Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Troca de velas do March 1.6

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Troca de velas do March 1.6 Empty Troca de velas do March 1.6

Mensagem por lcdsantos em Ter Ago 02, 2016 2:15 pm

Pessoal, sei que o manual recomenda a troca aos 100.000 Km.

Minha pergunta é: na revisão de 100.000 Km, caso feito na ccs, eles efetuam isso?

Att
Luis Santos
lcdsantos
lcdsantos

Troca de velas do March 1.6 Empty Re: Troca de velas do March 1.6

Mensagem por pimenta59 em Ter Ago 02, 2016 6:10 pm

Não, é por fora. Você pagará a mais para trocar as velas. Assim como as trocas de fluido de freio, filtro de ar de cabine, etc.

As únicas peças trocadas em qualquer revisão na NISSAN são: Óleo, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível. Qualquer coisa além disso, é pago à parte.
pimenta59
pimenta59

Mensagem por nakay em Ter Ago 02, 2016 6:47 pm

Luis Santos, vc fez as revisões de 70, 80, 90mil Km na concessionária?

Sei que a Nissan mantem uma tabela de preços, de revisão, até os 60mil Km e daí tenho a curiosidade em saber o preço além disso e, também, o custo de uma troca de velas.
nakay
nakay

Mensagem por icefly em Ter Ago 02, 2016 7:26 pm

Esse custo é por fora.

É prevista a troca com 100 mil km, mas já vi relatos de trocar com menos que isso, 70 ou 80 mil km.
icefly
icefly

Mensagem por lcdsantos em Qua Ago 03, 2016 8:49 am

nakay escreveu:Luis Santos,   vc fez as revisões de 70, 80, 90mil Km na concessionária?

Sei que a Nissan mantem uma tabela de preços, de revisão, até os 60mil Km e daí tenho a curiosidade em saber o preço além disso e, também, o custo de uma troca de velas.

Sim, eu fiz. Eu uso bastante o carro, pois moro em SP e viajo ao Rio duas vezes ao mês. Até a revisão dos 80.000 Km o carro ainda estava na garantia de 3 anos. Comprei meu March 1.6S em junho de 2012, e a garantia terminou em junho de 2015.

Mesmo após o fim da garantia efetuei as revisões de 90, 100 e 110 mil Km na ccs.

Os valores seguem ciclos de 60.000Km. A revisão de 70.000Km é o mesmo valor da de 10.000Km. A de 80.000Km da de 20.000Km, e por aí vai.

Mas cheguei aos 120.000km e resolvi fazer no meu mecânico de confiança. Para ter ideia aos 70.000Km precisei, como quase todos, trocar as buchas (na verdade deveria ter trocado nos 50.000Km, mas a ccs recusou a fazer na garantia, e não quis à época entrar no pequenas causas pois tinha outros problemas em vista). Esse meu mecânico trocou por quase R$ 800 a menos que o custo na ccs. E estão ótimas até hoje, com 120.000km.

Na revisão, além das trocas, ele detectou a necessidade da troca das velas, que segundo ele devem ser trocadas a cada 100mil km.

De fato consultei o manual de manutenção e as velas de platina do HR16DE devem ser trocadas as cada 100 mil km, embora tenha gente que troque antes mesmo.

Só queria ter certeza de que, dado que fiz a revisão de 100 mi km na ccs, que eles já não teriam trocado. Mas tinha mesmo quase que absoluta certeza que não (mas mandei a questão por desencargo) pois o valor da revisão teria sido muito mais alto. Não lembro quanto foi, mas as revisões da ccs sempre tiveram preços razoáveis e nunca quiseram me empurrar nada. Bem diferente de levar um Gol numa ccs VW, onde a cada revisão tentam te empurrar 10% do valor do carro... Laughing
lcdsantos
lcdsantos

Mensagem por lcdsantos em Qua Ago 03, 2016 9:07 am

nakay escreveu:

Meu mecânico, nessa revisão que estou efetuando aos 120mil Km, me deu o seguinte orçamento. O texto não é meu. Me foi enviado por minha esposa por email, que creio que recebeu dele por email, ou então digitou.

