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Versa 2016 1.6 CVT 106 mil km - Barulho ao acelerar (mesmo após trocar correia)
3 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Versa
Página 1 de 1
Versa 2016 1.6 CVT 106 mil km - Barulho ao acelerar (mesmo após trocar correia)
Antes de trocar correia poly V o barulho era constante, mas menor.
Após a troca, barulho (parecido com apito de juiz de futebol) ocorre somente quando acelera o giro do motor, independente de estar no P ou N.
Testei a acelerar o giro do motor sem a correia (energia apenas a bateria), não houve barulho.
O apito ocorre ainda mais quando se liga o ar condicionado.
Em marcha lenta e giro de motor constante (como em rodovias), o barulho não acontece.
Alguma dica?
Após a troca, barulho (parecido com apito de juiz de futebol) ocorre somente quando acelera o giro do motor, independente de estar no P ou N.
Testei a acelerar o giro do motor sem a correia (energia apenas a bateria), não houve barulho.
O apito ocorre ainda mais quando se liga o ar condicionado.
Em marcha lenta e giro de motor constante (como em rodovias), o barulho não acontece.
Alguma dica?
softelli- Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/10/2016
Re: Versa 2016 1.6 CVT 106 mil km - Barulho ao acelerar (mesmo após trocar correia)
Trocou os rolamentos também?
softelli e arai gostam desta mensagem
Re: Versa 2016 1.6 CVT 106 mil km - Barulho ao acelerar (mesmo após trocar correia)
Olá.
Pela descrição parece ser correia deslizando.
Pede para estado das polias onde passa a correia e refazer o serviço com outro kit de correia.
Pela descrição parece ser correia deslizando.
Pede para estado das polias onde passa a correia e refazer o serviço com outro kit de correia.
arai- Mensagens : 127
Data de inscrição : 02/03/2020
Localização : Jacareí-SP
softelli gosta desta mensagem
Re: Versa 2016 1.6 CVT 106 mil km - Barulho ao acelerar (mesmo após trocar correia)
Obrigado Wilson e Arai.
Não era correia patinando, pois experimentei tensioná-la um pouco mais, e o barulho não diminuiu.
Quando troquei a correia, notei que, ao rodar na mão a polia do tensionador (como fazemos com spinners), o rolamento estava soando como se estivesse sem graxa. E estava muito fácil de girar. notei também que havia marca de graxa próximo ao rolamento (Nissan - 119271HCDA, COBRA - FE107032)
Consegui encontrar a Polia da RANALLE 4636 (REFIL DO TENSOR SUPORTE NISSAN MARCH/VERSA) por R$105 (R$95 no PIX), mas, requer algumas observações:
- a polia original utiliza rolamento duplo NSK 6301, mas esse refil utiliza o 6302 simples (então, trabalhando com carga dobrada, sabemos que o rolamento não terá a durabilidade dos originais)
- ao tentar montar no eixo original, o furo da polia não encaixava deslizando... seria necessário montar batendo, mas o espaço no local não permite esse tipo de operação. Então prendi a bucha da nova polia no torno mecânico e passei uma broca de Ø10mm tirando muito pouco material (muito menos que 0,1mm). Foi o suficiente pra entrar deslizando como a polia original.
Estou guardando a polia original para, numa próxima oportunidade, tentar trocar o rolamento duplo - certamente ficará mais barato e será mais eficiente do que o substituto que comprei.
Montei e o barulho cessou. Seria bom
Não era correia patinando, pois experimentei tensioná-la um pouco mais, e o barulho não diminuiu.
Quando troquei a correia, notei que, ao rodar na mão a polia do tensionador (como fazemos com spinners), o rolamento estava soando como se estivesse sem graxa. E estava muito fácil de girar. notei também que havia marca de graxa próximo ao rolamento (Nissan - 119271HCDA, COBRA - FE107032)
Consegui encontrar a Polia da RANALLE 4636 (REFIL DO TENSOR SUPORTE NISSAN MARCH/VERSA) por R$105 (R$95 no PIX), mas, requer algumas observações:
- a polia original utiliza rolamento duplo NSK 6301, mas esse refil utiliza o 6302 simples (então, trabalhando com carga dobrada, sabemos que o rolamento não terá a durabilidade dos originais)
- ao tentar montar no eixo original, o furo da polia não encaixava deslizando... seria necessário montar batendo, mas o espaço no local não permite esse tipo de operação. Então prendi a bucha da nova polia no torno mecânico e passei uma broca de Ø10mm tirando muito pouco material (muito menos que 0,1mm). Foi o suficiente pra entrar deslizando como a polia original.
Estou guardando a polia original para, numa próxima oportunidade, tentar trocar o rolamento duplo - certamente ficará mais barato e será mais eficiente do que o substituto que comprei.
Montei e o barulho cessou. Seria bom
softelli- Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/10/2016
arai gosta desta mensagem
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