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Mensagem por Eduardo-Rio Seg Out 23, 2023 10:13 pm

Boa noite, já acompanho o grupo há alguns anos, mas essa a é a primeira postagem que faço: gostaria de indicação de uma oficina no RJ que saiba mexer nas válvulas/tuchos do motor do Sentra. Isso é um serviço complicado? Li, acho que aqui mesmo no fórum, que pode ser feito o serviço abrindo apenas uma capinha do motor sem precisar tirar a parte de cima toda. Procede?

Meu carro está com 49 mil km, próxima troca de óleo prevista pra 52 mil km. Recentemente ele começou a fazer aquele barulho de máquina de costura sempre quando liga, que tende a desaparecer depois de não mais do que 5 minutos. Mesmo quando ligo o carro depois de 2h parado e o motor ainda razoavelmente quente, ele faz o barulho. E percebi a marcha lenta instável, mas não é sempre... Inclusive manobrando o carro já chegou a morrer 2x, sendo que diversas vezes quando engato a ré ele quase morre. É um SL com CVT ano 2016 que peguei com 16 mil km. Confesso que esse carro ficava com o meu pai e "perdeu" 2 trocas de óleo... Pode ter sido isso o causador do problema? A Honda manda regular aa valvulas a cada 40 mil km, então por esse lado fazer o Nissan Sentra com 50 mil km não me parece totalmente sem sentido. O que me parece sem sentido é não ter tucho hidráulico em um motor moderno.

Aliás estou desgostoso com o carro... Já tive que trocar a escova do motor da ventoinha, caixa de direção com barulho que parecia bieleta, fazer a suspensão dianteira, freios dianteiros 2x, freios traseiros 1x. Além dessa questão dos tuchos agora tem um barulho chato que parece ser de batente do amortecedor que mecânico nenhum encontra (suspensão ainda está nova) e que só aparece em rua com pequenas ondulações (não faz barulho nem em buraco nem em ondulações mais fortes). Mas o que está me deixando aflito é o barulho de tucho, que na minha cabeça está gerando desgaste do motor...

Obrigado.

Abs
Eduardo

Eduardo-Rio

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Mensagem por absilva Ter Out 24, 2023 10:30 am

@Eduardo-Rio,
Pelo que você descreve, o barulho de válvulas / tuchos parece ser uma lubrificação deficiente no motor.
Ele também pode ter rodado com pouco óleo, já que seu pai perdeu alguns intervalos de troca.
Qual o óleo que você está usando?
Ao trocar o óleo, use um de classificação mais recente (API SP, ILSAC GF-6). O motor agradece, com um funcionamento mais suave e silencioso.
Outra coisa importante é sobre o filtro de óleo, os melhores tem uma válvula interna contra retorno, fazendo com que as partes superiores do motor fiquem sempre lubrificadas. Isso faz uma grande diferença nos momentos iniciais de funcionamento do motor.
Marcas mais comuns, como a Tecfil, não tem essa válvula, então fuja delas.
Sobre ajuste nos tuchos das válvulas, com 50.000Km me parece prematuro fazer isso.
Pra exemplificar, meu B16 ano 2010 tem 110.000Km e ainda não foi preciso ajustar.
Sobre marcha-lenta instável / motor "morrer" nas manobras, é sintoma típico de TBI suja, uma boa limpeza deve resolver. Aproveita e checa como estão os aterramentos que ficam no cofre do motor.
Sobre barulho "que só aparece em rua com pequenas ondulações", tem uma placa absorvedora de impacto atrás do para-choque dianteiro (parece ser feita com isopor).
Se essa placa estiver solta (é comum acontecer), ela pode gerar esse barulho.
absilva
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Mensagem por Eduardo-Rio Qua Out 25, 2023 11:36 pm

absilva, obrigado pelos comentários. Vou verificar essa placa dianteira. Com relação ao filtro, alguma marca que você indicaria com esse sistema que impede o óleo de descer? Obrigado.

Eduardo-Rio

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Mensagem por absilva Qui Out 26, 2023 8:25 am

Sobre marca do filtro de óleo, você pode usar o original vendido na CCS. Não é caro.
Como alternativa ao original, tem o Fram e o Mann e ambos tem a válvula contra o retorno do óleo.
absilva
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Mensagem por Eduardo-Rio Qui Out 26, 2023 8:43 pm

Obrigado

Eduardo-Rio

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Tuchos e válvulas B17 com 50 mil km  Empty Re: Tuchos e válvulas B17 com 50 mil km

Mensagem por André Silva Araújo Sáb Nov 18, 2023 8:38 am

Bom dia! Sem querer te assustar, mas eu tenho um B17 2018 e está com 50mil km.
Quando estava com 41mil fiz embuchamento com novas buchas do setor da direção elétrica (as originais não aguentam nossas ruas), substituí os coxins (só prestam os genuínos), também os batentes de amortecedores (davam fim de curso com frequência) e os amortecedores também!
Os amortecedores desses carro costumam dar FOLGA LATERAL nas hastes e não tem milagre que resolva. Por isso, sugiro levar num especialista em suspensão, tirar os amortecedores, colocar em bancada e fazer o teste lateral.
Sua impressão (rua com ondulações) é exatamente o que ocorreu comigo e me fez levar pra oficina.
Se substituir os amortecedores compre os genuínos ou da marca Kayaba (KYB), NÃO compre Nakata e nem Cofap para este carro pois são umas porcarias!

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Tuchos e válvulas B17 com 50 mil km  Empty Re: Tuchos e válvulas B17 com 50 mil km

Mensagem por Eduardo-Rio Sáb Nov 18, 2023 4:51 pm

André, era exatamente isso que você falou, os amortecedores (Cofap) estavam com folga lateral. Troquei o par pelo KYB, coxim Sampel, e rolamento original. O batente e coifa estavam bons, eram do kit da Cofap que eu havia colocado antes (cujos amortecedores não duraram nem 30 mil km). Uma semana antes troquei a caixa de direção também e parte dos barulhos já tinham ido embora.

Agora o carro está praticamente sem barulho, mas ainda ouço algumas coisas que parece que vêm da parte traseira. Suspeito dos ferros da tampa do porta malas e do saquinho de ferramentas (o Sentra não tem a caixa de ferramentas que encaixa dentro do estepe). Já comprei uns velcros e plástico bolha pra encapar, vou ver se resolve.

O barulho metalico da frente que ainda permanece me parece que é logo atrás do painel, e não aparece em ruas com ondulações - mas sim somente em buracos. É incrível, são vários barulhos diferentes vindo de lugares diferentes... Os mais altos e frequentes já foram resolvidos.

A marcha lenta instável com carro engatado melhorou quase 100% após limpeza de bicos e TBI. O carro está um pouco mais esperto também.

Eduardo-Rio

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Mensagem por André Silva Araújo Dom Nov 19, 2023 9:39 am

Eduardo, a suspensão desse carro é problemática, contudo você deu azar com o motor porque este é excelente, concepção simples feita pra rodar 600mil km fácil facil!

André Silva Araújo

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