Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» pagar gasolina com aplicativo
Uso de combustivel ruim causou prejuizo - ou, troque suas velas! EmptyHoje à(s) 7:34 pm por Dagoberto1

» Bomba de combustível queimando
Uso de combustivel ruim causou prejuizo - ou, troque suas velas! EmptyHoje à(s) 5:01 pm por ygoran

» Câmbio manual Sentra b16
Uso de combustivel ruim causou prejuizo - ou, troque suas velas! EmptyHoje à(s) 4:17 pm por WilsonM

» Consumo exorbitante
Uso de combustivel ruim causou prejuizo - ou, troque suas velas! EmptyHoje à(s) 2:51 pm por ygoran

» Cheiro na cabine ao acelerar forte
Uso de combustivel ruim causou prejuizo - ou, troque suas velas! EmptyHoje à(s) 2:39 pm por ygoran

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Uso de combustivel ruim causou prejuizo - ou, troque suas velas! EmptyHoje à(s) 2:29 pm por ygoran

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Uso de combustivel ruim causou prejuizo - ou, troque suas velas! EmptyHoje à(s) 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

» Benvindos colegas! Apresente-se aqui!
Uso de combustivel ruim causou prejuizo - ou, troque suas velas! EmptyOntem à(s) 7:17 pm por Guilherme Souza Torelli

» Diagrama do chicote do som Versa
Uso de combustivel ruim causou prejuizo - ou, troque suas velas! EmptyOntem à(s) 3:11 pm por arai

Inscreva-se!


Uso de combustivel ruim causou prejuizo - ou, troque suas velas!

2 participantes

Ir para baixo

Uso de combustivel ruim causou prejuizo - ou, troque suas velas! Empty Uso de combustivel ruim causou prejuizo - ou, troque suas velas!

Mensagem por spode Sex Nov 20, 2020 10:00 am

Sentra S 2012 (B16), 72kkm, velas nunca trocadas. O manual indica troca a cada 100.000 não?

Uso predominantemente gasolina, mas esporadicamente coloco alcool. Dessa vez, completei com alcool em um posto grande na beira da estrada durante uma viagem, posto de bandeira BR...

Tudo bem até o tanque chegar a um quarto. Acendeu a luz da injeção e o carro começou a falhar. O scanner confirmou o que eu suspeitava, misfire. Em tres cilindros. 1, 3 e 4. Maldito alcool batizado com sabe la o que...

Seria muita coincidencia tres bicos injetores ou tres bobinas pifarem ao mesmo tempo, desconfiei então de suprimento de combustivel inadequado. Então, comecei com o básico. Bomba de combustível testada, perfeita. Esgotei o "combustível" que estava no tanque e botei gasolina aditivada de um posto de confiança. O problema continuou igual.

Troquei filtro de combustível (que não tinha nem 10kkm rodados ainda) e velas, que estavam horrivelmente desgastadas, passando muito na hora de trocar, os eletrodos completamente arredondados e o gap totalmente fora da especificação. Limpei minuciosamente o corpo de borboleta. Aproveitei pra testar as bobinas, a resistencia entre elas todas diferentes, mas muito pouco. Não encontrei a especificação da faixa de resistencia aceitável. Houve uma pequena melhora, mas o misfire em 3 cilindros continuava.

Vamos ver os bicos. Os tres com defeito, sem vazão adequada. 1, 3 e 4. Troquei os quatro por novos da Bosch. Não me atentei em ver a marca original, não tenho certeza que eram Bosch. Resolvi trocar por novos ao invés de tentar/mandar limpar. Mais uma pequena melhora, mas continuava falhando 1 e 4. Corrigiu o problema do cilindro 3, pelo menos. As vezes, o 1 não falhava. Eu limpava o erro pelo scanner e via só erro no cilindro 4, mas as vezes o cilindro 1 aparecia nas falhas. Nesse periodo, eu só andei com o carro em trajetos muito curtos e apenas para suprir a deficiencia de transporte publico na hora/local onde precisava ir e vir. Trajetos de não mais de 5km e por meia duzia de vezes em um mes, até eu ter tempo de diagnosticar mais - o tal do home office nos faz ter menos tempo do que quando trabalhávamos em escritório, engraçado.

Voltemos às bobinas. 1 e 4 com a resistencia ligeiramente diferente comparado com 2 e 3. 2 e 3 entre si similares e 1 e 4 diferentes entre si e entre 2 e 3. Pouca diferença, mas, me deixou com a pulga atrás da orelha. Até então, eu mesmo havia feito os testes e trocado as peças, em casa mesmo.

Como as bobinas são caras, eu não tinha certeza e não queria trocar peças a esmo, joguei a toalha e fui consultar um mecanico. O cara queria trocar um monte de sensor, abrir o motor pra ver se não tinha problema com o cilindro e cabeçote (disse q teste de compressão não fala a verdade sempre, o que discordo), enfim, um mundo de coisas que ia me custar mais do que as bobinas. Até sugerir limpar os bicos novos em folha com menos de 20km rodados o cara sugeriu...

Então, arrisquei. Troquei as quatro bobinas, por novas Hitachi, que era a marca que estava lá originalmente. É a mesma referencia das bobinas da Livina, mas procurando por Bobinas para Livina consegui encontrar mais barato do que procurando por Bobinas para Sentra, sendo as referencias absolutamente identicas. Vai entender esse mercado...

Resultado: Ficou perfeito! A mudança foi grande, o motor está mais silencioso e vibrando menos, alem de ligar muito mais rápido de manhã e não morrer mais no sinal. Eu sentia certa dificuldade do carro pegar de manhã alguns dias e algumas vezes o carro morria no transito parado em sinal com o ar ligado. Eu sempre atribuia ao combustível ruim, já que a manutenção estava rigorosamente como o manda o manual - exceto pelas benditas trocas de oleo cvt feitas a cada 20kkm. Essas pequenas falhas era o carro me dizendo que as velas estavam ruins. Eu, burramente ignorei, achando que era apenas sujeira do corpo de borboletas e combustivel adulterado.

Ainda inconformado de falhas simultaneas de mais de um bico injetor e mais de uma bobina, fui estudar o caso, o que poderia ter causada tal falha. Aprendi que vela desgastada demais força a bobina, "queimando-a". No meu caso, tirou da faixa de operação projetada, sem "queimar" totalmente. Descobri que combustível ruim danifica a vela a longo prazo (eu normalmente só abasteço em postos confiáveis, mas na estrada - e eu viajo bastante - não tem muito o que fazer). Ou seja: combustivel ruim=vela com desgaste acelerado=bobinas queimadas. Profilaxia: Troque as velas com a metade da quilometragem ou se mude pra um pais sem combustivel batizado.

Gastei uma boa grana só em peças. Daria pra tomar uma quantidade indescritível de cervejas. A mão de obra foi minha, eu mesmo testei e troquei tudo.

Ainda não entendi a relação da falha dos bicos injetores com a falha das bobinas. Pode ter sido coincidencia, minha área de engenharia não é mecanica/automotiva. Eu devia ter jogado na loteria nesse dia, quem sabe eu não recuperaria o prejuízo...



spode

Mensagens : 17
Data de inscrição : 18/10/2016
Localização : Recife - PE

WilsonM, absilva, rneves, luuuuucas, arai e Rogério Brilhante gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de combustivel ruim causou prejuizo - ou, troque suas velas! Empty Re: Uso de combustivel ruim causou prejuizo - ou, troque suas velas!

Mensagem por absilva Sex Nov 20, 2020 12:20 pm

@spode,
Muito bom seu post, gostei.
O maior problema das bobinas é no lado secundário, de alta tensão, o que alimenta e faz as velas soltarem uma faísca. A voltagem alí é elevada, da ordem de uns 10Kv.
Pequenas fugas "roubam" parte da energia que iria para as velas, resultando em má combustão - e aumento no consumo de combustível.
absilva
absilva

Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

spode e arai gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos