Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar EmptyHoje à(s) 9:10 am por cesarlc

» Câmbio manual Sentra b16
Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar EmptyOntem à(s) 7:45 pm por Guilherme Souza Torelli

» Benvindos colegas! Apresente-se aqui!
Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar EmptyOntem à(s) 7:17 pm por Guilherme Souza Torelli

» Diagrama do chicote do som Versa
Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar EmptyOntem à(s) 3:11 pm por arai

» Erro no sistema 4WD - Frontier Attack 2021
Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar EmptyOntem à(s) 11:56 am por Alesson

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar EmptyQua Abr 24, 2024 1:57 pm por waldir.bacaicoa

» O porta malas não trava
Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar EmptyQua Abr 24, 2024 1:52 pm por WilsonM

» Consumo Sentra B17 (Novo Sentra)
Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar EmptyQua Abr 24, 2024 8:08 am por andre fachini

» carros chineses e coreanos fazendo concorrencia Nissan
Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar EmptyQua Abr 24, 2024 4:50 am por Dagoberto

Inscreva-se!


Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

+5
MRB
andre fachini
jaguar.rj
PauloEduardo
leonardo lucas
9 participantes

Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por leonardo lucas Sex Jan 22, 2016 3:10 am

Olá pessoal!!

Estou intrigado,se talvez o procedimento que faço esporadicamente ,possa vir a danificar o cvt de alguma forma....por esquecimento, que ocorre algumas vezes, ao estacionar o carro,desligo o carro ainda em neutro,pensando que estivesse em park,ao sair do veículo, e tentar fechar, soa o alarme sonoro,indicando esta alteração,sendo assim,simplesmente,piso no freio com o carro desligado,e coloco em park,resolvendo o problema....

Esse procedimento é correto?? ou deveria ligar o carro( confesso que seguer sei se o carro estando em neutro , vai ligar....para ai sim,com o carro ligado colocar em park),enfim,a minha dúvida está ligada a preocupação com a lubrificação no câmbio,ou seja,uma vez estando desligado o carro e manuseando a alavanca de câmbio,pode ocasionar danos ao sistema cvt??


Última edição por leonardo lucas em Sex Jan 22, 2016 5:37 pm, editado 1 vez(es)

leonardo lucas

Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por WilsonM Sex Jan 22, 2016 10:35 am

Eu faço isso muitas vezes. No caso do meu B16, se desligar o motor em N, imediatamente dispara o alarme irritante. E não tem como dar a partida em N.

o que eu faço é me assegurar que o carro está devidamente freado, com o freio de mão, antes de colocar em P. Não pode haver carga sobre as rodas motrizes para colocar o carro em Park, senão vai submeter o sistema a desgaste, em alguns casos extremos a alavanca pode até travar, aí seria necessário até levantar o carro para retirar a pressão sobre as rodas. Tive este problema num carro automático velho que tive, as sapatas do freio de mão estavam ruins, então só podia parar em lugar plano. Até conseguia tirar de P, mas fazia um barulhão terrível.

Tomando estes cuidados, acho que minimiza os problemas. A função de partida somente em P é antes de mais nada, um mecanismo de segurança. E meu Civic consegue dar a partida também em N.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12788
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por leonardo lucas Sex Jan 22, 2016 11:07 am

valeu pela resposta!! vc saberia disser como fica essa questão da lubrificação do cvt,uma vez que o carro estando desligado a bomba de óleo,por sua vez,não atua.

leonardo lucas

Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por WilsonM Sex Jan 22, 2016 11:26 am

vou arriscar um palpite, mas vale aguardar a opinião dos outros colegas.

o acionamento do câmbio é hidráulico, depende do motor estar girando para fazer o fluido se mover e acoplar o câmbio. Com o motor, parado, não deve acontecer nada, mas quando acionar o motor, só aí o sistema hidráulico vai funcionar para acionar o câmbio.

O impedimento de ligar o motor em D, R ou L é antes de mais nada um procedimento de segurança para o motorista e passageiros.

Agora para colocar em P significa que ocorre um travamento mecânico das rodas motrizes, então nunca se deve tentar colocar em P com o carro em  movimento, ou quando existe alguma pressão sobre as rodas motrizes.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12788
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por leonardo lucas Sex Jan 22, 2016 5:35 pm

enfim,pelo que entendi então,se o carro não liga em neutro,na verdade não há outra opção,senão movimentar a alavanca para park,de forma a possibilitar ligar o carro,ou seja, tem que ser feito;portanto,não existindo a possibilidade de adoção de um outro procedimento,ao estacionar...permanecendo,no entanto,a outra dúvida,no tocante,a questão de lubrificação no sistema cvt,pois,haverá um acoplamento de neutro para park,com o carro desligado,consequentemente a bomba de óleo do cvt também,em sendo assim,a questão é: a longo prazo,este procedimento ,poderá acarretar algum dano ao cvt,ou será que o câmbio já é preparado,para este simples movimento,sem a necessidade de atuação da bomba de óleo??

leonardo lucas

Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por PauloEduardo Sex Jan 22, 2016 6:12 pm

Não acho que traga problemas. Até porquê é a única opção que resta para poder ligar o carro, como já foi dito.
Entretanto, o correto é sempre desligar o carro em P mesmo.
Volta e meia acontece comigo tb.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por WilsonM Sáb Jan 23, 2016 9:28 am

não deve haver mesmo problema, com o carro desligado, não há movimento, nada vai acontecer. Pode mexer a vontade na alavanca de câmbio.

Ao ligar o motor novamente, só aí entra em ação os sistemas hidráulicos, aí tudo se ajeita automaticamente. No caso do CVT nem tem engrenagens planetárias, mas sim duas "engrenagens" cônicas, ligadas por uma cinta, em constante contato, sempre banhadas pelo fluido.

A transmissão da força para as rodas é feita pelo conversor de torque. Estando o carro parado, a hélice e a bomba do conversor de torque nem entram em contato, só com o carro em movimento, o câmbio acopla.

Pode ser problema apenas colocar o carro em "P". Não tenho certeza absoluta, nunca vi o câmbio do Sentra desmontado, mas se for como na maioria dos outros carros, o sistema é mecânico, consiste basicamente de um pino cônico que trava diretamente a engrenagem na saída da transmissão. Quando a gente coloca em P, e solta o freio a gente às vezes sente o carro "balançar", este movimento é basicamente o pino entrando entre os dentes da engrenagem, na ranhura. Aqui há contato físico entre partes mecânicas, sujeito a desgaste, quebra e às vezes pode soltar limalha.

A limitação de que o carro só dê a partida em P e com o pedal do freio acionado é para segurança dos passageiros, senão o carro iria dar a partida e imediatamente sair em movimento, podendo colidir ou atropelar alguém. E impedir que o carro seja desligado em "N" também é para segurança, senão o carro poderia desembestar, caso o freio de mão não esteja acionado ou falhe.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12788
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por leonardo lucas Sáb Jan 23, 2016 3:22 pm

bem mais esclarecedora essa sua resposta!! lendo e relendo,tudo indica e leva a crer,conforme já mencionado,que o carro de fato foi projetado,para este tipo de situação...valeu!!

leonardo lucas

Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por jaguar.rj Qui Fev 18, 2016 2:04 pm

Uma dúvida. Existe condição de estacionar o Sentra e deixa-lo "solto"?
O estacionamento do meu apartamento precisa que o carro fique livre para empurrar, pois são duas vagas e somente uma saída.

jaguar.rj

Mensagens : 30
Data de inscrição : 28/01/2016
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por andre fachini Qui Fev 18, 2016 2:49 pm

OLha acho que nem deve pra começar, mas na letra N, imagino que o cambio fique "solto" , mas para tirar a chave tem que estar em P, então sei lá, todo jeito terá que estar com a chave para destravar o volante e ligar o carro e passar para N, pois sem funcionar não vai, meu pelo menos não.
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por WilsonM Qui Fev 18, 2016 3:02 pm

a princípio, não dá para deixar solto não, só se deixar a chave no carro
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12788
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por jaguar.rj Qui Fev 18, 2016 3:34 pm

É isto.
O meu Sentra tem iKey e não posso desligar o carro no "N", o alarme fica tocando. Colocar no "P" e depois passar a alavanca para o "N", também não dá.
Não havia pensado nesta possibilidade quando comprei o carro.
Fora estes detalhes, estou achando o carro muito bom.

jaguar.rj

Mensagens : 30
Data de inscrição : 28/01/2016
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por MRB Qui Fev 18, 2016 5:09 pm

Da sim para deixar o carro com câmbio solto.

Desliga a ignição em P e depois com a chave de segurança libere a alavanca para N.
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por WilsonM Qui Fev 18, 2016 5:25 pm

é mesmo, MRB, seria uma opção, não muito prático ficar fazendo isto toda hora, mas funcionaria.

Nos estacionamentos eu sempre digo que não dá, aí pleiteio uma vaga "decente". Se não topam, troco de estacionamento. Aqui em SPaulo tem lugares onde os "flanelinhas" guardadores de carro pedem para deixar o carro solto, mas ai eu mostro a alavanca do automático e procuro outro lugar para parar.

Muito antigamente, no estacionamento do Anhembi também pediam para deixar o carro solto, mas acho profissionalizaram os estacionamentos, e não tem mais esta situação.

Em condomínio, quando eu era síndico, cansei de ver brigas por causa de vagas deste tipo. A solução era cara, a contratação de manobristas 24 h, pensamos até na instalação de sistema de vagas sobre trilhos deslizantes, mas nunca deu certo. O que os moradores faziam era entregar um cópia de chave para o vizinho que compartilhava as vagas problemáticas. E a cada ano, a gente fazia um rodízio das vagas, era um samba do criolo doido e briga feia sempre.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12788
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por MRB Qui Fev 18, 2016 7:21 pm

Da livina e do tiida até facilita um pouco pois com o dedinho ou uma caneta da para liberar fácil na alavanca.

Mais tb não gosto de deixar em estacionamento assim ou que tenha que deixar a chave.
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por ricardoth Sex Fev 19, 2016 9:25 pm

Comigo também acontece isso, por esquecimento mesmo. E não tem outro jeito, de colocar no P se não for dessa forma. Então acredito que não traga problema para o câmbio.
ricardoth
ricardoth

Mensagens : 139
Data de inscrição : 12/10/2015
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por RHSEU Sex Fev 19, 2016 11:13 pm

Creio que seja necessário ligar o carro.
Dê uma lida na pág. 5-14 do manual do proprietário.

Lá diz que para colocar a chave na posição LOCK, que é a posição de estacionamento, é preciso seguir os seguintes passos:

1 - Acione o freio de estacionamento.
2 - Coloque o botão de partida na posição ON enquanto pressiona o pedal do freio (isso faz com que o motor seja ligado!)
3 - Mova a alavanca seletora de marchas para a posição P.
4 - Coloque o botão de partida em OFF.

Obs. 1: a posição LOCK do botão é a mesma OFF, só que, pelo que entendi, somente na posição LOCK o volante será travado (e talvez algumas outras coisas sejam desativadas). O botão vai de OFF (motor desligado) para LOCK quando se abre uma porta, por exemplo.

Obs. 2: Esse item do manual não trata de lubrificação do câmbio, ou de precauções com o câmbio ao desligar o motor inadvertidamente com a alavanca em posição diversa da P, e sim do procedimento para levar o botão de partida para a posição LOCK. Mas se lá fala que antes de passar a alavanca para a posição P tem que acionar o botão até a posição ON com o pé no freio (o que vai fazer com que o motor seja ligado) é porque certamente não deve ser bom movimentar a alavanca do câmbio com o motor desligado, a não ser em situação de emergência, quando se recomenda liberar a trava da alavanca por meio de um botão, para colocá-la em N.

Obs. 3: Eu tinha lido essa parte do manual uma vez, mas não pisava no freio ao colocar o botão de partida na posição ON. Ou seja, eu "abria" a chave e levava  a alavanca do câmbio até a posição P sem ligar o motor, e depois desligava a chave. Agora, vou passar a ligar o motor...
RHSEU
RHSEU

Mensagens : 41
Data de inscrição : 26/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por jaguar.rj Seg Fev 22, 2016 11:24 am

A solução para mim foi retirar uma tampa circular pequena ao lado da alavanca e pressionar uma trava plástica branca, com isto, mover a alavanca para "N".
Este procedimento é usado para rebocar o carro, em urgências.

jaguar.rj

Mensagens : 30
Data de inscrição : 28/01/2016
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por Leandrocone Sáb Abr 28, 2018 5:25 pm

Sempre realizei dessa forma Leonardo, porque no meu caso é Sentra 2015 as posição do N para o P passa pela Ré, então quando paro o carro pucho o freio de mão, coloco em Neutro e depois tiro o pé do pedal de freio com isso ele da aquela mexida(aliviando) depois desligo o carro e coloco no P. Se eu realizar com o carro ligado ele engata a Ré e traciona o carro. Porem nunca fiz o teste de passando a alavanca para o P e desligando o carro.
Leandrocone
Leandrocone

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/04/2018
Idade : 41
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar Empty Re: Novo Sentra... manuseio da alavanca do câmbio com o carro desligado/ao estacionar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos