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Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
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12 participantes
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Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
uma associação de consumidores franceses lançou alerta para o excessivo consumo de óleo dos motores fabricados pela Renault:
https://www.nissanclube.com.br/2019/05/carros-da-renault-tem-defeito-severo.html
https://www.nissanclube.com.br/2019/05/carros-da-renault-tem-defeito-severo.html
Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
Olá pessoal,
Tenho um Sentra 2010, automático e está consumindo muito óleo, pois troco a cada 10 mil km ( 100% sintético) e a última troca, antes de completar 7 mil km rodados, já faltavam 3 litros. O carro está com 130 mil km e não está com vazamento. Gente, parar num posto pra abastecer e dar aquela olhada básica no óleo e perceber que faltam 3 litros é simplesmente ASSUSTADOR! Então, lendo os posts aqui, percebi que poderiam ser folgas nos anéis do pistão. Alguém mais passou ou está passando pelo mesmo problema?
Obrigada
Regina
Tenho um Sentra 2010, automático e está consumindo muito óleo, pois troco a cada 10 mil km ( 100% sintético) e a última troca, antes de completar 7 mil km rodados, já faltavam 3 litros. O carro está com 130 mil km e não está com vazamento. Gente, parar num posto pra abastecer e dar aquela olhada básica no óleo e perceber que faltam 3 litros é simplesmente ASSUSTADOR! Então, lendo os posts aqui, percebi que poderiam ser folgas nos anéis do pistão. Alguém mais passou ou está passando pelo mesmo problema?
Obrigada
Regina
Regina Célia Zanelatto- Mensagens : 91
Data de inscrição : 18/04/2017
Idade : 59
Localização : Curitiba/PR
Aristoteles da silva juni gosta desta mensagem
Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
Cheque o nível de óleo com:
- motor frio
- antes de dar a primeira partida do dia
- em local plano
- motor frio
- antes de dar a primeira partida do dia
- em local plano
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Regina Célia Zanelatto gosta desta mensagem
Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
eu sugiro diminuir o intervalo para troca de óleo, a cada 5.000km pode ser o ideal.
De fato, a folga nos anéis do pistão são a causa mais provável do óleo estar baixando. Mas eu recomendaria dar uma checada também se não está perdendo óleo pelas válvulas, o que pode comprometer outros componentes do motor.
Veja também se não tem borra no motor, a carbonização do motor também faz o motor consumir óleo em excesso.
De fato, a folga nos anéis do pistão são a causa mais provável do óleo estar baixando. Mas eu recomendaria dar uma checada também se não está perdendo óleo pelas válvulas, o que pode comprometer outros componentes do motor.
Veja também se não tem borra no motor, a carbonização do motor também faz o motor consumir óleo em excesso.
Regina Célia Zanelatto gosta desta mensagem
Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
icefly escreveu:O leovidal aqui do fórum teve esse problema, era uma vedação na tampa de válvulas; tem tópico dele ai.
O meu SV 1.6 2012, 60 mil km, baixa muito pouco na vareta, já o SR 2012 1.6 da minha irmã, quase 100 mil km, vai no minimo entre as trocas, mas ela é bem desligada quando o assunto é carro.
Boa tarde, eu tenho um March SR, só coloco o o óleo original, ano 2104, porém o meu nas últimas duas trocas com 8 mil km baixou o óleo, chegou no mínimo da vareta, estou achando um mistério pelos tópicos citados, está com 83 mil km nem chegou a 100 mil
Luciano Dercilio- Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/06/2021
Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
Obrigada WilsonM,
Providenciarei a verificação.
Abs
Regina
Providenciarei a verificação.
Abs
Regina
WilsonM escreveu:eu sugiro diminuir o intervalo para troca de óleo, a cada 5.000km pode ser o ideal.
De fato, a folga nos anéis do pistão são a causa mais provável do óleo estar baixando. Mas eu recomendaria dar uma checada também se não está perdendo óleo pelas válvulas, o que pode comprometer outros componentes do motor.
Veja também se não tem borra no motor, a carbonização do motor também faz o motor consumir óleo em excesso.
Regina Célia Zanelatto- Mensagens : 91
Data de inscrição : 18/04/2017
Idade : 59
Localização : Curitiba/PR
Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
Boa tarde, o meu Nissan March SR 2013/2014, também está baixando óleo. Tive que completar 2,5l de óleo nos últimos 10.000km. Ontem parei o carro para fazer a revisão de 100.000km no meu mecânico de confiança, e também para verificar o problema de sumir óleo.
Hoje ele me manda mensagem dizendo que inspecionou o motor e não encontrou vazamentos de óleo, ou manchas que possam indicar algum tipo de vazamento no motor.
Ele está achando que o motor está queimando óleo pelo retentores de válvulas, e irá abrir o cabeçote para inspecionar e verificar se realmente eles estão com problemas.
Conforme for recebendo notícias, vou postando sobre o problema do meu carro.
Abraços.
Hoje ele me manda mensagem dizendo que inspecionou o motor e não encontrou vazamentos de óleo, ou manchas que possam indicar algum tipo de vazamento no motor.
Ele está achando que o motor está queimando óleo pelo retentores de válvulas, e irá abrir o cabeçote para inspecionar e verificar se realmente eles estão com problemas.
Conforme for recebendo notícias, vou postando sobre o problema do meu carro.
Abraços.
rafa.bcc@gmail.com- Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/07/2018
Idade : 39
Localização : Almirante Tamandaré - PR
Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
rafa.bcc@gmail.com escreveu:
Conforme for recebendo notícias, vou postando sobre o problema do meu carro.
Abraços.
O seu mecânico deu algum diagnóstico?
lcdsantos- Mensagens : 59
Data de inscrição : 21/01/2016
Idade : 52
Localização : São Paulo
Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
lcdsantos escreveu:rafa.bcc@gmail.com escreveu:
Conforme for recebendo notícias, vou postando sobre o problema do meu carro.
Abraços.
O seu mecânico deu algum diagnóstico?
Sim, foram 2 problemas juntos. O primeiro era que os retentores de válvulas estavam com rachaduras, foram trocados ao custo de R$ 400,00, já incluso a retífica para assentar as válvulas novamente no cabeçote. Não encontrei os retentores originais aqui em Curitiba, tanto na Nissan Barigui, quando na Globo.
O segundo problema era um desgaste anormal dos anéis, especialmente no anel "raspador". Por via das dúvidas troquei também, ao custo de R$ 425,00 (Mahle, medida standard), como já tinha gasto bastante (mais abaixo detalho os outros gastos) não quis encarar comprar os originais, mesmo no ML comprando de concessionária estavam mais de mil reais, e então preferi comprar da Mahle que é uma marca alemã conhecida. Infelizmente não achei os anéis para o H4M sendo vendido por concessionária no ML, somente alguns auto peças que alegavam que eram originais, por esse motivo evitei compra-los e preferi pegar o da Mahle em vendedor confiável no ML.
Tabelas de gastos:
- Retentor de válvula + retífica => R$ 400,00
- Jogo de anéis Mahle => 425,00 (ML)
- Retentor do Virabrequim dianteiro => R$ 86,00 (ML - Concessionária Renault Ville - lembrando que na concessionária Nissan, o mais barato para o HR16DE era R$ 130,00, e tinha concessionária vendendo a R$ 308,00, entretanto basta lembrar que o motor HR16DE é o mesmo Renault H4M, portanto basta usar o da Renault. Quando chegou o retentor em casa, era exatamente o mesmo original do March, com embalagem padrão da Nissan e part number (135101KT0A) igual ao do original kkkkkk, nem se deram o trabalho de enviar em uma embalagem da Renault kkkkk)
- Fluído radiador Honda => 275,00 (ML - Concessionária Honda - Aversa)
- Polia tensora do alternador => 737,02 (ML - Nissan Barigui)
- Correia do alternador/ar-condicionado => R$ 243,55 (ML - Nissan Barigui) - Correia original estava com trincas.
- Junta tampa de válvula => R$ 165,70 (ML - Nissan Ville)
- Junta do cabeçote => R$ 273,80 (ML - Nissan Ville)
- Jogo de velas Original Nissan Iridium (NGK LZKAR6AP-11D) => R$ 399,00( (ML - Nissan Valec)
- 5l óleo total 5w30 ILSAC GF6, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro ar do motor, filtro do ar condicionado => R$ 240,00 (Auto peças Alvorada - Ahú - Curitiba)
- Mão de Obra => R$ 1.000,00
Total de gastos da minha revisão de 100.000 km: R$ 4.245,07
Após andar mais de 1500km, nada de baixar óleo, aparentemente o problema foi resolvido
rafa.bcc@gmail.com- Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/07/2018
Idade : 39
Localização : Almirante Tamandaré - PR
Carlos de Diadema gosta desta mensagem
Cheiro de oleo no interior do carro
Nissan versa SL 1.6 2012/13 FLEX 105 mil km
Apresenta cheiro de oleo no interior porém o carro não apresenta vazamento visível no motor e também não tem queima de oleo. Nível do oleo abaixando muito antes dos 10mil km. A mudança de combustível de álcool para gasolina pode provocar consumo do oleo? O motor grila ou bate pino na gasolina é normal?
Apresenta cheiro de oleo no interior porém o carro não apresenta vazamento visível no motor e também não tem queima de oleo. Nível do oleo abaixando muito antes dos 10mil km. A mudança de combustível de álcool para gasolina pode provocar consumo do oleo? O motor grila ou bate pino na gasolina é normal?
Aristoteles da silva juni- Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/06/2021
Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
bom dia!
bem complicado este assunto de óleo estar baixando. Mas sem ter vazamento aparente, resta a hipótese de que haja excessiva folga nos anéis do cilindro, isto leva a queima de óleo no cilindro, e também deixa o carro propenso a misfire, já que o combustível pode queimar antes de atingir a compressão ideal. E pode ser que os cilindros estejam carbonizados, isto também pode causar misfire.
bem complicado este assunto de óleo estar baixando. Mas sem ter vazamento aparente, resta a hipótese de que haja excessiva folga nos anéis do cilindro, isto leva a queima de óleo no cilindro, e também deixa o carro propenso a misfire, já que o combustível pode queimar antes de atingir a compressão ideal. E pode ser que os cilindros estejam carbonizados, isto também pode causar misfire.
Aristoteles da silva juni gosta desta mensagem
Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
Acho que pode ser isso, mas a queima do oleo não aparece na saída do escapamento?
Esse misfire tem como resolver? Se tiver carbonizados só abrindo o motor?
Esse misfire tem como resolver? Se tiver carbonizados só abrindo o motor?
Aristoteles da silva juni- Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/06/2021
Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
verdade, deveria fazer a fumaça sair pelo escapamento num tom mais azulado do que o normal, mas talvez seja difícil perceber.
a questão da carbonização talvez com limpeza química melhore um pouco, colocando aditivo limpante, mas o resultado nem sempre é positivo.
a questão da carbonização talvez com limpeza química melhore um pouco, colocando aditivo limpante, mas o resultado nem sempre é positivo.
Aristoteles da silva juni gosta desta mensagem
Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
rafa.bcc@gmail.com escreveu:lcdsantos escreveu:rafa.bcc@gmail.com escreveu:
Conforme for recebendo notícias, vou postando sobre o problema do meu carro.
Abraços.
O seu mecânico deu algum diagnóstico?
Sim, foram 2 problemas juntos. O primeiro era que os retentores de válvulas estavam com rachaduras, foram trocados ao custo de R$ 400,00, já incluso a retífica para assentar as válvulas novamente no cabeçote. Não encontrei os retentores originais aqui em Curitiba, tanto na Nissan Barigui, quando na Globo.
O segundo problema era um desgaste anormal dos anéis, especialmente no anel "raspador". Por via das dúvidas troquei também, ao custo de R$ 425,00 (Mahle, medida standard), como já tinha gasto bastante (mais abaixo detalho os outros gastos) não quis encarar comprar os originais, mesmo no ML comprando de concessionária estavam mais de mil reais, e então preferi comprar da Mahle que é uma marca alemã conhecida. Infelizmente não achei os anéis para o H4M sendo vendido por concessionária no ML, somente alguns auto peças que alegavam que eram originais, por esse motivo evitei compra-los e preferi pegar o da Mahle em vendedor confiável no ML.
Tabelas de gastos:
- Retentor de válvula + retífica => R$ 400,00
- Jogo de anéis Mahle => 425,00 (ML)
- Retentor do Virabrequim dianteiro => R$ 86,00 (ML - Concessionária Renault Ville - lembrando que na concessionária Nissan, o mais barato para o HR16DE era R$ 130,00, e tinha concessionária vendendo a R$ 308,00, entretanto basta lembrar que o motor HR16DE é o mesmo Renault H4M, portanto basta usar o da Renault. Quando chegou o retentor em casa, era exatamente o mesmo original do March, com embalagem padrão da Nissan e part number (135101KT0A) igual ao do original kkkkkk, nem se deram o trabalho de enviar em uma embalagem da Renault kkkkk)
- Fluído radiador Honda => 275,00 (ML - Concessionária Honda - Aversa)
- Polia tensora do alternador => 737,02 (ML - Nissan Barigui)
- Correia do alternador/ar-condicionado => R$ 243,55 (ML - Nissan Barigui) - Correia original estava com trincas.
- Junta tampa de válvula => R$ 165,70 (ML - Nissan Ville)
- Junta do cabeçote => R$ 273,80 (ML - Nissan Ville)
- Jogo de velas Original Nissan Iridium (NGK LZKAR6AP-11D) => R$ 399,00( (ML - Nissan Valec)
- 5l óleo total 5w30 ILSAC GF6, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro ar do motor, filtro do ar condicionado => R$ 240,00 (Auto peças Alvorada - Ahú - Curitiba)
- Mão de Obra => R$ 1.000,00
Total de gastos da minha revisão de 100.000 km: R$ 4.245,07
Após andar mais de 1500km, nada de baixar óleo, aparentemente o problema foi resolvido
Carlos de Diadema- Mensagens : 16
Data de inscrição : 06/11/2023
Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
rafa.bcc@gmail.com escreveu:lcdsantos escreveu:rafa.bcc@gmail.com escreveu:
Conforme for recebendo notícias, vou postando sobre o problema do meu carro.
Abraços.
O seu mecânico deu algum diagnóstico?
Sim, foram 2 problemas juntos. O primeiro era que os retentores de válvulas estavam com rachaduras, foram trocados ao custo de R$ 400,00, já incluso a retífica para assentar as válvulas novamente no cabeçote. Não encontrei os retentores originais aqui em Curitiba, tanto na Nissan Barigui, quando na Globo.
O segundo problema era um desgaste anormal dos anéis, especialmente no anel "raspador". Por via das dúvidas troquei também, ao custo de R$ 425,00 (Mahle, medida standard), como já tinha gasto bastante (mais abaixo detalho os outros gastos) não quis encarar comprar os originais, mesmo no ML comprando de concessionária estavam mais de mil reais, e então preferi comprar da Mahle que é uma marca alemã conhecida. Infelizmente não achei os anéis para o H4M sendo vendido por concessionária no ML, somente alguns auto peças que alegavam que eram originais, por esse motivo evitei compra-los e preferi pegar o da Mahle em vendedor confiável no ML.
Tabelas de gastos:
- Retentor de válvula + retífica => R$ 400,00
- Jogo de anéis Mahle => 425,00 (ML)
- Retentor do Virabrequim dianteiro => R$ 86,00 (ML - Concessionária Renault Ville - lembrando que na concessionária Nissan, o mais barato para o HR16DE era R$ 130,00, e tinha concessionária vendendo a R$ 308,00, entretanto basta lembrar que o motor HR16DE é o mesmo Renault H4M, portanto basta usar o da Renault. Quando chegou o retentor em casa, era exatamente o mesmo original do March, com embalagem padrão da Nissan e part number (135101KT0A) igual ao do original kkkkkk, nem se deram o trabalho de enviar em uma embalagem da Renault kkkkk)
- Fluído radiador Honda => 275,00 (ML - Concessionária Honda - Aversa)
- Polia tensora do alternador => 737,02 (ML - Nissan Barigui)
- Correia do alternador/ar-condicionado => R$ 243,55 (ML - Nissan Barigui) - Correia original estava com trincas.
- Junta tampa de válvula => R$ 165,70 (ML - Nissan Ville)
- Junta do cabeçote => R$ 273,80 (ML - Nissan Ville)
- Jogo de velas Original Nissan Iridium (NGK LZKAR6AP-11D) => R$ 399,00( (ML - Nissan Valec)
- 5l óleo total 5w30 ILSAC GF6, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro ar do motor, filtro do ar condicionado => R$ 240,00 (Auto peças Alvorada - Ahú - Curitiba)
- Mão de Obra => R$ 1.000,00
Total de gastos da minha revisão de 100.000 km: R$ 4.245,07
Após andar mais de 1500km, nada de baixar óleo, aparentemente o problema foi resolvido
Será que o meu também ta assim pois baixa óleo 70.000 km rodados
Carlos de Diadema- Mensagens : 16
Data de inscrição : 06/11/2023
Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
leofvidal escreveu:Na época o meu 1.6 13/14 estava com óleo nas cabeças dos parafusos da tampa de válvulas. Levei na css e resolveram esse vazamento em específico, porém o consumo de óleo continua alto, não durando os 10 mil km.
A última revisão que fiz foi a de 50 mil km e dessa vez eu mesmo fiz. Coloquei o Mobil D1 5W30 na esperança de mudar algo, mas não mudou.
Continuo na saga para diminuir o consumo de óleo do HR16DE. Provavelmente voltarei ao 10W40 para este teste final.
Carlos de Diadema- Mensagens : 16
Data de inscrição : 06/11/2023
Re: Óleo do motor "sumindo" (motores 1.6 HR16DE), consumo excessivo de óleo
leofvidal escreveu:Na época o meu 1.6 13/14 estava com óleo nas cabeças dos parafusos da tampa de válvulas. Levei na css e resolveram esse vazamento em específico, porém o consumo de óleo continua alto, não durando os 10 mil km.
A última revisão que fiz foi a de 50 mil km e dessa vez eu mesmo fiz. Coloquei o Mobil D1 5W30 na esperança de mudar algo, mas não mudou.
Continuo na saga para diminuir o consumo de óleo do HR16DE. Provavelmente voltarei ao 10W40 para este teste final.
Achei em um canal Russo onde o mecânico encina a colocar uma esfera de aço dentro da mangueira da pcv 8.8mm
Carlos de Diadema- Mensagens : 16
Data de inscrição : 06/11/2023
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