Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Nissan March vai virar SUV
Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? EmptyHoje à(s) 1:40 pm por kleberson

» Instalação de Piloto Automático
Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? EmptyHoje à(s) 12:17 am por Raulhs

» Bomba de combustível queimando
Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? EmptyOntem à(s) 5:01 pm por ygoran

» Câmbio manual Sentra b16
Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? EmptyOntem à(s) 4:17 pm por WilsonM

» Consumo exorbitante
Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? EmptyOntem à(s) 2:51 pm por ygoran

» Cheiro na cabine ao acelerar forte
Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? EmptyOntem à(s) 2:39 pm por ygoran

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? EmptyOntem à(s) 2:29 pm por ygoran

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? EmptyOntem à(s) 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

» Benvindos colegas! Apresente-se aqui!
Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? EmptyQui Abr 25, 2024 7:17 pm por Guilherme Souza Torelli

Inscreva-se!


Pneus: quem é 1ª e 2ª linha?

2 participantes

Ir para baixo

Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? Empty Pneus: quem é 1ª e 2ª linha?

Mensagem por icefly Seg maio 22, 2017 9:19 pm

A “Série B” das marcas e fabricantes de pneus
Empresas tradicionais têm no nome uma grife que chancela seus produtos. Mas, para vender por menos, recorrem a marcas alternativas

Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin e Pirelli são exemplos de nomes que extrapolam a certidão de nascimento dessas empresas. São grifes. Quando se fala em produtos manufaturados, o termo “primeira linha” classifica aqueles de qualidade superior, fabricados por marcas com reputação igualmente bem vista.

O que é comprovadamente melhor – ou visto como melhor -, naturalmente, custa mais. A rigor, essa percepção mercadológica é positiva, pois favorece o lucro dos fabricantes, que podem acrescentar ao preço do produto o valor percebido pelos clientes.

Mas há um efeito nessa estratégia: bens mais caros atraem um público específico e afasta outro. É o que se chama de segmentação do mercado.

Pense em relógios. Um Casio e um Tag Heuer têm a mesma função primária: informar as horas. Mas o segundo custa dezenas de vezes mais. Na conta entram investimentos maiores em marketing, cachês de garotos-propaganda, matéria-prima mais nobre e tecnologia superior. Essa lógica se aplica à indústria de pneus.

Como há mais gente com o orçamento apertado do que aqueles com grana de sobra, o segmento de “baixo custo” ganhou uma relevância que os grandes fabricantes não podem ignorar. Essa é a principal justificativa para empresas conhecidas venderem pneus com nomes desconhecidos.

Saem as grifes, entram as marcas secundárias. Não por menos, quase todas as empresas adotam estratégia semelhante. Nas lojas, frequentemente são chamadas de “segunda linha” – ainda que os gerentes de vendas e de marketing odeiem a alcunha.

Sem despesas com grandes campanhas publicitárias, as fábricas tradicionais têm condições de concorrer por bolsos mais sensíveis. Até a forma de vender muda: esses pneus são encontrados principalmente em redes de supermercados e atacadistas, com margens de lucro menores.

Mas há outros truques para reduzir custo e, claro, o preço na gôndola. Um deles é rebatizar produtos da geração anterior com a segunda marca.

Também é possível retirar da receita do pneu alguns ingredientes nobres – componentes que favorecem a durabilidade ou consumo. As carcaças também podem ser menos robustas, com índices de carga ou velocidade inferiores (suportam menos peso ou velocidade inferior, quando comparados com o pneu do primeiro escalão).

Outra estratégia é reduzir a profundidade do sulco na banda de rodagem. Enquanto os pneus premium oferecem 8 mm, as peças equivalentes com preço menor têm 7.

Nada disso é ilegal ou danoso, pelo contrário. Ao cliente, cabe a decisão de investir mais ou menos, optando por quais tecnologias quer usar no seu carro. Basta analisar as etiquetas do Inmetro, afixadas na banda do pneu novo, para comparar o desempenho. Pneus de mesma medida podem oferecer resultados diferentes. A escolha é sua.

As marcas das marcas

Clientes sensíveis a preço tendem a abrir mão de marcas de primeira linha em nome da economia. Esse filão tem a atenção dos fabricantes, já que todos têm marcas secundárias para vender modelos menos sofisticados. Vale lembrar: não necessariamente esses pneus são piores ou de qualidade inferior.

Eles atendem a compromissos diferentes, como o custo. Em nome do preço baixo, quando comparados a equivalentes das marcas principais (ou à concorrência), podem ter menor profundidade de sulco, ser de uma geração mais antiga ou usar materiais menos nobres. É hora de descobrir qual dessas segundas linhas estão sob o guarda-chuva de que grande fabricante.

Pirelli
Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? ScreenHunter_74_May._22_21.08

Formula – Esta é a única linha de baixo custo oferecida pela Pirelli – ela comercializa o modelo Spider. A marca Formula foi criada depois da venda da Ceat, que até então era a marca secundária sob o guarda-chuva da famosa fabricante italiana de pneus.

Hankook
Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? ScreenHunter_74_May._22_21.09

Kingstar – De origem holandesa, a marca foi adquirida para expandir a participação da coreana no mercado europeu. Hoje é vendido no Brasil para os aros 13 a 17. Outra marca secundária é a Marshal, que atende SUVs e comerciais.

Laufenn – Tem medidas equivalentes aos da Hankook, atendendo uma gama extensa de veículos, incluindo esportivos e importados. Um pneu de 14 polegadas com essa marca pode ser encontrado por menos de R$ 200.

Michelin
Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? ScreenHunter_75_May._22_21.09

Uniroyal – Em outros mercados, concentra-se em SUVs, utilitários e comerciais – no Brasil é pouco comum. Mas a própria rede de lojas Michelin oferece a Tigar, cujos preços são inferiores aos equivalentes com o selo da marca francesa.

BFGoodrich – Essa marca não concorre com pneus de uso geral da Michelin – atende majoritariamente ao nicho de competição e off-road. A linha todo-terreno tem grife e é concorrente dos GT Grabber. Não oferece medidas para carros de pequeno porte.

Bridgestone
Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? ScreenHunter_76_May._22_21.09

Seiberling – Criada pelo mesmo fundador da Goodyear, acabou nas mãos da Firestone e, por fim, sob tutela da Bridgestone, quando esta adquiriu a Firestone. É muito comum nas medidas 13 e 14 polegadas.

Firestone – A Bridgestone incorporou o nome Firestone e não a trata como segunda linha. Mas seus produtos custam menos e são encontrados em medidas menores. O foco das vendas são grandes supermercados.

Continental
Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? ScreenHunter_77_May._22_21.09

Euzkadi – De origem mexicana, a marca comercializa principalmente pneus de aros 13, 14 e 15, para modelos populares. Ele é facilmente encontrado na rede Walmart, por exemplo, e em grandes varejistas.

Barum – A rede Conti oferece a marca como alternativa aos pneus do selo Continental, disponíveis nas mesmas medidas. Duas diferenças: notas inferiores em frenagem no molhado e índices de ruído maiores.

General Tire (GT) – Para automóveis, oferece os modelos Altimax, cujo valor é inferior aos Continental. Mas há também os modelos Grabber, especiais para uso fora-de-estrada. Nesse caso, os pneus GT atendem ao nicho 4×4 e se tornaram uma grife no segmento de off-road.

Viking – De origem norueguesa, a empresa foi adquirida pela Continental para suprir a demanda de mercados em desenvolvimento, caso do Brasil. Em varejistas, tem posicionamento e preço semelhantes ao do Euzkadi, que também é da Conti.

Goodyear
Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? ScreenHunter_78_May._22_21.09

Kelly Tires – Praticamente não há gastos com marketing e essa linha é rival direta da Formula, da Pirelli. Atende sobretudo a compactos e carros pequenos: a menor medida disponível é 165/70R13 e a maior, 205/40R17.

Direction – A Goodyear não fala em marca secundária, mas flagramos a rede tratando a Direction assim – a linha é comum em supermercados. O símbolo da Goodyear aparece estampado na borracha. Seu rival interno é o modelo Goodyear Assurance.

Fonte: 4 Rodas
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus: quem é 1ª e 2ª linha? Empty Re: Pneus: quem é 1ª e 2ª linha?

Mensagem por pimenta59 Ter maio 23, 2017 2:08 pm

O produto em si (PNEUS) é quase universal, não tem mais nenhuma tecnologia "secreta" de fabricante algum. Só restaram as marcas.

Cabe ao consumidor escolher um pneu adequado ao seu uso e com o preço que possa pagar. Todas as marcas tem pneus de todo tipo (de alto desempenho, de alta durabilidade, "urbanos" ou "ecológicos", de alta capacidade de carga, de corrida, etc.)
O que as vezes acontece , especialmente no Brasil e em países fodidos em geral, é que as grandes marcas só oferecem suas linhas de pneus de entrada, os "ecológicos", e cobram um preço absurdo. Todas as grandes fazem isso por aqui, porque o consumidor compra A MARCA e não o produto. E sinceramente, eles estão certos. Besta é o consumidor, que tem mentalidade de corno manso.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos