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Mensagem por jmarciomedeiros Dom Dez 15, 2019 5:50 pm

Boa tarde Pessoal, saudações!
Meu versa 2013/2014 1.6 está com problema do ar-condicionado desarmar - na verdade ele vai perdendo a eficiência até que não gela mais. Isso acontece especialmente quando está muito calor e o motor já está aquecido. Apesar do carro não acusar aquecimento além do normal, o mecânico disse que era problema com o sistema de refrigeração, inicialmente fez uma limpeza no radiador. Como o problema persistiu levei num especialista em ar automotivo - que é o mais indicado da minha região - este deu a mesma avaliação e me disse que se fosse o compressor ou gás o ar não retornaria a funcionar. Voltei no mecânico e troquei o radiador, mas o problema persiste. Normalmente para o ar voltar a gelar eu desligo o ar, espero uns minutos e religo. Às vezes volta e não desarma mais, outras volta a desarmar minutos depois. Quando o problema não acontece o ar gela bastante. Sou motorista de aplicativo no Rio de Janeiro (30º a 45º, rsrsrs) e tem passageiro que pede para eu diminuir do 3 para o 1 a velocidade tamanho é o frio gerado pelo ar quando está funcionando.
Alguém já teve esse problema e como resolveu?

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Mensagem por WilsonM Seg Dez 16, 2019 9:06 am

nos aparelhos de ar condicionado existe um sensor de temperatura na evaporador, basicamente para evitar que os dutos congelem. Dê uma checada nele.

O motor do compressor, se eu não estiver enganado, deve ser ligado através de algum tipo de diodo ou relé, seria outra coisa a verificar.
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Mensagem por andrem11 Ter Dez 24, 2019 10:54 am

Estou com um problema parecido.
A noite ou em dias frios o ar gela NORMAL. Agora em dias quentes e abafados o ar não gela.
O mecânico do ar acredita ser o Sensor de Temperatura NTC ou Sensor de Temperatura do AR ou sensor de temperatura Ambiente. Vários nomes mesma peça.
A droga e que não estamos achando onde fica esse sensor no carro.

andrem11

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Mensagem por WilsonM Ter Dez 24, 2019 11:58 am

veja no link o esquema de um Nissan Sentra, talvez seja algo semelhante no seu carro:

https://www.nissanclube.com.br/2019/12/nissan-sentra-ar-condicionado.html

O sensor de temperatura ambiente do Sentra está na parte da frente do carro, na frente do radiador.

E creio haver outro sensor na caixa evaporadora.

Eu posso estar enganado, mas creio que ar condicionado veicular não funciona a base do termômetro de temperatura ambiente. Na verdade, a regulagem da temperatura é feita de maneira analógica, o botão do ar condicionado simplesmente regula o fluxo do fluido do ar condicionado, abrindo tudo mais fluido vem pra evaporadora, gerando mais frio, e pode-se ir fechando gradativamente o fluxo de fluido, menos fluido menos evaporação e consequentemente menos frio. De forma que não sei qual a participação do sensor de temperatura ambiente no sistema.
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Mensagem por fabianfire Qua Fev 19, 2020 11:05 pm

andrem11 escreveu:Estou com um problema parecido.
A noite ou em dias frios o ar gela NORMAL. Agora em dias quentes e abafados o ar não gela.
O mecânico do ar acredita ser o Sensor de Temperatura NTC ou Sensor de Temperatura do AR ou sensor de temperatura Ambiente. Vários nomes mesma peça.
A droga e que não estamos achando onde fica esse sensor no carro.
Olá, o meu estava armando e desarmando a cada 10 segundos. Consegui localizar e remover o sensor do meu march seguindo mais ou menos a dica em Procedimento para reparar sensor. Retirei 6 parafusos, e forçando a abertura da caixa, removi o sensor que estava bem longe. Depois quando for colocar ele de volta, pode ser encaixado num canto da evaporadora mais próximo da abertura. Só que ainda não sei qual é a resistência do termistor NTC da nissan, se alguém souber...

fabianfire

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Mensagem por bruno1rj Sáb Set 05, 2020 11:00 pm

fabianfire escreveu:
andrem11 escreveu:Estou com um problema parecido.
A noite ou em dias frios o ar gela NORMAL. Agora em dias quentes e abafados o ar não gela.
O mecânico do ar acredita ser o Sensor de Temperatura NTC ou Sensor de Temperatura do AR ou sensor de temperatura Ambiente. Vários nomes mesma peça.
A droga e que não estamos achando onde fica esse sensor no carro.
Olá, o meu estava armando e desarmando a cada 10 segundos. Consegui localizar e remover o sensor do meu march seguindo mais ou menos a dica em Procedimento para reparar sensor. Retirei 6 parafusos, e forçando a abertura da caixa, removi o sensor que estava bem longe. Depois quando for colocar ele de volta, pode ser encaixado  num canto da evaporadora mais próximo da abertura. Só que ainda não sei qual é a resistência do termistor NTC da nissan, se alguém souber...

eu tenho um manual de serviço que tem as resistencia por temperatura, como você conseguiu chegar até ao sensor? por onde você foi?

bruno1rj

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Mensagem por Honorio Sex Set 25, 2020 11:31 pm

Boa noite!

Comprei um versa unique 2016 a mais ou menos 1 mês, e gostaria de ajuda percebo que ele a rotação fica variando MT quando o ar condicionado entra em marcha lenta, entra em média 10 segundos é depois sai em média 13 segundo s, alguém pode me ajuda se isso e normal?
Outra coisa que percebo que quando estou em 3 quando chega em 3k rpm parece que eu estou forçando a aceleração, outra coisa tb é que na 1 e 2 segunda sinto que ele é fraco em força alguém pode me ajudar?
Aqui em Sergipe já levei o carro em algumas oficina e pedir para fazer a limpeza de tbi e corpo borboleta e bico, mas ninguém que fazer o serviço pq da trabalho para desmontar, estou encontrando essa dificuldade.

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Mensagem por WilsonM Sáb Set 26, 2020 9:10 am

é normal o acoplar e o desacoplar do ar condicionado, e ele às vezes afeta a rotação do motor quando o carro está parado. A limpeza da TBI costuma ajudar nestes casos.

Curioso, primeira vez que ouço falar de oficina não querer fazer serviço porque dá muito trabalho. Continue procurando, alguém certamente vai topar o serviço. A limpeza da TBI até dá para fazer em casa mesmo, basta soltar a mangueira de ar da MAF e usar um CAR80, só não sei se dá para fazer o reaprendizado da marcha lenta sem um scanner.
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Mensagem por NunesEvandrus Qua Out 21, 2020 11:09 pm

Fala Galera !

Estou com um problema bem sério. Certa vez, há uns 2 anos, o meu ar parou de gelar, levei num mecânico que depois de dizer que era Gás... e ter trocado, conseguimos descobrir que por algum motivo, o ar gelado estava se misturando com o ar quente, solução, desativamos a mangueira que levava o ar quente e voltou a gelar lindamente...

Passaram-se 2 anos o ar voltou a parar de gelar, até que parou d vez...
Levei nesse mesmo cara ele fez umas medições disse que tinha algum vazamento e possivelmente era na serpentina, mas que ele tinha um procedimento que injetava um produto para limpar e tentava vedar o vazamento, caso não resolvesse teria que trocar a serpentina. Trouxa fui eu q acreditei. Eu já esperava que não funcionasse e tivesse q trocar, mas adivinhem o que aconteceu ? Ele veio com um papo que tinha uma lama dentro do compressor e que iria travar a qualquer momento.

Conclusão: Compressor travado, condensador bichado, sistema todo contaminado. Vou ter q trocar Compressor, Condensador e possivelmente a serpentina.

Cuidado com quem mexe no carro d vcs...

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Mensagem por Honorio Sáb Nov 07, 2020 9:52 pm

Boa noite Senhores!

Fiz a limpeza do corpo de borboleta, o meu versa ficou bem melhor, mas ainda continuo sentindo que ele está sem força, pouca potência, na retomada de velocidade motor faz MT barulho de como se tivesse forçando uma marcha, e o rpm estava sempre com menos de 2k rpm.
Tô pensando em trocar as velas para ver se fica melhor, mas ele está com 55km, mas tbm não sei se o km e original.
Alguém sabe me dizer o que posso fazer, e o código da vela original do versa unique 2016?
Adorei o carro mas ainda estou sentindo essa deficiência nele, mas retomada de velocidade, minha mulher tem um lá 1.0 e ele é melhor mas saídas e retomadas de velocidade, e o que acho MT estranho pois o versa e muito mais potente.

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Mensagem por Chico Gil Seg Dez 14, 2020 1:13 pm

jmarciomedeiros escreveu:Boa tarde Pessoal, saudações!
Meu versa 2013/2014 1.6 está com problema do ar-condicionado desarmar - na verdade ele vai perdendo a eficiência até que não gela mais. Isso acontece especialmente quando está muito calor e o motor já está aquecido. Apesar do carro não acusar aquecimento além do normal, o mecânico disse que era problema com o sistema de refrigeração, inicialmente fez uma limpeza no radiador. Como o problema persistiu levei num especialista em ar automotivo - que é o mais indicado da minha região - este deu a mesma avaliação e me disse que se fosse o compressor ou gás o ar não retornaria a funcionar. Voltei no mecânico e troquei o radiador, mas o problema persiste. Normalmente para o ar voltar a gelar eu desligo o ar, espero uns minutos e religo. Às vezes volta e não desarma mais, outras volta a desarmar minutos depois. Quando o problema não acontece o ar gela bastante. Sou motorista de aplicativo no Rio de Janeiro (30º a 45º, rsrsrs) e tem passageiro que pede para eu diminuir do 3 para o 1 a velocidade tamanho é o frio gerado pelo ar quando está funcionando.
Alguém já teve esse problema e como resolveu?

Esse post parece até que foi escrito por mim.. rsrs
Também sou do Rio de Janeiro e o ar condicionado do meu Versa (2013/2014) apresenta o mesmíssimo problema. Inclusive, também trabalho com aplicativo. Pude verificar o início desse problema em dias muito quentes (ensolarados com + de 30°). O ar funciona bem durante um período e para de gelar, pois o compressor para de armar. Desligo, espero alguns minutos e quando ligo de novo o ar volta a funcionar durante alguns minutos.
Esse problema não é muito frequente em dias não tão quentes.
Pesquisei muito na internet pra ver se encontrava alguma solução para esse problema e evitar gastar dinheiro à toa com mecânicos que não resolvem.
Já convivo com esse problema há 1 ano e durante todo esse período já troquei velas, uma bobina que apresentou defeito, fiz limpezas no TBI, bicos de injeção, troquei a correia de acessórios, mantenho o líquido de arrefecimento sempre em dia, enfim, faço uma série de manutenções pra eliminar algumas suspeitas.
Já vi alguns casos parecido com veículos de outras montadoras, que solucionaram o problema trocando o sensor pressostato e outro que foi trocado o filtro secador.
Acho que não deve ser o sensor pressostato, pois é ele que identifica a alteração da pressão no sistema de ar condicionado e sinaliza ao compressor que por segurança desarma. O filtro secador sim é possível que necessite ser trocado por questão de tempo de uso. Outra possibilidade, pelo que andei pesquisando, talvez seja o mal funcionamento da válvula (ou dispositivo) de expansão que também trabalha regulando a pressão no sistema de AC.
O único conserto que fiz no ar do meu Versa foi trocar o evaporador, mas esse problema não surgiu imediatamente após esse conserto.
Se alguém também já teve esse problema e conseguiu resolver ou conhece algum técnico 100% honesto e competente aqui no Rio de Janeiro, por favor me dê uma luz! Ficarei eternamente agradecido!

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Mensagem por JR GOMES Ter Out 04, 2022 7:57 pm

Tenho um versa 2015/16 1.0 e acontece do ar desarmar e fivcar tudo quente dentro do carro.
Levei em una oficna de ar automitivo, e foi verificado que o compressor fica travando, e quando isso acontece o ar desarma.
Com um toque de chave de fenda o mesmo volta a funcionar e a gelar, até que ele para novamente e não volta.
Será que tenho que trocar o compressor? Custa cerca de R$ 1.300,00

JR GOMES

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Mensagem por absilva Ter Out 04, 2022 8:22 pm

@JR GOMES,
Seu caso parece ser falha na embreagem eletromagnética do compressor do ar condicionado.
Essa embreagem, ao receber o comando elétrico de ligar o ar, "arma" o compressor, que passa a funcionar tracionado pela correia de acessórios.
É comum defeito na parte mecânica dela.
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Mensagem por JR GOMES Seg Out 10, 2022 10:39 am

absilva escreveu:@JR GOMES,
Seu caso parece ser falha na embreagem eletromagnética do compressor do ar condicionado.
Essa embreagem, ao receber o comando elétrico de ligar o ar, "arma" o compressor, que passa a funcionar tracionado pela correia de acessórios.
É comum defeito na parte mecânica dela.

Valeu pela dica, mas será que tem conserto?

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Mensagem por absilva Ter Out 11, 2022 9:06 am

Sim, lubrificando a peça (acoplador) com cuidado para não anular o efeito da embreagem.
Mas o correto mesmo é a substituição da peça.
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Mensagem por Williamy Sousa Costa Qua Ago 30, 2023 7:15 pm

Jmarciomedeiros. O meu Versa tá com um problema parecido. Qual foi a solução do seu?

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