Filtro de ar condicionado 36,00
Filtro de óleo do motor 37,00
4 litros do óleo do motor 112,00
Filtro de ar do motor 45,00
Limpeza do sistema de arrefecimento 90,00 (troca-se toda água do motor e coloca aditivo)
Limpeza hidráulica do freio 120,00 (coloca-se o fluido novo, após a sangria)
Alinhamento de direção 50,00
Balanceamento e rodízio dos pneus 60,00
Troca do jogo de velas de ignição 416,00 (troca-se a cada 100 000 km, o jogo tem 4 velas
Limpeza da válvula injetora 120,00 (são quatro válvulas )
Limpeza do TBI 80,00 (parte de respiração do motor)

Mão de obra 180,00
Valor total 1.381,00 pode ser dividido em quatro vezes no cartão

Voltei: optei então por não fazer a parte do motor por questões de custos e pelas minhas (ainda) dúvidas. Então ficou assim:

Filtro de ar condicionado 36,00
Filtro de óleo do motor 37,00
4 litros do óleo do motor 112,00
Filtro de ar do motor 45,00
Limpeza do sistema de arrefecimento 90,00 (troca-se toda água do motor e coloca aditivo)
Limpeza hidráulica do freio 120,00 (coloca-se o fluido novo, após a sangria)
Alinhamento de direção 50,00
Balanceamento e rodízio dos pneus 60,00

Mão de obra 50,00
Valor total 635,00 pode ser dividido em três vezes no cartão

lcdsantos
lcdsantos

Mensagem por WilsonM em Qua Ago 03, 2016 12:13 pm

fica de olho só nas especificações e marcas que estão sendo utilizadas.
WilsonM
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por lcdsantos em Qua Ago 03, 2016 12:29 pm

Sim, com certeza.

Com relação às velas a do March 1.6 (HR16DE) as originais são as NGK PLZKAR6A-11D, certo?

Pelo que li aqui (Velas Bosch) as velas Bosch VR7SPP33 são equivalentes às NGK PLZKAR6A-11D...
lcdsantos
lcdsantos

Mensagem por WilsonM em Qua Ago 03, 2016 1:24 pm

a NGK é japonesa, como a Nissan, e muito tradicional no mercado. Se encontrar velas da marca, pode comprar de olhos fechados.

Mas a Bosch tem coisa muito boa também, estou usando fluido de freio deles e até a palheta do limpador de para-brisa.

já o fluido de freio de algumas marcas foi condenado por vários colegas aqui do fórum.

O fluido de arrefecimento do March é daqueles aditivados, misturado água destilada com etilenoglicol? Não tem a mistura pronta?
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por icefly em Qua Ago 03, 2016 1:38 pm

Nessa km eu trocaria pelo menos o fluido de arrefecimento; as velas seria bom também.
O fluido original do March é aquele azulzim, de pronto uso, vendido nas css; mas pode usar o da Honda, segundo o MRB.

Fluido de freio Bosch não é ruim.

Filtros venho usando Wega, Tecfil, Fran e Mann desde que acabou a garantia, sem problema com eles.
Fran e Mann costumam falar muito bem.

Limpeza da válvula injetora, seria a limpeza dos bicos de injeção?
icefly
icefly

Mensagem por lcdsantos em Qua Ago 03, 2016 2:31 pm

WilsonM escreveu:a NGK é japonesa, como a Nissan, e muito tradicional no mercado. Se encontrar velas da marca, pode comprar de olhos fechados.

Sim, sei disso. As originais do March do ano-modelo 2012 creio que são as NGK PLZKAR6A-11D, certo? Mas descobri que a Denso (também  japonesa) tem as FXE20HR11, que são em tese compatíveis com a NGK PLZKAR6A-11D e com a Bosch VR7SPP33. E, no AliExpress, tem um vendedor com vela originais Nissan cujo OEM é a Denso, com o FXE20HR11.

http://s.aliexpress.com/EnUBBrQN

WilsonM escreveu:Mas a Bosch tem coisa muito boa também, estou usando fluido de freio deles e até a palheta do limpador de para-brisa.

Sim, não se pode negar o nome Bosch no mercado de autopeças.

WilsonM escreveu:já o fluido de freio de algumas marcas foi condenado por vários colegas aqui do fórum.

Bom saber disso.

WilsonM escreveu:O fluido de arrefecimento do March é daqueles aditivados, misturado água destilada com etilenoglicol? Não tem a mistura pronta?

Sei lá. Só sei que o meu March nunca esquentou. Acompanho a temperatura por um aplicativo OBD-2 com frequencia.
lcdsantos
lcdsantos

Mensagem por lcdsantos em Qua Ago 03, 2016 2:38 pm

icefly25 escreveu:Nessa km eu trocaria pelo menos o fluido de arrefecimento; as velas seria bom também.
O fluido original do March é aquele azulzim, de pronto uso, vendido nas css; mas pode usar o da Honda, segundo o MRB.

Como havia dito eu autorizei o serviço para o pacote 2, não efetuando (ainda) apenas a parte do motor. Mês que vem devo trocar as velas, limpar o TBI (uns dizem não ser necessário, mas aqui no forum muito fizeram e notaram boa melhora) e a limpeza das válvula injetoras.

icefly25 escreveu:Filtros venho usando Wega, Tecfil, Fran e Mann desde que acabou a garantia, sem problema com eles.
Fran e Mann costumam falar muito bem.

Vou ver qual ele colocou. Confesso que, como sempre fiz todas minhas onze revisões anteriores na ccs, nunca fiquei me preocupando com isso...

icefly25 escreveu:Limpeza da válvula injetora, seria a limpeza dos bicos de injeção?

Creio que sim. Muitos dizem que no March não é necessário. Como disse eu ainda não fiz essa parte, e irei pesquisar mais antes de fazer.
lcdsantos
lcdsantos

Mensagem por WilsonM em Qua Ago 03, 2016 2:47 pm

as velas importadas podem não estar adequadas ao uso de álcool, nos modelos bicombustível. O aliexpress às vezes oferece velas bem baratas, algumas inclusive em embalagem da própria Nissan, iguais as originais, mas como meu carro é Flex, parei de procurar lá.

o fluido da Varga parece ser o pior de todos, tem um vídeo de um colega no fórum, ele experimentou aquecer o fluido, e ele virou pura borra.

Usar o fluido de radiador já misturado é bem prático, evita a preocupação com qualidade da água destilada, e nem precisa se preocupar se colocou a proporção correta de aditivo.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por WilsonM em Qua Ago 03, 2016 2:56 pm

é verdade, muita gente considera os bicos atuais como auto-limpantes.

Preventivamente, tenho usado só gasolina aditivada Shell, e tenho usado aqueles aditivos limpantes regularmente.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por lcdsantos em Qua Ago 03, 2016 3:01 pm

Ainda no tocante às velas: uma possível melhor opção (há controvérsias) em relação à NGK PLZKAR6A-11D é a NGK DF6H-11B. Esta última possui eletrodo de irídio, versus platina da original. Tanto a de platina quanto a de Iridium possuem melhor durabilidade e eficiência que as convencionais, de eletrodo de cobre. Mas não sei se a de irídio faria, na prática, alguma diferença com relação à de platina...
lcdsantos
lcdsantos

Mensagem por lcdsantos em Qua Ago 03, 2016 3:05 pm

WilsonM escreveu:as velas importadas podem não estar adequadas ao uso de álcool, nos modelos bicombustível. O aliexpress às vezes oferece velas bem baratas, algumas inclusive em embalagem da própria Nissan, iguais as originais, mas como meu carro é Flex, parei de procurar lá.

Faz todo o sentido, até pelo fato de que o D da vela NGK PLZKAR6A-11D é o relativo ao bi-combustível, dado que existe a NGK PLZKAR6A-11 (sem o D) indicada para o motor HR16DE só de gasolina.

Mas, li também, que as velas de irídio seriam perfeitamente adequadas para o uso do álcool em carros bi-combustíveis. Ou seja, uma vela de irídio (em tese... sempre em tese...) não teria uma variação D ou coisa parecida para carros bi-combustível. Ela poderia ser usada livremente, sem problemas, em carros mono ou bi-combustível.
lcdsantos
lcdsantos

Mensagem por WilsonM em Qua Ago 03, 2016 3:26 pm

vou falar em relação ao Sentra, mas acredito que seja possível extrapolar a informação para outros carros.

As velas de irídio, como principal vantagem seria a durabilidade. Mas a NGK não oferece tais velas no Brasil para o Sentra. Então teria de importar, o que implica em custos mais ou menos altos de imposto. Como as velas de platina da Nissan já duram uma eternidade, não sei até que ponto importar as iridium valeria a pena.

Mas se encontrasse por aqui no Brasil a preços razoáveis, eu consideraria usar as de iridium, sim.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por andre fachini em Qua Ago 03, 2016 3:52 pm

Eu achei para o Sentra mas as Denso e não NGK....pensei em colocar elas..na verdade acho que vou...
andre fachini
andre fachini

Mensagem por icefly em Qua Ago 03, 2016 9:55 pm

lcdsantos escreveu:
icefly25 escreveu:Limpeza da válvula injetora, seria a limpeza dos bicos de injeção?

Creio que sim. Muitos dizem que no March não é necessário. Como disse eu ainda não fiz essa parte, e irei pesquisar mais antes de fazer.

Bicos podem sujar sim; o MRB já mostrou em video, os bicos "autolimpantes" de um motor Nissan bem sujos.

Com 100 mil km rodados acho que não custa nada tirar eles, quando fizer a troca das velas, paravlimpar os bicos no ultrasom; aproveita uma mão de obra só e faz junto a troca das velas e a limpeza dos bicos.
icefly
icefly

Mensagem por nakay em Qua Ago 03, 2016 11:21 pm

lcdsantos escreveu:
Mesmo após o fim da garantia efetuei as revisões de 90, 100 e 110 mil Km na ccs.
Os valores seguem ciclos de 60.000Km. A revisão de 70.000Km é o mesmo valor da de 10.000Km. A de 80.000Km da de 20.000Km, e por aí vai.

Para ter ideia aos 70.000Km precisei, como quase todos, trocar as buchas (na verdade deveria ter trocado nos 50.000Km... E estão ótimas até hoje, com 120.000km.
Só queria ter certeza de que, dado que fiz a revisão de 100 mi km na ccs, que eles já não teriam trocado. Mas tinha mesmo quase que absoluta certeza que não (mas mandei a questão por desencargo) pois o valor da revisão teria sido muito mais alto. Não lembro quanto foi, mas as revisões da ccs sempre tiveram preços razoáveis e nunca quiseram me empurrar nada. Bem diferente de levar um Gol numa ccs VW, onde a cada revisão tentam te empurrar 10% do valor do carro... Laughing

A curiosidade é grande pois são poucos (marchs) que fazem revisão na ccs além do período de garantia. Bom saber que os preços se "mantém"...Achei que a troca de velas estariam inclusas na revisão dos 100mil km a exemplo dos motores D4D que constam na revisão (de 40, 80mil...) a um custo extra de 260,00.

Fiquei impressionado (também) chegar aos 120mil km, sem trocar as velas, correia, liquido arrefecimento, fluido de freio, bicos injetores...Não teve aumento de consumo, falhas ?
Não sei como andou 20mil km com as buchas da bandeja com problemas...

As críticas que tenho das revisões são referentes a não inclusão (nos valores) a troca do fluído de freio (24 meses), troca do fluído de arrefecimento (80mil km) e da correia de acessórios, ou das velas como é seu caso...

Com relação aos preços achei que as velas NGK estão um "tanto" caras. Vi relatos que essas velas tem um preço melhor nas ccs do que no mercado paralelo...vale a pena dar uma conferida.
nakay
nakay

Mensagem por lcdsantos em Qui Ago 04, 2016 8:51 am

nakay escreveu:A curiosidade é grande pois são poucos (marchs) que fazem revisão na ccs além do período de garantia. Bom saber que os preços se "mantém"...Achei que a troca de velas estariam inclusas na revisão dos 100mil km a exemplo dos motores D4D que constam na revisão (de 40, 80mil...) a um custo extra de 260,00.

Exato! Quando o mecânico me falou da troca das velas, informando que elas devem ser trocadas a cada 100 mil Km, antes me perguntei: eu fiz a revisão dos 100 mil Km na ccs. Será que eles não trocaram? Pelo preço digamos "normal" pago à época, não. Me causa bastante estranheza que a ccs não tenho tentado ao menos me ligar para avisar que as velas teriam que ser trocadas. Toda e qualquer ccs tenta te empurrar serviços muitas vezes desnecessários. Então porque minha ccs não tentou me empurrar um serviço, em tese, necessário? Enfim, foi essa dúvida que motivou minha mensagem inicial...

nakay escreveu:Fiquei impressionado (também) chegar aos 120mil km, sem trocar as velas, correia, liquido arrefecimento, fluido de freio, bicos injetores...Não teve aumento de consumo, falhas ?
Não sei como andou 20mil km com as buchas da bandeja com problemas...

Acho que você não compreendeu bem. Eu fiz todas as revisões na ccs, e sempre que me informavam que algo deveria ser trocado eu o fazia. Apenas as buchas eu empurrei um pouco, porque o consultor me disse que seria bom trocar, mas que poderia esperar mais um pouco. Andei os referidos 20 mil km sim, sem problema algum.

Além disso deixei claro que o perfil de uso do meu March 1.6s é 90% estrada. Dos 120 mil km com certeza 110 mil km é SP <-> RJ. O resto é fim de semana em SP. Esse carro nunca foi usado para dia-a-dia de trabalho.

Vamos a cada item que você citou:

Trocar as velas: 100 mil para 120 mil km. Para um carro 90% estrada asfaltada boa não vejo nenhum problema.
correia: que correia? a dentada, no HRDE16, é corrente, e não correia.
liquido arrefecimento: foi trocado em alguma revisão sim, só não lembro exatamente qual, por sugestão da ccs que foi aceita.
fluido de freio: foi trocado em alguma revisão sim, só não lembro exatamente qual, por sugestão da ccs que foi aceita.
bicos injetores: troca de bicos?!? Se está falando de limpeza fiz algumas vezes o pacote "motor" que a ccs ofereceu. Depois que a gasolina comum passou de <=1000 ppm de enxofre para <= 50 ppm de enxfore, passei a não fazer, só abastecendo com gasolina aditivada em um tanque a cada três.

O desempenho e o consumo do pônei prata (apelido dado por minha esposa) sempre foi ótimo, e mesmo após as referidas operações pacote motor da ccs, a melhora era muito pequena ou imperceptível, indicando que poderia até esperado mais um pouco.

Existe claramente um sentimento de exagero de manutenção nos carros atuais, com excesso de preocupação, zelo e trocas. Os filtros básicos e óleos, claro, sempre devem ser trocadas a cada limite de km o tempo estourados. No demais temos que ser inteligentes e não nos deixar levar pelo medo da super proteção.

nakay escreveu:As críticas que tenho das revisões são referentes a não inclusão (nos valores) a troca do fluído de freio (24 meses), troca do fluído de arrefecimento (80mil km) e da correia de acessórios, ou das velas como é seu caso...

Bem, eu particularmente prefiro que os valores sejam tão somente dos itens de troca obrigatória, e que a revisão seja mesmo uma... revisão! É isso o que diz o nome. Revisa-se o carro e troca-se somente o necessário.

nakay escreveu:Com relação aos preços achei que as velas NGK estão um "tanto" caras. Vi relatos que essas velas tem um preço melhor nas ccs do que no mercado paralelo...vale a pena dar uma conferida.

Já estou averiguando isso. Mas o meu mecânico, embora de total de confiança, é um pouco enrolado. Perguntei-lhe quais eram as velas que ele iria colocar (minha esposa perguntou, na verdade) e ele não sabia responder pois ele consultou o preço com o fornecedor dele e não anotou a marca e modelo. Mas, como já disse, ainda não fiz essa parte, e quando o fizer exigirei saber qual exata vela ele oferece.
lcdsantos
lcdsantos

Mensagem por icefly em Qui Ago 04, 2016 1:20 pm

Nas css o atendimento nem sempre é perfeito, provavelmente esqueceram de te avisar a necessidade de trocar as velas, até porque o custo da troca não tá embutido nas revisões, assim como troca de fluido de freio e do arrefecimento.

Se lhe trocaram alguma coisas dessas, sem lhe cobrar nada a mais que o preço tabelado, considere-se com sorte rsrs.

A correia que o 1.6 tem é a Poly V, a de acessórios, essa tem de trocar também; essa no manual consta assim "Inspecione a cada 40.000 km ou 24 meses. Substitua a cada 80.000 km ou 48 meses".

Esse pacote de revisão motor que vc comentou, provavelmente tem serviço de descarbonização que é o uso de aditivo de limpeza no tanque, nas css chamam de "via tanque"; é um aditivo feito pela STP e geralmente cobram entre R$ 80 - 120 (no mercado pode ser encontrado por R$ 30 - 40).

Para acompanhar as revisões, dá uma lida no manual de manutenções, lá tem uma tabela com os prazos, km, e itens a trocar (os manuais dá pra baixar no site da Nissan).

icefly
icefly

Mensagem por lcdsantos em Qui Ago 04, 2016 2:16 pm

Pelo que apurei as tais correias Poly-V são uma família de produtos, com várias aplicações, como correia do alternador, ar-condicionado, bomba d'água, etc.

No caso no nosso March 1.6 e seu HR16DE, para qual (ou quais) aplicações a polia Poly-V se refere?
lcdsantos
lcdsantos

Mensagem por nakay em Qui Ago 04, 2016 10:26 pm

O march HR16 só tem uma correia (de acionamento ou  acessórios do tipo poli V com 7 estrias):

http://nissanclube.net.br/t1307-polia-esticadora-correia-march-1-6
http://nissanclube.net.br/t744-troca-da-correia-de-acessorios-poly-v

Olha o vídeo do mestre MRB (é do Tiida, mas no march é semelhante)

Última edição por nakay em Qui Ago 04, 2016 11:18 pm, editado 1 vez(es)
nakay
nakay

Mensagem por nakay em Qui Ago 04, 2016 11:15 pm

lcdsantos escreveu:

Acho que você não compreendeu bem. Eu fiz todas as revisões na ccs, e sempre que me informavam que algo deveria ser trocado eu o fazia.

Existe claramente um sentimento de exagero de manutenção nos carros atuais, com excesso de preocupação, zelo e trocas. Os filtros básicos e óleos, claro, sempre devem ser trocadas a cada limite de km o tempo estourados. No demais temos que ser inteligentes e não nos deixar levar pelo medo da super proteção.

Bem, eu particularmente prefiro que os valores sejam tão somente dos itens de troca obrigatória, e que a revisão seja mesmo uma... revisão! É isso o que diz o nome. Revisa-se o carro e troca-se somente o necessário.

Deve ser por questões comerciais (menor preço de revisão da categoria) e daí as revisões são básicas e, para a maioria dos usuários, parece adequada e suficiente. Poderia existir (também) uma tabela com uma revisão "premium" para ítens complementares tão importantes quanto a básica.
Houve relato de usuário que "descobriu a recomendação" da troca do fluído de freio (24 meses) com a leitura do manual...isso, em condições normais de uso, não tem nenhuma "sintomatologia" por vários anos, até que dê problemas no servofreio e/ou cilindro mestre... levando à dificuldades na frenagem (isso não é exagero).Este é um caso da não prevenção causando danos maiores.
Penso que o fórum existe para isso...compartilhar experiências (boas e ruins), prevenir problemas, conhecer o veículo, aprender a fazer a manutenção e gastar o mínimo possível.
nakay
nakay

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: