Bet
Translate
Nosso Canal Youtube
Tópicos mais visitados
Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
WilsonM | ||||
andre fachini | ||||
icefly | ||||
PauloEduardo | ||||
dtyonline | ||||
pimenta59 | ||||
absilva | ||||
Mkdam | ||||
MRB | ||||
Alexandre |
Inscreva-se!
Michelin anuncia `roda flexível´
4 participantes
Página 1 de 1
Michelin anuncia `roda flexível´
Michelin anuncia ‘roda flexível’
Conceito de roda flexível foi batizado de Michelin Acorus, e segundo a fabricante francesa é capaz de resistir a impactos contra buracos sem quebrar ou cortar pneus
Sistema com aros de borracha deforma quando sofre um impacto e dissipa a energia à medida que volta à forma original, preservando a roda e também o pneu.
A Michelin e a fabricante de rodas Maxion desenvolveram um dispositivo denominado “roda flexível”. Segundo as empresas, ela é capaz de resistir a impactos com buracos sem quebrar, e sem estragar os pneus. A novidade, batizada de Michelin Acorus, foi apresentada recentemente, e consiste de duas flanges (aros flexíveis) de borracha, instaladas entre o pneu e a roda.
Essas flanges funcionam como uma espécie de amortecedor. Como são deformáveis, os aros dissipam a energia gerada nos impactos. Isso preserva tanto a roda quanto a banda lateral do pneu.
As duas empresas realizaram testes com pneus nas medidas 285/30, calçados em rodas de 21 polegadas, com e sem o novo dispositivo. O conjunto convencional apresentou defeito quando o carro em que estava instalado passou por um buraco rodando a 28 km/h. As rodas com sistema flexível não apresentaram nenhum dano, mesmo sofrendo impactos em velocidades superiores.
As empresas informam que o dispositivo destina-se principalmente a rodas de grande diâmetro. Normalmente essas peças são associadas a pneus largos e de perfil baixo, o que os deixa mais suscetíveis a danos causados por impactos contra buracos, por exemplo.
Ainda de acordo com Michelin e Maxion, o sistema flexível também deixa o veículo mais confortável e silencioso. Isso porque as flanges isolam os ruídos provenientes da rodagem. Nenhuma das empresas informou, contudo, se o dispositivo interfere na estabilidade ou na dirigibilidade do veículo.
Item de fábrica
Além das peças feitas de borracha, o sistema, que já foi patenteado, emprega uma roda especial, mais estreita que as convencionais. A função desse componente é suportar os baques, juntamente com as flanges. A parte externa é apenas uma capa, sem função estrutural.
O Michelin Acorus deverá ser vendido inicialmente com diâmetro a partir de 19 polegadas, como item original em modelos europeus. A data de lançamento ainda não foi divulgada.
Pneu para a vida toda
Outra novidade da Michelin, apresentada no fim do ano passado, é o conceito batizado de Vision (foto abaixo). O protótipo, segundo a empresa francesa, pode vir a ser um substituto tanto do pneu quanto da roda.
De acordo com a fabricante, o Vision tem estrutura alveolar (com cavidades ocas) e foi concebido para durar tanto quanto o veículo. Além disso, a empresa informa que o produto é sustentável pois é produzido com materiais naturais como palha, lascas de madeira, resíduos de açúcar, artigos domésticos reciclados e até casca de laranja.
Em vez de utilizar ar, como os pneus atuais, o protótipo se sustenta graças à estrutura em forma de colmeia, uma espécie de treliça. Isso elimina contratempos causados por perfurações, por exemplo.
Ainda de acordo com a Michelin, a novidade permitirá que o usuário adicione novas camadas à banda de rodagem em centros especiais de impressão 3D, batizados de “Print&Go”. Isso vai possibilitar não apenas o aumento da longevidade, mas também a alteração de características do pneu. Dessa forma, um mesmo produto poderá ser empregado no asfalto, na neve ou no fora de estrada, por exemplo.
Pelos planos da Michelin, o conceito ainda deve demorar “de dez a 20 anos” para chegar às ruas. O Vision também deverá receber sensores capazes de obter dados para informar o motorista, por meio de aplicativo para smartphone ou e-mail, por exemplo, sobre a necessidade de recompor a banda de rodagem devido a desgaste ou incompatibilidade com o tipo de piso.
Fonte: http://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/michelin-anuncia-roda-flexivel/
Abraços,
Re: Michelin anuncia `roda flexível´
tudo de bom!! só vai depender do preço...
leonardo lucas- Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO
Re: Michelin anuncia `roda flexível´
Esta é a questão ..o preço....
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Michelin anuncia `roda flexível´
Caramba, quando vi, pensei que era o Tweel. Mas já é outro, arretado.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Tópicos semelhantes
» [Pneus e Rodas p/ March]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
» ESTALO NA RODA DIANTEIRA AO ACELERAR COM A RODA GIRADA
» Roda Aro 17
» Central Multimídia do Kicks (modelos, espelhamento, desbloqueio, etc)
» Roda Kicks
» ESTALO NA RODA DIANTEIRA AO ACELERAR COM A RODA GIRADA
» Roda Aro 17
» Central Multimídia do Kicks (modelos, espelhamento, desbloqueio, etc)
» Roda Kicks
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Hoje à(s) 4:58 pm por Will Sentra SL 2011
» Suporte de para-choque Sentra 2008
Hoje à(s) 4:55 pm por Will Sentra SL 2011
» VENDO DEFLETOR DO PARA-CHOQUE DIANTEIRO B16
Hoje à(s) 4:41 pm por Will Sentra SL 2011
» Central Multimídia do Kicks (modelos, espelhamento, desbloqueio, etc)
Hoje à(s) 2:55 pm por Luan AIres
» suspensao Nissan
Hoje à(s) 12:48 pm por hadad
» Carro falhando luz PS
Hoje à(s) 11:30 am por WilsonM
» Câmbio manual Sentra b16
Hoje à(s) 11:21 am por Murilo Carvalho
» Nissan Sentra com luz PS e falhando - Mas carro ligando normal e direção normal também.
Ontem à(s) 5:49 pm por lenhador2001
» Ajuda mecânica do March 2012
Ontem à(s) 4:33 pm por dennysgm