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Ar condicionado

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Ar condicionado - Página 8 Empty Re: Ar condicionado

Mensagem por Astini Sab Dez 05, 2020 5:38 pm

Bem, não sou especialista na área,mas não acho anormal que o compressor fique ligado o tempo todo.
Creio que esse comportamento dependa do projeto executado no sistema de ar condicionado de cada carro.
Já tive carros em que o compressor era acoplado  / desacoplado conforme a demanda,como também já tive outros carros em que o compressor ficava acoplado o tempo todo.
Os Honda e Toyota ( já tive quatro Hondas e dois Toyotas )realmente são assim.Acoplam e desacoplam  
Mas já tive Peugeot (206 e 2008 - esses da esposa ), Citröen (C4 Pallas ) , Volkswagen (Jetta ) , Renault ( Mégane ) e os Nissan ( estou no segundo Sentra )e todos esses mantém o compressor acionado (pelo menos até onde me lembro )
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Mensagem por Marcoshugo Seg Dez 28, 2020 4:46 pm

Astini escreveu:Bem, não sou especialista na área,mas não acho anormal que o compressor fique ligado o tempo todo.
Creio que esse comportamento dependa do projeto executado no sistema de ar condicionado de cada carro.
Já tive carros em que o compressor era acoplado  / desacoplado conforme a demanda,como também já tive outros carros em que o compressor ficava acoplado o tempo todo.
Os Honda e Toyota ( já tive quatro Hondas e dois Toyotas )realmente são assim.Acoplam e desacoplam  
Mas já tive Peugeot (206 e 2008 - esses da esposa ), Citröen (C4 Pallas ) , Volkswagen (Jetta ) , Renault ( Mégane ) e os Nissan ( estou no segundo Sentra )e todos esses mantém o compressor acionado (pelo menos até onde me lembro )

Pois é, é essa a dúvida. Estranho que ate 2019 o compressor liga e desligava, depois de 2019 fica ligado direto???

Alguém com Sentra 2019 aí pode comentar??

Marcoshugo

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Mensagem por alexpsn Qui Jan 07, 2021 5:28 pm

Marcoshugo escreveu:
Astini escreveu:Bem, não sou especialista na área,mas não acho anormal que o compressor fique ligado o tempo todo.
Creio que esse comportamento dependa do projeto executado no sistema de ar condicionado de cada carro.
Já tive carros em que o compressor era acoplado  / desacoplado conforme a demanda,como também já tive outros carros em que o compressor ficava acoplado o tempo todo.
Os Honda e Toyota ( já tive quatro Hondas e dois Toyotas )realmente são assim.Acoplam e desacoplam  
Mas já tive Peugeot (206 e 2008 - esses da esposa ), Citröen (C4 Pallas ) , Volkswagen (Jetta ) , Renault ( Mégane ) e os Nissan ( estou no segundo Sentra )e todos esses mantém o compressor acionado (pelo menos até onde me lembro )

Pois é, é essa a dúvida. Estranho que ate 2019 o compressor liga e desligava, depois de 2019 fica ligado direto???

Alguém com Sentra 2019 aí pode comentar??
Marcos, boa tarde! Eu não tenho um 2019, mas acho que posso colaborar com o assunto. Alias, já aproveitarei para deixar meu relato para quem tiver problema parecido.

Adquiri a pouco tempo um 2016 e também notei que ficava ligado direto, porém eu estava achando a eficiência um pouco fraca pelo 'porte' do carro. Minha sogra tem uma Livina em que o compressor é no sistema liga/desliga e pra mim, o dela gelava muito mais.

Resolvi comprar um daqueles termômetros de culinária (Que tem uma haste metálica) para ver se não era só coisa da minha cabeça e foi ai que conclui que havia algo errado. No Livina da minha sogra, embaixo do Sol com uns 30 graus, saia cerca 10 graus no difusor com o carro parado. No meu Sentra andando saia uns 14 graus e parado chegou a bater 21 no difusor ou seja, só uma brisa fresca.

Inicialmente pensei que fosse o famoso problema do Eletroventilador, porém vi poucos casos relatados na versão 15/16 e por isso resolvi levar direto em uma loja especializada em Ar Condicionado.

O rapaz colocou na máquina e em 2 min já me falou o defeito, válvula torre. Sintomas parecidos com o problema do eletro, andando o carro resfria bem, parado não. Porém com uma diferença que eu não havia notado, mesmo parado, se aumentasse a rotação do motor, a temperatura começava a cair. (No caso, na loja com o aparelho, era notável a variação de pressão ao acelerar o veículo).

Trocamos a válvula e o problema foi resolvido, peguei o carro hoje e é notável a diferença, só espero que continue assim por anos...rsrs

Finalmente, voltando no seu assunto, perguntei para o técnico sobre o compressor e seu funcionamento. O mesmo explicou que realmente há os dois sistemas e que no caso do meu Sentra 15/16 era equipado com o compressor variável, onde o mesmo nunca desacopla com o ar ligado, ele apenas tem uma válvula (que acredito ser a própria válvula torre) que ajusta para comprimir mais ou menos para não congelar o evaporador. No caso daqueles que ficam ligando/desligando, são compressores de cilindrada fixa que quando ligados trabalham na capacidade máxima e após chegar próximos a temperatura de congelamento do evaporador, desligam, depois iniciam o ciclo novamente.

Basicamente, fazendo uma analogia com os ar-condicionados residenciais, alguns carros tem o ON/OFF e outros, no caso do nosso, os INVERTER.

Desculpem o textão, mas espero que sirva para contribuir com alguém que esteja com problemas ou dúvidas parecidas.

Até mais.

alexpsn

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absilva, Marcoshugo e VitorCezar gostam desta mensagem

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Mensagem por Araújo Sex Jan 22, 2021 3:19 pm

Boa tarde,

pessoal, sou novo aqui, o meu Sentra 2014, começou a perder a eficiência, quando levei para uma oficina. O cara completou o gás e no dia seguinte quando fui sair, o carro não gelou, só vento. Dois dias depois levei de volta e ele olhou e disse que seria o Evaporador. Ele disse que quando ligou o carro tava com um cheiro que indicava isso. Mas, ele fez o diagnóstico sem desmontar nada. Ai, estou para levar o carro para ele trocar essa peça. Será que é isso mesmo!!??

Araújo

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Mensagem por alexpsn Sex Jan 22, 2021 4:42 pm

Araújo escreveu:Boa tarde,

pessoal, sou novo aqui, o meu Sentra 2014, começou a perder a eficiência, quando levei para uma oficina. O cara completou o gás e no dia seguinte quando fui sair, o carro não gelou, só vento. Dois dias depois levei de volta e ele olhou e disse que seria o Evaporador. Ele disse que quando ligou o carro tava com um cheiro que indicava isso. Mas, ele fez o diagnóstico sem desmontar nada. Ai, estou para levar o carro para ele trocar essa peça. Será que é isso mesmo!!??

Araujo, boa tarde! O cara colocou pelo menos os manômetros? O evaporador fica atrás do painel, até onde sei, tem que desmontar todo o painel e deve custar uma pequena fortuna a mão de obra. Não sei se teria coragem de deixar desmontar sem ter certeza que é isso. Recomendo procurar uma segunda opinião. De preferência por na máquina, verificar as pressões, tentar um diagnóstico mais preciso.

alexpsn

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Mensagem por Araújo Sex Jan 22, 2021 5:12 pm

Alex,

quando levei a primeira vez, ele usou o manômetro e disse que teria que desmontar o painel que era vazamento e e eu falei pra ele se poderia completar o gás pra vê até onde ia, quanto tempo duraria pra perder a eficiência.....foi quando ele completou e ocorreu o que disse antes. Vou levar noutra oficina pra vê o que dizem.

Araújo

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Mensagem por alexpsn Sex Jan 22, 2021 11:41 pm

Araújo escreveu:Alex,

quando levei a primeira vez, ele usou o manômetro e disse que teria que desmontar o painel que era vazamento e e eu falei pra ele se poderia completar o gás pra vê até onde ia, quanto tempo duraria pra perder a eficiência.....foi quando ele completou e ocorreu o que disse antes. Vou levar noutra oficina pra vê o que dizem.

Entendi, já li alguns casos de vazamento no evaporador causando esse mau cheiro, ainda assim, é sempre bom ter uma opinião de outro técnico, colocar aquele reagente para ver se o vazamento não está em outro lugar e etc. Tomara que não seja mesmo o evaporador, desejo boa sorte e nos diga se conseguiu resolver depois. Abraço, T+

alexpsn

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Mensagem por rodrigo.tomaz Seg Jan 25, 2021 11:19 am

Pessoal, venho dar o relato do meu caso.

Comprei o Sentra 13/14 (B17) no final de 2019. Desde o início ele apresentava um problema: o ar-condicionado parava de funcionar em marcha lenta e as vezes tbm andando.

Troquei o gás, levei em dois lugares de ar condicionado, que chegaram a trocar sensores e condenar a condensadora. Como é muito caro, decidi enrolar.

Até que um dia, o carro começou a sumir água. Levei num mecânico que passou o aparelho apropriado e descobriu que a ventoinha (eletroventilador) estava com problema. Ele reparou, depois comprei um motor novo da ventoinha.

O PROBLEMA RESOLVEU!! Pelo que o mecânico explicou, a ventoinha não funcionava, o carro esquentava e para não ferver ele desligava o ar-condicionado. Fiquei nesse sofrimento quase um ano!

Procurei aqui no fórum algumas vezes sobre o problema: "ar condicionado desligando sozinho em marcha lenta", mas acabei não encontrando a solução.

Espero ajudar alguém. Abraços.

rodrigo.tomaz

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Mensagem por Marcoshugo Seg Jan 25, 2021 2:58 pm

alexpsn escreveu:
Marcoshugo escreveu:
Astini escreveu:Bem, não sou especialista na área,mas não acho anormal que o compressor fique ligado o tempo todo.
Creio que esse comportamento dependa do projeto executado no sistema de ar condicionado de cada carro.
Já tive carros em que o compressor era acoplado  / desacoplado conforme a demanda,como também já tive outros carros em que o compressor ficava acoplado o tempo todo.
Os Honda e Toyota ( já tive quatro Hondas e dois Toyotas )realmente são assim.Acoplam e desacoplam  
Mas já tive Peugeot (206 e 2008 - esses da esposa ), Citröen (C4 Pallas ) , Volkswagen (Jetta ) , Renault ( Mégane ) e os Nissan ( estou no segundo Sentra )e todos esses mantém o compressor acionado (pelo menos até onde me lembro )

Pois é, é essa a dúvida. Estranho que ate 2019 o compressor liga e desligava, depois de 2019 fica ligado direto???




Alguém com Sentra 2019 aí pode comentar??
Marcos, boa tarde! Eu não tenho um 2019, mas acho que posso colaborar com o assunto. Alias, já aproveitarei para deixar meu relato para quem tiver problema parecido.

Adquiri a pouco tempo um 2016 e também notei que ficava ligado direto, porém eu estava achando a eficiência um pouco fraca pelo 'porte' do carro. Minha sogra tem uma Livina em que o compressor é no sistema liga/desliga e pra mim, o dela gelava muito mais.

Resolvi comprar um daqueles termômetros de culinária (Que tem uma haste metálica) para ver se não era só coisa da minha cabeça e foi ai que conclui que havia algo errado. No Livina da minha sogra, embaixo do Sol com uns 30 graus, saia cerca 10 graus no difusor com o carro parado. No meu Sentra andando saia uns 14 graus e parado chegou a bater 21 no difusor ou seja, só uma brisa fresca.

Inicialmente pensei que fosse o famoso problema do Eletroventilador, porém vi poucos casos relatados na versão 15/16 e por isso resolvi levar direto em uma loja especializada em Ar Condicionado.

O rapaz colocou na máquina e em 2 min já me falou o defeito, válvula torre. Sintomas parecidos com o problema do eletro, andando o carro resfria bem, parado não. Porém com uma diferença que eu não havia notado, mesmo parado, se aumentasse a rotação do motor, a temperatura começava a cair. (No caso, na loja com o aparelho, era notável a variação de pressão ao acelerar o veículo).

Trocamos a válvula e o problema foi resolvido, peguei o carro hoje e é notável a diferença, só espero que continue assim por anos...rsrs

Finalmente, voltando no seu assunto, perguntei para o técnico sobre o compressor e seu funcionamento. O mesmo explicou que realmente há os dois sistemas e que no caso do meu Sentra 15/16 era equipado com o compressor variável, onde o mesmo nunca desacopla com o ar ligado, ele apenas tem uma válvula (que acredito ser a própria válvula torre) que ajusta para comprimir mais ou menos para não congelar o evaporador. No caso daqueles que ficam ligando/desligando, são compressores de cilindrada fixa que quando ligados trabalham na capacidade máxima e após chegar próximos a temperatura de congelamento do evaporador, desligam, depois iniciam o ciclo novamente.

Basicamente, fazendo uma analogia com os ar-condicionados residenciais, alguns carros tem o ON/OFF e outros, no caso do nosso, os INVERTER.

Desculpem o textão, mas espero que sirva para contribuir com alguém que esteja com problemas ou dúvidas parecidas.

Até mais.

Alex, obrigado pela resposta.

Depois que postei esse dúvida eu consegui comparar meu carro com outro Sentra 2019 e o comportamento "sempre ligado" do compressor foi o mesmo, ou seja, é uma opção de projeto da Nissan, não é nenhum problema.

Mas CUIDADO: De acordo com o técnico da Nissan e do setor de engenharia da Nissan, esse comportamento de compressor sempre ligado foi introduzido apenas no modelos 2019 em diante! Parece que seu carro está com o compressor ligado direto, o que, no seu ano/modelo, não é normal. Infelizmente algumas oficinas sem caráter fazem uma ligação direta do compressor ou simplesmente cortam a válvula torre. Isso deixa o compressor ligado indefinidamente. Resolve o problema no curto prazo, mas a médio/longo prazo destroem teu compressor! Fica o alerta...

Grande abraço!

Marcoshugo

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Mensagem por Leandrocruz Sex Jan 29, 2021 2:55 pm

alexpsn escreveu:
Marcoshugo escreveu:
Astini escreveu:Bem, não sou especialista na área,mas não acho anormal que o compressor fique ligado o tempo todo.
Creio que esse comportamento dependa do projeto executado no sistema de ar condicionado de cada carro.
Já tive carros em que o compressor era acoplado  / desacoplado conforme a demanda,como também já tive outros carros em que o compressor ficava acoplado o tempo todo.
Os Honda e Toyota ( já tive quatro Hondas e dois Toyotas )realmente são assim.Acoplam e desacoplam  
Mas já tive Peugeot (206 e 2008 - esses da esposa ), Citröen (C4 Pallas ) , Volkswagen (Jetta ) , Renault ( Mégane ) e os Nissan ( estou no segundo Sentra )e todos esses mantém o compressor acionado (pelo menos até onde me lembro )

Pois é, é essa a dúvida. Estranho que ate 2019 o compressor liga e desligava, depois de 2019 fica ligado direto???

Alguém com Sentra 2019 aí pode comentar??
Marcos, boa tarde! Eu não tenho um 2019, mas acho que posso colaborar com o assunto. Alias, já aproveitarei para deixar meu relato para quem tiver problema parecido.

Adquiri a pouco tempo um 2016 e também notei que ficava ligado direto, porém eu estava achando a eficiência um pouco fraca pelo 'porte' do carro. Minha sogra tem uma Livina em que o compressor é no sistema liga/desliga e pra mim, o dela gelava muito mais.

Resolvi comprar um daqueles termômetros de culinária (Que tem uma haste metálica) para ver se não era só coisa da minha cabeça e foi ai que conclui que havia algo errado. No Livina da minha sogra, embaixo do Sol com uns 30 graus, saia cerca 10 graus no difusor com o carro parado. No meu Sentra andando saia uns 14 graus e parado chegou a bater 21 no difusor ou seja, só uma brisa fresca.

Inicialmente pensei que fosse o famoso problema do Eletroventilador, porém vi poucos casos relatados na versão 15/16 e por isso resolvi levar direto em uma loja especializada em Ar Condicionado.

O rapaz colocou na máquina e em 2 min já me falou o defeito, válvula torre. Sintomas parecidos com o problema do eletro, andando o carro resfria bem, parado não. Porém com uma diferença que eu não havia notado, mesmo parado, se aumentasse a rotação do motor, a temperatura começava a cair. (No caso, na loja com o aparelho, era notável a variação de pressão ao acelerar o veículo).

Trocamos a válvula e o problema foi resolvido, peguei o carro hoje e é notável a diferença, só espero que continue assim por anos...rsrs

Finalmente, voltando no seu assunto, perguntei para o técnico sobre o compressor e seu funcionamento. O mesmo explicou que realmente há os dois sistemas e que no caso do meu Sentra 15/16 era equipado com o compressor variável, onde o mesmo nunca desacopla com o ar ligado, ele apenas tem uma válvula (que acredito ser a própria válvula torre) que ajusta para comprimir mais ou menos para não congelar o evaporador. No caso daqueles que ficam ligando/desligando, são compressores de cilindrada fixa que quando ligados trabalham na capacidade máxima e após chegar próximos a temperatura de congelamento do evaporador, desligam, depois iniciam o ciclo novamente.

Basicamente, fazendo uma analogia com os ar-condicionados residenciais, alguns carros tem o ON/OFF e outros, no caso do nosso, os INVERTER.

Desculpem o textão, mas espero que sirva para contribuir com alguém que esteja com problemas ou dúvidas parecidas.

Até mais.

Alex,

Vc é o Rio? Preciso de uma indicação de uma loja aqui que troque a válvula. Qto vc pagou nessa substituição?
Obrigado

Leandrocruz

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Mensagem por Leandrocruz Sex Jan 29, 2021 5:00 pm

WilsonM escreveu:pelo porta-luvas?
Só no B17 o filtro de ar condicionado é acessado pelo porta-luvas.

Já no B16 o filtro é acessado pelo lado do pedal do acelerador, só soltar as plas de plástico na lateral.

este sensor deve ficar perto do filtro de cabine não é?

Eu cansei de tirar o porta-luvas pra fazer essa troca até um dia q descobri q dá pra fazer sem retirar. Só se espremer um pouco mais e conseguimos retirar a tampa e trocar o filtro.

Leandrocruz

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Mensagem por alexpsn Dom Jan 31, 2021 8:03 pm

Leandrocruz escreveu:
alexpsn escreveu:
Marcoshugo escreveu:
Astini escreveu:Bem, não sou especialista na área,mas não acho anormal que o compressor fique ligado o tempo todo.
Creio que esse comportamento dependa do projeto executado no sistema de ar condicionado de cada carro.
Já tive carros em que o compressor era acoplado  / desacoplado conforme a demanda,como também já tive outros carros em que o compressor ficava acoplado o tempo todo.
Os Honda e Toyota ( já tive quatro Hondas e dois Toyotas )realmente são assim.Acoplam e desacoplam  
Mas já tive Peugeot (206 e 2008 - esses da esposa ), Citröen (C4 Pallas ) , Volkswagen (Jetta ) , Renault ( Mégane ) e os Nissan ( estou no segundo Sentra )e todos esses mantém o compressor acionado (pelo menos até onde me lembro )

Pois é, é essa a dúvida. Estranho que ate 2019 o compressor liga e desligava, depois de 2019 fica ligado direto???

Alguém com Sentra 2019 aí pode comentar??
Marcos, boa tarde! Eu não tenho um 2019, mas acho que posso colaborar com o assunto. Alias, já aproveitarei para deixar meu relato para quem tiver problema parecido.

Adquiri a pouco tempo um 2016 e também notei que ficava ligado direto, porém eu estava achando a eficiência um pouco fraca pelo 'porte' do carro. Minha sogra tem uma Livina em que o compressor é no sistema liga/desliga e pra mim, o dela gelava muito mais.

Resolvi comprar um daqueles termômetros de culinária (Que tem uma haste metálica) para ver se não era só coisa da minha cabeça e foi ai que conclui que havia algo errado. No Livina da minha sogra, embaixo do Sol com uns 30 graus, saia cerca 10 graus no difusor com o carro parado. No meu Sentra andando saia uns 14 graus e parado chegou a bater 21 no difusor ou seja, só uma brisa fresca.

Inicialmente pensei que fosse o famoso problema do Eletroventilador, porém vi poucos casos relatados na versão 15/16 e por isso resolvi levar direto em uma loja especializada em Ar Condicionado.

O rapaz colocou na máquina e em 2 min já me falou o defeito, válvula torre. Sintomas parecidos com o problema do eletro, andando o carro resfria bem, parado não. Porém com uma diferença que eu não havia notado, mesmo parado, se aumentasse a rotação do motor, a temperatura começava a cair. (No caso, na loja com o aparelho, era notável a variação de pressão ao acelerar o veículo).

Trocamos a válvula e o problema foi resolvido, peguei o carro hoje e é notável a diferença, só espero que continue assim por anos...rsrs

Finalmente, voltando no seu assunto, perguntei para o técnico sobre o compressor e seu funcionamento. O mesmo explicou que realmente há os dois sistemas e que no caso do meu Sentra 15/16 era equipado com o compressor variável, onde o mesmo nunca desacopla com o ar ligado, ele apenas tem uma válvula (que acredito ser a própria válvula torre) que ajusta para comprimir mais ou menos para não congelar o evaporador. No caso daqueles que ficam ligando/desligando, são compressores de cilindrada fixa que quando ligados trabalham na capacidade máxima e após chegar próximos a temperatura de congelamento do evaporador, desligam, depois iniciam o ciclo novamente.

Basicamente, fazendo uma analogia com os ar-condicionados residenciais, alguns carros tem o ON/OFF e outros, no caso do nosso, os INVERTER.

Desculpem o textão, mas espero que sirva para contribuir com alguém que esteja com problemas ou dúvidas parecidas.

Até mais.

Alex,

Vc é o Rio? Preciso de uma indicação de uma loja aqui que troque a válvula. Qto vc pagou nessa substituição?
Obrigado

Leandro, boa noite! Sou de Campinas, interior de SP. Infelizmente não vou saber te indicar. Mas acredito que tenham muitos membros do RJ aqui, logo aparece alguém para ajudar. O valor tbm nao sei dizer, pois a loja que comprei mandou trocar em garantia e não tive acesso a valores.

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