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Troca de velas do March 1.6
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12 participantes
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Re: Troca de velas do March 1.6
Diego, eu também tenho um March 1.6 2013, que está chegando aos 230.000km! :-O
As velas originais, NGK PLZKAR6A-11D de platina (até onde sei) são muito duráveis. 90% da km do meu March 1.6 foi em estrada. Tanto que só troquei as velas uma vez, aos 130.000 ou 140.000 Km (não lembro).
Eu troquei pelas mesmas NGK PLZKAR6A-11D. Na época fiz um pequeno compêndio das velas que seriam, em tese, compatíveis. Segue abaixo. Não sei se está atualizada. Podem ter surgido novos modelos que substituíram estes.
NGK PLZKAR6A-11D (platina)
Bosch VR7SPP33/0242135524 (platina)
Denso FXE20HR11 (Iridium)
Delphi XH50013 (Iridium)
E-Klass EVI639 (Iridium)
Magneti Marelli LD6RTIPMM-11
As velas originais, NGK PLZKAR6A-11D de platina (até onde sei) são muito duráveis. 90% da km do meu March 1.6 foi em estrada. Tanto que só troquei as velas uma vez, aos 130.000 ou 140.000 Km (não lembro).
Eu troquei pelas mesmas NGK PLZKAR6A-11D. Na época fiz um pequeno compêndio das velas que seriam, em tese, compatíveis. Segue abaixo. Não sei se está atualizada. Podem ter surgido novos modelos que substituíram estes.
NGK PLZKAR6A-11D (platina)
Bosch VR7SPP33/0242135524 (platina)
Denso FXE20HR11 (Iridium)
Delphi XH50013 (Iridium)
E-Klass EVI639 (Iridium)
Magneti Marelli LD6RTIPMM-11
lcdsantos- Mensagens : 59
Data de inscrição : 21/01/2016
Idade : 52
Localização : São Paulo
WilsonM e Diego Ribeiro Nunes de Me gostam desta mensagem
Re: Troca de velas do March 1.6
Diego, caso opte pela NGK original fique atento. Muitos vendedores dizem que tem a PLZKAR6A-11D e, na verdade, te entregam a PLZKAR6A-11. Sim, esse D faz diferença. A PLZKAR6A-11 é para os motores mais antigos, não flex. Essa mesma linha de vela é usada em vários motores Nissan e Renault, como o antigo Fluence, por exemplo. No caso dos primeiros Fluences, que eram só gasolina, a vela era essa PLZKAR6A-11.
A PLZKAR6A-11D é exigida para motores flex. Quando troquei a primeira (e única) vez, comprei o jogo pelo site Canal da Peça. E a loja escolhida mandou a PLZKAR6A-11... :-(
Eu não sabia desse detalhe à época, mas desconfiei. E pequisei! Ao final mandei uma pergunta por email ao setor técnico da NGK, que me respondeu por email. Tenho esse email até hoje. 18/10/2016!
Pergunta:
Tenho um Nissan March 1.6 S, modelo 2013, motor HR16DE flex (etanol/gasolina).
Segundo a tabela de aplicação a vela a ser usada nesse motor é a NGK PLZKAR6A-11D.
Pergunto se a vela NGK PLZKAR6A-11 (sem o D no final) pode ser utilizada nesse motor.
Resposta da NGK:
Sr. Luis bom dia
Agradecemos o contato e informamos que a vela sem a letra “D” não pode ser utilizada, pois, esta letra determina o acabamento em níquel-cromo no castelo metálico da vela.
Atenciosamente
Paulo Godinho Bitarães
Departamento de Assistência Técnica
Divisão de Vendas NGK do Brasil Ltda.
www.ngkntk.com.br
duvidas@ngkntk.com.br
A PLZKAR6A-11D é exigida para motores flex. Quando troquei a primeira (e única) vez, comprei o jogo pelo site Canal da Peça. E a loja escolhida mandou a PLZKAR6A-11... :-(
Eu não sabia desse detalhe à época, mas desconfiei. E pequisei! Ao final mandei uma pergunta por email ao setor técnico da NGK, que me respondeu por email. Tenho esse email até hoje. 18/10/2016!
Pergunta:
Tenho um Nissan March 1.6 S, modelo 2013, motor HR16DE flex (etanol/gasolina).
Segundo a tabela de aplicação a vela a ser usada nesse motor é a NGK PLZKAR6A-11D.
Pergunto se a vela NGK PLZKAR6A-11 (sem o D no final) pode ser utilizada nesse motor.
Resposta da NGK:
Sr. Luis bom dia
Agradecemos o contato e informamos que a vela sem a letra “D” não pode ser utilizada, pois, esta letra determina o acabamento em níquel-cromo no castelo metálico da vela.
Atenciosamente
Paulo Godinho Bitarães
Departamento de Assistência Técnica
Divisão de Vendas NGK do Brasil Ltda.
www.ngkntk.com.br
duvidas@ngkntk.com.br
lcdsantos- Mensagens : 59
Data de inscrição : 21/01/2016
Idade : 52
Localização : São Paulo
Diego Ribeiro Nunes de Me gosta desta mensagem
Re: Troca de velas do March 1.6
Obrigado pelo retorno.
Então, liguei em algumas casas de peças e as recomendações foram:
1 - NGK (Mais cara de todas mas a que o manual recomenda).
2 - Bosch (Preço mais em conta que a NGK e com qualidade similar).
3 - Magnetti Marelli (Mais em conta de todas porém com qualidade inferior).
Meu March está com 160.000 km rodados e não sinto falha e nem perda de potência, estou trocando para melhorar a economia de combustível e pq já passou muito km do recomendado.
Estou optando pela Bosch, tomará que dê certo.
Então, liguei em algumas casas de peças e as recomendações foram:
1 - NGK (Mais cara de todas mas a que o manual recomenda).
2 - Bosch (Preço mais em conta que a NGK e com qualidade similar).
3 - Magnetti Marelli (Mais em conta de todas porém com qualidade inferior).
Meu March está com 160.000 km rodados e não sinto falha e nem perda de potência, estou trocando para melhorar a economia de combustível e pq já passou muito km do recomendado.
Estou optando pela Bosch, tomará que dê certo.
Última edição por Diego Ribeiro Nunes de Me em Qua 17 Mar 2021 - 23:52, editado 1 vez(es)
Diego Ribeiro Nunes de Me- Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/03/2021
Re: Troca de velas do March 1.6
Caramba, 160.000 km com o mesmo jogo de vela!
E eu que me gabava...
E eu que me gabava...
lcdsantos- Mensagens : 59
Data de inscrição : 21/01/2016
Idade : 52
Localização : São Paulo
Re: Troca de velas do March 1.6
Vai de NGK, não tem como dar errado se usar as velas de platina da NGK.
Os entendidos costumam falar que Bosch não é boa, inclusive o mago MRB (que anda sumido).
Os entendidos costumam falar que Bosch não é boa, inclusive o mago MRB (que anda sumido).
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Diego Ribeiro Nunes de Me gosta desta mensagem
Re: Troca de velas do March 1.6
Boa tarde!
Alguém já trocou o supressor da bobina? Recebi esse recomendação de um conhecido segundo ele aumentaria a vida útil das bobinas de ignição, além de melhorar o desempenho do carro. Procede essa informação?
Alguém já trocou o supressor da bobina? Recebi esse recomendação de um conhecido segundo ele aumentaria a vida útil das bobinas de ignição, além de melhorar o desempenho do carro. Procede essa informação?
Diego Ribeiro Nunes de Me- Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/03/2021
Re: Troca de velas do March 1.6
WilsonM escreveu:é verdade, muita gente considera os bicos atuais como auto-limpantes.
Preventivamente, tenho usado só gasolina aditivada Shell, e tenho usado aqueles aditivos limpantes regularmente.
apos comprar meu march sr e viajar 600 km com ele pra chegar em casa ( k13 ano 2013) fiz uma revisao , e pra minha surpresa, um dos bicos travou aberto , sendo condenado pelo mecanico , " bico pifou , nao pulsa mais ... levei a um maluco que tem aqui perto ,que deu uma carga de energia no bico , e esse voltou a pulsar , entao levei os 4 para limpar , saiu muita sujeira dos bico , eapos a limpeza, foram feitos testes de estanquiedade e de calibracao , e ficaram otimos.... acho que se nao fosse a limpesa , eles teriam voltado a travar...quase perdi o motor por calço hidraulico.
fabricio.vergetti- Mensagens : 13
Data de inscrição : 25/11/2020
Idade : 51
Localização : maceio al
icefly gosta desta mensagem
Re: Troca de velas do March 1.6
estou trocando as velas do meu march , esta com 134 mil km , e como ja comprei usado com mais de 100 milkm , nao sei sesao originais ou nao ,comprei ngk iridium ,mas sao importadas,vou colocar pra ver ,ja coloquei umas denso de iridium no versa , erodaram muito bem , ate que minha mulher levou o carro no mecanico dela eo cara condenou as velas , trocou e o defeito era um cabo de bobina....
fabricio.vergetti- Mensagens : 13
Data de inscrição : 25/11/2020
Idade : 51
Localização : maceio al
Velas Nissan March
Boa tarde!
Realizei a troca das velas e fiquei em dúvida quanto as bobinas de ignição trocar ou não, qual seria a recomendação para trocar as bobinas por quilometragem ou somente quando apresentarem defeitos? Pergunto pq meu carro já está com 170.000 km.
Realizei a troca das velas e fiquei em dúvida quanto as bobinas de ignição trocar ou não, qual seria a recomendação para trocar as bobinas por quilometragem ou somente quando apresentarem defeitos? Pergunto pq meu carro já está com 170.000 km.
Diego Ribeiro Nunes de Me- Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/03/2021
WilsonM gosta desta mensagem
Re: Troca de velas do March 1.6
acho que pode trocar quando apresentar algum defeito.
Diego Ribeiro Nunes de Me gosta desta mensagem
Re: Troca de velas do March 1.6
Troquei aos 75 mil km. Carro vinha apresentando consumo alto e a luz de injeção tinha acendido. Limpei os bicos e o consumo voltou ao normal.
Vela com 75 mil km:
https://ibb.co/wcsQB7z
Bico injetor:
https://ibb.co/9wkMCX8
Vela com 75 mil km:
https://ibb.co/wcsQB7z
Bico injetor:
https://ibb.co/9wkMCX8
leofvidal- Mensagens : 413
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
WilsonM gosta desta mensagem
Re: Troca de velas do March 1.6
@leofvidal, notei que a vela / bico injetor do seu March estavam com muita sujeira.
Qual foi o combustível que você mais usou nesses 75.000Km?
Qual foi o combustível que você mais usou nesses 75.000Km?
absilva- Mensagens : 1264
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
WilsonM gosta desta mensagem
Re: Troca de velas do March 1.6
90% das vezes gasolina aditivada (DT Clean, Grid, V-Power). Tenho banco de dados de todos os abastecimentos desde zero km. Talvez por coincidência, antes da luz de injeção acender, eu tinha abastecido dois tanques de comum alternado com um tanque de aditivada. Fiz isso porque senti o carro muito "redondo" com a comum. Porém depois foi ladeira abaixo.
Um ponto relevante a se comentar para o estado das velas é que o meu March sofre com o sumiço de óleo desde os 30mil km (provavelmente algum defeito nos anéis de segmento).
As válvulas de admissão estavam bem limpas, mas com carbonização na entrada: https://ibb.co/PjNfXdw
Um ponto relevante a se comentar para o estado das velas é que o meu March sofre com o sumiço de óleo desde os 30mil km (provavelmente algum defeito nos anéis de segmento).
As válvulas de admissão estavam bem limpas, mas com carbonização na entrada: https://ibb.co/PjNfXdw
leofvidal- Mensagens : 413
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
WilsonM gosta desta mensagem
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