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Mensagem por thiagodbr Seg Dez 12, 2022 3:41 am

Olá, peço desculpas se tiver um tópico exclusivo pra minhas duvidas mas nao achei muitas informações.
Meu carro chegou em 100.000km, troquei a correia do alternador, pneus, comprei um jogo de velas e pastilhas de freios (velas, pastilhas e fluido de freios ainda não trocados) e estou procurando o aditivo pra trocar o liquido de aferrecimento. Quais mais revisões eu deveria fazer?

No caso do liquido de aferrecimento o indicado é somente o da Nissan ou Honda? Na mecanica aonde frequento tem uma maquina que limpa/troca o liquido de aferrecimento e me ofereceram Tirreno. Pelo bloco de alumínio teria problema eu ir de Tirreno? Pela tabela da tirreno o asian p-oat seria o indicado ao sentra b16. NA nissan me cobraram 1.200 pra essa troca, enquanto fora me cobraram 150 pro tirreno.

Obrigado.

thiagodbr

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Mensagem por WilsonM Seg Dez 12, 2022 10:10 am

Olá, eu não conheço o líquido da Tirreno para opinar a respeito, nem conheço quem tenha utilizado.

Já os fluidos da Nissan e da Honda tem tido um resultado bastante bom para os colegas que usaram.

Uma coisa que sempre devemos fazer é passar o carro no scanner, para verificar se existe algum código de erro gravado na memória da injeção eletrônica.

Outras manutenções eu acredito que seja mais na base da inspeção visual, monitoramento do consumo, nível de óleo do motor. De forma geral, por quilometragem nem sempre a gente descobre as reais necessidades que o veículo precisa.

E talvez seja bom dar atenção especial a suspensão, buchas e bobinas.
WilsonM
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Mensagem por absilva Seg Dez 12, 2022 8:24 pm

@thiagodbr,
Sobre o líquido de arrefecimento, você pode usar o da Honda, que já vem pronto pra uso e é bem mais barato do que o da Nissan.
Um galão com 3,7 litros está custando cerca de 180 reais.
absilva
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Mensagem por Vilmar Qua Dez 14, 2022 12:37 pm

thiagodbr escreveu:Olá, peço desculpas se tiver um tópico exclusivo pra minhas duvidas mas nao achei muitas informações.
Meu carro chegou em 100.000km, troquei a correia do alternador, pneus, comprei um jogo de velas e pastilhas de freios (velas, pastilhas e fluido de freios ainda não trocados) e estou procurando o aditivo pra trocar o liquido de aferrecimento. Quais mais revisões eu deveria fazer?

No caso do liquido de aferrecimento o indicado é somente o da Nissan ou Honda? Na mecanica aonde frequento tem uma maquina que limpa/troca o liquido de aferrecimento e me ofereceram Tirreno. Pelo bloco de alumínio teria problema eu ir de Tirreno? Pela tabela da tirreno o asian p-oat seria o indicado ao sentra b16. NA nissan me cobraram 1.200 pra essa troca, enquanto fora me cobraram 150 pro tirreno.

Obrigado.

Oi Thiagodbr blz!

Um colega deu uma super dica aqui em outro tópico,
https://www.nissanclube.net.br/t176p350-sistema-de-arrefecimento
A marca que envasa o fluido original Nissan, pertence a Petroplus em Campo Grande, e vende o mesmo produto com o nome de Celsius, e custa menos da metade do valor da ccs.
http://petroplus.com.br/solucoes/celsius-solucao-arrefecedora-para-radiador-azul/
Eu mesmo sempre usei a original da Nissan para completar o sistema, mas agora sabendo disso irei optar por essa na troca total do fluído!
Abs!!!
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Vilmar

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Mensagem por Vilmar Qua Abr 12, 2023 1:45 pm

Boa tarde pessoal, consegui fazer contato com a empresa STP, que é a responsável pelo produto Celsius, e tirei varias duvidas, o representante confirmou que é a mesma empresa que revende para a maioria das concessionarias do Brasil, inclusive para a Nissan, e também confirmou que as diferentes cores do produto, é apenas estética devido solicitação das CSS, porém o conteúdo é exatamente o mesmo em todas. Resumindo quem quiser manter o produto original que a Nissan utiliza, mas economizando muito, pode comprar sem medo, inclusive aqui em SP esta disponível nas lojas MercadoCar por menos de R$ 25 o litro concentrado.

Vilmar

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Mensagem por Murilo Carvalho Qui Abr 13, 2023 9:30 am

thiagodbr escreveu:Olá, peço desculpas se tiver um tópico exclusivo pra minhas duvidas mas nao achei muitas informações.
Meu carro chegou em 100.000km, troquei a correia do alternador, pneus, comprei um jogo de velas e pastilhas de freios (velas, pastilhas e fluido de freios ainda não trocados) e estou procurando o aditivo pra trocar o liquido de aferrecimento. Quais mais revisões eu deveria fazer?

Obrigado.

Eu tenho um site sobre F1, e na primeira página coloquei TODAS AS DICAS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA dos carros de rua. Segue abaixo:

​GUIA FÁCIL PARA MANUTENÇÃO DE CARROS DE RUA

​1) ÓLEO E FILTRO DE ÓLEO: siga as 4 recomendações abaixo e seu motor vai durar muito tempo:

Use óleo com a especificação exata indicada no manual do carro. A classificação API do óleo pode ser igual ou superior, mas NUNCA inferior à recomendada.

Troque o óleo na quilometragem indicada no manual OU no tempo da última troca (óleo mineral /semissintético: a cada 6 meses e óleo sintético: a cada 12 meses), o que vencer antes. 

Substitua sempre o filtro de óleo quando for trocar o óleo.

Em CONDIÇÃO SEVERA DE USO (​trânsitos urbanos curtos, engarrafamentos, estradas de barro, terra, areia, em locais com poeira de minério de ferro ou condições extremas de temperatura ou umidade), troque o óleo na metade da quilometragem indicada no manual ou na metade do tempo de troca recomendado, o que vencer antes.

​2) ÓLEO DE CÂMBIO AUTOMÁTICO: consulte o manual para saber o tipo de óleo e a quilometragem de troca. Não existindo essa informação, especialistas recomendam trocá-lo a cada 60.000 km (ou 40.000 km para câmbio CVT).

OBS: Fique atento na revisão dos 60.000 km e seus múltiplos (120, 180, 240, etc), pois são as revisões mais importantes, várias peças devem ser inspecionadas ou substituídas nessa quilometragem.

3) FILTRO DE AR, DE COMBUSTÍVEL E FILTRO DE AR CONDICIONADO (CABINE): em média se troca o filtro de ar e o filtro de ar condicionado (cabine) a cada 20.000 km, mas se o carro for usado em terrenos de terra, barro ou areia, o período de troca deve ser encurtado. O filtro de combustível deve ser trocado na quilometragem indicada no manual do carro.

​​4) BATERIA: se o carro demorar para dar partida, pode ser sintoma da bateria fraca. Verifique se as garras dos polos da bateria estão bem conectados. Feito isso, peça a um eletricista verificar se o alternador está bom. Se estiver bom, é bem provável que o problema seja mesmo a bateria. 

5) ALINHAMENTO, CAMBAGEM, BALANCEAMENTO, PARAFUSOS/PORCAS DAS RODAS: se sentir o carro puxando para um dos lados ou desgaste irregular nos pneus, faça alinhamento e cambagem das rodas. Se sentir vibração nas rodas traseiras ou dianteiras, ou se colocar pneus novos, faça o balanceamento das rodas. Os parafusos ou porcas das rodas devem ser conferidos a cada 5.000 km. Nunca dê um aperto extremamente forte, pois poderá estragar a rosca.

6) FREIOS: peça ao seu mecânico verificar as pastilhas e discos de freio a cada 5.000 km. Qualquer problema troque-a imediatamente. É recomendado trocar o fluído de freio a cada 2 ou 3 anos.

​OBS: Em alguns carros o fluído de freio é usado também no sistema de embreagem do carro, por isso é importante trocá-lo na periodicidade indicada no manual.

7) VELAS, CABOS DE VELA, CORREIA POLI V, CORREIA DENTADA E CORRENTE DO COMANDO: deve-se respeitar a periodicidade de troca dessas peças seguindo o manual. Ao trocar a correia dentada, aproveite e troque o tensor da correia.

​8 ) RADIADOR: é recomendado trocar o fluído do radiador em torno de 60.000 km ou a cada 3 anos. Use o aditivo recomendado pelo fabricante e nunca misture aditivos com composições químicas diferentes. Utilize na proporção correta aditivo/água desmineralizada ou, se preferir, utilize o aditivo pronto para o uso. Não use água da torneira pois o cloro acelera a corrosão do sistema de arrefecimento.

9) CORPO DE BORBOLETA: é boa prática inspecionar o Corpo de Borboleta a cada 30.000 km para verificar se há excesso de carbonização ou borra de óleo nesse local, que pode ser indício de: óleo vencido, combustível adulterado ou problema na válvula do respiro do óleo. 

10) Veículo com GNV (Gás Natural Veicular): depois de dar a partida no carro é importante andar com o carro 1 km no combustível líquido antes de passar para o gás. Antes de chegar no último destino do dia, deve-se andar 5 km no combustível líquido. Isso preserva por mais tempo os componentes do sistema de alimentação do motor. Lembrando que os carros com GNV precisam diminuir o período de troca do óleo e de várias peças (filtro de ar, velas, cabos de velas, molas traseiras, etc). Faça todas as inspeções e os testes de segurança do cilindro dentro da periodicidade recomendada.



DICAS PARA GUIAR SEU CARRO DE FORMA ECONÔMICA​​

​1) Manutenção periódica: usar o carro com combustível de boa qualidade, pneus calibrados, alinhamento em dia, filtros de ar e de combustível, velas e cabos de velas em boas condições.

2) Uso do acelerador: para os motores Ciclo Otto (gasolina/etanol) é importante manter o giro igual ou abaixo de 2.000 RPM. Se houver necessidade de "esticar a marcha", faça-o e depois volte para 2.000 RPM. Recomenda-se evitar aceleradas desnecessárias, percebendo que o sinal ficou vermelho na sua frente, tire o pé do acelerador e deixe o carro ir na inércia até o sinal. Não use o carro em ponto morto, pois é proibido pelo Código Nacional de Trânsito.

3) Carros com câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável): esse tipo de câmbio é muito sensível ao seu modo de guiar. Para sair da imobilidade mantenha o giro do motor um pouco abaixo de 2.000 RPM. Quando atingir a velocidade desejada, diminua a pressão do acelerador e mantenha a inércia do carro. Onde for possível, utilize piloto automático, isso ajuda muito a abaixar o consumo.

Fonte: www.tudosobreformula1.com.br
Murilo Carvalho
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