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Re: Óleo para CVT (Troca)
Fico na dúvida também, se ficar difícil encontrar o NS2, a solução será usar o NS3, e a mistura vai ser certa. Vou esperar pra ver o que o pessoal fala por aqui...
Alexandre- Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.
Re: Óleo para CVT (Troca)
PauloEduardo escreveu:MRB, mas o Tiida/Livina requer a retirada do corpo de válvula para a troca do filtro, não? Aí a coisa pega mesmo. Felizmente no Sentra isto não ocorre. Mas reconheço que no fim das contas o correto mesmo a fazer é trocar por novos e de qualidade todo tipo de vedantes envolvidos no processo de desmontagem. Por isso eu mesmo o fiz.
Mas agora voltando ao câmbio do Tiida/Livina cabe uma pergunta: Será necessária a troca destas vedações que comentou mesmo quando se faz aquele macete de virar o parafuso do corpo de válvulas ao contrário (dispensando a retirada do corpo de válvulas) para a troca do filtro?
Quanto a mistura de fluidos infelizmente não há uma resposta definitiva. Não nos resta outra alternativa a não ser rezar para não dar "caca" já que o próprio NS-2 está fora de catálogo pelo menos aqui no Brasil.
Ou efetuar uma chamada troca total por máquina.
Removeu o corpo de válvulas precisa trocar as vedações, mesmo porque ninguém vai saber a exata posição que estavam instaladas.
Quanto ao parafuso andei lendo alguns documentos, parafusos do tipo (Reamer Bolt) tem sua função e tem sua posição projetada nos segmentos do corpo de válvulas. Eu não mudaria apenas para ter um acesso simples de troca do filtro, ainda mais se estiver com limalha grossa fixada no filtro tela igual mostra no vídeo. Se tem limalha grossa é porque tem algo esfarelando, rolamentos,....
Ter presença de pó preto é composite, normal em qualquer câmbio bem rodado.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Óleo para CVT (Troca)
Acham normal aparecer esse tipo de limalha no câmbio?
Troca só o filtro e deixa moendo?
Troca só o filtro e deixa moendo?
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Óleo para CVT (Troca)
WilsonM escreveu:vc viu como funciona esta máquina, Paulo?
Não, estava desligada. Mas segundo o técnico ela suga o óleo velho pelo bujão do cárter e insere o novo pela vareta de medição. Com o motor ligado, obviamente.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Óleo para CVT (Troca)
Alexandre escreveu:Fico na dúvida também, se ficar difícil encontrar o NS2, a solução será usar o NS3, e a mistura vai ser certa. Vou esperar pra ver o que o pessoal fala por aqui...
Olha, por aqui o pessoal já misturou o NS-2 com tudo. Eu mesmo na minha primeira troca (parcial) aos 60k misturei com o ELFMatic da Renault. Este vem explícito no rótulo que pode ser misturado ao NS-2. Já misturaram NS-2 com NS-3, Lubrax Mit, Valvoline, Motul, etc. Teve gente que colocou até o fluido da Honda.
E nem dá para obter uma resposta definitiva em relação a mistura de fluidos tão cedo pois se houver qualquer complicação que cause danos seria a longo prazo.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Óleo para CVT (Troca)
MRB, esta foto com as limalhas é do vídeo do Sentra do Felipe?
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Óleo para CVT (Troca)
Mesmo procedimento agora pela versão do próprio Felipe:
https://www.youtube.com/watch?v=to5OrxsZrXg
https://www.youtube.com/watch?v=to5OrxsZrXg
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Óleo para CVT (Troca)
heheh o cara meteu logo o NS-3 no sentra 2009, misturou sem medo o fluido com o antigo NS-2, sem medo, e ainda reaproveitou as juntas.
acho que o medo com o fluido que a gente acabou gerando é muito por desconhecimento, porque o CVT parece funcionar bem com uma boa variedade de fluidos. Se vai ocorrer danos, é a longuíssimo prazo, dada a menor viscosidade do NS-3, talvez tenha algum efeito sobre a bomba, pressão do fluido no sistema ou no conversor de torque.
Ele propõe trocas a cada 30.000 km, é um procedimento a favor da segurança, melhor trocar antes para prevenir. O CVT da Nissan é bem resistente, prova disso é que a Nissan chegou a oferecer 10 anos de garantia nos USA, o que fez muita gente gente lá chegar a mais de 100k milhas sem mexer no câmbio. Bom já tem bastante Nissan sem garantia hoje em dia, e parece que o pessoal lá está adotando entre 30k a 50k milhas como padrão de troca do fluido do CVT.
acho que o medo com o fluido que a gente acabou gerando é muito por desconhecimento, porque o CVT parece funcionar bem com uma boa variedade de fluidos. Se vai ocorrer danos, é a longuíssimo prazo, dada a menor viscosidade do NS-3, talvez tenha algum efeito sobre a bomba, pressão do fluido no sistema ou no conversor de torque.
Ele propõe trocas a cada 30.000 km, é um procedimento a favor da segurança, melhor trocar antes para prevenir. O CVT da Nissan é bem resistente, prova disso é que a Nissan chegou a oferecer 10 anos de garantia nos USA, o que fez muita gente gente lá chegar a mais de 100k milhas sem mexer no câmbio. Bom já tem bastante Nissan sem garantia hoje em dia, e parece que o pessoal lá está adotando entre 30k a 50k milhas como padrão de troca do fluido do CVT.
Re: Óleo para CVT (Troca)
Ainda tenho minhas dúvidas, numericamente é diferente em viscosidade e temperatura.
ABRIR EM NOVA JANELA PARA VER A FOTO COMPLETA.
ABRIR EM NOVA JANELA PARA VER A FOTO COMPLETA.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Óleo para CVT (Troca)
cara, eu não manjo nada de russo, uma hora que você tiver um tempinho coloca um translate.google nesse documento aí
em inglês, eu tenho do NS-2:
Typical Specifications Idemitsu CVTF
ASTM
METHOD
Color (Appearance) Green
Density 15 oC g/cm³ D-4052 0.8525
Flash Point (COC) oC D-92 206
Viscosity, cSt @ 40 oC D-445 30.93
@ 100 oC D-445 7.006
Viscosity, mPa-s @ -40 oC D-2983 8550
Viscosity Index D-2270 199
Pour Point oC D-6749 -45.0
TAN,(mgKOH/g) D-664 0.84
Foaming @ 93.5 oC D-892 0-0
Eu não entendo nada de mecânica de fluidos, aí ficam minhas dúvidas:
cara, se a viscosidade do NS-3 é menor, ele deve fluir a uma velocidade maior pelo sistema, seria isto? E maior velocidade, pode implicar em temperatura mais alta?
depois que o conversor acopla, não deve ter muito problema, mas nas saídas em baixa velocidade o liquido menos viscoso trabalha melhor ou pior na turbina e na bomba do conversor de torque?
E pras polias e correia do CVT o que conta é o atrito. Se o NS-3 oferecer menos atrito, vai que o sistema começa a patinar.
em inglês, eu tenho do NS-2:
Typical Specifications Idemitsu CVTF
ASTM
METHOD
Color (Appearance) Green
Density 15 oC g/cm³ D-4052 0.8525
Flash Point (COC) oC D-92 206
Viscosity, cSt @ 40 oC D-445 30.93
@ 100 oC D-445 7.006
Viscosity, mPa-s @ -40 oC D-2983 8550
Viscosity Index D-2270 199
Pour Point oC D-6749 -45.0
TAN,(mgKOH/g) D-664 0.84
Foaming @ 93.5 oC D-892 0-0
Eu não entendo nada de mecânica de fluidos, aí ficam minhas dúvidas:
cara, se a viscosidade do NS-3 é menor, ele deve fluir a uma velocidade maior pelo sistema, seria isto? E maior velocidade, pode implicar em temperatura mais alta?
depois que o conversor acopla, não deve ter muito problema, mas nas saídas em baixa velocidade o liquido menos viscoso trabalha melhor ou pior na turbina e na bomba do conversor de torque?
E pras polias e correia do CVT o que conta é o atrito. Se o NS-3 oferecer menos atrito, vai que o sistema começa a patinar.
Re: Óleo para CVT (Troca)
Pois é ... mas analisando um desses fluidos CVT de mercado. Valvoline, por exemplo:
Características
Viscosidade Cinemática 100°C, cSt 7,5
Viscosidade Brookfield, cP à -40ºC 9.000
Densidade 60°F 0.852
Aparência Límpido
Nível de Performance
Audi/VW G 052 516, Toyota (TC), Hyundai / Kia (SP-III), G 052 180, CVT FE, Suzuki (TC / NS-2 / CVT Green 1/CVTF Green 2), Ford (CVT30 / Mercon C), Nissan (NS-2 & NS-3), Chrysler Jeep NS-2, Subaru ( Lineartronic CVTF), Mitsubishi (CVTF-Diaqueen J1/, Diaqueen J-4/SP-III), Dodge / Jeep (NS-2 / CVTF+4), Daihatsu (Amix CVTF-2 DC / Amix CVTF DFE),
Subaru (i-CVT,ECVT, NS-2), GM/Saturn (DEX-CVT), Honda HMMF, Mini Cooper (EZL 799),
Ford (CVT23), Honda HCF-2, Hyundai Genuine CVTF, Mercedes Benz (236.20)
Fonte: http://www.valvoline.com.br/imagens/CVT.pdf
Pois bem, o cara se diz compatível com Deus e o mundo incluindo NS-2 e 3. E então? E não é só ele. Qualquer um das dúzias e dúzias disponíveis no mercado norte-americano tipo Eneos da vida também alegam compatibilidade com toda esta turma.
Será que aplicando um destes em qualquer destes modelos estaremos certos ou errados? Será que convém escolher um que mais se aproxime das características do fluido original?
Características
Viscosidade Cinemática 100°C, cSt 7,5
Viscosidade Brookfield, cP à -40ºC 9.000
Densidade 60°F 0.852
Aparência Límpido
Nível de Performance
Audi/VW G 052 516, Toyota (TC), Hyundai / Kia (SP-III), G 052 180, CVT FE, Suzuki (TC / NS-2 / CVT Green 1/CVTF Green 2), Ford (CVT30 / Mercon C), Nissan (NS-2 & NS-3), Chrysler Jeep NS-2, Subaru ( Lineartronic CVTF), Mitsubishi (CVTF-Diaqueen J1/, Diaqueen J-4/SP-III), Dodge / Jeep (NS-2 / CVTF+4), Daihatsu (Amix CVTF-2 DC / Amix CVTF DFE),
Subaru (i-CVT,ECVT, NS-2), GM/Saturn (DEX-CVT), Honda HMMF, Mini Cooper (EZL 799),
Ford (CVT23), Honda HCF-2, Hyundai Genuine CVTF, Mercedes Benz (236.20)
Fonte: http://www.valvoline.com.br/imagens/CVT.pdf
Pois bem, o cara se diz compatível com Deus e o mundo incluindo NS-2 e 3. E então? E não é só ele. Qualquer um das dúzias e dúzias disponíveis no mercado norte-americano tipo Eneos da vida também alegam compatibilidade com toda esta turma.
Será que aplicando um destes em qualquer destes modelos estaremos certos ou errados? Será que convém escolher um que mais se aproxime das características do fluido original?
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Compra de òleo CVT
Bom dia amigos, alguém poderia me informar onde posso comprar òleo do cambio CVT do B16 aqui em Porto Alegre...?
Ou só consigo pela internet?
Ou só consigo pela internet?
Leonardo Marinho- Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/02/2017
Re: Óleo para CVT (Troca)
se tiver loja da Mitsubishi aí perto de você, pode comprar deles.
na própria Nissan, dá para comprar, mas vão te vender o fluido de versão diferente, ainda há duvidas de que este fluido possa ser utilizado sem danos, mesmo a longo prazo, a Jatco, fabricante, diz que sim, mas vale uma certa cautela. De qualquer forma é um fluido muito mais caro.
e pela internet, no mercado livre por exemplo, sempre tem fluido Motul e Valvoline para o B16.
na própria Nissan, dá para comprar, mas vão te vender o fluido de versão diferente, ainda há duvidas de que este fluido possa ser utilizado sem danos, mesmo a longo prazo, a Jatco, fabricante, diz que sim, mas vale uma certa cautela. De qualquer forma é um fluido muito mais caro.
e pela internet, no mercado livre por exemplo, sempre tem fluido Motul e Valvoline para o B16.
Re: Óleo para CVT (Troca)
Muito obrigado, tem uma loja da Mitsubishi bem a 300 metros da minha casa...
Vlw
Vlw
Leonardo Marinho- Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/02/2017
Re: Óleo para CVT (Troca)
@Leonardo Marinho,
Se for comprar na Mit, leve os vasilhames, pois eles vendem o fluído à granel.
Comprei recentemente na Mit de São Luís/MA, custava cerca de R$ 45,00 o litro, deram um desconto de 10% e saiu por cerca de R$ 40,00.
Se for comprar na Mit, leve os vasilhames, pois eles vendem o fluído à granel.
Comprei recentemente na Mit de São Luís/MA, custava cerca de R$ 45,00 o litro, deram um desconto de 10% e saiu por cerca de R$ 40,00.
absilva- Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Óleo para CVT (Troca)
WilsonM escreveu:se tiver loja da Mitsubishi aí perto de você, pode comprar deles.
na própria Nissan, dá para comprar, mas vão te vender o fluido de versão diferente, ainda há duvidas de que este fluido possa ser utilizado sem danos, mesmo a longo prazo, a Jatco, fabricante, diz que sim, mas vale uma certa cautela. De qualquer forma é um fluido muito mais caro.
e pela internet, no mercado livre por exemplo, sempre tem fluido Motul e Valvoline para o B16.
Wilson, vale a pena comprar pelo mercadolivre todo o kit (òleo + filtros + junta)? O óleo seria o Valvoline.
Qual seria melhor, Motul ou Valvoline?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775648410-troca-de-oleo-filtro-cambio-nissan-sentra-cvt-8-lts-jf011e-_JM
Muito obrigado
Oscar
Oskarduke- Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/03/2016
Re: Óleo para CVT (Troca)
o melhor preço do fluido acho que é o Mitsubishi.
tivemos um caso onde um dos colegas do forum não gostou muito do Valvoline, poucos meses depois de colocar, ele preferiu trocar novamente. Mas é o fluido que o pessoal nos USA tem usado, até pelo preço bem razoável.
Motul até onde a gente saiba é muito bom, mas não temos muitos casos relatados aqui no nosso forum de uso deste fluido.
Eu compraria separado. o kit de filtros e juntas na automático são paulo estava por uns R$250, e o fluido eu pegaria na Mitsubishi mesmo.
tivemos um caso onde um dos colegas do forum não gostou muito do Valvoline, poucos meses depois de colocar, ele preferiu trocar novamente. Mas é o fluido que o pessoal nos USA tem usado, até pelo preço bem razoável.
Motul até onde a gente saiba é muito bom, mas não temos muitos casos relatados aqui no nosso forum de uso deste fluido.
Eu compraria separado. o kit de filtros e juntas na automático são paulo estava por uns R$250, e o fluido eu pegaria na Mitsubishi mesmo.
Re: Óleo para CVT (Troca)
Bom dia a todos,
acabei de mecadastrar no forum e tenho um Nissan Murano 2007. Sei que aqui é forum do Sentra mas como meu carro tem o CVT também podem me ajudar.
Comprei o carro há pouco tempo e tem 123.000Km. até os 50.000Km fez revisões na na concessionária.
Estou providenciando as trocas. Fui ver agora o óleo do CVT que era minha preocupação e ele está clarinho(amarelo) sem cheiro de queimado e sem resíduos.
Então com base nisso, vocês acham que posso deixar pra trocar depois?
acabei de mecadastrar no forum e tenho um Nissan Murano 2007. Sei que aqui é forum do Sentra mas como meu carro tem o CVT também podem me ajudar.
Comprei o carro há pouco tempo e tem 123.000Km. até os 50.000Km fez revisões na na concessionária.
Estou providenciando as trocas. Fui ver agora o óleo do CVT que era minha preocupação e ele está clarinho(amarelo) sem cheiro de queimado e sem resíduos.
Então com base nisso, vocês acham que posso deixar pra trocar depois?
antoniomvm- Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro
Re: Óleo para CVT (Troca)
Parabéns pelo carro, o Murano é um lindo SUV.
a simples inspeção visual não é suficiente para aferir o estado do fluido do CVT. Melhor procurar com o antigo proprietário o histórico das manutenções.
apenas como curiosidade, de que lugar você é?
A Nissan USA tinha oferecido garantia de 10 anos para o CVT dos carros até 2010. Não sei se esta garantia é elegível em outros locais, como Brasil.
Acho que em caso de dúvidas, melhor efetuar a troca.
Re: Óleo para CVT (Troca)
Então, sou do Rio de Janeiro. Aqui no Brasil nada funciona como lá fora. Na verdade estou fazendo o mesmo teste que está previsto no manual de serviço da Nissan.
Verificar nível do óleo, a coloração dele, se tem cheiro de queimado e se tem resíduos.
No meu caso ele está bem claro, sem cheiro de queimado e sem resíduos.
Lá fora eles só trocam o óleo caso ele tenha pelo menos um dos sintomas acima, por isso minha dúvida.
Mas vou fazer a troca mas sei que posso esperar uns 3 meses.
Abraços
Verificar nível do óleo, a coloração dele, se tem cheiro de queimado e se tem resíduos.
No meu caso ele está bem claro, sem cheiro de queimado e sem resíduos.
Lá fora eles só trocam o óleo caso ele tenha pelo menos um dos sintomas acima, por isso minha dúvida.
Mas vou fazer a troca mas sei que posso esperar uns 3 meses.
Abraços
antoniomvm- Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro
Re: Óleo para CVT (Troca)
sim, sim, o fluido do CVT da Nissan é bem durável, não tendo sintomas de problemas dá para esperar um pouco (sintomas como zunido, perda de potência, demora para acoplar, carro em modo de emergência entre outros).
Se o fluido está clarinho, tem boas chances de já ter sido trocado uma vez mais ou menos recentemente. Mas a cor olhando na vareta é bem enganosa. Tente tirar um pouco do fluido e coloque num copo de vidro, certamente ele estará muito mais escuro.
Se o fluido está clarinho, tem boas chances de já ter sido trocado uma vez mais ou menos recentemente. Mas a cor olhando na vareta é bem enganosa. Tente tirar um pouco do fluido e coloque num copo de vidro, certamente ele estará muito mais escuro.
Re: Óleo para CVT (Troca)
Que legal, quase comprei o Murano estes dias..mas como tem pouca coisa sobre fiquei meio arisco em pegar um....
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Óleo para CVT (Troca)
O Murano usava o motor do Zetto, um 3.5 litros V6 240 hp, cambio CVT acho que deve ser o jatco jf010E.
é uma bela nave!
é uma bela nave!
Re: Óleo para CVT (Troca)
è então ..mas fiquei arisco por isso pelo cambio com este tamanho motor, ou mata motor ou tenho medo dar pau caso force muito....
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Óleo para CVT (Troca)
A Murano CVT é 4x4 ou tração somente dianteira?
taí uma coisa que eu precisava entender como funciona.
taí uma coisa que eu precisava entender como funciona.
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