Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Central multimídia kicks
Iluminação Comando dos Vidros Livina EmptyOntem à(s) 11:44 pm por Renato brito

» Para-choque traseiro versa modelo 2012
Iluminação Comando dos Vidros Livina EmptyOntem à(s) 11:28 pm por Gabriielgmachado

» March SV 2015 - Bluetooth - Som muito baixo nos alto-falantes do carro.
Iluminação Comando dos Vidros Livina EmptyOntem à(s) 6:18 pm por Gabrielrampage

» etanol ou gasolina?
Iluminação Comando dos Vidros Livina EmptyOntem à(s) 6:12 pm por salomao

» Kicks exclusive com ICC (intelligent cruise control) "Piloto Automático Inteligente"
Iluminação Comando dos Vidros Livina EmptyOntem à(s) 2:11 pm por Zehmata

» CARRO EM MOVIMENTO PERDE ACELARAÇÃO - CÓDIGO P1574
Iluminação Comando dos Vidros Livina EmptyOntem à(s) 10:35 am por DLSalvo

» Solução óleo de motor sumindo sem vazamentos
Iluminação Comando dos Vidros Livina EmptyOntem à(s) 9:01 am por rafa.bcc@gmail.com

» Update Multimedia Kicks 2019/20
Iluminação Comando dos Vidros Livina EmptyDom maio 05, 2024 8:05 am por Diego Zacche

» Luzes acesas do hodômetro e do relógio Frontier 2015
Iluminação Comando dos Vidros Livina EmptyDom maio 05, 2024 7:00 am por Lenilson Freitas

Inscreva-se!


Iluminação Comando dos Vidros Livina

Ir para baixo

Iluminação Comando dos Vidros Livina Empty Iluminação Comando dos Vidros Livina

Mensagem por Cferraz Ter Ago 24, 2021 11:05 am

Fala pessoal!

Quero compartilhar um Up que fiz na minha Grand Livina que muitos já perguntaram e talvez tenham vontade de fazer, que é iluminar os botões do comando dos vidros na porta do motorista.

Desde que peguei o carro sinto a falta disso, pois à noite temos que ficar tateando o comando pra achar os botões das janelas, graças a economia porca dessas montadoras, já que 4 leds e 4 resistores não encarecem nenhum projeto!

Dá um pouco de trabalho, mas como eu gosto desse tipo de coisa tirei de letra. O mais difícil foi conseguir reunir os dados pra começar, tipo descobrir que resistores usar, como fazer os furos, mas... quem procura acha!

Vou colocar (se conseguir) uma foto aqui que resume todo o esquema elétrico. Com relação aos botões da Livina, como eles não têm led originalmente precisa-se fazer os furos em cada botão. Fiz de modo artesanal mesmo já que eu não tenho uma micro retífica. Esquentei um metal bem fino e fiz o furo nos botões, depois dei uma lixada na parte interna do furo pra dar acabamento. Fechei os furos cortando tiras de acrílico de uma tampa de frasco de perfume. Fechar os furos com o acrílico serve pra proteger e principalmente da uma luz homogênea no botão. Quem tiver uma micro retífica ou uma broca bem fina terá mais facilidade pra fazer essa parte do trabalho que pra mim foi a mais chatinha.

Depois disso é só seguir o esquema na foto e soldar os Leds SMD 3528 e os respectivos resistores. O resultado é excelente e fica tudo funcionando como se fosse original.

Dica: Pra quem for do Rio de Janeiro, comprar resistores SMD é bem difícil e na internet só vendem em lote, então podem usar resistores PTH que são fáceis de achar. Eu comprei em Cascadura na rua Silva Gomes, 2 (F. Martinho Eletrônica). As especificações estão na foto.

Iluminação Comando dos Vidros Livina Esquem10


Resultado:
Iluminação Comando dos Vidros Livina P_202110




Quero agradecer ao MMBarlotti, pois graças ao video que ele fez há alguns anos comparando os comando do Tiida (iluminado de fábrica) e o da Livina (sem iluminação), me ajudaram no trampo.

Obs.: Não sou profissional da área, nem técnico em eletrônica, portanto caso resolva fazer será por sua conta e risco. Apenas segui o esquema elétrico original de um comando original com esse recurso de fábrica.

Cferraz

Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/01/2017

WilsonM, icefly e etmoem gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos