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CVT - Condução no trânsito urbano
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Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
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CVT - Arrancada
Fala pessoal...
Pensando em consumo com o CVT, qual a melhor prática para arrancar com o carro quando ele está parado? Dar uma acelerada para ele desenvolver e depois tirar o pé? Ou ir na calma e esperar o carro desenvolver?
Pergunto isso, pois muitas vezes ao usar a segunda forma atrapalhamos o fluxo do trânsito, já que o carro demora um tempo para desenvolver velocidade.
*Uso como referência de consumo a barra verde do painel.
Pensando em consumo com o CVT, qual a melhor prática para arrancar com o carro quando ele está parado? Dar uma acelerada para ele desenvolver e depois tirar o pé? Ou ir na calma e esperar o carro desenvolver?
Pergunto isso, pois muitas vezes ao usar a segunda forma atrapalhamos o fluxo do trânsito, já que o carro demora um tempo para desenvolver velocidade.
*Uso como referência de consumo a barra verde do painel.
gustavomelo.vix- Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/02/2016
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
Para sair da imobilidade tire o pé do freio e deixe o carro sair da inércia sozinho (creeping). Isso vai travar o conversor mais cedo dando mais controle na aceleração. Um ou dois segundos após acelere de modo que o carro atinja a velocidade necessária rapidamente, mas sem exagero. Acelere com um certo vigor.
O truque é aliviar o pé quando se chega na velocidade desejada. Aí que está a economia. Portanto, se arrastar demoradamente para chegar nela não economiza. Pisar fundo para arrancar muito rápido também não. O segredo é achar o meio-termo.
O truque é aliviar o pé quando se chega na velocidade desejada. Aí que está a economia. Portanto, se arrastar demoradamente para chegar nela não economiza. Pisar fundo para arrancar muito rápido também não. O segredo é achar o meio-termo.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
Uma coisa que percebi no meu, não sei se o de vocês fazem, mas quando vou sair mantenho o pé no mesmo grau de aceleração até uns 2000 giros, o carro sai da inércia e quando começa a ganhar velocidade o giro cai sozinho, como se tivesse aumentado uma marcha. Ele não deveria manter o giro em 2000 e continuar aumentando a velocidade até casar com o giro? Digo isso porque só acontece na saída, quando esta em movimento eu acelero um determinado giro e ele vai aumentando a velocidade sem alteração.
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
PauloEduardo escreveu:Para sair da imobilidade tire o pé do freio e deixe o carro sair da inércia sozinho (creeping). Isso vai travar o conversor mais cedo dando mais controle na aceleração. Um ou dois segundos após acelere de modo que o carro atinja a velocidade necessária rapidamente, mas sem exagero. Acelere com um certo vigor.
O truque é aliviar o pé quando se chega na velocidade desejada. Aí que está a economia. Portanto, se arrastar demoradamente para chegar nela não economiza. Pisar fundo para arrancar muito rápido também não. O segredo é achar o meio-termo.
Valeu, vou tentar isso no próximo abastecimento para ver se há alteração no consumo.
gustavomelo.vix- Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/02/2016
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
Mkdam escreveu:Uma coisa que percebi no meu, não sei se o de vocês fazem, mas quando vou sair mantenho o pé no mesmo grau de aceleração até uns 2000 giros, o carro sai da inércia e quando começa a ganhar velocidade o giro cai sozinho, como se tivesse aumentado uma marcha. Ele não deveria manter o giro em 2000 e continuar aumentando a velocidade até casar com o giro? Digo isso porque só acontece na saída, quando esta em movimento eu acelero um determinado giro e ele vai aumentando a velocidade sem alteração.
è que tipo , acontece que não tinha"travado" o CVt por isso ele cai a rotação mesmo como se tivesse trocado de marcha, isso só acontece mesmo em arrancadas, do mais nem....normal.
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
Valeu André, fico mais tranquilo em saber...
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
É assim mesmo Mkdam. Parece que passa uma marcha. O CVT fará como disse só quando se arranca de pé embaixo. Ele "trava" a rotação nos 6000 rpm e vai subindo a velocidade na desmultiplicação do CVT.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
Valeu Paulo. Mais uma característica única. Estou aprendendo muito com vocês...
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
CVT - Condução no trânsito urbano
Diante da chara "patinação" do CVT no trânsito urbano, onde o carro perde muito em agilidade, resolvi fazer um experimento:
Ao sair do zero e em baixas velocidades passo a desligar o overdrive. Isso mesmo. Ao arrancar com o carro e quanto o trânsito está pesando, no lento para e anda, ou andando bem devagar passo agora a desligar o mesmo. Acima dos 30km/h mais ou menos ou acima dos 2500rpm ligo. Quase que voltei a passar marcha, kkk.
E vou falar uma coisa: É outro carro! Muito mais rápido, esperto e ágil no trânsito urbano. Coisa que já tinha até esquecido como era ao assumir o modo tiozão de dirigir. Obviamente trabalha-se numa faixa de rotação maior do que com o OD ligado. Agora é bem mais fácil dar uma "esticada" (como fazíamos no carro manual) para uma ultrapassagem no trânsito, por exemplo. É só acelerar e ligar o overdrive mais tarde. E de forma surpreendente o consumo parece não ter sido afetado. Tenho feito mais ou menos as mesmas médias de antes. E observando o consumo instantâneo no CB noto que a 20km/h, por exemplo, a média é praticamente a mesma com OD ligado ou desligado apesar da rotação mais alta.
O chato é ter que ficar acionando o botão todo o tempo. Mas fazíamos muito mais quando dirigíamos nossos antigos carros manuais não é mesmo?
Não acredito em questões como maior desgaste da transmissão ou coisa assim. Em velocidades baixas a rotação ainda é baixa. E sabemos que o CVT é muito forte e durável. É só trocar o óleo na quilometragem correta.
Bom, fica a dica para quem quiser experimentar. Dá uma outra dinâmica ao dirigir no trânsito.
Ao sair do zero e em baixas velocidades passo a desligar o overdrive. Isso mesmo. Ao arrancar com o carro e quanto o trânsito está pesando, no lento para e anda, ou andando bem devagar passo agora a desligar o mesmo. Acima dos 30km/h mais ou menos ou acima dos 2500rpm ligo. Quase que voltei a passar marcha, kkk.
E vou falar uma coisa: É outro carro! Muito mais rápido, esperto e ágil no trânsito urbano. Coisa que já tinha até esquecido como era ao assumir o modo tiozão de dirigir. Obviamente trabalha-se numa faixa de rotação maior do que com o OD ligado. Agora é bem mais fácil dar uma "esticada" (como fazíamos no carro manual) para uma ultrapassagem no trânsito, por exemplo. É só acelerar e ligar o overdrive mais tarde. E de forma surpreendente o consumo parece não ter sido afetado. Tenho feito mais ou menos as mesmas médias de antes. E observando o consumo instantâneo no CB noto que a 20km/h, por exemplo, a média é praticamente a mesma com OD ligado ou desligado apesar da rotação mais alta.
O chato é ter que ficar acionando o botão todo o tempo. Mas fazíamos muito mais quando dirigíamos nossos antigos carros manuais não é mesmo?
Não acredito em questões como maior desgaste da transmissão ou coisa assim. Em velocidades baixas a rotação ainda é baixa. E sabemos que o CVT é muito forte e durável. É só trocar o óleo na quilometragem correta.
Bom, fica a dica para quem quiser experimentar. Dá uma outra dinâmica ao dirigir no trânsito.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
Já faço isso a um tempo..kkk, só não queria ser o primeiro a postar, e levar uma malhadas da turma..mas como foi vc , ninguem iria falar...kkkk muda mesmo...
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
então já somos 3 que fazemos desse jeito.... hehehe
mas só faz sentido para mim quando vejo que dá para dar uma esticada na sequência. Aqui, na Marginal Tietê, por exemplo, o trânsito não tem feito mais o anda-e-para, mas tenho ficado em velocidade bem baixa, entre 50 e 70 km/h na via expressa.
eu tenho de dirigir deste jeito até porque o relevo no bairro onde eu moro é muito ruim. só para ter uma idéia, pra descer uma ladeira perto de casa eu coloco em "L" e solto o carro, chego no fim da ladeira com o freio motor a 5.000 rpm se eu não colocar o pé no freio.
eu só tento me policiar para fazer um cooldown, deixar o fluido se esfriar
mas só faz sentido para mim quando vejo que dá para dar uma esticada na sequência. Aqui, na Marginal Tietê, por exemplo, o trânsito não tem feito mais o anda-e-para, mas tenho ficado em velocidade bem baixa, entre 50 e 70 km/h na via expressa.
eu tenho de dirigir deste jeito até porque o relevo no bairro onde eu moro é muito ruim. só para ter uma idéia, pra descer uma ladeira perto de casa eu coloco em "L" e solto o carro, chego no fim da ladeira com o freio motor a 5.000 rpm se eu não colocar o pé no freio.
eu só tento me policiar para fazer um cooldown, deixar o fluido se esfriar
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
Seria bom se o botão fosse tipo uma borboleta no volante. Seria até mais rápido a mudança além de mais cômodo...
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
KKKK, já está querendo mamata de mais né MKdam ...
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
WilsonM escreveu:então já somos 3 que fazemos desse jeito.... hehehe
mas só faz sentido para mim quando vejo que dá para dar uma esticada na sequência. Aqui, na Marginal Tietê, por exemplo, o trânsito não tem feito mais o anda-e-para, mas tenho ficado em velocidade bem baixa, entre 50 e 70 km/h na via expressa.
eu tenho de dirigir deste jeito até porque o relevo no bairro onde eu moro é muito ruim. só para ter uma idéia, pra descer uma ladeira perto de casa eu coloco em "L" e solto o carro, chego no fim da ladeira com o freio motor a 5.000 rpm se eu não colocar o pé no freio.
eu só tento me policiar para fazer um cooldown, deixar o fluido se esfriar
É por aí mesmo. Em velocidade constante acima dos 30, 40km/k não vale mais a pena.
E também tenho uma baita ladeira perto de casa que também desço em L.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
Mkdam escreveu:Seria bom se o botão fosse tipo uma borboleta no volante. Seria até mais rápido a mudança além de mais cômodo...
Mas aí seria mais viável disponibilizar marchas virtuais como no Fluence/Lancer.
O carro podia sim assumir este comportamento automaticamente em velocidades baixas.
A mania de manter o giro o mais baixo possível é um tiro no pé no trânsito da cidade.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
Olha peguei estrada ontem com a hrv , e não gostei do cvt não...meio indeciso...vive subindo giro qqr subidinha....em dois não, mas em 4 ou mais pessoas...meio impreciso achei....só mantem velocidade acima de 110, antes disso fica um sobe e desce de giros...e pela borboleta..achei bem mais gastão, pois fica no modo sport se não me engano....resumindo..o do corola da de 10 a 5 na hrv , e ela e meu sentra sou mais meu sentra!
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
No meu sentra eu acho até que é forte na cidade principalmente na saída, em semáforo percebo que sempre saio afrente de todos. Porem sinto muita dificuldade na estrada ao ultrapassar carro à 120km/h por exemplo ou em serra.
ninjapan- Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/04/2016
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
também sinto isso. Pego Serra todo dia e quando preciso ultrapassar nem desligando o overdrive resolve. Estou jogando para low para ultrapassagens em subidas..ninjapan escreveu:No meu sentra eu acho até que é forte na cidade principalmente na saída, em semáforo percebo que sempre saio afrente de todos. Porem sinto muita dificuldade na estrada ao ultrapassar carro à 120km/h por exemplo ou em serra.
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
Low a 120km/h? Vixe!!!
Para ultrapassar tem que fazer o seguinte (acionando ou não o OD/OFF):
Pisa-se fundo para o kickdown. O carro vai ficar amarrado nos 5500rpm e não vai aumentar muito a velocidade. Neste momento se dá um pequeno alívio no acelerador. O CVT vai alongar a transmissão e finalmente o carro vai estilingar.
Mas tem que ter sensibilidade para aliviar o acelerador na medida certa. De menos o carro permanece amarrado e demais o CVT alonga muito e o carro foca xoxo.
Para ultrapassar tem que fazer o seguinte (acionando ou não o OD/OFF):
Pisa-se fundo para o kickdown. O carro vai ficar amarrado nos 5500rpm e não vai aumentar muito a velocidade. Neste momento se dá um pequeno alívio no acelerador. O CVT vai alongar a transmissão e finalmente o carro vai estilingar.
Mas tem que ter sensibilidade para aliviar o acelerador na medida certa. De menos o carro permanece amarrado e demais o CVT alonga muito e o carro foca xoxo.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
Nunca senti dificuldade em ultrapassagens não, sempre tranquilo, inclusive serra...não responde como um manual..mas bem bom pra mim.
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
Kkkk não Paulo. Não sou doido. Pelo menos nem tanto. Uso o low em ultrapassagens na subida de serra no maximo a 40. Tenho que aprender esse tal de kickdown...
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
mkdam, se for a subidinha de Aldeia da Serra nem pode, nos trechos mais difíceis nem pode ultrapassar
Por exemplo, na subida de Santos para São Paulo dá para ir de boa.
onde é ruim é na Oswaldo Cruz para chegar em Taubaté, ali eu precisava de uma Frontier.
Por exemplo, na subida de Santos para São Paulo dá para ir de boa.
onde é ruim é na Oswaldo Cruz para chegar em Taubaté, ali eu precisava de uma Frontier.
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
Porisso....Na estrada do Votuparim tenho que ultrapassar rapidinho ou amargar um tempão atrás de caminhões. heheheWilsonM escreveu:mkdam, se for a subidinha de Aldeia da Serra nem pode, nos trechos mais difíceis nem pode ultrapassar
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
Eu tinha que pegar um sentra de alguém e testar todas as possibilidades na parte de ajuste de freio motor, Achei alguns documentos que falam que o ajuste pode ser modificado conforme o gosto do proprietário.
Não sei oque isso afeta na questão de consumo(se aumenta ou diminui) e como fica a dirigibilidade(mais agressiva) já que ao informar para a TCM fazer mais freio motor, a mesma ira tentar manter a rotação mais alta após aliviar o acelerador.
Não sei oque isso afeta na questão de consumo(se aumenta ou diminui) e como fica a dirigibilidade(mais agressiva) já que ao informar para a TCM fazer mais freio motor, a mesma ira tentar manter a rotação mais alta após aliviar o acelerador.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: CVT - Condução no trânsito urbano
Já te disse um dia MRB, se eu fosse da capital podia ficar 1 semana c direto com o carro e ajustar e testar o que quisesse..mas como moro longe fico na vontade..kkkk
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
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