Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Instalação de Piloto Automático
Acelerador B16, CVT EmptyHoje à(s) 12:17 am por Raulhs

» Bomba de combustível queimando
Acelerador B16, CVT EmptyOntem à(s) 5:01 pm por ygoran

» Câmbio manual Sentra b16
Acelerador B16, CVT EmptyOntem à(s) 4:17 pm por WilsonM

» Consumo exorbitante
Acelerador B16, CVT EmptyOntem à(s) 2:51 pm por ygoran

» Cheiro na cabine ao acelerar forte
Acelerador B16, CVT EmptyOntem à(s) 2:39 pm por ygoran

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Acelerador B16, CVT EmptyOntem à(s) 2:29 pm por ygoran

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Acelerador B16, CVT EmptyOntem à(s) 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

» Benvindos colegas! Apresente-se aqui!
Acelerador B16, CVT EmptyQui Abr 25, 2024 7:17 pm por Guilherme Souza Torelli

» Diagrama do chicote do som Versa
Acelerador B16, CVT EmptyQui Abr 25, 2024 3:11 pm por arai

Inscreva-se!


Acelerador B16, CVT

4 participantes

Ir para baixo

Acelerador B16, CVT Empty Acelerador B16, CVT

Mensagem por jaguar.rj Ter Out 04, 2016 11:09 am

Possuo um Sentra 2012 automático.
É meu primeiro carro automático. Noto um lag na aceleração, possivelmente, por conta do motor subir de giro antes de acelerar, comum no CVT. Mas uma coisa que me incomoda, em velocidades altas (80-100 Km/h), o acelerador pára de responder proporcionalmente ao quanto eu pressiono o acelerador. Explico:
- Estou a 100 Km/h, velocidade constante. Quando acelero, noto que, apesar de pressionar o pedal, o giro não aumenta. Somente após algum tempo, noto o giro subindo. É como se a borboleta não fosse acionada, apesar de já estar pressionando o pedal. em velocidades baixas, não ocorre.

Alguém tem esta impressão? É normal, ou a borboleta eletrônica está com algum problema?

jaguar.rj

Mensagens : 30
Data de inscrição : 28/01/2016
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Acelerador B16, CVT Empty Re: Acelerador B16, CVT

Mensagem por pimenta59 Ter Out 04, 2016 3:51 pm

Para que subir o giro num câmbio CVT? A função dessa transmissão é essa mesma, evitar variações de RPM e deixar o motor funcionando de forma constante nas melhores faixas de RPM para o trabalho. Pode reparar que mesmo sem "subir o giro" do motor ele começa a acelerar.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Acelerador B16, CVT Empty Re: Acelerador B16, CVT

Mensagem por WilsonM Ter Out 04, 2016 4:01 pm

aí é que está pimenta, estando a 100 km/h, se piso fundo no meu o giro sobe sim, e´o tal do kick-down que às vezes a gente faz. O que ocorre é ao contrário, o giro sobe, mas rapidamente a ecu do CVT ajusta a relação e o giro vai diminuindo.

mas se for moderando a pisada no acelerador, os passageiros nem percebem.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Acelerador B16, CVT Empty Re: Acelerador B16, CVT

Mensagem por jaguar.rj Ter Out 04, 2016 4:04 pm

Obrigado pela resposta, Pimenta.
Entendo o funcionamento do CVT e mesmo sem aumentar o RPM a velocidade pode subir.
Mas, em velocidades maiores, inicio a pressão no pedal, não sobe o RPM e não vejo aumentar a velocidade. Continuo aumentando a pressão no pedal e não noto alteração. Após alguns segundos de pressão do pedal, aumentando sempre o angulo, noto o aumento do giro e aí vejo a resposta do carro.
É este tempo acelerando (ou tentando aumentar a velocidade, sem sucesso), até a hora de ver efetivamente o carro aumentando de velocidade é que me intriga. É como se tivesse pisando em um freio com ar no duto - piso e não sinto nenhuma resposta - demora, fica "borrachudo"...

jaguar.rj

Mensagens : 30
Data de inscrição : 28/01/2016
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Acelerador B16, CVT Empty Re: Acelerador B16, CVT

Mensagem por WilsonM Ter Out 04, 2016 4:18 pm

Jaguar.rj, acho que quando você disse borboleta, deve estar se referindo a TBI do Sentra.

Acho que vale a pena uma limpeza, leva no mecânico, ou se quiser dê a pesquisa no nosso forum que tem até instruções para você mesmo fazer, é coisa mais ou menos simples.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Acelerador B16, CVT Empty Re: Acelerador B16, CVT

Mensagem por pimenta59 Ter Out 04, 2016 4:23 pm

Limpar a TBI sempre é bom. Acho que os Sentras 2012 já é feito os NISSAN modernos, pode ser feito pelo tutorial de MRB sem problemas.
Tenta enterrar o pé, o famoso "kick down", como disse Ueelson. Se mesmo assim essa vagareza continuar, pode ter problemas.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Acelerador B16, CVT Empty Re: Acelerador B16, CVT

Mensagem por jaguar.rj Ter Out 04, 2016 4:30 pm

Valeu Wilson.
Sou "Old School", na minha época o TBI (Throttle Body Intake) era chamado de "borboleta do acelerador" mesmo. Smile.
Vou ver se dou uma geral no sistema de injeção e admissão de ar.
Vou aproveitar e conferir os valores do potenciômetro da borboleta/TBI.
Valeu!

jaguar.rj

Mensagens : 30
Data de inscrição : 28/01/2016
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Acelerador B16, CVT Empty Re: Acelerador B16, CVT

Mensagem por absilva Ter Out 04, 2016 6:04 pm

jaguar.rj escreveu:Possuo um Sentra 2012 automático.
(...) Mas uma coisa que me incomoda, em velocidades altas (80-100 Km/h), o acelerador pára de responder proporcionalmente ao quanto eu pressiono o acelerador. Explico:
- Estou a 100 Km/h, velocidade constante. Quando acelero, noto que, apesar de pressionar o pedal, o giro não aumenta. Somente após algum tempo, noto o giro subindo. É como se a borboleta não fosse acionada, apesar de já estar pressionando o pedal. em velocidades baixas, não ocorre.

Alguém tem esta impressão? É normal, ou a borboleta eletrônica está com algum problema?

O meu B-16 2010 também tem esse comportamento.
Como o CVT, por default, está sempre em "Overdrive ON", a 80~100 km/h o giro do motor está bem baixo (só "ronronando", quase dormindo), numa faixa de rotação onde não há muito torque disponível. Nessa situação demora mesmo para ganhar velocidade, a menos que se pise mais fundo no acelerador (ou desliga-se o Overdrive), para o motor "acordar" e as polias / correia do CVT se reposicioarem. Aí a velocidade sobe rapidamente.
Eu diria que isso não é um defeito e sim uma característica desse CVT, que a Nissan preferiu calibrar para o modo Tiosão mesmo...
Não sei se isso foi revisto no CVT do B-17.
absilva
absilva

Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

Ir para o topo Ir para baixo

Acelerador B16, CVT Empty Re: Acelerador B16, CVT

Mensagem por jaguar.rj Ter Out 04, 2016 7:04 pm

Valeu Absilva!
Eu acho que é por aí mesmo.
Característica do carro.
O que vale que o carro é muito bom e dá para conviver com isto na boa.

jaguar.rj

Mensagens : 30
Data de inscrição : 28/01/2016
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Acelerador B16, CVT Empty Re: Acelerador B16, CVT

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos