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Re: Troca de bateria
WilsonM escreveu:Faz alguma diferença desconectar/conectar primeiro o polo positivo da bateria, ou tanto faz?
Pois é, segundo o manual do proprietário Nissan: carro A (bateria auxiliar), carro B (bateria arriada)
conectar: 1.positivo A com positivo B e 2.negativo A com massa B
desconetar: primeiro o negativo e depois o positivo
Postei pq essa sequência é novidade pra mim: ligar à massa do B (sempre liguei + com + e - com -) e retirar a tampinha do respiro das duas baterias (qdo não seladas)
icefly...entendi e consegui ver as fotos.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Troca de bateria
É a tal chupeta é cheio de mimimi.
Regras são criadas para prevenir acidentes, e acidentes com bateria pode ser fatal.
Tudo tem um porque da sequencia e do local.
Regras são criadas para prevenir acidentes, e acidentes com bateria pode ser fatal.
Tudo tem um porque da sequencia e do local.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Troca de bateria
Vejo que sempre fui negligente por desconhecer, várias, questões referentes à bateria. Achava que quanto maior a capacidade de armazenamento (Ah) ou maiores dimensões, melhor era a bateria. Vi que o mais importante é a corrente de partida à frio (CCA) que nem sabia o que era.
Com relação à bateria arriada, até a pouco tempo atrás, fazia o carro pegar no tranco sem saber que isso era (muito) prejudicial e, em relação a "chupeta" desconhecia o perigo de queimaduras e incêndio, e outras questões já discutidas aqui...
Com relação à bateria arriada, até a pouco tempo atrás, fazia o carro pegar no tranco sem saber que isso era (muito) prejudicial e, em relação a "chupeta" desconhecia o perigo de queimaduras e incêndio, e outras questões já discutidas aqui...
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Troca de bateria
Uma parte dessa regra é para não gerar faísca no borne da bateria, pois a mesma durante o uso gera hidrogênio formando uma atmosfera explosiva. Ai qualquer centelha no borne faz Kbumm.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Troca de bateria
Tinha pesquisado sobre baterias e me preparado para fazer a troca no march...na época não tinha nenhum indicativo de problema, a não ser o tempo de uso.
Em fevereiro, ao tirar uma foto do painel para ilustrar o tópico das luzes do painel vi que já estava com os problemas relatadas pelo professor no vídeo :
Pois bem, continuei sem trocar, e hoje ela teve um infarto fulminante!! Sem nenhum sintoma (a mais) além da citada no vídeo: sem dificuldade de partida e tudo funcionando...liguei pela manhã, andei uns 20 Km, parei, tentei dar a partida e nada...tive que fechar as 4 portas manualmente, chamar o socorro e ficar com a única marca/preço que tinha disponível no auto elétrico...
Em fevereiro, ao tirar uma foto do painel para ilustrar o tópico das luzes do painel vi que já estava com os problemas relatadas pelo professor no vídeo :
Pois bem, continuei sem trocar, e hoje ela teve um infarto fulminante!! Sem nenhum sintoma (a mais) além da citada no vídeo: sem dificuldade de partida e tudo funcionando...liguei pela manhã, andei uns 20 Km, parei, tentei dar a partida e nada...tive que fechar as 4 portas manualmente, chamar o socorro e ficar com a única marca/preço que tinha disponível no auto elétrico...
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Troca de bateria
rsrs é isso: mesmo fulminante, de uma hora pra outra... quanto tempo e km tem teu March?
Apesar de dar sinais claros, insisti em pensar que estava ok pra rodar mais uns meses, mas a minha foi morrendo em questão de semanas e também parou de vez.
Apesar de dar sinais claros, insisti em pensar que estava ok pra rodar mais uns meses, mas a minha foi morrendo em questão de semanas e também parou de vez.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Troca de bateria
icefly,
Após a troca da bateria fui conferir se ela estava bem presa e percebi que os (2) chicotes entre a bateria e a caixa de fusíveis estavam prensados. Fui conferir nas fotos pré troca e percebi que não estavam assim...assim que tiver um tempo vou corrigir isso.
Dei uma olhada na foto que postou e percebi que também estão meio prensadas...acho melhor dar uma conferida. Também percebi que a trava da sua bateria está meio deslocada...dá uma olhada na foto.
olha como estava (antes da troca) no meu march:
A propósito, a bateria original durou 3 anos e 6 meses e está com 35mil Km. Penso que parte do desgaste (ou seria o contrário?) ocorreu no 1º ano onde quase não usei...dava umas voltas a cada 3 semanas (fiz a primeira revisão com 2mil Km).
Após a troca da bateria fui conferir se ela estava bem presa e percebi que os (2) chicotes entre a bateria e a caixa de fusíveis estavam prensados. Fui conferir nas fotos pré troca e percebi que não estavam assim...assim que tiver um tempo vou corrigir isso.
Dei uma olhada na foto que postou e percebi que também estão meio prensadas...acho melhor dar uma conferida. Também percebi que a trava da sua bateria está meio deslocada...dá uma olhada na foto.
olha como estava (antes da troca) no meu march:
A propósito, a bateria original durou 3 anos e 6 meses e está com 35mil Km. Penso que parte do desgaste (ou seria o contrário?) ocorreu no 1º ano onde quase não usei...dava umas voltas a cada 3 semanas (fiz a primeira revisão com 2mil Km).
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Troca de bateria
É impressão, ou essa bateria branca está ao contrário?
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Troca de bateria
Não Pimenta, dá uma olhada nos posts iniciais...
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Troca de bateria
nakay escreveu:icefly,
Após a troca da bateria fui conferir se ela estava bem presa e percebi que os (2) chicotes entre a bateria e a caixa de fusíveis estavam prensados. Fui conferir nas fotos pré troca e percebi que não estavam assim...assim que tiver um tempo vou corrigir isso.
Dei uma olhada na foto que postou e percebi que também estão meio prensadas...acho melhor dar uma conferida. Também percebi que a trava da sua bateria está meio deslocada...dá uma olhada na foto.
olha como estava (antes da troca) no meu march:
Vou verificar o chicote; já a bateria está bem firme.
Terei de revisar isso mesmo porque um dos meus amplificadores de som parou de funcionar, desconfio de mau contato no cabo vermelho que vai no borne da bateria.
nakay escreveu:
A propósito, a bateria original durou 3 anos e 6 meses e está com 35mil Km. Penso que parte do desgaste (ou seria o contrário?) ocorreu no 1º ano onde quase não usei...dava umas voltas a cada 3 semanas (fiz a primeira revisão com 2mil Km).
Tempo parecido com o meu (4 anos e 1 mês - 40 mil km praticamente)
pimenta59 escreveu:É impressão, ou essa bateria branca está ao contrário?
Já explicaram antes que não; mas acho estranho essa etiqueta virada ao contrário.
icefly25 escreveu:Lembrei que meu irmão foi avisado pelo lojista que tem de levar o carro na loja pra verificar se tá tudo ok com a bateria, para fins de garantia de 18 meses...
Quase 3 meses depois voltei na loja que vendeu a bateria pra fazer o teste com multímetro: bateria bombando; vi uma parte do teste e no multímetro deu mais de 14,5v com o motor girando.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Troca de bateria
Os cabos "espremidos" é só puxar para a extremidade que eles se soltam:
com relação à fixação vi que nos marchs europeus, nos japoneses...são mais seguras e reforçadas. Como a nossa é só na base, penso que ela deve estar bem posicionada.
com relação à fixação vi que nos marchs europeus, nos japoneses...são mais seguras e reforçadas. Como a nossa é só na base, penso que ela deve estar bem posicionada.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Troca de bateria
icefly25 escreveu:
Quase 3 meses depois voltei na loja que vendeu a bateria pra fazer o teste com multímetro: bateria bombando; vi uma parte do teste e no multímetro deu mais de 14,5v com o motor girando.
Com o motor ligado você está lendo a tensão na saída do alternador que alimenta a bateria. Logo não está testando a tensão da bateria.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Troca de bateria
Foi testado dos 2 jeitos, com motor girando (check se o alternador estava carregando) e com a bateria desligada (check da capacidade); não lembro as 2 leituras mas acho que deu 14,5v ou 14,7v com motor girando.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Troca de bateria
Parece que a tensão da bateria é entre 12V a 13V, e a tensão fornecida pelo alternador é em média 14,5 Volts.
...................................................
Retomando às dimensões da bateria para o march...em geral é recomendada (pelos fabricantes de bateria) de 60Ah que tem dimensões semelhantes (em qualquer marca) no comprimento e largura, e na altura 2 medidas diferentes: caixa alta (190mm) e caixa baixa (175mm). Essas duas medidas servem no march e tem os valores nominais iguais...como estou providenciando uma capa térmica, essa diferença tem que ser levada em conta...
...................................................
Retomando às dimensões da bateria para o march...em geral é recomendada (pelos fabricantes de bateria) de 60Ah que tem dimensões semelhantes (em qualquer marca) no comprimento e largura, e na altura 2 medidas diferentes: caixa alta (190mm) e caixa baixa (175mm). Essas duas medidas servem no march e tem os valores nominais iguais...como estou providenciando uma capa térmica, essa diferença tem que ser levada em conta...
Última edição por nakay em Ter Mar 22, 2016 7:47 pm, editado 2 vez(es)
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Troca de bateria
Aprendi, na prática (fishing), alguns dos motivos que levam à diminuição da vida útil da bateria: velocidade de carregamento, utilização da bateria até a descarga total, trepidações e solavancos, quantidade de eletrólitos, armazenamento prolongado...a bateria durava no máximo um ano (utilizada para mover um motor elétrico em pescarias).
No fórum e em pesquisas, conheci um outro fator na diminuição dessa vida útil: a temperatura (alta) no cofre do motor. Daí, aprendendo e copiando (mais uma vez) o nosso professor MRB, resolvi encomendar uma capa térmica para minimizar isso. Como o fabricante deu a oportunidade de personalizar a capa, fiz alguns modelos/logos pra quem tiver interesse:-
capa témica "esportiva nismo":
capa "normal":
No fórum e em pesquisas, conheci um outro fator na diminuição dessa vida útil: a temperatura (alta) no cofre do motor. Daí, aprendendo e copiando (mais uma vez) o nosso professor MRB, resolvi encomendar uma capa térmica para minimizar isso. Como o fabricante deu a oportunidade de personalizar a capa, fiz alguns modelos/logos pra quem tiver interesse:-
capa témica "esportiva nismo":
capa "normal":
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Troca de bateria
Nakay onde tu encomendou essas capas???
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: Troca de bateria
Estou estudando comprar uma capa dessas; a Lemarc Store faz uma com logo bordado, pesquise no Google.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Troca de bateria
Achei, valeu Ice. Estou pensando em comprar também...
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: Troca de bateria
Mkdam escreveu:Nakay onde tu encomendou essas capas???
Vejo que já resolveu... Foi nessa loja que o icefly citou...Como já disse, existe a possibilidade de personalizar.
Além do Ah, é bom informar a altura da bateria (caixa baixa ou alta).
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Troca de bateria
Blz. Ja fiz o cadastro no site vou ver direitinho essa personalização.. Abraços
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: Troca de bateria
Meu March 1.6S 2012/2013 mexicano arriou a bateria mês passado. Quase quatro anos da compra (junho de 2012). Ela já estava dando sinais de fim de vida, mas eu erradamente ignorei. Quando fui sair de viagem em uma sexta, o carro nem ligava... :-(
Liguei correndo para a primeira casa de baterias que encontrei, e acabei comprando uma Platoon (marca que nunca tinha ouvido falar). Segundo o vendedor era uma bateria de CCA compatível com a original (470 A).
Foi entregue em menos de 10 minutos, por um motoboy, que foi até a garagem de meu prédio e trocou em poucos minutos. Ele o fez dando antes uma chupeta com a nova bateria, ligando o carro. E trocou com o carro ligado. Segundo ele para evitar a perda da configuração da chave eletrônica.
A bateria parece ótima. O carro pega muito rápido pela manhã. Mas, como disse, nunca havia ouvido falar nessa Platoon...
Liguei correndo para a primeira casa de baterias que encontrei, e acabei comprando uma Platoon (marca que nunca tinha ouvido falar). Segundo o vendedor era uma bateria de CCA compatível com a original (470 A).
Foi entregue em menos de 10 minutos, por um motoboy, que foi até a garagem de meu prédio e trocou em poucos minutos. Ele o fez dando antes uma chupeta com a nova bateria, ligando o carro. E trocou com o carro ligado. Segundo ele para evitar a perda da configuração da chave eletrônica.
A bateria parece ótima. O carro pega muito rápido pela manhã. Mas, como disse, nunca havia ouvido falar nessa Platoon...
lcdsantos- Mensagens : 59
Data de inscrição : 21/01/2016
Idade : 52
Localização : São Paulo
Re: Troca de bateria
O meu quando troquei, foi tradicional, tirou a velha, botou a nova com o carro desligado mesmo. Só o relógio ficou com a hora errada.
Bem, acho que ninguém optaria por essa marca tendo outras possibilidades, mas, no seu caso, não tinha muita escolha realmente.
Bateria de carro é assim mesmo, você vai deixando para lá, no fim, acaba tendo que comprar o que o socorro mecânico do seguro ou casa de bateria que atenda, lhe empurrar na hora.
Bem, acho que ninguém optaria por essa marca tendo outras possibilidades, mas, no seu caso, não tinha muita escolha realmente.
Bateria de carro é assim mesmo, você vai deixando para lá, no fim, acaba tendo que comprar o que o socorro mecânico do seguro ou casa de bateria que atenda, lhe empurrar na hora.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Troca de bateria
lcdsantos, também ignorei os sintomas da minha indo pro saco, até que um dia, deu uma bela apagada no painel e não deu arranque; eu já vinha pensando em trocar por uma maior de 60A (como de fato troquei), só não troquei antes por conta de outras despesas (bem no Natal), o meu pensamento era trocar uns meses depois mas não teve jeito quando "arriou" de vez.
Quanto a marca Platoon também nunca ouvi falar, agora é ver a durabilidade.
Quanto a marca Platoon também nunca ouvi falar, agora é ver a durabilidade.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Troca de bateria
Hoje o carro deu uma partida meio arrastada de manhã em casa e na saída do trabalho.
Agora a noite fui medir a tensão da bateria e deu 12,5V. Com o motor ligado 14,3V. Aí lembrei do video do MRB em que a luz do (ABS) tem que apagar após alguns segundos de girar a meia chave e continuar apagada mesmo ao dar a partida do motor. Deu tempo de fazer apenas dois testes desse e observei que a luz do (ABS) reacendia ao dar a partida. Não consigo mais dar a partida, mas luzes e som funcionam normalmente.
Outro detalhe que aconteceu nas duas partidas durante o dia foi um estalo nos falantes do som, pois como possuo um módulo amplificador, a descontinuidade na alimentação gerava um pico na alimentação do mesmo e um pipoco nas caixas.
Amanhã de manhã a missão será resolver o bucho!!
PS.: lembrando que dia 29/04 o carro vai fazer apenas 2 anos.
Agora a noite fui medir a tensão da bateria e deu 12,5V. Com o motor ligado 14,3V. Aí lembrei do video do MRB em que a luz do (ABS) tem que apagar após alguns segundos de girar a meia chave e continuar apagada mesmo ao dar a partida do motor. Deu tempo de fazer apenas dois testes desse e observei que a luz do (ABS) reacendia ao dar a partida. Não consigo mais dar a partida, mas luzes e som funcionam normalmente.
Outro detalhe que aconteceu nas duas partidas durante o dia foi um estalo nos falantes do som, pois como possuo um módulo amplificador, a descontinuidade na alimentação gerava um pico na alimentação do mesmo e um pipoco nas caixas.
Amanhã de manhã a missão será resolver o bucho!!
PS.: lembrando que dia 29/04 o carro vai fazer apenas 2 anos.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Troca de bateria
(provavelmente) sua bateria está nos últimos "suspiros"...não ficaria testando luzes, som. Mesmo que a tensão esteja marcando 12,5V, ela não mantém a carga para a partida...
A vida útil da bateria depende de vários fatores: o som-amplificador consome muita corrente e se usa com o carro desligado já é um indicativo de vida menor, assim como percursos curtos, irregularidades de piso, temperatura no cofre ou até um defeito de fabricação...daí 2 anos tá na margem. Quando troquei a minha não tive muita opção... fique atento na CCA (o ideal é próxima de 500A) e com capacidade em torno de 60Ah.
A vida útil da bateria depende de vários fatores: o som-amplificador consome muita corrente e se usa com o carro desligado já é um indicativo de vida menor, assim como percursos curtos, irregularidades de piso, temperatura no cofre ou até um defeito de fabricação...daí 2 anos tá na margem. Quando troquei a minha não tive muita opção... fique atento na CCA (o ideal é próxima de 500A) e com capacidade em torno de 60Ah.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
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