Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Câmbio manual Sentra b16
Parâmetros ECM EmptyOntem à(s) 7:45 pm por Guilherme Souza Torelli

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Parâmetros ECM EmptyOntem à(s) 7:28 pm por Guilherme Souza Torelli

» Benvindos colegas! Apresente-se aqui!
Parâmetros ECM EmptyOntem à(s) 7:17 pm por Guilherme Souza Torelli

» Diagrama do chicote do som Versa
Parâmetros ECM EmptyOntem à(s) 3:11 pm por arai

» Erro no sistema 4WD - Frontier Attack 2021
Parâmetros ECM EmptyOntem à(s) 11:56 am por Alesson

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Parâmetros ECM EmptyQua Abr 24, 2024 1:57 pm por waldir.bacaicoa

» O porta malas não trava
Parâmetros ECM EmptyQua Abr 24, 2024 1:52 pm por WilsonM

» Consumo Sentra B17 (Novo Sentra)
Parâmetros ECM EmptyQua Abr 24, 2024 8:08 am por andre fachini

» carros chineses e coreanos fazendo concorrencia Nissan
Parâmetros ECM EmptyQua Abr 24, 2024 4:50 am por Dagoberto

Inscreva-se!


Parâmetros ECM

5 participantes

Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Parâmetros ECM

Mensagem por limafabioh Seg Mar 21, 2016 8:41 am

Alguém sabe como resetar o parâmetro LTFT da EMC do Sentra, lidos por um OBD?

Pergunto isso porque o meu está com valor de -20%, indicando que está trabalhando com mistura rica o tempo todo.

Quero ter certeza que o problema continua.

tentei desconectar a bateria a noite toda mas não funcionou.

Achei esse procedimento na internet, mas fiquei com receio de tentar:
Mixture Ratio Self-Learning Control
Instructions
1Start engine and warm it up to normal operating temperature.
2Turn ignition switch OFF.
3Disconnect mass air flow sensor harness connector, and restart and run engine for at least 3 seconds at idle speed.
4Stop engine and reconnect mass air flow sensor harness connector.
5Make sure Detected Trouble Code (DTC) P0102 is displayed.
6Erase the DTC memory. (This could be done by disconnecting the car battery for 30-45 min or with a scanner)
7Make sure no codes are stored in the ECM.
8Run engine for at least 10 minutes at idle speed.
Read more: http://nissanhelp.com/diy/sentra/projects/nissan_sentra_clear_self_learning.php#ixzz43XLCwPJ7
limafabioh
limafabioh

Mensagens : 130
Data de inscrição : 04/12/2015
Idade : 48
Localização : Recife / PE

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por PauloEduardo Seg Mar 21, 2016 11:30 am

As sondas estão trabalhando bem?
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por limafabioh Seg Mar 21, 2016 12:04 pm

Sim, o valor está oscilando entre 0,2 e 0,7.
Uma delas é mais estável, mas oscila também.

O problema que estou tendo, e que me levou a pesquisar sobre isso, são pequenas falhas na rotação em marcha lenta e nas saídas de acelerações em baixa RPM. São falha rápidas (corte) aparentando serem falhas de ignição.

A princípio o primeiro passo seria a troca das velas, e começei a me aprofundar. Vi que pelo OBD/LTFT a mistura está rica constantemente. Principalmente com o carro parado em marcha lenta que o LTFT sobe para 22%. Quando o carro começa a andar em pista livre ele cai um pouco para 19%.

Aí me veio a dúvida, velas (ou ignição) com queima deficiente pode gerar mistura rica? ou vou partir para o sistema de alimentação?
limafabioh
limafabioh

Mensagens : 130
Data de inscrição : 04/12/2015
Idade : 48
Localização : Recife / PE

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por MRB Seg Mar 21, 2016 5:24 pm

Assiste os vídeos que você vai entender como funciona os parâmetros LTFT e STFT.



MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

alanjmf gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por PauloEduardo Seg Mar 21, 2016 6:07 pm

LTFT em -20% na gasolina é mistura rica? Não acho. Me parece um indicador normal.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por MRB Seg Mar 21, 2016 11:05 pm

LTFT não é indicativo de mistura rica ou pobre. É indicativo de quanto a injeção esta compensando o tempo de injeção em relação ao tipo de combustível.

Quem indica mistura rica ou pobre em tempo real é o STFT junto com o sinal da sonda1
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por limafabioh Seg Mar 21, 2016 11:42 pm

Entendi.

O LTFT só ficaria em zero se operando com mistura alcool/gasolina E65 (quase meio a meio). E então -20% na gasolina estaria normal.

Quando perguntei antes achava que o certo seria em 0% de qualquer forma. Li isso em algum site americano. Mas pensando bem, talvez em se tratando de um carro não flex, seja correto?

Tem alguma forma de zerar ele e refazer o aprendizado como no vídeo?

Obrigado pelas informações
limafabioh
limafabioh

Mensagens : 130
Data de inscrição : 04/12/2015
Idade : 48
Localização : Recife / PE

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por MRB Ter Mar 22, 2016 9:30 am

Sim na verdade o Flex é um (gato) na injeção para trabalhar acima e abaixo do padrão monofuel.

Reset só funciona via scanner, já testei de tudo, desligar a bateria por séculos, pular 7 ondinhas, ..... bounce
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por PauloEduardo Ter Mar 22, 2016 12:06 pm

limafabio, se os indicadores parecem normais porque ainda deseja resetar os parâmetros? Seria pela pequena falha que diz sentir no funcionamento do motor?

MRB, em termos de qualidade e economia de combustível quanto mais baixo o valor LTFT melhor, não? Pergunto pois medi no meu e estava na casa dos -18% na gasolina. Isso significa então que o do limafabio esta abastecido com uma gasolina de qualidade um pouco superior a do meu correto?
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por PauloEduardo Ter Mar 22, 2016 12:08 pm

MRB escreveu:Sim na verdade o Flex é um (gato) na injeção para trabalhar acima e abaixo do padrão monofuel.

Reset só funciona via scanner, já testei de tudo, desligar a bateria por séculos, pular 7 ondinhas, ..... bounce

É por isso que não canso de dizer que detesto essa gambiarra chamada Flex.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por limafabioh Ter Mar 22, 2016 3:22 pm

MRB escreveu:Reset só funciona via scanner, já testei de tudo, desligar a bateria por séculos, pular 7 ondinhas, ..... bounce

kkk, ok deixa pra lá então

PauloEduardo escreveu:limafabio, se os indicadores parecem normais porque ainda deseja resetar os parâmetros? Seria pela pequena falha que diz sentir no funcionamento do motor?
MRB, em termos de qualidade e economia de combustível quanto mais baixo o valor LTFT melhor, não? Pergunto pois medi no meu e estava na casa dos -18% na gasolina. Isso significa então que o do limafabio esta abastecido com uma gasolina de qualidade um pouco superior a do meu correto?

Eu queria mesmo ver o funcionamento, só por curiosidade. Antes eu achava que poderia melhorar, mas agora vou partir para troca das velas e/ou limpeza dos bicos.
Se o seu está em -18%, será que o percentual de alcool é maior?
Pelo que aprendi aqui, então o LTFT é uma ótima forma de avaliar a qualidade da gasolina.
limafabioh
limafabioh

Mensagens : 130
Data de inscrição : 04/12/2015
Idade : 48
Localização : Recife / PE

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por MRB Ter Mar 22, 2016 5:00 pm

LTFT é um ótimo parâmetro para analisar qualidade do combustível (estando todo o sistema de injeção padrão e tudo perfeito)

-18 é um combustível ruim ouuuu sua injeção esta demandando mais tempo de injeção(exemplo de bico entupido ou baixa pressão de bomba)
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por PauloEduardo Ter Mar 22, 2016 5:30 pm

Valeu, MRB. Vou ficar de olho.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por PauloEduardo Qua Mar 23, 2016 4:10 pm

Abasteci com gasolina aditivada num outro posto. Agora o LTFT foi para a casa dos -21%. Melhorou!
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por gunnergv Qui Jan 25, 2018 4:35 pm

Boa tarde a todos!

Brincando de coveiro, se possível gostaria da ajuda de vocês! Em um abastecimento recente, o ELM27 mostrou o LTFT1 acusando 4,7% com o tanque em 10% de gasolina e 90% etanol da Ipiranga. Como o carro estava oscilando marcha lenta com etanol bandeira branca, passei a abastecer somente em um posto grande de minha cidade da marca acima.
Ao final do tanque 10+90, completei novamente com 100% de etanol e o parâmetro LTFT1 continuou em 4,7%.
As velas da minha caranga são novas de Iridium (Denso com menos de 5.000 km) e o carro estava a dar um consumo urbano na bomba de 8km/l no etanol. Ao fim do tanque completo de etanol, coloquei ainda no mesmo posto 60 reais de gasolina, mas não vi diferença no consumo nem o parâmetro LTFT1. Ao fim deste abastecimento, completei o tanque agora somente com gasolina, mas o consumo de 7,8km/l e o parâmetro de 4,7% se mantem.
O carro não ascendeu nenhuma vez a injeção, eliminou de vez a oscilação na marcha lenta, mas fica a dúvida:

O consumo e o LTFT1 não deveriam ter se alterado??
Pelo ELM27, a lambda trabalha normalmente e a sonda perto do tbi também

Carro: Nissan Livina 1.6 Night and Day, todas as leituras e medições acima sem o ar ligado. Medição do consumo toda feita na bomba baseando na trava automática da bomba e diferença entre km anterior ao atual do abastecimento!

Obrigado aos amigos que puderem ajudar!

gunnergv

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por WilsonM Qui Jan 25, 2018 5:08 pm

sim, altera, só não sei qual o tempo que leva para ir alterando. A própria sigla (Long Term Fuel Trim: corte combustível de longo prazo) dá uma dica que é medidor de longo prazo.

e o outro indicador, o STFT, como está? esta é a leitura do corte de tempo de injeção de curto prazo (praticamente imediato), ela flutua bastante mas talvez dê uma indicação que o sistema está reconhecendo a nova mistura de combustível.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12788
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por gunnergv Seg Jan 29, 2018 8:42 am

Prezado Wilson M, primeiro meu muito obrigado pela presteza em tentar me orientar!

Sim, o STFT está fazendo suas leituras normalmente, do tipo quando ligo o carro no período da manhã ele vem empobrecendo a mistura com leituras próximas de -50 e depois de aquecido o indicador trabalha normalmente próximo a zero.

Sei que há uma forma de exportar os dados para o excel para facilitar, vou tentar configurar isto. De qualquer maneira a leitura de consumo já melhorou, média de 9,94l/km na bomba!

Agora outra dúvida, devo ter dois perfis no programa para ver o consumo real do carro? Pois para acertar o consumo, alterei o fuel trim do perfil de 1 para 0.689 e por regra de três, para a gasolina operar com o consumo da bomba deverá estar em 0,835.

Obrigado novamente pela ajuda!

gunnergv

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por limafabioh Seg Jan 29, 2018 11:06 pm

gunnergv escreveu:Boa tarde a todos!

Brincando de coveiro, se possível gostaria da ajuda de vocês! Em um abastecimento recente, o ELM27 mostrou o LTFT1 acusando 4,7% com o tanque em 10% de gasolina e 90% etanol da Ipiranga. Como o carro estava oscilando marcha lenta com etanol bandeira branca, passei a abastecer somente em um posto grande de minha cidade da marca acima.
Ao final do tanque 10+90, completei novamente com 100% de etanol e o parâmetro LTFT1 continuou em 4,7%.
As velas da minha caranga são novas de Iridium (Denso com menos de 5.000 km) e o carro estava a dar um consumo urbano na bomba de 8km/l no etanol. Ao fim do tanque completo de etanol, coloquei ainda no mesmo posto 60 reais de gasolina, mas não vi diferença no consumo nem o parâmetro LTFT1. Ao fim deste abastecimento, completei o tanque agora somente com gasolina, mas o consumo de 7,8km/l e o parâmetro de 4,7% se mantem.
O carro não ascendeu nenhuma vez a injeção, eliminou de vez a oscilação na marcha lenta, mas fica a dúvida:

O consumo e o LTFT1 não deveriam ter se alterado??
Pelo ELM27, a lambda trabalha normalmente e a sonda perto do tbi também

Carro: Nissan Livina 1.6 Night and Day, todas as leituras e medições acima sem o ar ligado. Medição do consumo toda feita na bomba baseando na trava automática da bomba e diferença entre km anterior ao atual do abastecimento!

Obrigado aos amigos que puderem ajudar!


Só uma informação.

Quando abri esse tópico, eu tinha um Sentra 2010 Flex e a leitura do LTFT era do jeito que descrevi, ou seja, próximo a -20 quando abastecido com gasolina e com valores positivos quando abastecido com etanol.

Recentemente, troquei por um Sentra SV 2017, e o comportamento da leitura do LTFT é diferente. Não importa se abastecido com gasolina ou etanol, tanto o LTFT como o STFT ficam oscilando em torno de zero.

Não sei a explicação disso, mas o carro está totalmente normal, e creio que a forma de trabalho dessa Central de injeção dos modelos novos seja diferente.
limafabioh
limafabioh

Mensagens : 130
Data de inscrição : 04/12/2015
Idade : 48
Localização : Recife / PE

Ir para o topo Ir para baixo

Parâmetros ECM Empty Re: Parâmetros ECM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos