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Ensaio Mazda CX-5 2.2 SKYACTIV-D 175cv: Review
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Ensaio Mazda CX-5 2.2 SKYACTIV-D 175cv: Review
Ensaio Mazda CX-5 2.2 SKYACTIV-D 175cv: Review
O Mazda CX-5 entra na sua segunda geração, num momento em que o mercado dos SUV é mais diversificado do que nunca. Com rivais como o SEAT Ateca, o Peugeot 3008, o Kia Sportage e o Volkswagen Tiguan, O Mazda CX-5 melhorou o seu conforto, combinado com um motor diesel muito potente e eficiente, um interior de luxo e muitos acessórios, é fácil perceber porque é que este é um dos mais vendidos da marca.
O seu design não é o mais desejado no mercado e alguns “rivais” ainda batem pela tecnologia e experiência do SUV.
Características
Número de cilindros: 4 cilindros
Cilindrada: 2191 cc
Potência: 175 CV/4500 rotações
Torque: 420 Nm (2000 rpm)
Velocidade máxima: 200 km/h
Aceleração 0-100km/h: 9,5 seg
Tracção: Às quatro rodas
Transmissão: Caixa de velocidades automática de 6 velocidades
Consumo cidade: 6,7/100km
Consumo extra-urbano: 5,3/100km
Consumo combinado: 5,8/100km
Suspensão dianteira: Independente tipo McPherson
Suspensão traseira: Independente tipo McPherson
Direção: pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
Comprimento/largura/altura: 4555 / 1840 / 1670 mm
Número de portas: 5
Capacidade da bagageira: 463 litros
Depósito de combustível: 56 litros
Combustível: Diesel
Preço: desde 47.763€
Opções de cores: Vermelho Soul Red Crystal. As demais opções são: Machine Grey, Sonic Silver, Titanium Flash, Eternal Blue, Azul Crystal, Preto, Branco Pérola e Branco.
Condução e design
O Mazda CX-5 é o automóvel mais vendido da marca no continente Europeu e por isso, nesta segunda geração, a Mazda optou por uma evolução ao invés de revolucionar.
O primeiro impacto é a suavidade sentida a bordo, com um grande aprimorado na insonorização e nos ruídos aerodinâmicos.
A sua nova dianteira é muito diferente, com uma grelha de maiores dimensões, a dar uma agressividade extra ao modelo, fator que é visto em vários detalhes da carroçaria e os grupos ópticos esguios contam com tecnologia LED.
Os seus vincos bastante definidos ostentam a energia da marca, a traseira é agora mais ao estilo de um coupé, graças à sua linha de tejadilho mais baixa e descendente e se destaca a dupla ponteira de escape e o spoiler.
O interior sofreu uma autêntica revolução, onde se encontra o tablier dividido, com a parte superior a ser informativa, com destaque para o completo painel de instrumentos, analógico, e ao centro o sistema de entretenimento com dimensões mais reduzidas.
Na parte inferior, estão os comandos da climatização, enquanto os controlos do sistema multimédia, estão ao centro, na consola central, sendo mais fáceis de utilizar e sem tirar os olhos da estrada no momento da condução.
Os bancos ergonômicos ajustam um bom equilíbrio entre o apoio e o conforto, mais ainda com o opcional de terem opção de aquecimento e de ajuste eléctrico. Na parte de trás existe espaço para três passageiros, ainda que o do meio possa sentir algum desconforto entre os restantes.
A nível de condução é um automóvel que embalado, é difícil de o parar, com o chassis a permitir fazer as curvas com confiança e com uma suspensão que prima pelo conforto onde mais se evidencia a sua capacidade na estrada e no asfalto.
No entanto, como realce negativo são as vibrações no volante e ruídos oriundos da carroçaria a partir dos 50/60 km/h. O volante conta com vários botões que facilitam ações como a de atender chamadas, regular o rádio ou mesmo selecionar sistemas de assistência à condução sem dele tirarmos as mãos. Os botões para regular o sistema de climatização poderiam também estar colocados numa posição superior, já que obrigam o condutor a tirar os olhos da estrada para o seu manuseamento.
Equipamento
Motor 2.2 SkyActiv-D de 175cv, com transmissão de seis velocidades;
Sistema G-Vectoring Control, ajustando o torque tendo em conta o ângulo da direção, controlando através de um software a forma mais eficaz das acelerações;
Cruise-control adaptativo, com função de paragem e arranque;
Sistema de manutenção de faixa de rodagem;
Faróis LED com máximos adaptativos;
Sistema de monitorização do ângulo morto;
Bancos aquecidos no interior;
Vidros escurecidos;
Teto solar;
Porta da bagageira elétrica;
Bancos elétricos com regulagem em 10 posições;
Tela central, sensível ao toque, de 7 polegadas;
MZD Connect – sistema da Mazda de conectividade móvel, com ligação Bluetooth, acesso ao e-mail, SMS e navegação, funcionando com 11 línguas em áudio e com 26 em texto;
Sistema WIFI, para aceder a atualizações de trânsito em direto e previsões meteorológicas
Sistema de som BOSE Premium surround com 10 altifalantes e processamento digital Centerpoint 2;
Sistemas de Assistência à Condução e Segurança do Mazda Radar Cruise Control (MRCC) com função Stop &Go e Adaptive LED Headlights (ALH)
Tecnologia i-ACTIVSENSE;
ABS nas quarto rodas (4W-ABS) com Repartição Eletrônica da Força de Travagem e Assistência à Frenagem de Emergência;
Controle Dinâmico de Estabilidade;
Controle de Tração;
Sinalização de Travagem de Emergência;
Controlo de Arranque em Subida;
Head Up Display que é apresentado diretamente no vidro e que ajuda na consulta das informações essenciais à condução.
Veredito Mazda CX-5 2.2 SKYACTIV-D 175cv
Como SUV para a família, é confortável e ágil e só procurando bem é que se encontra uma falha mais detalhada, que é no sistema multimédia: a falta dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
É um carro que prima pelo o prazer de condução, conforto e insonorização. Os locais de arrumação e a resposta do motor são os pontos mais fracos do Mazda.
Toda a marca Mazda oferece uma experiência de condução ágil e divertida em relação aos seus concorrentes e o efeito do G-Vectoring Control é tão sutil que não se sente na condução.
Mais imagens na fonte abaixo:
Fonte: https://www.maistecnologia.com/ensaio-mazda-cx-5-2-2-skyactiv-d-175cv-review/
Abraços,
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