Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Últimos assuntos
» Lampada do painel do ar
Ontem à(s) 11:26 pm por icefly

» Multimídia
Ontem à(s) 10:34 pm por Joao Lopes

» Nissan Intelligent House
Ontem à(s) 4:24 pm por WilsonM

» Vendas Nissan Kicks na China
Ontem à(s) 3:45 pm por WilsonM

» Preço: quanto vc pagou no seu Kicks?
Ontem à(s) 3:19 pm por Perondi

» Nissan Kicks escolhido pelos proprietários como o melhor SUV
Ontem à(s) 3:07 pm por Shorts

» Barulho no Agregado da Nissan Livina
Ontem à(s) 2:42 pm por Magno

» Estalos Nissan Kicks S Direct CVT 2019
Ontem à(s) 12:49 pm por raelinf

» Som, falantes, central, dvd
Ontem à(s) 11:35 am por Raphael Silveira

Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Ar Condicionado

Ir em baixo

Ar Condicionado

Mensagem por Acelerado em Sex Set 21, 2018 8:42 pm

Olá pessoal. ! Comprei um Kicks 2018/2019 SV faz 15 dias. Logo após abastecer (pois só vem com aqueles míseros 5 litros da concessionaria) liguei o AR Condicionado (ar analógico) e notei que a velocidade 1 era, além de fraca (pouca ventilação),  de climatização “meia-boca”, isto é,  AR CONDICIONADO funciona, MAS não gela!

Tive um GOL POWER 2011 1.6 por 8 anos, não havia necessidade alguma de passar da velocidade 2 (vai até a 4) e isso com o carro lotado (5 pessoas). A velocidade 1, além de ventilar bem, era bem gelada mesmo.
Pois bem. Agora de Nissam.....Então, liguei para um Ex-Vendedor da NIssam, ele me disse assim: “Hoje tá difícil AR Condicionado dos Carros aguentar o ‘quenturão’ das cidades brasileiras”

Agendei um serviço na concessionária. Levei o carro e o Consultor da Oficina  veio ouvir o que eu tinha pra relatar e testar. Ligamos o AR Condicionado. Para ele estava tudo normal. Inclusive falou que sua mãe teve Fox e ele, um Saveiro, e que esses carros chegavam a congelar dentro do carro de tão bons que eram os sistemas. Mas que para ele o meu Kicks estava tudo ok. Insisti que não estava a meu contento aquela situação. Pedi pra testar outro Kicks. Ele fez o teste em outro Kicks  Zero Km que estavam preparando para entregar a um cliente adquirente.
Eu ainda não satisfeito, pois por ele ficaria só na conversa de verificar o meu e mandar embora. Eu perguntei sobre o Termômetro para medir. ELE mediu, o Ar ligado já uns 10 minutos  (do outro Kicks). Dava 9 graus, 10... o máximo de mínima que deu foi 7 graus, mas oscila sempre. Mas a média ficou nessa faixa 9,, 10,, 8 graus.
Fomos então medir no meu... demorou muito mais tempo para chegar aos 8 graus. Eu e ele dentro do carro. Segundo ele, teve um momento que deu 7 graus. Mas só ele viu bater em 7 graus, eu mesmo (que não tirei os olhos do medidor dele) não vi isso.
Por fim, insisti e testamos mais outro Kicks novo, só que esse sem o termômetro,  só pedi pra ele ligar  e colocar perto do meu. Eu ia no outro e no meu, colocando a mão na saída do difusor de ar. Confesso que não tinha diferença alguma que fosse perceptível.

Enfim, tô ficando triste, pois será que é SISTEMA de baixa qualidade do KIcks.?
Pra fechar a tampa do caixão, no dia seguinte, passei numa oficina especializada em Ar e, gentilmente, o Técnico mediu pra mim. Os valores encontrados foram os mesmo 10, 12, 9 graus;  por um milésimo de segundo dava uma passada relâmpago por 8 graus. Ele me disse que o normal seria marcar (no termômetro) 4, 5 GRAUS...
Gente não dá. Pra quem vai atrás percebe que o carro só tá temperatura ambiente, NÃO TEM A SENSACAO DE AMBIENTE GELADO (onde tem um AR condicionado ligado). Meu Golzinho quando vc desligava o ar poderia voltar uns 2 minutos depois que o  interior ainda tinha a sensação de AR  CONDICIONADO. Já o Kicks, nem parece que o AR tava LIAGADO. O carro parece que tava debaixo de uma sombra apenas, sem ter tomado sol..
Alguém com o mesmo problema?

Acelerado

Re: Ar Condicionado

Mensagem por raelinf em Seg Set 24, 2018 11:57 am

Caro amigo, o ar condicionado do kicks não é o melhor do mercado, mas está longe de ser ruim. Na posição 01 a velocidade do vento é baixa mesmo (normal), porem ele mantem a temperatura.

Claro que dependendo do dia de calor a eficiência diminui, principalmente se a cor do carro for preta como é o meu.

Se fez testes em outros carros e o resultado foi o mesmo, então não há problema com o seu carro, mas lembre-se que a eficiência do AC de um automóvel não é a mesma de uma residência ou uma geladeira. Se acredita que ele não está gelando o suficiente leve a autorizada para dar uma carga.

raelinf

Mensagem por WilsonM em Seg Set 24, 2018 12:57 pm

pois é, ar condicionado nunca é suficiente no calorzão deste Brasil.

de concreto, a temperatura na evaporadora nunca vai poder chegar muito menos que 5 graus, porque senão congelaria todas as tubulações do gás. Se estiver 30 graus fora do carro, o ar sair pela janela do ventilador a coisa de 8 graus já é um belo sistema. Aqui em São Paulo, muitos técnicos consideram normal se o ar condicionado conseguir jogar ar a menos de 12 graus.

No meu Sentra já medi a temperatura direto na janela do ventilador a coisa de 4 graus, mas o carro estava em garagem fechada, levou uns 3 minutos para chegar nesta temperatura.

O que dá para arriscar fazer é um "hack" baratinho: existem aquelas espumas térmicas que se usa em sistemas de ar condicionado caseiro, são extremamente baratas. Você pode tentar usar estas espumas nos dutos do fluido na fase fria do ar condicionado. Desta forma, você estaria garantindo chegar com o máximo de fluido frio e condensado na sua evaporadora.
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por Acelerado em Ter Set 25, 2018 6:31 pm

WilsonM escreveu:pois é, ar condicionado nunca é suficiente no calorzão deste Brasil.

de concreto, a temperatura na evaporadora nunca vai poder chegar muito menos que 5 graus, porque senão congelaria todas as tubulações do gás. Se estiver 30 graus fora do carro, o ar sair pela janela do ventilador a coisa de 8 graus já é um belo sistema. Aqui em São Paulo, muitos técnicos consideram normal se o ar condicionado conseguir jogar ar a menos de 12 graus.

No meu Sentra já medi a temperatura direto na janela do ventilador a coisa de 4 graus, mas o carro estava em garagem fechada, levou uns 3 minutos para chegar nesta temperatura.

O que dá para arriscar fazer é um "hack" baratinho: existem aquelas espumas térmicas que se usa em sistemas de ar condicionado caseiro, são extremamente baratas. Você pode tentar usar estas espumas nos dutos do fluido na fase fria do ar condicionado. Desta forma, você estaria garantindo chegar com o máximo de fluido frio e condensado na sua evaporadora.

O que dá para arriscar fazer é um "hack" baratinho???
Isso é o quê? Gambiarra? Explica melhor aí irmão!
Gostaria de sua explicaçao, depois o que vc pensa sobre o tal do Militec. Inclusive um sujeito da própria Nissam (hoje não trabalha mais lá) disse que nao perde a garantia aplicar.

Acelerado

Mensagem por WilsonM em Ter Set 25, 2018 6:42 pm

sabe aqueles dutos por onde passa o fluido do ar condicionado? Existe um que segue da condensadora para a evaporadora, só por a mão e você vai sentir ele mais gelado quando o ar estiver ligado. Eu coloco revestimento térmico neste duto.

Militec eu não tenho opinião formada, eu nem uso no meu carro nem no óleo de motor nem no ar condicionado, mas talvez algum outro colega queira comentar.
WilsonM
Admin

Mensagem por Acelerado em Qua Set 26, 2018 5:07 pm

WilsonM escreveu:sabe aqueles dutos por onde passa o fluido do ar condicionado? Existe um que segue da condensadora para a evaporadora, só por a mão e você vai sentir ele mais gelado quando o ar estiver ligado. Eu coloco revestimento térmico neste duto.

Militec eu não tenho opinião formada, eu nem uso no meu carro nem no óleo de motor nem no ar condicionado, mas talvez algum outro colega queira comentar.

Certo. Entendi.
Seu kicks ainda tá na garantia?
Nunca deu problema (imagino eu).. aquecer muito? derreter, por ficar dentro do motor?
Seu ar ficou melhor depois que vc fez isso, gelou bem?

Acelerado

Mensagem por WilsonM em Qua Set 26, 2018 5:25 pm

na verdade fiz isto no Sentra, eu acho que gela mais sim. Eu até medi a temperatura antes e depois de por a espuma isolante, deu uma boa diferença. E foi uma modificação barata (uns R$10 da espuma mais uns enforca-gatos)

Mas o que de fato funciona é deixar o carro em local fresco, ao abrigo do sol, ar sempre na recirculação. E a temperatura ambiente externa faz muita diferença. Nas cidades do norte do Brasil onde já estive, nunca senti nenhum ar condicionado de carro ser suficiente.
WilsonM
Admin

Mensagem por WilsonM em Qua Set 26, 2018 5:32 pm

olha o vídeo onde eu medi a temperatura com um termômetro digital depois de instalar a espuma térmica nos dutos do fluido do ar condicionado:

WilsonM
Admin

Mensagem por Acelerado em Qua Set 26, 2018 6:07 pm

WilsonM escreveu:olha o vídeo onde eu medi a temperatura com um termômetro digital depois de instalar a espuma térmica nos dutos do fluido do ar condicionado:

Show de bola wilson... me animei pra caramba cara.. Vou fazer isso..
O nome dessa espuma é o mesmo em todo Brasil?
Pelo que vi vc só envolveu de espuma aquele duto que fica "gelado" certo, e somente um pequeno pedaço? ou envolveu a espuma em maior parte, pois no video nao dá ver tudo que foi envolvido!

Vou fazer esse macete .....e quando for pra revisão eu tiro ela, os enforca gatos eu tenho de monte aqui....Nãoo quero dar "brecha" nenhuma pra concessionaria falar que o carro foi "alterado"... Mas tô animado bastante pra fazer isso amigo. Me confirme essas perguntas.. valeu

Acelerado

Mensagem por WilsonM em Qua Set 26, 2018 6:33 pm

olha, eu não sei o nome daquela espuma, eu peguei numa loja de material de construção, no mesmo setor onde vende os aparelhos de ar condicionado. Comprei a mais fina que encontrei.

Eu revesti só a parte mas acessível, de onde sai da condensadora até a entrada da caixa de ventilação da cabine do carro. Nem ficou 100% vedado, o que foi até bom, porque caso condense água no lado de fora do duto, tem por onde a água escorrer.

acho que é uma modificação simples, e até melhor que meter militec no gás do ar condicionado.

não sei o que a Nissan pensa, se invalida a garantia, mas tem razão, não corra riscos desnecessários. Mas não fez nenhum mal no meu carro.

WilsonM
Admin

Mensagem por icefly em Qua Set 26, 2018 8:08 pm

Tubo esponjoso ou esponjoso o nome dele; só perguntar pela espuma que reveste tubulação de ar condicionado.
icefly

Mensagem por smilodon em Qui Set 27, 2018 10:29 am

Galera, revestir os dutos melhora a capacidade de refrigeração do ar condicionado sim, mas o principal é o sistema estar funcionando 100%, pressão do gás nominal e sem nenhum tipo de vazamento. Ahh, e tem 2 tubulações. Uma de entrada e a outra é o retorno...Como num split, o retorno vai sair quente e este - eu acho - que não deve ser isolado, pois a função dele é dissipar este calor no ar. Isolá-lo, só iria manter ele quente e perder a eficiência do ar.

Mas só uma ressalva...Muito cuidado com o tipo de material e a forma como irá revestir, porque se fizer com um material que não suporte alta temperatura, ou se deixar algum material desses encostando em alguma parte quente (bloco do motor por exemplo), pode ocasionar um incêndio!

Outra coisa. Quem quiser realmente melhorar ainda mais a isolação térmica...Tem a opção de utilizar manta asfáltica no carro. Dá um trabalho do caralho, mas a melhora é significativa! Aí seria mais pra quem mora em regiões beeeem quentes e que realmente enfrentam problema com um ar condicionado ineficiente. Seria a última opção.
smilodon

Mensagem por icefly em Qui Set 27, 2018 11:09 am

Sim, o que é revestido é apenas a linha fria.

Aqui 1,5 ano com o tubo do ac do March revestido, 0% problemas; notei uma diferença maior durante a noite, com clima mais ameno.
Na mesma época coloquei no SR do meu sobrinho e da minha irmã, igualmente sem problemas.

Pode usar também a fita térmica, conhecida como Thermotape, mas acho desnecessário, mais cara, 5m uns R$ 50 no Mercado Livre, contra R$ 10 de 1 ou 2 metros de esponjo, mais saquinho de enforca gato.
icefly

Mensagem por raelinf em Sex Set 28, 2018 11:11 am

Apesar de achar o ar do kicks o suficiente. fica difícil não querer fazer esse rack. Ainda mais quando chegar o verão que tende a ficar mais quentes a cada ano. As informações nesse tópico tbm serviu pra min. Agradeço.

raelinf

Mensagem por WilsonM em Sex Set 28, 2018 11:16 am

acho que vale a pena fazer, em qualquer carro. melhorando a eficiência do ar condicionado, gera inclusive um benefício de economia de combustível.

porque sendo capaz de gerar mais ar frio, o sistema pode dar um descanso para o compressor.

algo semelhante que recomendo fazer no ar condicionado doméstico, especialmente se for daqueles aparelhos inverter: como a quantidade de gás que flui no sistema é constante, em vez de regular a temperatura para o mínuimo possível (geralmente 18 graus), é melhor deixar em 22 ou 23 graus, assim a energia consumida cai barbaramente, acho que chega a reduzir mais de 30% o consumo de eletricidade.
WilsonM
Admin

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: