Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.

Ir em baixo

Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011. Empty Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.

Mensagem por userdefault em Qui Jan 24, 2019 1:37 pm

Boa tarde.

Verifiquei a literatura disponível sobre os óleos CVT FE Toyota com part number 08886-02505 e o Nissan NS-3 CVT Oil com part number KLE53-00004 e descobri que são idênticos mudando apenas os parâmetros de densidade, ebulição e etc por porcentagens muito pequenas, porém se comportam da mesma forma e são certificados pelas mesmas métodos de ensaio ASTM D4052, ASTM D445, ASTM D2270 ,ASTM D2983,ASTM D97 e ASTM D92, porém usam nomenclaturas próprias de cada empresa.

Analisei os óleos multi CVT do mercado e eles atendem tanto o padrão Toyota TC e FE e Nissan NS-1/2/3 ou seja são compatíveis com as duas especificações levando a crer que são iguais, ao invés de pagar R$ 442,00 em 4 litros de óleo CVT Nissan vale mais a pena pagar R$ 189,00 em 4 litros Toyota genuíno, lembrando que os Toyota usam cambio CVT Aisin.

Verifiquei na fabricante Aisin e o óleo que é feito pela marca é compatível com o super CVT Toyota TC e FE e Nissan RE0F10/11A NS-2/3 ou seja a especificação e viscosidade de óleo Toyota é a mesma da Nissan para câmbios CVT.

Terminando os estudos sobre estes lubrificantes irei fazer o teste com o óleo Toyota.

Alguém já analisou este assunto ou fez a atualização do óleo com o vendido pela Toyota?

userdefault

Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011. Empty Re: Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.

Mensagem por WilsonM em Qui Jan 24, 2019 2:49 pm

só fique atento ao que diz o manual do proprietário dos veículos CVT da Toyota, acho que a troca do fluido é recomendada com 40.000 km, assim como no caso da Honda, alguns Lancer as autorizadas começaram a trocar até a cada 25.000 km pra evitar problema. Na Nissan o manual recomenda inspeção com 100.000 km.

Nos câmbios CVT o fator mais crítico é o gerenciamento de calor. Fluido frio resulta em torque baixo, fluido muito quente degrada mais rápido e pode cavitar se excessivamente aquecido.

Mas de resto, sim os fluidos parecem ser compatíveis, assim como a maioria dos fluidos de marcas de mercado, como Febi, Valvoline, Motul. Geralmente todos atendem NS-3 e TC-FE.

Vale também uma cotação na autorizada da Renault, já que o Fluence era equipado com o mesmo câmbio e motor do Sentra B16.

WilsonM
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011. Empty Re: Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.

Mensagem por userdefault em Qui Jan 24, 2019 3:00 pm

Creio que 100K Km seja muito, no sistema premium da Nissan USA eles fazem a troca com 32K milhas ou seja 51500 Km arredondando, creio que 100K Km seja muito prejudicial para o cambio.

userdefault

Mensagem por WilsonM em Qui Jan 24, 2019 3:06 pm

ah, sim, Samuel, não é que seja recomendado ficar com o fluido tanto tempo assim.
Mas talvez usando estes fluidos você deva diminuir bastante os intervalos de troca.

Foi assim com o fluido da Mitsubishi, que era bem mais barato, mas notamos que o pessoal começou a fazer trocas em intervalos muito menores, pra evitar o zunido.

O mesmo para o Valvoline, que alguns colegas chegaram a reclamar de problema logo após a troca.
WilsonM
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por userdefault em Qui Jan 24, 2019 3:20 pm

Cara, eu tinha um March 1.6 e acabei indo para a Honda, mas acabaram de aparecer o Sentra e um Versa novo na família, como eu amo Nissans já estou fazendo aquele estudo detalhado sobre, no caso do Versa não tem novidades eu conheço, mas o Sentra me assusta rsrsrsrs.

Me parece que o óleo da Toyota é para 50 mil, eu ainda não sei o que vou fazer, a forma como o carro é utilizado creio que aguente uns 60 mil, mas eu tenho um pé atrás com CVT, achei muito bom para andar masss... como foi escolha da minha esposa e o carro é dela eu fico olhando rsrsrs

Os estudos continuam, como não existe literatura especifica tenho que ir na minha conclusão.

userdefault

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: