleo na mitsubishi onde armazenou o óleo?

Estou pensando em armazenar no galão que sobrou do líquido de arrefecimento e já lavei bem lavado, 2 vezes inclusive, tb já deixei de molho e só falta deixar secar bem.

O que acham? Dá certo ir pegar o óleo do cvt no galão do líquido de arrefecimento?
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Mensagem por cmenusi Ter Nov 29, 2016 1:20 pm

allanstolt escreveu:Uma dúvida: quem comprou o óleo na mitsubishi onde armazenou o óleo?

Estou pensando em armazenar no galão que sobrou do líquido de arrefecimento e já lavei bem lavado, 2 vezes inclusive, tb já deixei de molho e só falta deixar secar bem.

O que acham? Dá certo ir pegar o óleo do cvt no galão do líquido de arrefecimento?

Bom, comprei 5L e usei 4,5, então sobrou pouco. A Mit aqui só oferece galão com 20L, então comprei um galão de 5L para buscar. A sobra ( 0,5L ) guardei neste galão.

PauloEduardo escreveu:cmenusi

Fique atento ao comportamento do CVT até a troca dos filtros. Um óleo novo remove impurezas que podem ir parar neles entupindo-os.

Quando ao comportamento do Kicks, nestes novos CVTs a Nissan implementou a função D-Step. Simula leve passagem de marcha mesmo.

Obrigado pela dica, vou ficar de olho sim.
Quanto ao lance do Kicks, não sabia dessa característica.
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Mensagem por cleversonretore Qui Dez 01, 2016 11:34 am

pessoal onde encontrar os filtros do CVT do sentra b16?
aqui onde morro nao tem concessionaria mais fechou

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Mensagem por PauloEduardo Sab Dez 03, 2016 8:30 pm

Em qualquer concessionária Mitsubishi ou no Mercado Livre.
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Mensagem por Paulo Machado Seg Dez 05, 2016 7:55 pm

Boa tarde!
Por acaso alguém já usou o CVTF J-4 da LUBRAX, ele é indicado pele empresa como compatível com o NS-2, só que a diferença de preço é muito grande, aí fico com receito de usar. P CVTF J-4 da LUBRAX só é vendido nas concessionários Mitsubishi.

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Mensagem por andre fachini Seg Dez 05, 2016 8:27 pm

Pode usar sem medo, inclusive muitos daqui do forum já o usam.....
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Mensagem por allanstolt Qui Dez 08, 2016 1:01 pm

Amigos,

Fui na mitsubishi hoje e comprei a junta do cárter e os dois filtros.

O problema é que o vendedor não encontrou no sistema nenhuma concessionária que tivesse. E pedir à fábrica, segundo ele, demoraria mais que um mês e talvez nem fosse entregue.

Alguém sabe de algum lugar no ML que venda só o anel do trocador de calor?

Dei uma pesquisada, mas não encontrei.
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