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Relato - Kicks com Câmbio CVT Quebrado
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Igor Modesto
CAIUBI
vrebolho
smilodon
9 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Kicks
Página 1 de 1
Relato - Kicks com Câmbio CVT Quebrado
Pessoal, eu estou passando por um grande problema com o meu carro. Tinha me ausentado do fórum e acabei postando lá na seção do Sentra. Mas vou postar toda a situação que me ocorreu aqui.
Bom, tenho um Nissan Kicks SL 2018, adquirido em Maio. Sempre fiz minhas revisões na concessionária.
Quando chegamos no mês de Março deste ano, o carro começou a apresentar problemas. Ficava falhando bastante, principalmente de manhã (passei uns 3 meses achando que seria culpa do combustível com mais álcool e por conta do período frio que coincidiu com a época). Passaram-se os meses e o problema persistiu, sendo que verificando com outas pessoas da cidade e não havia ninguém se queixando de combustível (até porque moro no oeste da Bahia, então aqui é muito raro ficar frio a tal ponto).
O problema começou a se agravar e já acontecia a qualquer momento, mesmo com o motor quente, com gasolina aditivada aditivo. Além disso, algumas vezes a rotação do carro subia como se eu tivesse reduzindo uma marcha (sei que o CVT não tem marcha, mas só pra entender o que ocorria). Antecipei a revisão dos 30.000 km (meu carro tinha 28.500 km). O mecânico da Nissan deu uma volta com o carro e disse que estava tudo normal. Depois que saí da revisão, o carro voltou 1000 vezes pior. Agora, quando eu aliviava um pouco o pé do acelerador, era como se eu estivesse jogando uma 1ª marcha com o carro em velocidade média. A rotação ia no céu e o carro dava aquele tranco pra reduzir a velocidade. Levei em um outro mecânico pra ver se ele descobria alguma coisa. O mecânico imediatamente falou "Cara, seu câmbio CVT foi pro pau, mas a gente não trabalha com ele não. Só na autorizada".
Bom, retornei na autorizada e falei com o mecânico da Nissan que o outro mecânico falou isso. Aí o cara falou que era "Impossível", pois "este câmbio - o CVT - não quebra". Minha vontade foi de perguntar pra ele se era algum tipo de tecnologia alienígena, mas...Deixei ele fazer o diagnóstico porque estava impossível rodar com o carro. A Nissan levou 5 dias pra diagnosticar que o câmbio realmente estava com problema e seria necessário trocar. O diagnóstico ocorreu após 3 anos e 1 mês (a garantia do veículo é de 3 anos). No início eles disseram que a garantia tinha acabado e não iria cobrir, mas vi até aqui no fórum que o câmbio possui 10 anos de garantia ou 200.000 km de rodagem. Argumentei isso e, depois de 3 dias eles aceitaram e vão arcar. (Pelo menos uma vitória aqui, pois os valores cobrados seriam:
R$ 19.731,28 na Caixa de transmissão;
R$ 1.043,28 de fluido;
R$ 1.300 de Serviço;
Totalizando R$ 22.074,82. Impossível de arcar!
A Nissan falou que demoraria de 10 a 15 dias pra receber o outro câmbio (pois não há sobressalente aqui no Brasil, só no Japão. Um absurdo!). Como fiquei muito tempo sem o veículo, solicitei um veículo reserva e eles NEGARAM! E nem disseram o motivo, só negaram!
Enfim, já estou a quase 1 mês sem o carro e estou me virando aqui. As próximas atualizações eu coloco aqui. Espero que já se resolva ainda nesta primeira quinzena do mês.
Bom, tenho um Nissan Kicks SL 2018, adquirido em Maio. Sempre fiz minhas revisões na concessionária.
Quando chegamos no mês de Março deste ano, o carro começou a apresentar problemas. Ficava falhando bastante, principalmente de manhã (passei uns 3 meses achando que seria culpa do combustível com mais álcool e por conta do período frio que coincidiu com a época). Passaram-se os meses e o problema persistiu, sendo que verificando com outas pessoas da cidade e não havia ninguém se queixando de combustível (até porque moro no oeste da Bahia, então aqui é muito raro ficar frio a tal ponto).
O problema começou a se agravar e já acontecia a qualquer momento, mesmo com o motor quente, com gasolina aditivada aditivo. Além disso, algumas vezes a rotação do carro subia como se eu tivesse reduzindo uma marcha (sei que o CVT não tem marcha, mas só pra entender o que ocorria). Antecipei a revisão dos 30.000 km (meu carro tinha 28.500 km). O mecânico da Nissan deu uma volta com o carro e disse que estava tudo normal. Depois que saí da revisão, o carro voltou 1000 vezes pior. Agora, quando eu aliviava um pouco o pé do acelerador, era como se eu estivesse jogando uma 1ª marcha com o carro em velocidade média. A rotação ia no céu e o carro dava aquele tranco pra reduzir a velocidade. Levei em um outro mecânico pra ver se ele descobria alguma coisa. O mecânico imediatamente falou "Cara, seu câmbio CVT foi pro pau, mas a gente não trabalha com ele não. Só na autorizada".
Bom, retornei na autorizada e falei com o mecânico da Nissan que o outro mecânico falou isso. Aí o cara falou que era "Impossível", pois "este câmbio - o CVT - não quebra". Minha vontade foi de perguntar pra ele se era algum tipo de tecnologia alienígena, mas...Deixei ele fazer o diagnóstico porque estava impossível rodar com o carro. A Nissan levou 5 dias pra diagnosticar que o câmbio realmente estava com problema e seria necessário trocar. O diagnóstico ocorreu após 3 anos e 1 mês (a garantia do veículo é de 3 anos). No início eles disseram que a garantia tinha acabado e não iria cobrir, mas vi até aqui no fórum que o câmbio possui 10 anos de garantia ou 200.000 km de rodagem. Argumentei isso e, depois de 3 dias eles aceitaram e vão arcar. (Pelo menos uma vitória aqui, pois os valores cobrados seriam:
R$ 19.731,28 na Caixa de transmissão;
R$ 1.043,28 de fluido;
R$ 1.300 de Serviço;
Totalizando R$ 22.074,82. Impossível de arcar!
A Nissan falou que demoraria de 10 a 15 dias pra receber o outro câmbio (pois não há sobressalente aqui no Brasil, só no Japão. Um absurdo!). Como fiquei muito tempo sem o veículo, solicitei um veículo reserva e eles NEGARAM! E nem disseram o motivo, só negaram!
Enfim, já estou a quase 1 mês sem o carro e estou me virando aqui. As próximas atualizações eu coloco aqui. Espero que já se resolva ainda nesta primeira quinzena do mês.
smilodon- Mensagens : 92
Data de inscrição : 05/03/2018
vrebolho gosta desta mensagem
Re: Relato - Kicks com Câmbio CVT Quebrado
Olha a importância de se fazer todas as revisões. Ainda bem que eles vão arcar com o reparo. Essa peça é muito cara. Eles não deixam em estoque. Por isso a demora.
vrebolho- Mensagens : 58
Data de inscrição : 09/09/2019
smilodon gosta desta mensagem
Re: Relato - Kicks com Câmbio CVT Quebrado
smilodon escreveu:Pessoal, eu estou passando por um grande problema com o meu carro. Tinha me ausentado do fórum e acabei postando lá na seção do Sentra. Mas vou postar toda a situação que me ocorreu aqui.
Bom, tenho um Nissan Kicks SL 2018, adquirido em Maio. Sempre fiz minhas revisões na concessionária.
Quando chegamos no mês de Março deste ano, o carro começou a apresentar problemas. Ficava falhando bastante, principalmente de manhã (passei uns 3 meses achando que seria culpa do combustível com mais álcool e por conta do período frio que coincidiu com a época). Passaram-se os meses e o problema persistiu, sendo que verificando com outas pessoas da cidade e não havia ninguém se queixando de combustível (até porque moro no oeste da Bahia, então aqui é muito raro ficar frio a tal ponto).
O problema começou a se agravar e já acontecia a qualquer momento, mesmo com o motor quente, com gasolina aditivada aditivo. Além disso, algumas vezes a rotação do carro subia como se eu tivesse reduzindo uma marcha (sei que o CVT não tem marcha, mas só pra entender o que ocorria). Antecipei a revisão dos 30.000 km (meu carro tinha 28.500 km). O mecânico da Nissan deu uma volta com o carro e disse que estava tudo normal. Depois que saí da revisão, o carro voltou 1000 vezes pior. Agora, quando eu aliviava um pouco o pé do acelerador, era como se eu estivesse jogando uma 1ª marcha com o carro em velocidade média. A rotação ia no céu e o carro dava aquele tranco pra reduzir a velocidade. Levei em um outro mecânico pra ver se ele descobria alguma coisa. O mecânico imediatamente falou "Cara, seu câmbio CVT foi pro pau, mas a gente não trabalha com ele não. Só na autorizada".
Bom, retornei na autorizada e falei com o mecânico da Nissan que o outro mecânico falou isso. Aí o cara falou que era "Impossível", pois "este câmbio - o CVT - não quebra". Minha vontade foi de perguntar pra ele se era algum tipo de tecnologia alienígena, mas...Deixei ele fazer o diagnóstico porque estava impossível rodar com o carro. A Nissan levou 5 dias pra diagnosticar que o câmbio realmente estava com problema e seria necessário trocar. O diagnóstico ocorreu após 3 anos e 1 mês (a garantia do veículo é de 3 anos). No início eles disseram que a garantia tinha acabado e não iria cobrir, mas vi até aqui no fórum que o câmbio possui 10 anos de garantia ou 200.000 km de rodagem. Argumentei isso e, depois de 3 dias eles aceitaram e vão arcar. (Pelo menos uma vitória aqui, pois os valores cobrados seriam:
R$ 19.731,28 na Caixa de transmissão;
R$ 1.043,28 de fluido;
R$ 1.300 de Serviço;
Totalizando R$ 22.074,82. Impossível de arcar!
A Nissan falou que demoraria de 10 a 15 dias pra receber o outro câmbio (pois não há sobressalente aqui no Brasil, só no Japão. Um absurdo!). Como fiquei muito tempo sem o veículo, solicitei um veículo reserva e eles NEGARAM! E nem disseram o motivo, só negaram!
Enfim, já estou a quase 1 mês sem o carro e estou me virando aqui. As próximas atualizações eu coloco aqui. Espero que já se resolva ainda nesta primeira quinzena do mês.
06-08-21 Por favor, qual o motivo da quebra/defeito? O CVT continua confiável? Obrigado
CAIUBI- Mensagens : 190
Data de inscrição : 24/05/2017
Localização : OURINHOS/SP
smilodon gosta desta mensagem
Re: Relato - Kicks com Câmbio CVT Quebrado
Sim. Imagine a dor de cabeça se eu não tivesse feito uma das revisões lá?vrebolho escreveu:Olha a importância de se fazer todas as revisões. Ainda bem que eles vão arcar com o reparo. Essa peça é muito cara. Eles não deixam em estoque. Por isso a demora.
A esta altura estaria correndo atrás de importar peças, ou procurando carro batido que deu perda total pra conseguir comprar um câmbio (com funcionamento duvidoso) por um preço mais em conta, ou então desembolsar esta fortuna pra reparar o carro! Seria terrível!
A questão da peça não estar aqui eu até entendo, sabe? Imagino que não seja algo que tenha uma demanda grande (se tiver 5 por ano, no país inteiro, é muito.
Mas achei sacanagem foi a recusa do veículo reserva. As questões de logísticas é por conta deles. A garantia pode não prever o veículo reserva, mas também não dá pra dizer que é normal deixar o carro 20 dias aguardando uma peça chegar. Se não é vantagem para eles ter estas peças em estoque, eles deveriam sim dar o veículo reserva para o caso de clientes que não possam pegar o carro de volta até a peça chegar.
smilodon- Mensagens : 92
Data de inscrição : 05/03/2018
Re: Relato - Kicks com Câmbio CVT Quebrado
CAIUBI escreveu:06-08-21 Por favor, qual o motivo da quebra/defeito? O CVT continua confiável? Obrigado
- Menção:
smilodon escreveu:Pessoal, eu estou passando por um grande problema com o meu carro. Tinha me ausentado do fórum e acabei postando lá na seção do Sentra. Mas vou postar toda a situação que me ocorreu aqui.
Bom, tenho um Nissan Kicks SL 2018, adquirido em Maio. Sempre fiz minhas revisões na concessionária.
Quando chegamos no mês de Março deste ano, o carro começou a apresentar problemas. Ficava falhando bastante, principalmente de manhã (passei uns 3 meses achando que seria culpa do combustível com mais álcool e por conta do período frio que coincidiu com a época). Passaram-se os meses e o problema persistiu, sendo que verificando com outas pessoas da cidade e não havia ninguém se queixando de combustível (até porque moro no oeste da Bahia, então aqui é muito raro ficar frio a tal ponto).
O problema começou a se agravar e já acontecia a qualquer momento, mesmo com o motor quente, com gasolina aditivada aditivo. Além disso, algumas vezes a rotação do carro subia como se eu tivesse reduzindo uma marcha (sei que o CVT não tem marcha, mas só pra entender o que ocorria). Antecipei a revisão dos 30.000 km (meu carro tinha 28.500 km). O mecânico da Nissan deu uma volta com o carro e disse que estava tudo normal. Depois que saí da revisão, o carro voltou 1000 vezes pior. Agora, quando eu aliviava um pouco o pé do acelerador, era como se eu estivesse jogando uma 1ª marcha com o carro em velocidade média. A rotação ia no céu e o carro dava aquele tranco pra reduzir a velocidade. Levei em um outro mecânico pra ver se ele descobria alguma coisa. O mecânico imediatamente falou "Cara, seu câmbio CVT foi pro pau, mas a gente não trabalha com ele não. Só na autorizada".
Bom, retornei na autorizada e falei com o mecânico da Nissan que o outro mecânico falou isso. Aí o cara falou que era "Impossível", pois "este câmbio - o CVT - não quebra". Minha vontade foi de perguntar pra ele se era algum tipo de tecnologia alienígena, mas...Deixei ele fazer o diagnóstico porque estava impossível rodar com o carro. A Nissan levou 5 dias pra diagnosticar que o câmbio realmente estava com problema e seria necessário trocar. O diagnóstico ocorreu após 3 anos e 1 mês (a garantia do veículo é de 3 anos). No início eles disseram que a garantia tinha acabado e não iria cobrir, mas vi até aqui no fórum que o câmbio possui 10 anos de garantia ou 200.000 km de rodagem. Argumentei isso e, depois de 3 dias eles aceitaram e vão arcar. (Pelo menos uma vitória aqui, pois os valores cobrados seriam:
R$ 19.731,28 na Caixa de transmissão;
R$ 1.043,28 de fluido;
R$ 1.300 de Serviço;
Totalizando R$ 22.074,82. Impossível de arcar!
A Nissan falou que demoraria de 10 a 15 dias pra receber o outro câmbio (pois não há sobressalente aqui no Brasil, só no Japão. Um absurdo!). Como fiquei muito tempo sem o veículo, solicitei um veículo reserva e eles NEGARAM! E nem disseram o motivo, só negaram!
Enfim, já estou a quase 1 mês sem o carro e estou me virando aqui. As próximas atualizações eu coloco aqui. Espero que já se resolva ainda nesta primeira quinzena do mês.
Então. Graças a Deus pegamos o carro hoje.
Eles não disseram qual foi o motivo do defeito. Mas o carro tem 28500 km rodados, não foi batido e sempre andou em trechos urbanos. Até antes do defeito, via o câmbio CVT como confiável (foi o meu primeiro CVT, mas vi que são raros defeitos neste tipo de câmbio. Só que, quando ocorre, o valor dele é um absurdo!).
Acredito que o meu caso foi mero azar mesmo. Talvez algum problema na fabricação, ou algum problema no controlador eletrônico (aparentemente eles trocam tudo quando ocorre isso).
O fato é que eles só disseram que o câmbio foi condenado nos ensaios e a Nissan recomendou a substituição.
Bom! Agora já estamos com o carro em mãos. Aparentemente está tudo normal, mas qualquer coisa eu atualizo aqui! E se tiverem qualquer dúvida eu falo! Valeu!
smilodon- Mensagens : 92
Data de inscrição : 05/03/2018
CAIUBI gosta desta mensagem
Re: Relato - Kicks com Câmbio CVT Quebrado
Olá tudo bem?
Eu não sou especialista no assunto, mas li muito a respeito de CVT antes de comprar o meu carro, e me recordo de alguém recomendar ao estacionar o carro para preservar essa peça: Primeiro colocar no neutro, em seguida acionar o freio de mão e então soltar o pé do freio com o carro em neutro, dessa forma o carro se movimenta um pouquinho pra frente ou para trás dependendo da inclinação do piso e neste instante o peso do carro fica apoiado no atrito do freio de mão e não na mecânica da transmissão, e por último acionar o parking. Se eu falei alguma bobagem, por favor me corrijam, esta é a lembrança que eu tenho de cuidado para preservar a peça em questão. Att, Igor Modesto
Eu não sou especialista no assunto, mas li muito a respeito de CVT antes de comprar o meu carro, e me recordo de alguém recomendar ao estacionar o carro para preservar essa peça: Primeiro colocar no neutro, em seguida acionar o freio de mão e então soltar o pé do freio com o carro em neutro, dessa forma o carro se movimenta um pouquinho pra frente ou para trás dependendo da inclinação do piso e neste instante o peso do carro fica apoiado no atrito do freio de mão e não na mecânica da transmissão, e por último acionar o parking. Se eu falei alguma bobagem, por favor me corrijam, esta é a lembrança que eu tenho de cuidado para preservar a peça em questão. Att, Igor Modesto
Igor Modesto- Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/01/2021
Idade : 37
Localização : Curitiba
WilsonM gosta desta mensagem
Re: Relato - Kicks com Câmbio CVT Quebrado
Igor Modesto escreveu:Olá tudo bem?
Eu não sou especialista no assunto, mas li muito a respeito de CVT antes de comprar o meu carro, e me recordo de alguém recomendar ao estacionar o carro para preservar essa peça: Primeiro colocar no neutro, em seguida acionar o freio de mão e então soltar o pé do freio com o carro em neutro, dessa forma o carro se movimenta um pouquinho pra frente ou para trás dependendo da inclinação do piso e neste instante o peso do carro fica apoiado no atrito do freio de mão e não na mecânica da transmissão, e por último acionar o parking. Se eu falei alguma bobagem, por favor me corrijam, esta é a lembrança que eu tenho de cuidado para preservar a peça em questão. Att, Igor Modesto
Isso vale para câmbio automático tradicional também, mas por segurança é melhor primeiro puxar o freio de mão e depois colocar no neutro, só depois tirar o pé do freio.
Shorts- Mensagens : 310
Data de inscrição : 23/12/2017
Localização : Guarulhos/SP
WilsonM e CAIUBI gostam desta mensagem
Re: Relato - Kicks com Câmbio CVT Quebrado
Sim. Meu pai sempre me recomenda isso também. Quando parava o carro em ladeira eu sempre fazia isso. Mas era algo bem raro, já que o trajeto que eu mais fazia era trabalho / casa e ambos locais eram estacionamento plano. Além da cidade em si que não tem muitas ladeiras.Igor Modesto escreveu:Olá tudo bem?
Eu não sou especialista no assunto, mas li muito a respeito de CVT antes de comprar o meu carro, e me recordo de alguém recomendar ao estacionar o carro para preservar essa peça: Primeiro colocar no neutro, em seguida acionar o freio de mão e então soltar o pé do freio com o carro em neutro, dessa forma o carro se movimenta um pouquinho pra frente ou para trás dependendo da inclinação do piso e neste instante o peso do carro fica apoiado no atrito do freio de mão e não na mecânica da transmissão, e por último acionar o parking. Se eu falei alguma bobagem, por favor me corrijam, esta é a lembrança que eu tenho de cuidado para preservar a peça em questão. Att, Igor Modesto
Mas, de qualquer forma, é uma boa recomendação porque quando você coloca no P, o câmbio fica segurando o peso do carro.
smilodon- Mensagens : 92
Data de inscrição : 05/03/2018
Re: Relato - Kicks com Câmbio CVT Quebrado
Eu procedo da seguinte forma. Não discordando dos colegas acima, jamais. Mas com o acréscimo de mais uma coisa. Eu quando vou parar o carro em qualquer lugar que seja, faço da mesma maneira que os colegas, mas não coloco em "P". Deixo no "N". Para isso, o freio de estacionamento deve estar sempre regulado e com ação suficiente para segurar o carro em qualquer aclive ou declive. Deixo em "N", porque pode vir a sofrer um abalroamento estando parado ou até mesmo por aqueles motoristas que só conseguem sair da vaga da frente ou de trás dos nossos carros se der aquela encostada no para-choque da frente ou de trás. E essas encostadas ou mesmo um choque bruto, poderá danificar o cambio da mesma maneira. Por isso, quando paro o carro, fico com o freio acionado, coloco em "N", puxo o freio de estacionamento, solto o pé do freio e o carro "senta" no freio de estacionamento. Mas não coloco em "P". Deixo em "N".
Brates- Mensagens : 226
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 49
Localização : São Paulo
WilsonM e CAIUBI gostam desta mensagem
Ruído e Vibração
Pessoal, tenho um Kicks 2018 com câmbio cvt. Notei faz uns dias um ruído logo abaixo dos pés do motorista. Junto com o ruído eu sinto uma vibração anormal no assoalho. Verificaram semi eixo, cubos de roda e setor da direção. Não acharam nada.
Agora dizem q é na caixa.
Alguém teve problema parecido?
Agora dizem q é na caixa.
Alguém teve problema parecido?
Marco Schacker- Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/08/2021
Re: Relato - Kicks com Câmbio CVT Quebrado
Olá,
Gostaria de deixar aqui meu relato também. Tenho um Kicks SV 2018 que comprei zero e esse mês faz 1 ano que venceu a garantia.
No último final de semana após pegar um congestionamento de 40 min o carro não respondia mais aceleração. Era necessário desligar e religar para conseguir antar por mais alguns kms ou metros.
Carro levado de guincho a concessionária onde já está 4 dias.
Hoje recebi o diagnóstico e orçamento. Câmbio com defeito e necessário substituição. R$27 mil reais essa brincadeira.
Acredito ser o mesmo problema do colega que abriu esses posts.
O consultor que me atende me orientou a fazer contato no SAC da Nissan informando o ocorrido, diagnóstico e valores.
Assim o fiz e agora estou aguardando retorno da montadora.
O ponto positivo é que tudo que fiz no carro foi na autorizada. O que acham? Alguma chance da montadora bancar esse preju?
Caso contrário, vou ter q correr atrás de cambio.usado e passar o carro para frente
Atualizo aqui quando receber o retorno.
Gostaria de deixar aqui meu relato também. Tenho um Kicks SV 2018 que comprei zero e esse mês faz 1 ano que venceu a garantia.
No último final de semana após pegar um congestionamento de 40 min o carro não respondia mais aceleração. Era necessário desligar e religar para conseguir antar por mais alguns kms ou metros.
Carro levado de guincho a concessionária onde já está 4 dias.
Hoje recebi o diagnóstico e orçamento. Câmbio com defeito e necessário substituição. R$27 mil reais essa brincadeira.
Acredito ser o mesmo problema do colega que abriu esses posts.
O consultor que me atende me orientou a fazer contato no SAC da Nissan informando o ocorrido, diagnóstico e valores.
Assim o fiz e agora estou aguardando retorno da montadora.
O ponto positivo é que tudo que fiz no carro foi na autorizada. O que acham? Alguma chance da montadora bancar esse preju?
Caso contrário, vou ter q correr atrás de cambio.usado e passar o carro para frente
Atualizo aqui quando receber o retorno.
tiagol.borba- Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/03/2018
Re: Relato - Kicks com Câmbio CVT Quebrado
eu acho que tem grandes chances da Nissan arcar com o custo ainda em garantia para o reparo do câmbio.
Mas temos de esperar pra saber.
O sintoma é clássico de deterioração do fluido do câmbio, apenas de curiosidade qual a km do carro, e que tipo de percurso é mais utilizado, sob trânsito pesado, prioritariamente em estrada, você transporte muito peso ou tem reboque, por exemplo? É bom checar a condição do sistema de arrefecimento também, já que ele é o responsável para manter a temperatura do fluido do câmbio.
Mas temos de esperar pra saber.
O sintoma é clássico de deterioração do fluido do câmbio, apenas de curiosidade qual a km do carro, e que tipo de percurso é mais utilizado, sob trânsito pesado, prioritariamente em estrada, você transporte muito peso ou tem reboque, por exemplo? É bom checar a condição do sistema de arrefecimento também, já que ele é o responsável para manter a temperatura do fluido do câmbio.

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