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Renault Sandero e Logan com novos motores 1.0 e 1.6
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Renault Sandero e Logan com novos motores 1.0 e 1.6
Renault também equipa versões com controle de estabilidade
A produção já havia começado em setembro, conforme antecipado por UOL Carros, mas só agora a Renault faz o lançamento da nova família de motores SCe flex, que passará a equipar toda a gama de carros nacionais: começa com Sandero, Logan, Duster e Oroch, chega aos inéditos dos inéditos Kwid ao Captur.
Sandero e Logan foram os escolhidos para promover a estreia tanto do 1.0 3-cilindros, de 79/82 cv e 10,2/10,5 kgfm (gasolina/etanol), quanto do inédito 1.6 4-cilindros, de 115/118 cv e 14,5/15,5 kgfm, herdado da Nissan e já anunciado para o Captur brasileiro.
A chegada as lojas já vem ocorrendo ao longo da segunda quinzena de novembro -- em dezembro, será a vez de Duster e Oroch receberem o novo 1.6. Confira a lista de versões e preços da linha 2017 de hatch e sedã compactos, já com a nova motorização:
+Sandero Authentique 1.0 SCe: R$ 42.700
+Sandero Expression 1.0 SCe: R$ 44.950
+Sandero Vibe 1.0 SCe: R$ 47.100
+Sandero Expression 1.6 SCe: R$ 49.770
+Sandero Dynamique 1.6 SCe: R$53.500
+Sandero GT Line 1.6 SCe: R4 54.620
+Logan Authentique 1.0 SCe: R$ 46.300
+Logan Expression 1.0 SCe: R$ 48.200
+Logan Expression 1.6 SCe: R$ 52.750
+Logan Dynamique 1.6 SCe: R$ 56.400
Todas as versões contam com transmissão manual de cinco velocidades. Para a configuração 1.6 há, opcional, o pacote que inclui câmbio automatizado Easy'R, controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampas, por R$ 3.350.
De série as versões Authentique trarão: ar-condicionado; direção eletrohidráulicae vidros dianteiros elétricos. A Expression inclui vidros dianteiros com função um-toque; sistema de áudio com rádio, CD, MP3 e Bluetooth; computador de bordo; retrovisor e maçanetas na cor da carroceria; e luz no porta-malas.
No Sandero Vibe, há equipamentos herdados da configuração 1.6, tais quais: faróis de neblina; sensores traseiros de estacionamento; retrovisores externos com ajuste elétrico e repetidores de seta; lanternas traseiras com máscaras negras; central multimídia MediaNav, com navegador GPS; rodas de liga leve aro 15; alto-falantes com bordas em LED; e elementos com acabamento em azul.
1.0 com tecnologia de F1
No caso do motor de 1 litro, o foco primordial será em economia de combustível e custos de manutenção: montado em bloco de alumínio e com distribuição por corrente no lugar de correia dentada (o que acaba com as trocas programadas), ele é montado em bloco de alumínio e tem comando de válvulas variável com quatro válvulas por cilindro no cabeçote.
Além disso, contará com o ESM (sigla em inglês para Gerenciamento Inteligente de Energia), já existente para Duster e Oroch 2.0: é um sistema "importado" da F1 que faz o motor seguir girando em desacelerações, fazendo com que o alternador recupere a energia dissipada e a envie para a bateria.
Direção eletrohidrualicamente assistida, pneus de baixa resistência ao rolamento, óleo de viscosidade mais baixa e redução de peso em 20 quilos completam o pacote que, segundo a fabricante, deixará Sandero e Logan 1.0 até 19% ou 16% mais econômicos, respectivamente. Tudo para atender aos novos parâmetros energéticos do Inovar-Auto.
No programa de etiquetagem do Inmetro o Sandero 3-cilindros recebeu nota A para o segmento e também no geral, com médias de 14,2/14,1 km/l com gasolina e 9,5/9,6 km/l com etanol, sempre no ciclo respectivo cidade/estrada.
Versões 1.6 ficam mais modernas
Soluções similares foram adotadas para a motorização 1.6 (com a diferença de que o peso caiu 30 kg, de acordo com a fabricante), o que promoverá um ganho de 21% em consumo perante o velho HiPower, pelas contas da Renault.
Os números do hatch no Conpet são: 12,8/13,4 km/l (gasolina) e 8,6/9,2 km/l (etanol) em cidade/estrada.
Aqui, porém, o importante é que a troca permitiu a adoção de auxílios eletrônicos inéditos para a gama: as versões de topo passarão a contar com controle de estabilidade, assistente de partida em rampas e start/stop, embora apenas quando usarem a transmissão Easy'R.
Este, aliás, foi o maior vacilo da Renault: insistir em usar o defasado câmbio automatizado monoembreagem Easy'R quando a opção do CVT já está disponível e será usada pelo Captur, acoplada ao mesmo motor.
"O Easy'R é uma tecnologia que já estava pronta e, com a nova família de motores, pôde ser aprimorada e oferecida a um preço competitivo", defendeu Bruno Hohmann, diretor de marketing da marca no Brasil. A ver, na prática, se os trancos e arrancadas "amarradas" persistem.
Outro destaque negativo é que, apesar de todas as mudanças, o velho e obsoleto tanquinho de partida a frio também continua presente.
A produção já havia começado em setembro, conforme antecipado por UOL Carros, mas só agora a Renault faz o lançamento da nova família de motores SCe flex, que passará a equipar toda a gama de carros nacionais: começa com Sandero, Logan, Duster e Oroch, chega aos inéditos dos inéditos Kwid ao Captur.
Sandero e Logan foram os escolhidos para promover a estreia tanto do 1.0 3-cilindros, de 79/82 cv e 10,2/10,5 kgfm (gasolina/etanol), quanto do inédito 1.6 4-cilindros, de 115/118 cv e 14,5/15,5 kgfm, herdado da Nissan e já anunciado para o Captur brasileiro.
A chegada as lojas já vem ocorrendo ao longo da segunda quinzena de novembro -- em dezembro, será a vez de Duster e Oroch receberem o novo 1.6. Confira a lista de versões e preços da linha 2017 de hatch e sedã compactos, já com a nova motorização:
+Sandero Authentique 1.0 SCe: R$ 42.700
+Sandero Expression 1.0 SCe: R$ 44.950
+Sandero Vibe 1.0 SCe: R$ 47.100
+Sandero Expression 1.6 SCe: R$ 49.770
+Sandero Dynamique 1.6 SCe: R$53.500
+Sandero GT Line 1.6 SCe: R4 54.620
+Logan Authentique 1.0 SCe: R$ 46.300
+Logan Expression 1.0 SCe: R$ 48.200
+Logan Expression 1.6 SCe: R$ 52.750
+Logan Dynamique 1.6 SCe: R$ 56.400
Todas as versões contam com transmissão manual de cinco velocidades. Para a configuração 1.6 há, opcional, o pacote que inclui câmbio automatizado Easy'R, controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampas, por R$ 3.350.
De série as versões Authentique trarão: ar-condicionado; direção eletrohidráulicae vidros dianteiros elétricos. A Expression inclui vidros dianteiros com função um-toque; sistema de áudio com rádio, CD, MP3 e Bluetooth; computador de bordo; retrovisor e maçanetas na cor da carroceria; e luz no porta-malas.
No Sandero Vibe, há equipamentos herdados da configuração 1.6, tais quais: faróis de neblina; sensores traseiros de estacionamento; retrovisores externos com ajuste elétrico e repetidores de seta; lanternas traseiras com máscaras negras; central multimídia MediaNav, com navegador GPS; rodas de liga leve aro 15; alto-falantes com bordas em LED; e elementos com acabamento em azul.
1.0 com tecnologia de F1
No caso do motor de 1 litro, o foco primordial será em economia de combustível e custos de manutenção: montado em bloco de alumínio e com distribuição por corrente no lugar de correia dentada (o que acaba com as trocas programadas), ele é montado em bloco de alumínio e tem comando de válvulas variável com quatro válvulas por cilindro no cabeçote.
Além disso, contará com o ESM (sigla em inglês para Gerenciamento Inteligente de Energia), já existente para Duster e Oroch 2.0: é um sistema "importado" da F1 que faz o motor seguir girando em desacelerações, fazendo com que o alternador recupere a energia dissipada e a envie para a bateria.
Direção eletrohidrualicamente assistida, pneus de baixa resistência ao rolamento, óleo de viscosidade mais baixa e redução de peso em 20 quilos completam o pacote que, segundo a fabricante, deixará Sandero e Logan 1.0 até 19% ou 16% mais econômicos, respectivamente. Tudo para atender aos novos parâmetros energéticos do Inovar-Auto.
No programa de etiquetagem do Inmetro o Sandero 3-cilindros recebeu nota A para o segmento e também no geral, com médias de 14,2/14,1 km/l com gasolina e 9,5/9,6 km/l com etanol, sempre no ciclo respectivo cidade/estrada.
Versões 1.6 ficam mais modernas
Soluções similares foram adotadas para a motorização 1.6 (com a diferença de que o peso caiu 30 kg, de acordo com a fabricante), o que promoverá um ganho de 21% em consumo perante o velho HiPower, pelas contas da Renault.
Os números do hatch no Conpet são: 12,8/13,4 km/l (gasolina) e 8,6/9,2 km/l (etanol) em cidade/estrada.
Aqui, porém, o importante é que a troca permitiu a adoção de auxílios eletrônicos inéditos para a gama: as versões de topo passarão a contar com controle de estabilidade, assistente de partida em rampas e start/stop, embora apenas quando usarem a transmissão Easy'R.
Este, aliás, foi o maior vacilo da Renault: insistir em usar o defasado câmbio automatizado monoembreagem Easy'R quando a opção do CVT já está disponível e será usada pelo Captur, acoplada ao mesmo motor.
"O Easy'R é uma tecnologia que já estava pronta e, com a nova família de motores, pôde ser aprimorada e oferecida a um preço competitivo", defendeu Bruno Hohmann, diretor de marketing da marca no Brasil. A ver, na prática, se os trancos e arrancadas "amarradas" persistem.
Outro destaque negativo é que, apesar de todas as mudanças, o velho e obsoleto tanquinho de partida a frio também continua presente.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Renault Sandero e Logan com novos motores 1.0 e 1.6
Com 1.6 da Nissan o Logan deixa de ser beberrão na cidade; já o 1.0 não ficou claro se é o mesmo da Nissan, mas acho que não seja o mesmo, pelo menos nas fotos que vi.
Legal que vai ter controle de estabilidade no 1.6, mas continua com câmbio automatizado.
Legal que vai ter controle de estabilidade no 1.6, mas continua com câmbio automatizado.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Renault Sandero e Logan com novos motores 1.0 e 1.6
Pelos preços divulgados, o Sandero está mais caro que o March, mas o Logan é o preço do Versa.
É, no fim ficou quase tudo a mesma coisa, detalhe para o March que é o mais leve (e menor), e portanto, o mais rápido e econômico, e o Logan que é o maior tanto internamente quanto a mala, e ainda é menos comprido, portanto o mais prático.
Mas ainda assim eu ficaria com o March, ou, se tivesse família grande, no máximo o Sandero, que já tem mala grande o suficiente.
Esse EasyR é uma porcaria mesmo em todos os sentidos. Aliás, EasyTronic, iMotion, DualLogic, essas bostas todas automatizadas que só tem no Brasil. O Automático decente mais barato ainda é o March CVT, pois o Etios é um pouco mais caro. Só o Versa que exagerou no preço, aí, bota as pessoas para pensar se querem o Versa CVT ou o Honda City CVT, se for à vista, podem sair o mesmo preço.
É, no fim ficou quase tudo a mesma coisa, detalhe para o March que é o mais leve (e menor), e portanto, o mais rápido e econômico, e o Logan que é o maior tanto internamente quanto a mala, e ainda é menos comprido, portanto o mais prático.
Mas ainda assim eu ficaria com o March, ou, se tivesse família grande, no máximo o Sandero, que já tem mala grande o suficiente.
Esse EasyR é uma porcaria mesmo em todos os sentidos. Aliás, EasyTronic, iMotion, DualLogic, essas bostas todas automatizadas que só tem no Brasil. O Automático decente mais barato ainda é o March CVT, pois o Etios é um pouco mais caro. Só o Versa que exagerou no preço, aí, bota as pessoas para pensar se querem o Versa CVT ou o Honda City CVT, se for à vista, podem sair o mesmo preço.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Renault Sandero e Logan com novos motores 1.0 e 1.6
esse start/stop é o sistema que desliga o motor quando a gente pára em semáforo?
tenho curiosidade de ver quanto tempo leva para religar o motor quando a gente pisa no acelerador.
tenho curiosidade de ver quanto tempo leva para religar o motor quando a gente pisa no acelerador.
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