Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Bomba de combustível queimando
Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. EmptyHoje à(s) 5:01 pm por ygoran

» Câmbio manual Sentra b16
Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. EmptyHoje à(s) 4:17 pm por WilsonM

» Consumo exorbitante
Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. EmptyHoje à(s) 2:51 pm por ygoran

» Cheiro na cabine ao acelerar forte
Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. EmptyHoje à(s) 2:39 pm por ygoran

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. EmptyHoje à(s) 2:29 pm por ygoran

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. EmptyHoje à(s) 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

» Benvindos colegas! Apresente-se aqui!
Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. EmptyOntem à(s) 7:17 pm por Guilherme Souza Torelli

» Diagrama do chicote do som Versa
Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. EmptyOntem à(s) 3:11 pm por arai

» Erro no sistema 4WD - Frontier Attack 2021
Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. EmptyOntem à(s) 11:56 am por Alesson

Inscreva-se!


Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos.

4 participantes

Ir para baixo

Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. Empty Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos.

Mensagem por Salomaoo Seg Jul 25, 2016 8:26 pm

Fala galera, salvo a apresentação (Apresentação Salomão), esse é meu primeiro post aqui no fórum!

Acabei de adquirir um March 1.6 2013/14 Azul com 49.000km rodados, e estou buscando algumas indicações para poder cuidar dele da melhor forma possível. O bichinho é lindo demais! Vou buscá-lo na loja daqui a dois dias, e postarei fotos para voces.

Optei pelo March com a ajuda do fórum, após pesquisar e ler bastante sobre o modelo. Dei uma boa geral aqui antes de abrir esse, e chegou a hora de pedir uma ajuda aos mais experientes.

Fiz o test drive e o carro está em ótimo estado, aparentemente. Sem barulhos nem problemas mecânicos/suspensão. Mas, como bem sabemos, nunca temos 100% de certeza de qual foi o cuidado do antigo dono, então ao tirá-lo da loja, quero levar a um mecânico de confiança e fazer tudo que eu puder para evitar dores de cabeça.

Primeiramente, pesquisei sobre as oficinas especializada,. Moro no bairro do Butantã (zona oeste de São Paulo) e encontrei algumas opções acessíveis:
- NELIOS CAR (Lapa) - opiniões?
- SPECIAL CAR (Lapa) - opiniões?
- Centro Automotivo Porto Seguro (Jaguaré)- 'cuidei' do meu antigo carro (um Celta Spirit 2009) por lá durante muito tempo, fazem um bom serviço mas tem um preço um pouco acima do mercado. Como pretendo fazer bastante coisa inicialmente, não sei se seria o local ideal pois devo gastar muito.
- Alguma outra sugestão?


Bom, vamos ao plano agora. Montei abaixo tentando dividir conforme prioridade, e conforme for fazendo, vou removendo da lista. Sugestões de marcas, modelos etc são sempre bem vindas:

1. Motor e Fluidos
- Troca de Oleo > 5w30 gf5 (não faço ideia de qual foi usado anteriormente.. influencia em algo?) + arruela de cobre
- Troca do Filtro de Oleo
- Troca do Filtro de Ar
- Troca do Filtro de Combustível

- Limpeza de TBI e Bicos (vou deixar para depois, motor está ok)

2. Revisão dos Freios - tudo ok, não houve necessidade de trocar nada. Mecanico me recomendou a troca do fluido de freio na proxima revisão.
- Troca da pastilha de freio
- Troca do fluido de freio
- disco de freio


3. Revisão da Suspensão Completa
- buchas dianteiras estouradas!!
- balanceamento - ok
- alinhamento - aguardando troca das buchas para poder alinhar


4. Cabine (essa é mais simples)
- Filtro de Cabine/ar condicionado
- Higienização completa do ar condicionado

- Higienização completa do interior do veículo - vou fazer essa semana


Bom, pelas minhas longas fuçadas no fórum, acho que é isso. Estou 100% aberto a sugestões que voces tenham.. não sei se devido a KM, a nissan recomenda alguma troca a mais, como velas, etc.. não lembro de nada!

Desde já agradeço a todos pela ajuda, e agora, é cuidar bastante para curtir o menino!

Abss


Última edição por Salomaoo em Qui Jul 28, 2016 1:08 pm, editado 1 vez(es)

Salomaoo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. Empty Re: Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos.

Mensagem por leofvidal Seg Jul 25, 2016 9:07 pm

Parabéns pela aquisição Salomão, mais um azuzim pro time Very Happy

Sua organização está bem sóbria e são esses itens mesmo que devem ser checados.
Esse item número 1 é o de praxe, os demais pode ser inspecionado. Tanto o fluido de freio/embreagem como o de arrefecimento podem ser testados com equipamentos apropriados. Pela quilometragem e histórico aqui do fórum, tem grande chance de precisar trocar as buchas de suspensão, embora não tenha notado nada no teste drive.

Uma pergunta: A loja não disponibilizou a consulta das revisões na garantia? A garantia terminou?
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. Empty Re: Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos.

Mensagem por icefly Seg Jul 25, 2016 10:54 pm

Consulte o manual de manutenções, lá tem todo o plano regular de revisões do carro.

Com 50 mil km é pra trocar filtros de ar, óleo e combustível, óleo 5w30 - GF5.
Fluido de freio se não foi trocado antes, troque; basta verificar estado dele; pode trocar por DOT 4 ou 5.1, em substituição ao 3 original.

Pastilha de freio, pode verificar o estado, mas geralmente duram muito, coisa de até 80 mil km facilmente por ser de cerâmica que dura mais.
Velas trocam com 100 mil km ou um pouco antes, pois são de platina, duram mais.

Limpeza de TBI se nunca foi feita é uma boa fazer; limpeza de bicos não é necessária, mas se quiser fazer, pode.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. Empty Re: Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos.

Mensagem por Salomaoo Ter Jul 26, 2016 2:27 am

leofvidal escreveu:Parabéns pela aquisição Salomão, mais um azuzim pro time Very Happy

Sua organização está bem sóbria e são esses itens mesmo que devem ser checados.
Esse item número 1 é o de praxe, os demais pode ser inspecionado. Tanto o fluido de freio/embreagem como o de arrefecimento podem ser testados com equipamentos apropriados. Pela quilometragem e histórico aqui do fórum, tem grande chance de precisar trocar as buchas de suspensão, embora não tenha notado nada no teste drive.

Uma pergunta: A loja não disponibilizou a consulta das revisões na garantia? A garantia terminou?

Valeu Leo! Heheh, sempre achei o azul o mais bonito.. mas estava difícil encontrar um em bom estado, não tem muitos por aí! Quando vi esse, na hora resolvi fechar..

É então, minha prioridade é o motor mesmo, com esses itens. O resto eu vou vendo aos poucos pra também não pesar tanto no bolso. Já ouvi também de um amigo sobre as buchas, acho que vou tentar ver isso também o quanto antes!

Sobre o manual, está sim fora da garantia - o proprietário anterior só fez as 2 primeiras revisões na ccs.. depois por conta. Por isso quero ter esse cuidado a mais pra evitar dores de cabeça daqui pra frente!

Salomaoo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. Empty Re: Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos.

Mensagem por Salomaoo Ter Jul 26, 2016 2:31 am

icefly25 escreveu:Consulte o manual de manutenções, lá tem todo o plano regular de revisões do carro.

Com 50 mil km é pra trocar filtros de ar, óleo e combustível, óleo 5w30 - GF5.
Fluido de freio se não foi trocado antes, troque; basta verificar  estado dele; pode trocar por DOT 4 ou 5.1, em substituição ao 3 original.

Pastilha de freio, pode verificar o estado, mas geralmente duram muito, coisa de até 80 mil km facilmente por ser de cerâmica que dura mais.
Velas trocam com 100 mil km ou um pouco antes, pois são de platina, duram mais.

