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Re: Sistema de arrefecimento
Olha acho que os dois da na mesma, o organico acho que dura mais tempo e é feito atraves de fontes naturais, ou seja, voce pode jogar ele sem problemas.
o legal antes de trocar é você limpar todo o sistema, pra nao misturar organico com inorganico, vc tira tudo, liga o sistema com agua normal (o ideal é desmineralizada mas como vc vai descartar, poe normal só pra limpar) enche espera esquentar (armar a ventoinha), esfria novamente e tira tudo. ai sim vc pode trocar de organico para inorganico ou vice versa, eu prefiro organico (rosa).
o legal antes de trocar é você limpar todo o sistema, pra nao misturar organico com inorganico, vc tira tudo, liga o sistema com agua normal (o ideal é desmineralizada mas como vc vai descartar, poe normal só pra limpar) enche espera esquentar (armar a ventoinha), esfria novamente e tira tudo. ai sim vc pode trocar de organico para inorganico ou vice versa, eu prefiro organico (rosa).
taguera- Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP
Re: Sistema de arrefecimento
Sou da opinião, de que como é algo que vai se trocar a cada 2 ou 4 anos, o custo do liquido de arrefecimento acaba diluído.
Sim o da Nissan por R$ 35 - 40 o litro é mais caro que outros Bardahl, STP, etc, mas é algo muito importante o arrefecimento, por isso daria preferência pelo Nissan mesmo ou pelo Honda, que já vem prontos pra uso, não precisam de diluição.
Verdade, mas como já é de pronto uso e com a confiança de ser feito pela STP para a Nissan, dá pra usar tranquilo.
Sempre tenho de pesquisar sobre isso, pra saber o que é orgânico ou inorgânico; já me comentaram que essa questão de cor, não influi nesse detalhe.
Sim o da Nissan por R$ 35 - 40 o litro é mais caro que outros Bardahl, STP, etc, mas é algo muito importante o arrefecimento, por isso daria preferência pelo Nissan mesmo ou pelo Honda, que já vem prontos pra uso, não precisam de diluição.
WilsonM escreveu:na fórmula da embalagem do líquido da Nissan, eles afirmam que a composição do fluido é:
- etilenoglicol
- inibidores de corrosão e ferrugem
- coadjuantes
engraçado, não lista água como componente.
Verdade, mas como já é de pronto uso e com a confiança de ser feito pela STP para a Nissan, dá pra usar tranquilo.
taguera escreveu:Pelo que eu sei, aditivo rosa, vermelho essas cores sao aditivos organicos, azul verde etc é inorganico (sintetico).
Sempre tenho de pesquisar sobre isso, pra saber o que é orgânico ou inorgânico; já me comentaram que essa questão de cor, não influi nesse detalhe.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Sistema de arrefecimento
Icefly, pelo que lembro deoutros clubes que ja participei todos os organicos tem essa cor meio rosa/vermelho, existe sim inorganicos (sinteticos) que usam essa cor mas sao os famosos "quisuco" só tem cortante e nao serve para nada como aditivo de radiador.
Por isso sempre é bom ver a marca que está comprando para nao pagar barato mas nao ter aditivo nenhum.
As vezes você em posto ve esses ai os famosos qui suco, se precisar colocar em posto, eu prefiro colocar é aquela agua deles que é melhor do que esses aditivos "quisuco"
Por isso sempre é bom ver a marca que está comprando para nao pagar barato mas nao ter aditivo nenhum.
As vezes você em posto ve esses ai os famosos qui suco, se precisar colocar em posto, eu prefiro colocar é aquela agua deles que é melhor do que esses aditivos "quisuco"
taguera- Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP
Re: Sistema de arrefecimento
Hoje, finalmente, testei o fluido de arrefecimento com um termodensímetro. Comprei um no ML já que não achei menhuma oficina que tivesse essa ferramenta. Achei que estaria dentro de uns 40% de aditivo, mas só estava com 25%. Retirei 600ml da mistura e acrescentei 600ml de atitivo puro. Vou rodar com ele, para misturar, e medir novamente mais tarde. Pelo visto, vou ter que comprar mais aditivo, já que não deve chegar aos 50% que quero que fique. O bom que o líquido estava bem limpo, sem sinais de possível corrosão. Recomendo o Líquido de arrefecimento da Valvoline, pois medi com o termodensímetro o líquido puro o ponterinho foi lá em cima.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
James, também recomendo o Delphi, sempre na mistura (50% com agua desmineralizada e nao destilada) ele fica em torno de 40/45% de aditivo.
Aqui em SP nos grandes shopping de carros (Mercadocar e Koga Koga é o que mais sai é Delphi.
Vale lembrar que ele é organico e segue varias recomendaçoes de fabricantes.
Abraços.
Aqui em SP nos grandes shopping de carros (Mercadocar e Koga Koga é o que mais sai é Delphi.
Vale lembrar que ele é organico e segue varias recomendaçoes de fabricantes.
Abraços.
taguera- Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP
Re: Sistema de arrefecimento
Medi agora a tarde com o termodensímetro e ficou em 30%. Sabia que não chegaria nem perto dos 50%, já que tive que retirar fluido de arrefecimento diluído para completar com o fluido concentrado. Vou comprar mais um litro, retirar um litro diluído e acrescentar um litro concentrado. Creio que assim chegará ao menos em 40%.
Última edição por James T. Kirk em Sex Mar 11, 2016 8:33 pm, editado 1 vez(es)
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
Nossa bem mais complicado do que parece...mas vou tbm tentar fazer teste aqui...e ver o meu...que já esta na hr de refazer a troca do fluido, faz 32.000 km que foi feito a troca total da agua e do fluido..
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Sistema de arrefecimento
taguera escreveu:James, também recomendo o Delphi, sempre na mistura (50% com agua desmineralizada e nao destilada) ele fica em torno de 40/45% de aditivo.
Aqui em SP nos grandes shopping de carros (Mercadocar e Koga Koga é o que mais sai é Delphi.
Vale lembrar que ele é organico e segue varias recomendaçoes de fabricantes.
Abraços.
Não encontro Delphi por aqui. Os únicos que têm aqui são os RV, Bardhal e o Valvoline. Esses são confiáveis, claro que existem as marcas que nunca colocaria no meu carro. Optei pelo Valvoline pois já usava o óleo deles e confio na marca.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
Hoje medi novamente e deu 40%. Não sei o que deu errado, se foi a temperatura que influenciou, pois ontem medi com o fluido quente, já hoje medi antes de ligar o carro e hoje estava fazendo 15º pela manhã. Vou testar mais fazes antes de colocar mais fluido concentrado, já que 40% de aditivo já está bom demais para o nosso clima.
Vou colocar a foto dele aí em baixo. Será que ele não é tão preciso? Aquele tradicional da Wurth seria o ideal, creio eu, mas acho que esse aí quebra o galho, ao menos para se ter uma ideia mais ou menos do percentual.
Vou colocar a foto dele aí em baixo. Será que ele não é tão preciso? Aquele tradicional da Wurth seria o ideal, creio eu, mas acho que esse aí quebra o galho, ao menos para se ter uma ideia mais ou menos do percentual.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
Pessoal, fazendo umas pesquisas na net, descobri que a temperatura ambiente influencia na medição do termodensímetro. Segue o texto:
Este tipo de densímetro é calibrado para uma determinada temperatura (em geral 20°C), apesar de ser desconsiderada devido a pouca variação a precisão é comprometida se a medição não for executada na temperatura de calibração do equipamento.
Pela manhã fiz o teste e ficou acima dos 40%, fazia uns 15º, já agora a tarde medi novamente, com temperatura ambiente em 24º, e marcou 33~35%, segue a foto da medição:
Para complementar, fiz o teste da Intensidade de condutividade elétrica - corrosão galvânica.
Faça o teste da Intensidade de condutividade elétrica do líquido de arrefecimento com o motor frio, o teste consiste em verificar a tensão existente entre o terminal negativo da bateria e o liquido de arrefecimento, utilizando um multímetro digital (não pode ser analógico) na escala de 20 volts DC.
Limpe a parte metálica (contato) das pontas de prova com um pano de algodão, coloque a ponta de prova positiva (vermelha) do multímetro no polo negativo da bateria, encoste a ponta negativa (preta) no polo negativo para descarregar cargas eletrostáticas; após, coloque a ponta de prova negativa do multímetro dentro do líquido de arrefecimento mantendo a ponta de prova positiva no polo negativo.
O valor indicado pelo multímetro não pode exceder a 0,3 Volts. Se for maior, o sistema precisa ser lavado e o liquido de arrefecimento substituído imediatamente.
Este tipo de densímetro é calibrado para uma determinada temperatura (em geral 20°C), apesar de ser desconsiderada devido a pouca variação a precisão é comprometida se a medição não for executada na temperatura de calibração do equipamento.
Pela manhã fiz o teste e ficou acima dos 40%, fazia uns 15º, já agora a tarde medi novamente, com temperatura ambiente em 24º, e marcou 33~35%, segue a foto da medição:
Para complementar, fiz o teste da Intensidade de condutividade elétrica - corrosão galvânica.
Faça o teste da Intensidade de condutividade elétrica do líquido de arrefecimento com o motor frio, o teste consiste em verificar a tensão existente entre o terminal negativo da bateria e o liquido de arrefecimento, utilizando um multímetro digital (não pode ser analógico) na escala de 20 volts DC.
Limpe a parte metálica (contato) das pontas de prova com um pano de algodão, coloque a ponta de prova positiva (vermelha) do multímetro no polo negativo da bateria, encoste a ponta negativa (preta) no polo negativo para descarregar cargas eletrostáticas; após, coloque a ponta de prova negativa do multímetro dentro do líquido de arrefecimento mantendo a ponta de prova positiva no polo negativo.
O valor indicado pelo multímetro não pode exceder a 0,3 Volts. Se for maior, o sistema precisa ser lavado e o liquido de arrefecimento substituído imediatamente.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
Só uma dúvida:
Você colocou a ponta negativa dentro do reservatório de expansão ou do radiador ?
Martin
Você colocou a ponta negativa dentro do reservatório de expansão ou do radiador ?
Martin
lenhador2001- Mensagens : 432
Data de inscrição : 15/10/2015
Re: Sistema de arrefecimento
Dentro do reservatório de expansão.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
Muito legal sua postagem, pena não ter o botão + ou de like.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Sistema de arrefecimento
Sensacional, James. Deu uma de MRB agora
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Sistema de arrefecimento
Que nada PauloEduardo, MRB é mestre.
Deu até vergonha de mostrar o cofre do meu motor, está bem sujo, mas tenho maior medo de lavar e estragar alguma coisa.
Mas o sistema de arrefecimento está perfeito. Vou adicionar mais fluido concentrado, mas só quando baixar um pouco, coisa de uns 3000km baixa uns 200ml.
Como tem só um ano que fiz a troca, ainda vou rodar muito com ele até fazer a próxima troca do fluido.
Deu até vergonha de mostrar o cofre do meu motor, está bem sujo, mas tenho maior medo de lavar e estragar alguma coisa.
Mas o sistema de arrefecimento está perfeito. Vou adicionar mais fluido concentrado, mas só quando baixar um pouco, coisa de uns 3000km baixa uns 200ml.
Como tem só um ano que fiz a troca, ainda vou rodar muito com ele até fazer a próxima troca do fluido.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
O ruim desse termodensímetro é que ele não tem compensação angular.
O da wurth é duplo ponteiro, por isso é mais caro.
O da wurth é duplo ponteiro, por isso é mais caro.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Sistema de arrefecimento
Pessoal, bom dia.
Levantei meu carro no jacare e tal... mas nao achei o parafuso de dreno... sabem me dizer aonde é no sentra?
Eu achei duas peças com será que é uma dessas?
Levantei meu carro no jacare e tal... mas nao achei o parafuso de dreno... sabem me dizer aonde é no sentra?
Eu achei duas peças com será que é uma dessas?
taguera- Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP
Re: Sistema de arrefecimento
No meu sentra também não vi o parafuso, mas tem na parte de baixo do radiador uma torneirinha, foi por esta que retirei a agua do radiador.
Akira Oshiro- Mensagens : 85
Data de inscrição : 19/10/2015
Idade : 42
Localização : São João da Boa Vista
Re: Sistema de arrefecimento
Entao Akira, eis minha duvida.
No tutorial do TIIDA, ele tira pelo parafuso que pra mim está no bloco.
Se a gente for tirar por essa torneirinha (que coloquei ai na foto) só vai esvaziar o radiador e nao o sistema em si.
Abraços.
No tutorial do TIIDA, ele tira pelo parafuso que pra mim está no bloco.
Se a gente for tirar por essa torneirinha (que coloquei ai na foto) só vai esvaziar o radiador e nao o sistema em si.
Abraços.
taguera- Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP
Re: Sistema de arrefecimento
taguera escreveu:Entao Akira, eis minha duvida.
No tutorial do TIIDA, ele tira pelo parafuso que pra mim está no bloco.
Se a gente for tirar por essa torneirinha (que coloquei ai na foto) só vai esvaziar o radiador e nao o sistema em si.
Abraços.
O tutorial que você viu foi o do MRB? Pois quando eu fui fazer a minha limpeza eu também fiz baseado no dele e acredito ser um pouco diferente o do Tiida para o Sentra porque também não encontrei o parafuso, apenas a torneira. Existe sim um lugar no bloco do motor, mas me disseram ser de difícil acesso e pelo que vi no tutorial do MRB ele esgota a agua pelo radiador.
Akira Oshiro- Mensagens : 85
Data de inscrição : 19/10/2015
Idade : 42
Localização : São João da Boa Vista
Re: Sistema de arrefecimento
Acho que sim, foi um do TIIDA. Mas esse parafuso de dreno nao achei, só essa torneirinha aí.
Abraços.
Abraços.
taguera- Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP
Re: Sistema de arrefecimento
Varia conforme o radiador. O gol mesmo também usa o tipo torneira.
O esgotamento é o mesmo do tiida.
O parafuso do bloco existe porem se torna mais complicado de tirar ar do sistema e ainda precisa de reposição da vedação liquida no parafuso.
O esgotamento é o mesmo do tiida.
O parafuso do bloco existe porem se torna mais complicado de tirar ar do sistema e ainda precisa de reposição da vedação liquida no parafuso.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Sistema de arrefecimento
Entao vou fazer esse da torneira e depois eu posto como ficou, vou primeiro retirar toda a agua, colocar agua destilada, ligar esperar armar a ventoinha e depois escoar tudo de novo, assim eu garanto mais um ciclo de limpeza.
Vocês acham melhor eu por agua normal nessa limpeza ou gasto a destilada?
Abraços.
Vocês acham melhor eu por agua normal nessa limpeza ou gasto a destilada?
Abraços.
taguera- Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP
Re: Sistema de arrefecimento
Destilada, deionizada ou desmineralizada, nunca da torneira, muito menos mineral.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
No caso de correções, num sistema relativamente "limpo", acredito que com duas ou três trocas parciais resolvam o problema...
Num outro carro fui negligente e quase não fiz manutenção preventiva no sistema de arrefecimento...quando vi, estava um "lamaçal". Neste caso, como fazer a lavagem/limpeza do sistema sem a utilização de água "torneiral"?
Num outro carro fui negligente e quase não fiz manutenção preventiva no sistema de arrefecimento...quando vi, estava um "lamaçal". Neste caso, como fazer a lavagem/limpeza do sistema sem a utilização de água "torneiral"?
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
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