Limpeza de TBI se nunca foi feita é uma boa fazer; limpeza de bicos não é necessária, mas se quiser fazer, pode.

Opaa valeu icefly25, eu vou sim dar uma olhada assim que pegar o carro na quarta. Como falei acima, o antigo dono só fez 2 revisões na ccs, então tenho que ter um cuidado extra agora no começo.

Agradeço as dicas sobre o fluido de freios, vou colocar o melhor que encontrar. Alguma recomendação de marca para eu ir atrás? Isso é mais fácil de trocar né? Será que posso levar em alguma mecânica mais simples? Pastilha deve estar inteira também, pela qualidade dela...

Saberia me explicar o que é a limpeza de TBI? Coloquei na lista mas não tenho certeza se sei o que é.. hehe. A de bicos só devo fazer se sentir algum engasgo no carro.

Abss e valeu!

Salomaoo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. Empty Re: Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos.

Mensagem por pimenta59 Ter Jul 26, 2016 3:00 am

Além do que léu e aice falaram, acho importante salientar:

CUIDADO com a limpeza do TBI. Nos Nissan, é diferente. Não faça em qualquer oficina, e dessas que você citou, só NELIO é especializado em NISSAN. Tem um tutorial explicando bem como fazer da maneira menos trabalhosa, de MRB aqui do fórum: https://www.youtube.com/watch?v=1cfJ-bIgeR0


Eu, e muitos outros do fórum, já fizemos várias vezes. As dicas que eu dou são:

Levante o carro com o macaco do lado do carona, como sugere MRB no vídeo, isso evita de escorrer produto para dentro do motor.

No caso do March/Versa, é o mais fácil de todos os Nissan, não precisa desmontar nada, basta soltar a mangueira de ar que vai para a TBI (desparafusar a abraçadeira e puxar, apenas), abrir a caixa do filtro de ar e afastar todo esse conjunto em direção à frente do veículo, o suficiente para ter acesso a TBI.

DURANTE ESSE PROCESSO, EM HIPÓTESE NENHUMA LIGUE O MOTOR.

Honestamente, é facílimo de fazer. É mais fácil até do que de explicar. Mas se não tiver coragem, não tiver muita afinidade, enfim, não for fazer você mesmo, não recomendo que faça em um mecânico sem scanner Nissan, pois tem suas pegadinhas.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. Empty Re: Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos.

Mensagem por icefly Ter Jul 26, 2016 9:09 am

Salomaoo escreveu:

Agradeço as dicas sobre o fluido de freios, vou colocar o melhor que encontrar. Alguma recomendação de marca para eu ir atrás? Isso é mais fácil de trocar né? Será que posso levar em alguma mecânica mais simples? Pastilha deve estar inteira também, pela qualidade dela...

Troca de fluido de freio é fazer de fazer em oficina e com mecânico bom, só complica se tiver ABS pois acho que precisa desativar o módulo.

Marcas boas de fluido: ATE, Bosch, além do genuíno que o MRB já demonstrou ser muito bom, só que é mais caro (como a maioria das coisas em autorizada).

Salomaoo escreveu:
Saberia me explicar o que é a limpeza de TBI? Coloquei na lista mas não tenho certeza se sei o que é.. hehe. A de bicos só devo fazer se sentir algum engasgo no carro.

Abss e valeu!

Tem tópico aqui de limpeza de TBI, dá uma pesquisada ai que acha, inclusive tem videos no YouTube que o nosso mago MRB e o Samueluser fizeram.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. Empty Re: Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos.

Mensagem por Salomaoo Qui Jul 28, 2016 1:02 pm

pimenta59 escreveu:Além do que léu e aice falaram, acho importante salientar:

CUIDADO com a limpeza do TBI. Nos Nissan, é diferente. Não faça em qualquer oficina, e dessas que você citou, só NELIO é especializado em NISSAN. Tem um tutorial explicando bem como fazer da maneira menos trabalhosa, de MRB aqui do fórum:  https://www.youtube.com/watch?v=1cfJ-bIgeR0


Eu, e muitos outros do fórum, já fizemos várias vezes. As dicas que eu dou são:

Levante o carro com o macaco do lado do carona, como sugere MRB no vídeo, isso evita de escorrer produto para dentro do motor.

No caso do March/Versa, é o mais fácil de todos os Nissan, não precisa desmontar nada, basta soltar a mangueira de ar que vai para a TBI (desparafusar a abraçadeira e puxar, apenas), abrir a caixa do filtro de ar e afastar todo esse conjunto em direção à frente do veículo, o suficiente para ter acesso a TBI.

DURANTE ESSE PROCESSO, EM HIPÓTESE NENHUMA LIGUE O MOTOR.

Honestamente, é facílimo de fazer. É mais fácil até do que de explicar. Mas se não tiver coragem, não tiver muita afinidade, enfim, não for fazer você mesmo, não recomendo que faça em um mecânico sem scanner Nissan, pois tem suas pegadinhas.

Fala Pimenta! Agradeço pelo comentário.. eu tinha visto esse vídeo, mas pra ser sincero sou bem curioso mas nunca coloquei a mão na massa, então prefiro levar em alguém que faça mesmo. Como aparentemente está tudo certinho com o motor, vou deixar para fazer essa limpeza de TBI mais para a frente, em uma oficina especializada mesmo! Valeu!

Salomaoo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. Empty Re: Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos.

Mensagem por Salomaoo Qui Jul 28, 2016 1:05 pm

icefly25 escreveu:
Salomaoo escreveu:

Agradeço as dicas sobre o fluido de freios, vou colocar o melhor que encontrar. Alguma recomendação de marca para eu ir atrás? Isso é mais fácil de trocar né? Será que posso levar em alguma mecânica mais simples? Pastilha deve estar inteira também, pela qualidade dela...

Troca de fluido de freio é fazer de fazer em oficina e com mecânico bom, só complica se tiver ABS pois acho que precisa desativar o módulo.

Marcas boas de fluido: ATE, Bosch, além do genuíno que o MRB já demonstrou ser muito bom, só que é mais caro (como a maioria das coisas em autorizada).

Salomaoo escreveu:
Saberia me explicar o que é a limpeza de TBI? Coloquei na lista mas não tenho certeza se sei o que é.. hehe. A de bicos só devo fazer se sentir algum engasgo no carro.

Abss e valeu!

Tem tópico aqui de limpeza de TBI, dá uma pesquisada ai que acha, inclusive tem videos no YouTube que o nosso mago MRB e o Samueluser fizeram.

Opa! Vou atualizar aqui no tópico, levei para a revisão na Porto Seguro da Chácara Sto Antonio (São Paulo), e fui muito bem atendido!

Virei amigo do mecânico e ele me mostrou tudo que estava fazendo.. os freios estão ainda em ótimo estado, não tem necessidade de trocar ainda o fluido, mas me recomendou fazer em breve pois acredita que o antigo proprietário não o fez. Me sugeriu usar o DOT 4.0, que é o padrão que eles estão usando lá.

Tive somente um problema na suspensão, vou atualizar o tópico aqui e postar embaixo deste..

Valeu! Abs,

Salomaoo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. Empty Re: Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos.

Mensagem por icefly Qui Jul 28, 2016 1:11 pm

O ideal é trocar o fluido de freio a cada 2 anos; dá um lida no manual de manutenções, se não tiver ele, baixa no site da Nissan, escolhe carro, modelo e ano.

O meu troquei com 4 anos pois essa troca não está incluída nas revisões normais, e já estava com coloração diferente (de transparente estava ficando amarelado).

Tirei o original DOT3 pra colocar um DOT4 Bosch, mais barato que o fluido vendido nas css.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos. Empty Re: Comprei meu March 1.6 S 2013/14 seminovo! Planos para revisões e cuidados preventivos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos